x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1

    Sportage/Alternador/Diodo




    Olá amigos.
    Estou com um problema na sportage 2001 - diesel. Frequentemente está caindo toda a carga da bateria. Depois de trocar alguns diodos queimados e também o regulador de tensão o problema continuou. Agora, na estrada, acendeu no painel o luz da bateria e do freio. Deu prá chegar em casa. Mas a bateria se foi no dia seguinte. Na auto elétrica, constatou que todos os diodos do alternador queimaram. Há a suspeita de que seja o relê das velas aquecedoras que está ficando muito tempo ligado (mesmo que a luz no painel indique 6 segundos), e quando ele fica acionado, o carregamento tem caído para -20, o que segundo o técnico é anormal e estaria sobrecarregando o alternador e por isso queimando os diodos. O próximo passo será trocar esse relê. Se alguém tiver mais alguma dica, agradeço. Até a troca do regulador de tensão, o sintoma era de que há cada 15 dias a carga da bateria zerava, mesmo sendo nova e testada. Dea bateri pois de zerar, corria para a Auto Elétrica e lá indicava tudo bem, carregamento normal. Dava uma carga ou andava até recarregar e mais alguns dias tudo ficava normal, até o problema reaparecer. A impressão é que o problema vinha aparecendo quando dava partida com mais frequência, tipo andando na cidade, para aqui para alí, e tal. Depois disso tudo então trocou-se o regulador e quase todos os diodos, sobrando uns 2 originais do alternador. Agora todos queimaram de uma só vez e vão mexer neste relê das velas aquecedoras, mas sem ainda uma certeza de solução. Fico no aguardo. Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de MAAT
    Entrada
    18/11/2006
    Local
    pelotas/RS
    Idade
    70
    Posts
    190
    Agradecimentos: 3
    oi cleiton, de fato la sportage de manha cuando la ligas despoi de los 6 segundo cuado liga el motor el tenporisado se liga de novo asta que levanta 40 grao de tenperatura.acredito que lo que te estan falando del tenporisador esta ERRADO,pra mi eles nao supieron consertar ven el alternador ,ok un abraço

  • #3
    Usuário Avatar de Humberto_lima
    Entrada
    26/08/2009
    Idade
    50
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Alternador!

    Olá!
    Tive um problema semelhante!
    Com a viatura em vazio, ou seja sem carga e todos os itens desligados, havia um fluxo de corrente da bateria para a carcaça de ~2,5 A.
    Essa corrente é sufuciente para descarregar a bateria da noite para o dia.

    Solução: Recondicionar o alternador
    Veja o link: http://www.tomil.com.br/
    Sds,

  • #4
    Usuário Avatar de Geisler®
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    43
    Posts
    223
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Humberto_lima Ver Post
    Olá!
    Tive um problema semelhante!
    Com a viatura em vazio, ou seja sem carga e todos os itens desligados, havia um fluxo de corrente da bateria para a carcaça de ~2,5 A.
    Essa corrente é sufuciente para descarregar a bateria da noite para o dia.

    Solução: Recondicionar o alternador
    Veja o link: http://www.tomil.com.br/
    Sds,
    Não entendi bem o que você quis dizer
    Esses 2,5A estão "fugindo" da bateria mesmo com o motor e tudo mais desligado?
    Vou contar um fato acontecido comigo, quando eu tinha um Opala Diplomata, que vivia estourando bateria e queimando alternador, que por si só ja era uma bosta.
    Em dois anos, foram 4 baterias novas e umas 5 manutenções no alternador, onde a unica coisa que não foi trocada é a carcaça.
    Nenhum eletricista descobriu o meu problema, mas eu consegui descobrir facilmente com 1 multimetro.
    Liguei o carro e medi a tensão na saida do altenador, deu 13,9 volts.
    medi na bateria, deu 12,5 volts , ja estranhei...
    Então com o motor ainda ligado, coloquei o multimetro na escala de Amperes(no máximo 10 nesse digitais), e fiz o seguinte:
    Peguei a ponta negativa e encostei no positivo da bateria, e a ponta positiva do aparelho encostei no positivo que sai do alternador.
    Acusou 0,1A ou menos, totalmente aceitável.
    Ai peguei a ponta negativa e encostei no negativo da bateria, e a ponta positiva do aparelho encostei na carcaça do alternador e pra meu espanto, saiu faisca, e a escala chegou a 2,5A e se aceleresse chegava a 4,5A.
    Ou seja, descobri uma fuga de corrente enorme entre o bloco do motor e a lataria do carro.
    Então isto ocasionava diversos problemas, como partidas muito dificeis, bateria sempre com pouca carga, o farol ficava forte quando acelerava, queimavam lampadas de vez enquando, e tudo por causa de um fio trançado bem grosso que aterra o motor, ao chassis.
    Havia oxidação nas conexões e como tava tudo muiiito enferrujado e sujo(olha a preguiça...) resolvi fazer um outro cabo e fazer esta ligação em outro ponto do chassis e motor.
    Como achava que o problema era alternador, nesta época ja fazia 1 mes que eu tava andando com um alternador de vectra de 120 Amperes e ainda assim pegava pesado e bateria sempre com pouca carga, chegava a secar....
    Foi só fazer este cabo e meus problemas acabaram!!
    Nunca mais mexi em alternador e bateria, rodei 2,5 anos e vendi o carro assim.
    Então Cleitonbasso, se tu tens instrumento pra medir, faça esse teste ai, porque se tiver fuga entre a lata e o bloco do motor, vai queimar direto alternador.

    Abraço e LAMA \o/
    Marcelo - Joinville/SC - Espaçadores AVM 38mm.
    Sportage 2.0 TDI 2001 - RL AVM 460 - Pneus BF Goodrich All-Terrain 235/75 R15.
    [|___\==KIA==/___|]

  • #5
    Usuário Avatar de Alexandre B.
    Entrada
    20/07/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, estou com um problema parecido com o do Cleiton. Só que no meu caso uma bateria nova de 75 amperes descarregou completamente em 03 dias. Usei a viatura todos os dias em percursos de uns 5 km. Na loja de baterias foi constatada uma fuga de 1,5 amper com tudo desligado. Quando cheguei na auto elétrica foi verificada uma fuga de apenas 0,2 amper. Com o motor ligado a tensão da bateria está em torno de 13,8 volts e quando ligo farol alto, farol de neblina e ar condicionado a tensão da bateria cai para uns 12,3 volts. Decidi não abrir o alternador, pois não fiquei convencido de que é este o problema. Como não encontrei relatos sobre a causa deste tipo de problema, peço algumas dicas ou link de algum tópico que trate do assunto. Estou com a viatura a um mês e este é o meu primeiro problema com ela. A bateria foi recarregada e estou desconectando o positivo para não descarregar novamente. Detalhe: a bateria "zerou" quando fui voltar da aula as 22:30 bem no dia em que nevou aqui em Caxias do Sul. Menos mal que o pessoal do estacionamento tinha um cabo para ligar em outra bateria para dar a partida, pois a minha mal acendia as luzes do painel. Não foi fácil chegar em casa quase sem farol e o limpador do para-brisa quase parando. Abraço a todos e desde já agradeço pelas dicas que puderem me enviar. PS: sei que o tópico é muito antigo, mas não encontrei um lugar mais adequado para postar o meu problema.

  • #6
    Usuário Avatar de cegandrade
    Entrada
    04/10/2010
    Local
    Casimiro de Abreu/RJ
    Idade
    43
    Posts
    479
    Agradecimento: 1
    Tive um problema a uns meses com meu alternador. Ele funcionava aparentemente normal, mais começou a marcar luz de bateria no painel. Quando isso ocorria eu media e estava perfeito. Levei num eletricista de confiança que vasculhou o carro todo e nao achou problema algum. Resolvi andar com ela um tempo assim ate que o problema ficasse maior e aparecesse o problema. Um dia andando com a patroa percebi que o farol estava ficando mais fraco, voltei rapido para casa e mal consegiu guardar o carro, e quando liguei novamente ele nao tinha nada de bateria. Depois de 2 horas virei o carro e ele pegou perfeitamente, com raiva dei uma acelerada funda e para minha surpresa a luz apagou. Depois de alguns testes na rua, notei que com a vibração a luz acendia e acelerando mais profundamente ela apagava e depois voltava a acender. Bom ja imaginando ser o alternador, voltei a eletricista e contei o ocorrido. Ele desmontou o alternador e descobriu um diodo queimado e uma solda fria quebrada. Por isso quando eu acelerava ela colava a solda e funcionava e com a vibração voltava ao local. Ele aproveitou e trocou os rolamentos, trocou o diodo queimado, e refez as soldas. Gasto de R$120,00 e o carro esta perfeito ate hoje.
    Carlos Eduardo - Casimiro de Abreu - RJ
    Sportage Grand 99 Gas/GNV (Sem Tração) - Gaiola VW 1.6 Caranguejeira (Preparando)

  • #7
    Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    1,359
    Agradecimentos: 0
    Prezados, o problema está no alternador. Ao trocar os diodos, os "eletrimexecistas" colocam xing-ling de péssima qualidade e abaixo das especificações necessárias. Não aceitem gambiarra, os SPT não aceitam e "cospem" tudo de volta!!
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #8
    Usuário Avatar de Alexandre B.
    Entrada
    20/07/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Carlos e Douglas, obrigado pelas dicas. Agora a pouco passei em uma auto elétrica bem recomendada por alguns amigos e dos vários testes que foram realizados a suspeita foi exatamente da placa de diodos. O alternador carrega pouco, em baixa rotação com faróis e ar ligado a voltagem vai baixando. Um detalhe que me chamou a atenção e não associei com a descarga da bateria foi a baixa velocidade do limpador do párabrisa. Vou deixar lá amanhã para que o alternador seja retirado e arrumado. Na semana que vem informo o que foi trocado e se funcionou. Abraço.

  • #9
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alexandre B. Ver Post
    Pessoal, estou com um problema parecido com o do Cleiton. Só que no meu caso uma bateria nova de 75 amperes descarregou completamente em 03 dias. Usei a viatura todos os dias em percursos de uns 5 km. Na loja de baterias foi constatada uma fuga de 1,5 amper com tudo desligado. Quando cheguei na auto elétrica foi verificada uma fuga de apenas 0,2 amper. Com o motor ligado a tensão da bateria está em torno de 13,8 volts e quando ligo farol alto, farol de neblina e ar condicionado a tensão da bateria cai para uns 12,3 volts. Decidi não abrir o alternador, pois não fiquei convencido de que é este o problema. Como não encontrei relatos sobre a causa deste tipo de problema, peço algumas dicas ou link de algum tópico que trate do assunto. Estou com a viatura a um mês e este é o meu primeiro problema com ela. A bateria foi recarregada e estou desconectando o positivo para não descarregar novamente. Detalhe: a bateria "zerou" quando fui voltar da aula as 22:30 bem no dia em que nevou aqui em Caxias do Sul. Menos mal que o pessoal do estacionamento tinha um cabo para ligar em outra bateria para dar a partida, pois a minha mal acendia as luzes do painel. Não foi fácil chegar em casa quase sem farol e o limpador do para-brisa quase parando. Abraço a todos e desde já agradeço pelas dicas que puderem me enviar. PS: sei que o tópico é muito antigo, mas não encontrei um lugar mais adequado para postar o meu problema.
    Ai Alexandre belesa ? como que esta a neve ?
    Entao assim o Geiler tem rasao de uma atençao para o negativo da bateria em relaçao ao bloco do motor , por que aquela malha de cobre nao e´ confiavel .
    Outra coisa muito inportante , saber se o sistema eletrico esta operando com defiti ou sobra , se estiver operando com defiti vai sobrecarregar o alternador consequentemente esquenta e queima a placa de diodo e modolador de tençao , veja voce a bateria em boas condiçoes tem uma tençao de 12,6v , com o motor ligado e com todos os equipamentos ligado a tençao e´ de 12,3v logo temos um defiti de -0,3v , ou seja o aternador do seu carro nao da conta de manter o sistema eletrico do seu carro por isso conçome energia da boteria .
    O que fazer ? tres coisas .
    1)troque a malha de cobre por um cabo de sessao 75mm com dois terminais adecuados.
    2)troque a placa de diodo e modulador de tençao .
    3)se nao resouver troque o bobinado ou todo o alternador .
    Eu troquei por um do motor maxxion mod:127a 85a .
    Valeu boa sorte ate´ .
    AlexandroDorner

  • #10
    Usuário Avatar de Alexandre B.
    Entrada
    20/07/2013
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Alexandro, valeu pelas dicas. Foi trocado: placa dos diodos, escovas e rolamento. Alguns diodos estavam "torrados". Também foi verificado o funcionamento das velas de aquecimento e está tudo ok. Andei um pouco no final da tarde e já notei que os vidros estão se movendo mais rápido, antes estavam lentos, pareciam pesados, a baixa voltagem devia estar forçando todo o sistema elétrico. Agora é só aproveitar a viatura.Quanto a neve, vou postar um vídeo ( procurar no youtube por: Neve em Caxias do Sul (Perimetral) - 27.08.2013).
    Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. Abraço.

  • #11
    Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Ai Alexandre belesa ? como que esta a neve ?
    Entao assim o Geiler tem rasao de uma atençao para o negativo da bateria em relaçao ao bloco do motor , por que aquela malha de cobre nao e´ confiavel .
    Outra coisa muito inportante , saber se o sistema eletrico esta operando com defiti ou sobra , se estiver operando com defiti vai sobrecarregar o alternador consequentemente esquenta e queima a placa de diodo e modolador de tençao , veja voce a bateria em boas condiçoes tem uma tençao de 12,6v , com o motor ligado e com todos os equipamentos ligado a tençao e´ de 12,3v logo temos um defiti de -0,3v , ou seja o aternador do seu carro nao da conta de manter o sistema eletrico do seu carro por isso conçome energia da boteria .
    O que fazer ? tres coisas .
    1)troque a malha de cobre por um cabo de sessao 75mm com dois terminais adecuados.
    2)troque a placa de diodo e modulador de tençao .
    3)se nao resouver troque o bobinado ou todo o alternador .
    Eu troquei por um do motor maxxion mod:127a 85a .
    Valeu boa sorte ate´ .
    AlexandroDorner

    Olá Alexandro, tudo bem ?
    Então....realmente aconteceu comigo também....com o ar ligado, quando parei no pedágio, o carro morreu e não pegava mais.....por uns 30 segundos....aí...pegou de novo.
    Meu eletiricista disse que o alternador da Sportage é muito fraco 55A ( diesel 2.2 ), e recomendou trocar e por o da Hylux....85A....mas vou verificar, talves eu coloque igual ao seu.....pelo menos vc já testou e viu que funciona bem.
    Grande abraço

  • #12
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Henriquemix Ver Post
    Olá Alexandro, tudo bem ?
    Então....realmente aconteceu comigo também....com o ar ligado, quando parei no pedágio, o carro morreu e não pegava mais.....por uns 30 segundos....aí...pegou de novo.
    Meu eletiricista disse que o alternador da Sportage é muito fraco 55A ( diesel 2.2 ), e recomendou trocar e por o da Hylux....85A....mas vou verificar, talves eu coloque igual ao seu.....pelo menos vc já testou e viu que funciona bem.
    Grande abraço
    Fala paulista gente boa , beleza ? quanto tempo ?
    Assim Henrique valeu cada centavo esta melhoria pois todo o sistema eletrico funciona melhor , pence voce com todos os equipamentos ligados do carro a tençao e de 13,6v ja com tudo desligado vai para 14,1v , no meu entender esta otimo , faça voce o teste com este alternador que voce tem e compare .
    Um outro ponto de vista e a manutençao deste alternador , por ser fabricado no brasil e por ter modulador eletronico , faciumente voce encontra peça para ele e tera uma vida utio bem maior do que o original .
    Valeu ate .
    AlexandroDorner

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade