Rsrsrrs!
Essa corda que postei na foto na mensagem 10, pode ser usada até pra dar estilingadas fortes. Qualquer corda trançada fica com uma ótima elasticidade.
Essas cintas de amarração tem ponto e ruptura com carga elevada, mas se der tranco arrebenta muito fácil. Já fiz picadinho de várias e a única que não arrebenta é a cinta pra reboque ou elevação de carga ou então a corda trançada. Qualquer corda mais ou menos já serve.
A maioria dos casos de atolamentos requer um esforço inicial com uma leve estilingada ou tranco, com a fita, é quase como um cabo de aço, capaz de afetar a estrutura do veículo pois o pico de energia será muito rápido, porém com uma corda trançada esse pico de energia aplicado ao veículo atolado, será gradual, não dando nenhum "baque" e aumentando conforme a corda se estica. Muitas vezes não chega nem à 100% da energia possível, porém isso não afeta a estrutura, sem riscos de acidentes e com uso suave.
Quanto maior a trança mais suave é o puxão.
Esse cabo cheio de cordas velhas, durou cerca de 4 anos. Atualmente em "funcionamento" na L200 de um amigo meu. Esse cabo desatolou muito caminhão, picapes e carros e já recebeu incontáveis tirões com a Ranger...
Fiz o novo (na foto mensagem 10 desse tópico) mais avantajado apenas para poder dar tirões mais fortes ainda, e pra minha surpresa não sente-se o cabo se esticar.