x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Motor Bomba

  • #1
    Usuário Avatar de luc.ayres
    Entrada
    18/02/2011
    Idade
    49
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Red face Motor Bomba




    Boa noite galera,
    Esse é meu primeiro post, e gostaria que fosse por outro motivo...mas em fim....preciso da ajuda de vocês.
    Fazem alguns meses que comprei minha 1° Sportage (99, com GNV), gostei muito do carro, procurava um 4X4 com algum conforto e achei o modelo ideal. Mas como todo carro, ela não esta imune a defeitos, pena que tem sido muitos ultimamente..rsrsrsrs. 1° Com GNV a lenta sumiu, revisei o redutor de pressão do gás, troca de velas, cabos de velas, ajuste daqui ajuste dali, e nesse fuça fuça quebrei o motor de passo de fluxo do gás, mas blz, adaptei uma válvula de esfera manual que a principio parece fazer a função ( já que existem instalações de GNV q não tem esse motor), mas ainda sem lenta....até q do nada a lenta voltou, na verdade ela vem e volta quando quer. 2° Quando já estava me acostumando a conviver com o problema da lenta, notei borra branca ( oleo) na água do radiador, consumo grande de água, com eventuais aquecimentos e pra terminar consumo de óleo, e fumaça cinza/azulada....é tá feia a coisa. 3° Para tentar diminuir o consumo de água resolvi trocar a tampa do radiador, para ver se vazava menos água pelo sistema de alivio do radiador. Parou de sair água...pelo menos pelo alivio, a pressão aumentou e estourou duas mangueiras, quis acreditar que isso aconteceu por estarem velhas e ressecadas....blz....(não estou muito certo disso, acho que estou me enganando..rsrrsrsrs). Com o aumento da pressão no sistema de água o óleo não veio mais pro radiador, mas a água foi parar no óleo. 4° E para acabar notei que quando dou uma forçada no motor (subidas de serra por ex.) , sem subir muito o giro, em torno de 3000rpm, o bicho dá uma batidinha. Bom sei que são muitos problemas, e que vcs vão me recomendar um bom mecânico...Mas sou do tipo faça vc mesmo e prefiro evitar parar em oficinas, mas se não houver uma solução "caseira" gostaria que me indicassem um bom mecânico aqui em Curitiba ou região. Se o motor estiver "condenado" vcs acham que é mais viavel a retifica ou a troca por outro motor, estive pensando no V6 da ranger ou Blazer, sei lá algo mais potente (o original 2.0 deixa a desejar um pouco), conhecem alguem que já tenha feito essa adptação, tem o agravante da instalação GNV tbm? Desde já agraço pela compreenção de todos e peço desculpas por fazer o que a maioria faz, aparecer só quando a coisa aperta, grato. Aguardo sugestões.

  • #2
    Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    1,359
    Agradecimentos: 0
    É Luc...seja bem vindo!!
    Mesmo que seja na condição de "sufoco", a gente vai "tentar" relevar...hehehehe!
    Voce terá uma grande diversão passeando pelo site...vai achar de tudo e mais um cadin a beça um tantão!!!
    Se gosta, mete chave e desmonta o motor, faça o passo a passo e pronto!
    A junta do cabeçote já era, a fumaça deve ser óleo e vapor de água. Tem de usar mangueiras Good Year ou Gates, tampa do radiador com 0,9, acoplamento novo, lavar radiador, agua destilada com aditivo, plainar cabeçote, verificar trinca, sede, guias e retentores de válvulas, folga de anéis, ufa!!!
    VAi por aí e se precisar...chama aqui. Boa diversão.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #3
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Fala luc.ayres! To aui em colombo, tenho uma 97 GAS / GNV, tambem me bati um poquinho até encontrar o site e um conterraneo nosso ali do novo mundo , o NAVA da colossus pneus que me ajudou bastante e espero que tambem possa te ajudar!
    Vamos lá: a falta de lenta é falsa entrada de ar, verifica todo o sistema, a minha tava com a camara de resonancia trincada.
    2- MECANICA em Ctba: F3 fica no Sta cândida, inclusive o cara teve uma GAS e GNV por uns dois anos, manja bem: 3022-8029/3044-0082
    MECANICA EM COLOMBO: Agil, fica na Av. Santos Dumont em São Gabriel, fala com o Adir: 3621-1517, Mecanica RIO VERDE, fala com o PEDRÃO, é na marginal da Estrada da Ribeira sentido Alto maracanã depois da ponte 1º semaforo a esquerda ao lado do posto RDP, os cara manjam inclusive de diesel, Mecanica Silva, fica proximo na Av. Brasil, vou ver o tel depois te passo, os cara instala inclusive GNV e manjam muito, fica uma tres quadras da Rio Verde.
    3- O motor de passo ou atuador de marcha lentapara uso na gasolina serve o do OMEGA e do SUZUKI, vc vai achar na casa do automovel perto da ccv da salgado filho, é bem pertinho e os cara tem quase tudo e o principal: o preço é muito bom.
    Espero ter ajudado,duvidas tamos aí. Forte abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de Andrei Hasse
    Entrada
    13/06/2010
    Local
    São Bento do Sul - S/C/SC
    Idade
    38
    Posts
    302
    Agradecimentos: 0
    Ola Amigo, tive uma Spot Diesel que acabei fazendo o motor, na verdade comprei quebrado. Gosto muito de Mecanica em geral.
    1º Vc podera começar com o cabeçote, retira manda testar, dar um banho quimico, aproveita troca vedadores e ou alguma guia folgada.
    2º Se esta sem cabeçote, retira o carter, solta as bielas e sobe os pistões, mede a folga dos cilindros, com um comparador (empresta do torneiro mais proximo).
    3º Se o motor esta solto tira o Virabrequim, Troca o bronzinamento de Vira, e Bielas, Faz um brunimento nos cilindros, avalia os pistões e monta com aneis novos se a folga permitir.
    4º Depois de toda a empreitada feita, va para injeção, para faze-lo funcionar como um relóginho, essa parte acho a mais chata, pois nem sempre o problema se axa facil, uma vez tive um problema de lenta em um AP, Pois não é que faltava aterramento no atuador. mas até achar isso foi muito dificil. fiquei com raiva fiz um atuador mecanico. igual aos dos AP de Pista.

    Obs. Isso é um resumo, pois vc sabe que tera que soltar muito mais coisas. E é a chamada meia sóla, o motor ficara quietinho com pouco investimento, Ja fiz isso sózinho em um AP, (E o real problema dele era o cabeçote) ficou perfeito funcionou bem por muito tempo. pega com um mecanico a sequencia do apertamento do cabeçote, e empresta dele o torquimetro eheheheheh.

    Ou investe em outro motor um AP, GM FLex do astra, ou um do seu gosto, desde que caiba no cofre. lembrando que a legislação permite regulamentar um motor que a potencia descrita na baixa, seja de uma diferença de 10% para cima ou para baixo, se seu motor tiver 100CVs o novo deve constar na baixa, um potencia de no minimo 90 ou maximo de 110.

    Abrss..
    4X4 Brasil
    Vitarinha Canvas 1994, Lift 2¨, parachoques aço, RL avm.

  • #5
    Usuário Avatar de luc.ayres
    Entrada
    18/02/2011
    Idade
    49
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Valeu pelas dicas galera, acho que não vai ter jeito mesmo, vou ter encostar a viatura mesmo..rsrrsrsrs Vou até as mecânicas que o Djalma recomendou fazer uns orçamentos. Se a coisa ficar muito salgada abro eu mesmo, dai volto aqui "incomodar" e quem sabe passar umas dicas da desmontagem e montagem da máquina. Falou até mais.

  • #6
    Usuário Avatar de luc.ayres
    Entrada
    18/02/2011
    Idade
    49
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Pessoal estou aqui de novo...rsrsrs. Mandei a viatura para fazer o motor, já tava ficando feio mesmo. Mas agora estamos com uma duvida com relação ao aperto do cabeçote. São parafusos elasticos ou não? Qual o torque e angulo? Alguem conhece algum lugar na região de Curitiba onde possa encontrar os parafusos do cabeçote, coxim do motor, e selos do motor. Conto novamente com a ajuda de vcs, valeu galera, até mais.

  • #7
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    E aí Luc, em qual oficina tá, da uma olhada no post maual da sportage tem um camarada que postou todo o manual de manutenção com todos os ajustes, o único problema é que tá em russo, daí tem que traduzir mas da pra tira bom proveito. Aqui perto de casa na Mecanica Rio Verde eles tão acostumados com esse motor, não custa perguntar!

  • #8
    Citação Postado originalmente por luc.ayres Ver Post
    Pessoal estou aqui de novo...rsrsrs. Mandei a viatura para fazer o motor, já tava ficando feio mesmo. Mas agora estamos com uma duvida com relação ao aperto do cabeçote. São parafusos elasticos ou não? Qual o torque e angulo? Alguem conhece algum lugar na região de Curitiba onde possa encontrar os parafusos do cabeçote, coxim do motor, e selos do motor. Conto novamente com a ajuda de vcs, valeu galera, até mais.

    Olá luc.ayres,

    Também tive problemas com o cabeçote do motor da minha Sportage, mas a minha era a diesel. Resolvi o problema após apertar os parafusos do cabeçote. Fiz o aperto em casa com um torquímetro que um amigo me emprestou. Eu cheguei a postar o procedimento de aperto, com fotos, está no tópico "motor e transmissão" eu acho, não to conseguindo achar, rsrsrs. Enfim... motor diesel e gasolina são bem diferentes, mas pode ter certeza de uma coisa: O APERTO CORRETO DOS PARAFUSOS DO CABEÇOTE FAZ TODA A DIFERENÇA.

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #9
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    O aperto do cabeçote do motor a gasolina é feito em tres etapas, sempre em espiral do centro para as pontas.
    1º 20 lb.ft
    2º 40 lb.ft
    3º 59~64 lb.ft

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #10
    Usuário Avatar de luc.ayres
    Entrada
    18/02/2011
    Idade
    49
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Eduarte, esses parafusos são elasticos? Depois do torque qual o angulo?

  • #11
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Desculpe a demora...
    Sim, são elasticos.
    Depois do torque não existe a necessidade de dar o ultimo aperto em angulo, só a sportage diesel usa o torque angular, não esqueça de dar um reaperto depois de um tempo rodando.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #12
    Usuário Avatar de luc.ayres
    Entrada
    18/02/2011
    Idade
    49
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Galera, depois de abrir o motor 4 vezes, muita dor de cabeça, algum dim dim ( bem mais q esperava...) consegui resolver todos os problemas da viatura.......VENDI....uhauahhha. Infelizmente não tive outra alternativa. Gostava do carro, conforto, posição de dirigir, se saia bem no off e no on road, muito bom o carro. O problema é só era bom enquanto andava, fiquei +- 0,5 ano com a viatura os outros 1 ano quem ficopu com ela foi a oficina. Daí percebi que não dava mais para mim....Troquei por uma Hilux SW 93 diesel, meio grandona, não tão ágil como a Sportage, mas tô conseguindo usar pelo menos....uhaauhah. Por favor, os amantes da Sportage que não se ofendam, também achava o carro tesão, mas acho que dei azar na compra, nos mecânicos, etc ,etc.... Mas como nada é perfeito.....rssrsrsr a viatura nova também tem algumas coisinhas para serem feitas, espero que dessa vez fique só nas coisinhas mesmo...uhahahah logo vou começar a incomodar a turma das toyotas....Abraço a todos. Outra hora descrevo toda a minha via sacra, historia longa...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Aquecimento da bomba de combustível - motor AP
      Por renner no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 15/02/2009, 15:06
    2. BOMBA de ÓLEO Motor OHC
      Por rodrigo vasconcelos no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0
      Última resposta: 07/02/2008, 12:22
    3. compro bomba hidráulica de motor 14b
      Por Silas no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 05/09/2006, 18:57
    4. Bomba direção X Motor
      Por José Carlos no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/05/2006, 17:44
    5. BOMBA D,AGUA DO MOTOR OPALA
      Por ACR no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/03/2005, 12:55

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade