x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 42
  • #25
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por elemarmb Ver Post
    Estou a alguns dias tentando entender porque com o bloqueio central ativado o
    veiculo tende a manter a reta ?

    Afinal temosas rodas dianteiras esterçadas e com alguma tração tirando o veiculo
    da reta, parece-me de forma mais eficaz que com rodas dianteiras sem tração!

    Estou pensando em carro com tração apenas traseira, por exemplo um fusca
    ou uma camioneta!

    Não entendo porque tende a seguir reto, pois é contra-intuitivo!

    P.S. Tenho pouca experiência . . .
    Veja no desenho que postei em outro post, acima... Os diferenciais percorrem distâncias diferentes, correto? O diferencial dianteiro deve percorrer uma distância maior em uma curva do que o traseiro. Para que isso aconteça, a velocidade da dianteira do veículo é maior que a traseira. Para compensar isso, o diferencial central envia mais torque para a dianteira.

    Quando o Dif. Central é bloqueado, esse torque é distribuído de igual forma para os diferenciais e isso faz com que a tendência seja seguir em linha reta, já que os torques estão iguais e as velocidades permanecem diferentes...

    O difícil é visualizar que existem velocidades diferentes atuando em cada eixo. Isto entendido, fica fácil.

    Nos carros com tração só traseira, como os que você citou, não existe força de tração na dianteira então esse problema não ocorre, pois o torque não é enviado para a frente do carro, ficando 100% no único eixo tracionante.

    Abraço!
    Marco

  • #26
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
    Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    60
    Posts
    591
    Agradecimento: 1
    Pessoal, meu colega da Siemens, que trabalha na Alemanha é casado com uma simpaticíssima britânica.
    Ela tem amizade com um povo da fábrica da Land Rover.
    Enviei a eles o nosso ponto, o de discórda é claro, e pedí a gentileza de repassarem a LR.
    Quando a resposta vier, eu postarei. Na integra, for sure!
    Até lá, vou entender que a (minha) dúvida persistirá.
    Confesso que foi um dos melhores tópicos que eu participei. Declarações, vídeos, opiniões divergentes, muito respeito e sem exageros.
    Mas a luta continua, companheiros. Até breve, se eu obtiver respostas ou não...
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • #27
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Caro amigo Eder!!!
    Acho que nem é o caso de tanta dúvida assim. Que é prejudicial, todos acho que concordam. A divergência é o "quantum" !
    Eu sei que não é recomendável, mas não sou tão trágico quanto o Clemente. KKKKKKKKKKKK
    Abração!
    Marco

  • #28
    Usuário Avatar de vwinit
    Entrada
    05/04/2011
    Local
    Salisbury - England AC/AC
    Posts
    1,772
    Agradecimentos: 0
    Aproveito para colaborar com um video sobre o funcionamento do diferencial ... é antigo mas o melhorzinho que existe... e legendado!!


    Abraço!!

    Land Rover Brasil 2014 - De 04 a 07 de Setembro em São Lourenço/MG

  • #29
    Usuário Avatar de Vinicimaes
    Entrada
    01/10/2007
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    367
    Agradecimentos: 0
    Pessoal. Fiz um estudo através de desenhos em papel usando o postado pelo Marcão (Armazem4x4) e cheguei a seguinte conclusão. Considerando a execução de uma volta completa com a direção toda esterssada (não sei se é assim que se escreve) à direita, a roda traseira direita será a que percorrerá menor trajeto. A traseira esquerda e a dinateira direita percorrerão quase o mesmo trajeto e a dianteira esquerda será a que percorrerá o maior trajeto. Se considerarmos o diferencial central desbloqueado, tanto ele como os diferenciais dianteiro e traseiro absorverão todas estas diferenças, mas, se o diferencial central estiver bloqueado, ele enviará para o eixo dianteiro e traseiro a mesma rotação, com isto, haverá uma tendência da roda traseira esquerda "patinar" e a roda dianteira esquerda "frear". Seria este o comportamento das rodas?
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • #30
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
    Entrada
    23/01/2008
    Local
    Curitiba/
    Idade
    59
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vwinit Ver Post
    Aproveito para colaborar com um video sobre o funcionamento do diferencial ... é antigo mas o melhorzinho que existe... e legendado!!


    Abraço!!
    Sem nunca esquecer que este é o funcionamento dos diferenciais dos eixos e não o central
    Marco

  • #31
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    O diferencial está composto pelas planetárias e satélites somente, no filme até 5:09 min se observa o comportamento dos diferenciais dianteiro, traseiro e central de nossas Land. Nos mal denominamos "diferencial" a bola que vemos nos eixos, mais a coroa e pinhão dos mesmos tem outra função que é transmitir energia mecânica em angulo de 90° e também reduzir a velocidade como numa caixa de transferência o um câmbio. O diferencial absorve as diferencias de velocidade de dois eixos somente.
    O coeficiente de atrito no asfalto molhado é alto antes da aquaplanagem, então não devemos acionar o bloqueio central nestas condições. Acionaremos o bloqueio do diferencial central quando circulamos em terrenos de baixo atrito, como por exemplo, areia, barro ou quando precisamos transpor um obstáculo onde uma das rodas patinar imobilizando veiculo.

