x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 102
  • #1

    SPORTAGE - Lubrificantes, Graxas, Fluídos e Filtros




    Pessoal,

    Criei este tópico para discutir sobre a lubrificação correta das Sportages a gasolina e a diesel. Para iniciar o tópico, estou postando na lista abaixo os lubrificantes que uso na minha Sportage. São os lubrificantes corretos? Alguém tem alguma opinião?

    Óleo do motor: ELF Total Rubia TIR 7400 15w40
    Óleo da transmissão: ELF Tranself Type B 80w90
    Óleo da cx. reduzida: ELF Tranself Type B 80w90
    Óleo dos diferenciais diant. e tras.: ELF Tranself Type B 80w90
    Fluído de freio: ELF DOT 4
    Fluído de arrefecimento: ELF Glacelf Classic Concentrado (40%)
    Graxa da cruzeta do cardan: TEXACO Marfak MP2 NLGI 2
    Filtro do ar: Fram CA5873
    Filtro de combustível: Tecfil PSC996
    Filtro do óleo (primário): Tecfil PSL321
    Filtro do óleo (secundário): Tecfil PSL322

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #2
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Julio/ todos

    Link do manual da Sportage - parcial: http://www.4shared.com/dir/5269810/e...c/sharing.html

    Tem todas as especificações dos lubrificantes, não pela marca.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #3
    Pessoal,

    O diferencial traseiro da minha Sportage está com folga na coroa e pinhão, toda vez que troco de marcha dá uma pancada seca quando solto a embreagem devido á folga, será que com o uso de um óleo mais grosso (85w 140) essa pancada diminui? Esse óleo aumentaria a vida útil das engrenagens já desgastadas? Atualmente uso óleo 80w 90, recomendado pela Kia.

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/06/2009
    Idade
    36
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    acredito que nao afeta, e iria te dar mais conforto com relação ao barulho... já viu aquelo oleo para motor com mais de 100mil? ele é feito uma goma de tao grosso... acretido que seja o mesmo principio para os demais itens, q ira reduzir o desgate tambem.. pois evitara as folgas!
    Fazemos uso deste recurso na s10 q possuimos aqui em casa, trocamos algumas engrenagens da caixa e ficou fazendo um ruido.. colocamos o oleo mais grosso e pronto...
    sumil...

    alguem vira dar mais opnioes

  • #5
    Glaicon,

    Dá uma olhada na lista dos lubrificantes que postei no início deste tópico, a Kia recomendou usar óleos inferiores a esses que estou usando, aí eu olhei o catálogo da ELF e preferi usar óleos um pouco melhores do que os recomendados pela Kia, mas dentro da especificação. Estou usando no motor da minha Sportage o óleo TOTAL RUBIA TIR 7400 15W 40 que é o melhor óleo para motor diesel de viscosidade 15w 40 de todo o catálogo.

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Glaicon,

    Dá uma olhada na lista dos lubrificantes que postei no início deste tópico, a Kia recomendou usar óleos inferiores a esses que estou usando, aí eu olhei o catálogo da ELF e preferi usar óleos um pouco melhores do que os recomendados pela Kia, mas dentro da especificação. Estou usando no motor da minha Sportage o óleo TOTAL RUBIA TIR 7400 15W 40 que é o melhor óleo para motor diesel de viscosidade 15w 40 de todo o catálogo.

    Abraço
    Foi esse óleo mesmo que usei. Na embalagem falava para motores diesel "turboalimentados". No manual da SPT fala em óleo 10w30, mas não tinha. Bom, para nossas condições climáticas, partindo do 15w já está bom. O problema é lá em São Joaquim e Urubici.
    Uma curiosidade: será que os nossos amigos mineiros sabem que lá pra serra de SC, onde dá temperaturas de até -5 graus, os carros à diesel mais antigos tinham que fazer um pequeno braseiro embaixo do motor para esquentar o diesel e descongelar o radiador?
    É sério! Um perigo. Se tinha algum vazamento de combustível o cabra já ía saber na hora!
    Um abraço.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Foi esse óleo mesmo que usei. Na embalagem falava para motores diesel "turboalimentados". No manual da SPT fala em óleo 10w30, mas não tinha. Bom, para nossas condições climáticas, partindo do 15w já está bom. O problema é lá em São Joaquim e Urubici.
    Uma curiosidade: será que os nossos amigos mineiros sabem que lá pra serra de SC, onde dá temperaturas de até -5 graus, os carros à diesel mais antigos tinham que fazer um pequeno braseiro embaixo do motor para esquentar o diesel e descongelar o radiador?
    É sério! Um perigo. Se tinha algum vazamento de combustível o cabra já ía saber na hora!
    Um abraço.
    os catarinas não usavam aditivo no radiador??? a propósito: ainda vendem querosene direto na bomba em alguns postos em são joaquim? eu só fui lá duas vezes, em 2003 e 2004...

  • #8
    Glaicon,

    O óleo 10w 40 ainda é indicado pra Sportage diesel, tem gente que usa. Algumas oficinas têm um programa no computador que informa qual óleo deve ser usado em cada veículo e o meu mecânico me informou que o óleo correto pra Sportage diesel é de viscosidade 15W 40, mas como "opcional" poderia usar 10W 40 e não 10W 30.

    Entenda as viscosidades:

    Para facilitar a escolha do lubrificante correto para veículos automotivos várias são as classificações, sendo as principais SAE e API.

    Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
    Óleos de Verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60
    Óleos de Inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
    Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

    Obs.: a letra "W" vem do inglês "winter" que significa inverno.

    Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço a que a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.

    Os óleos lubrificantes para motores a gasolina e álcool e GNV (Gás natural veicular) de 4 tempos atualmente no mercado são apresentados na tabela abaixo. O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente. Os óleos lubrificantes para motores a gasolina 2 tempos, como os usados em motoserras, abrangem 3 níveis de desempenho: API TA, TB e TC.

    A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido as evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.

    Fonte: Wikipédia

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #9
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    A classificação API, para motores diesel, é mais complexa que para motores a gasolina, álcool e GNV, pois devido as evoluções que sofreu, foram acrescentados números, para indicar o tipo de motor (2 ou 4 tempos) a que se destina o lubrificante.

    quais seriam os problemas ao se usar um óleo para motores diesel 2t numa sportage? vale lembrar que os clássicos motores detroit diesel usavam um sistema de lubrificação semelhante a um motor 4t...





    no caso de motores diesel 2t, que atualmente são bastante raros e mais comuns em aplicações náuticas, tem que se prestar uma atenção maior ao teor de cinzas do óleo... a propósito: no exterior alguns usuários de motores diesel 2t adeptos do biodiesel não usam óleo lubrificante... no youtube tem uns vídeos de motores diesel 2t antigos em funcionamento com biodiesel...

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    os catarinas não usavam aditivo no radiador??? a propósito: ainda vendem querosene direto na bomba em alguns postos em são joaquim? eu só fui lá duas vezes, em 2003 e 2004...
    Aditivo?? Só na cachaça!!
    Outra curiosidade: eles "esgotavam" o radiador todas as noites para evitar o congelamento da água dentro do sistema. Chegava a rachar bloco com a expansão da água pois, como todos sabem, o gelo ocupa mais espaço. Vidinha difícil, hein?
    Júlio, valeu pela aula "oleosa".
    Aos amigos lá de cima (que não é o céu), como se pronuncia diesel em mineirês? "Disi" ?

  • #11
    Pessoal,

    O aditivo recomendado pela Kia tem função anti-congelante, não vão usar água pura por que daí sim congela tudo até rachar o bloco. Para evitar isso usem o aditivo na proporção correta recomendada.

    Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -677_266_p1270355.jpg  
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #12
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    eles "esgotavam" o radiador todas as noites para evitar o congelamento da água dentro do sistema. Chegava a rachar bloco com a expansão da água pois, como todos sabem, o gelo ocupa mais espaço. Vidinha difícil, hein?
    esse lance do gelo rachar bloco realmente é um caso sério... a propósito: em alguns países é comum o sistema de calefação da casa tb atuar na garagem, alem de em outros casos usar um aquecedor elétrico no próprio veículo, que é conectado à rede elétrica qdo o motor está desligado...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade