João,
Se tu tivesses cuidado melhor da sua ex-Sport, eu não teria conhecido o fórum...valeu!!!
Sim, é bom vc estar bisbilhotando por aqui mesmo...depois q comprar a Ranger, vai precisar das dicas do fórum...kkkkk
Abraço,
Eric.
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Pescador, mais um te pegou aqui. Essa turma do Maceió tá ficando perto da turma do Sul, em número...já são tres.
LAMA!!
Ô Carlin, sarou o folego?
Hoje o cara me falou que soldou tudo com MIG, até nisso o kra tá exagerando e "voando" baixo!
Num perde a chance, dá um pitaco pra ele.
LAMA!!
Olá a todos.
Melhorei o meu e funciona muito bem:
Aumentei a taxa de compressão, a Bomba ficou um pouco adiantada, mas está no ponto de origem, coloquei uma mola no turbo para abrir mais cedo, e tirei o catalisador.
O carro consome menos e está impecável. Faixa de rotação de utilização entre as 1250 e 2000 rpm, aguenta súbida e é rápido a subir de regime.
Falta-me uma valvula de descarga do turbo, que chega a atingir 1,6 bar de pressão :oops:, por isso nunca ando "a fundo".
Tenho sempre que andar com o pé a tocar apenas no acelerador para manter a pressão do turbo em valores de fábrica.
Mesmo assim, em utilização em estrada, nunca preciso de reduzir mudança para as súbidas, mesmo só chegando a 0.8 bares.
Recomendo, estas alterações com a válvula de descarga para não estragar nada.
Hoje reboquei um bmw 325 tds, acidentado com uma roda travada, numa subida de 25º, sem acelerar.
Sei que sem estas alterações, o carro não teria força.
Cumprimentos
Vasco ou Mengo tanto faz, sou Cruzeiro mesmo!:concordo:
Camarada, gostei disso aí, mas conta pra gente:
1-como aumentou a taxa de compressão?
2-colocou o marcador de pressão do turbo auxiliar para medir os bar?
Com tanta pressão de bar na baixa e compressão elevada não vai dar pau em pouco tempo?
Não confundir "buteco de choop" com bar de pressão.:palmas:
Qual o ano e o modelo do seu SPT?
Um abraço e valeu!!
Olá Douglas, tudo isto começou porque o motor teve que levar uma cabeça (cabeçote)nova, e o próprio bloco teve também que ser rectificado.
O Bloco foi rectificado sem tirar os cilindros, ganhando desta forma mais compressão.
Tenho um medidor de pressão do Turbo, que comprei quando coloquei uma mola para o Turbo abrir mais cedo.
De origem, o valor do Turbo ia até 0.8 bar
Com a mola passou para 1.1 bar
Depois de motor rectificado passou para 1.2 bar
Sem Catalizador, passou para 1.6 bar (só lá fui uma vez)
Atenção, o carro não foi ligado à máquina, não sei os valores a que ficou de compressão, e a bomba injectora foi afinada manualmente.
Apenas o Bloco e a cabeça (cabeçote) foram a uma casa especializada.
No fim-de-semana posso por fotos.
Já fiz 2500 kms sem qualquer diferença, excepto não ter que estar a tirar sempre a 5a mudança.
Esqueci dizer o modelo Sportage Tdi do ano 2000
Ô Vasco, obrigado pela dica. :concordo:
Deve ter ficado um canhão!! SPT TDI canhão...essa é boa!
Não entendí o lance de aumentar a compressão no bloco.
Tem folga na altura da camisa com a cabeça do pistão em PMS, aí voce plainou?
Não seria o cabeçote rebaixado?
Amanhã tô correndo pra saber onde colocar esta mola!! :D
Acho que me basta 1.1, aguardo as fotos por favor!!
LAMA!!
A mola é muito simples, a compressão não fui eu, foi na rectifica que deixaram assim... não sei como explicar de outra forma... mas a mola vale muito a pena para quem tem um medidor da pressão, amanhã é fim de semana, já coloco aqui as fotos.
abraço
Amigo Marcelo preciso tirar esta dúvida com você.
Você diz que a SPT a gasolina tem a relação mais curta do quê as SPT a diesel, certo?
Então as SPT a gasolina é que tem a relação 40x9 e as diesel tem a relação 44x9, pois a relação 40x9 é mais curta do quê a 44x9.
Concorda? Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.