  • #32
    Usuário Avatar de marcelorfigueiredo
    Entrada
    04/11/2011
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    56
    Posts
    138
    Agradecimentos: 0
    Vinicius , Boa Noite ,

    Quem sabe um dai vou ter a sua moral ... Posteiem 07/01/2012 o mesmo tema e tive a resposta apenas de um amigo o KA2.
    Fiquei magoado ...
    Estava nesta data em uma estrada de Minas na épocadas enchentes ... muita agua na pista e utilizei o recurso de bloquear nasretas , apenas nas retas e tive a "sensação " do carro preso no asfalto , obviamente estava em velocidadereduzida .

    Forte Abraço

  • #33
    Usuário Avatar de Eder Bonesi
    Entrada
    15/06/2009
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    60
    Posts
    591
    Agradecimento: 1
    Olá Marcelo, acho que em 07/01 o pessoal estava em férias. O assunto é muito interessante e mesmo sem ter visto o seu post, agora, depois da "chamada" iremos responder a todos os seus também. Mande algum assunto só para fazer o teste. Tenho uma sugestão: Quem é malucio por Defender??? Esse assunto vai lotar sue post de visitantes. Abraço.
    110 TDi MATILDA e Wrangler 2.8 Diesel RUBICONE.
    PU5MUD
    "We never let one of our man behind"
    Protezione Civile

  • #34
    Usuário
    Entrada
    14/04/2012
    Local
    Osasco/SP
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Independentemente da discussão sobre o bloqueio central ser ou não ser ativado:

    1) Em condições de chuva (ou intempéries em geral) deve-se dirigir mais devagar, em ritmo com os outros veículos (não é para se andar mais rápido que eles) -> isto está no Código de Trânsito (aquele livrinho chato que temos que estudar ao renovar a habilitação).

    2) Se um veículo tem pneus do tipo "MUD" ele deve ser conduzido com mais cuidado (e devagar) ainda, pois possui menor área de atrito com o asfalto do que um AT ou um convencional qualquer (considerando montado num mesmo dado veículo).

    3) Se um veículo tem centro de gravidade mais alto, deve se tomar cuidado redobrado em qualquer curva em uma estrada, em qualquer circunstância. Todo veículo 4x4 (mesmo com ajuste de altura de suspensão) tem o centro de gravidade um pouco mais alto do que os outros veículos (caminhões, carros de passeio, ônibus, etc...). Logo, se você tem um 4x4, tem que fazer curvas com mais cautela, sempre (e principalmente se as condições da estrada são adversas).

    4) Se uma rodovia é conhecida como "Rodovia da Morte", eu, mesmo conhecendo-a muito bem, andaria BEM devagar em situações de chuva MUITO forte. E se fosse à tarde/noite, com minha família, arrumaria um lugar para dormir/descansar até as condições melhorarem.

    Quanto à questão do bloqueio:

    Já dirigi em muita estrada pelo país com veículos 4x2 em chuvas torrenciais tropicais ("chuva forte" na Amazônia é bem pior que no Sudeste). Num 4x4 integral como é o caso dos Lands, com o diferencial DESBLOQUEADO, já se tem MUITO mais aderência que num 4x2 qualquer. Só por causa disso, você já tem mais segurança do que os outros 99% dos veículos que se encontram nesta mesma estrada, neste mesmo momento.

    Em minha opinião, acionar o bloqueio já seria desnecessário só por isso. Sem mesmo considerar desgastes ou questões mecânicas.

    O resto é andar com cautela, conforme explicado mais acima.
    Land Rover 88" Series 3 1973 2.25 Diesel
    Land Rover Discovery 1995 300Tdi

  • #35
    Usuário Avatar de marcelorfigueiredo
    Entrada
    04/11/2011
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    56
    Posts
    138
    Agradecimentos: 0
    Prezado Eder , ontei postei um tópico sobre o Diesel S50 e a receptividade foi totalmente diferente .
    Agora estou mais animado !
    Forte abraço
    Marcelo

  • #36
    Usuário Avatar de Vinicimaes
    Entrada
    01/10/2007
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    367
    Agradecimentos: 0
    Grande Marcelo. Fica tranquilo que nós, Landeiros, estaremos sempre juntos e respondendo aos questionamentos de todos. Esteja certo que o assunto do bloqueio é realmente interessante, e independente de quem o postou a discussão trará informação e conhecimento para todos. Abraços Landeiros.
    Vinícius Maestrelli
    Def. 110 Verde 2011 (Verdínia) Def. 110 Branca 2010 (Bianca) Def 110 Verde 2005 (Veridiana) Def. 90 Azul 2002 (Azuleica)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Defender 110 Bloqueio nao funciona
      Por gtbr88 no fórum Land Rover
      Respostas: 43
      Última resposta: 15/02/2022, 13:40
    2. Bloqueio do diferencial - defender
      Por Mergulhador no fórum Land Rover
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/08/2011, 23:28
    3. Troller no asfalto debaixo de muita chuva
      Por vandinho jf no fórum Troller
      Respostas: 40
      Última resposta: 25/10/2009, 12:18
    4. Deve-se usar 4x4 no asfalto com chuva?
      Por Malungo no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 13
      Última resposta: 13/01/2009, 00:28
    5. bloqueio kaiser defender
      Por Guidi1961 no fórum Land Rover
      Respostas: 4
      Última resposta: 25/02/2008, 13:20

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade