x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0

    Question Válvula de alivio sportage TDI 2.0




    Bom dia, Srs.

    Minha sportage estava com um problema na turbina e decidi trocar o conjunto rotativo por um novo e agora me informara que a válvula de alivio da turbina está com problemas e que tenho que "recondicionar" ela ou comprar outra. Como já comprei um conjunto rotativo novo, queria comprar também a válvula nova, até porque estão cobrando 250 dilmas para recondicionar.



    Vi no mercado livre que a válvula de alivio do fiat marea turbo é bem parecida, será que posso utilizar ela ?


    Alguém tem alguma sugestão ?

    Obrigado

  • #2
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Comprei a válvula do fiat marea turbo e estou aguardando chegar, vou adaptar, vamos ver como fica.. Vou colocar com manômetro de pressão do turbo para ajustar até 0,85 bar que é a pressão da turbina original da sportage

    Atuador P/ Válvula De Alívio Incorporada Marea Turbo - R$ 138,79 no MercadoLivr

  • #3
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por ReX__ Ver Post
    Comprei a válvula do fiat marea turbo e estou aguardando chegar, vou adaptar, vamos ver como fica.. Vou colocar com manômetro de pressão do turbo para ajustar até 0,85 bar que é a pressão da turbina original da sportage

    Atuador P/ Válvula De Alívio Incorporada Marea Turbo - R$ 138,79 no MercadoLivr

    ReX, se vai mexer na wastegate da turbina da uma olhada na bomba injetora para equilibrar a mistura, o excesso de ar pode empobrecer a mistura e causar falha de lubrificação nos pistões.

    A minha tem o manômetro para turbina, ajuda muito a entender / monitorar a temperatura do motor, turbina com baixa pressão eh motor quente na certa.

    Abs e boa sorte.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #4
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    ReX, se vai mexer na wastegate da turbina da uma olhada na bomba injetora para equilibrar a mistura, o excesso de ar pode empobrecer a mistura e causar falha de lubrificação nos pistões.

    A minha tem o manômetro para turbina, ajuda muito a entender / monitorar a temperatura do motor, turbina com baixa pressão eh motor quente na certa.

    Abs e boa sorte.
    mfdomingues, qual a pressão que está trabalhando a sua turbina hoje ? 0,85 bar é o máximo ?

  • #5
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por ReX__ Ver Post
    mfdomingues, qual a pressão que está trabalhando a sua turbina hoje ? 0,85 bar é o máximo ?
    A minha atua com 0,75 bar, mas por opção minha, pois, a minha bomba foi retificada recentemente e não está tão legal assim (tenho que mexer nos bicos que foram "alargados" pelo antigo proprietário e necessitam ser substituídos), ai deixei a bomba e a turbina mais comportadas (xoxa para kct)

    Quanto ao máximo isto depende da regulagem da wastegate, a minha quando estava com o motor ruim cheguei a por 1 bar, mas, isto é pedir para acabar com o motor precocemente, aumentamos a pressão, fiz umas voltas percebi que ela arranca muito mais fácil, mas o final é sempre o mesmo, não adianta. Voltei para a oficina e pedi para baixar como o bombista havia sugerido.

    Novamente cuidado, pressão da turbina tem que acompanhar a evolução da bomba e vice versa, senão é pedir para ter problemas muito rapidamente e o pior bem onerosos.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    A minha atua com 0,75 bar, mas por opção minha, pois, a minha bomba foi retificada recentemente e não está tão legal assim (tenho que mexer nos bicos que foram "alargados" pelo antigo proprietário e necessitam ser substituídos), ai deixei a bomba e a turbina mais comportadas (xoxa para kct)

    Quanto ao máximo isto depende da regulagem da wastegate, a minha quando estava com o motor ruim cheguei a por 1 bar, mas, isto é pedir para acabar com o motor precocemente, aumentamos a pressão, fiz umas voltas percebi que ela arranca muito mais fácil, mas o final é sempre o mesmo, não adianta. Voltei para a oficina e pedi para baixar como o bombista havia sugerido.

    Novamente cuidado, pressão da turbina tem que acompanhar a evolução da bomba e vice versa, senão é pedir para ter problemas muito rapidamente e o pior bem onerosos.

    Meu motor foi retificado recentemente e a bomba revisada está com alguns meses, vou colocar a pressão do turbo dentro dos padrões de fábrica mesmo.. obrigado pelas dicas, abraço

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Mandei em um torneiro para fazer a adaptação do encaixe da válvula e já está montada na turbina e funcionando.

  • #8
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por ReX__ Ver Post
    Mandei em um torneiro para fazer a adaptação do encaixe da válvula e já está montada na turbina e funcionando.

    Que bom que deu certo. Se possível mais além mande fotos da adaptação, e qual foi a dificuldade,
    quanto a regulagem da pressão da turbina deixou em 0,85?
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Que bom que deu certo. Se possível mais além mande fotos da adaptação, e qual foi a dificuldade,
    quanto a regulagem da pressão da turbina deixou em 0,85?
    Dificuldade foi ter que retirar a turbina completa(caixa quente e fria) para que pudesse realizar a adaptação correta com o torneiro mecânico fazendo 2 furos mais próximos e cortando a chapa de suporte, outro ponto é a porca de regulagem da válvula que tem que ser ajustada após a instalação com um manômetro de pressão para ficar em 0,85 bar de pressão.

    Vou postar fotos depois de como ficou..

  • #10
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por ReX__ Ver Post
    Dificuldade foi ter que retirar a turbina completa(caixa quente e fria) para que pudesse realizar a adaptação correta com o torneiro mecânico fazendo 2 furos mais próximos e cortando a chapa de suporte, outro ponto é a porca de regulagem da válvula que tem que ser ajustada após a instalação com um manômetro de pressão para ficar em 0,85 bar de pressão.

    Vou postar fotos depois de como ficou..
    ReX, mas a questão toda da mudança foi uma opção técnica por não encontrar as peças, ou melhora na performance do material?

    Verifica bem a refrigeração desta turbina, postei no "Sportage Fervendo" que uma mangueira da minha estourou bem ali, não perdeu água, mas poderia ter prejudicado a longo prazo, essa turbina esquenta muito.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. coletor, turbina, válvula de alívio, válvula de prioridade, aeroquips p/opala 4cil
      Por Pedro Rocha no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 23/10/2015, 11:01
    2. Valvula de Alivio na Ranger 2.8
      Por gunes1206 no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 03/08/2013, 16:00
    3. valvula de alivio
      Por ticão no fórum Troller
      Respostas: 11
      Última resposta: 21/02/2011, 21:47
    4. Valvula de alivio da turbina do jpx
      Por Barão Vermelho no fórum JPX
      Respostas: 7
      Última resposta: 30/11/2008, 15:44
    5. válvula de alívio
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 18/08/2007, 16:50

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade