x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1

    Lightbulb Ventoinha barulhenta - melhoria




    Moçada,

    Tenho visto vários veiculos qu utilizam de acoplamento viscoso, como ranger, vitara, samurai, pajero, toyota, defender....e todos eles quando acoplados fazem 40% do barulho que a ventoinha da sportage faz.

    Outra coisa: se vcs perceberam ela só puxa ar pelas extremidades.

    Então eu estou fazendo uma pesquisa e se alguem tiver interesse pode ajudar (veja não se trata de tirar a originalidade do sistema e sim de procurar uma melhoria).

    Estou procurando uma ventoinha qualquer, de preferencia nacional, que se adapte a furação original do miolo da sportage.


    Farei testes para ver qual se adapta melhor e faz mas efeito refrigerante e menos barulho. Po, na trilh aparece que ta vindo um furacão e nada, é só a sportage...

    Abraço
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Não posso te ajudar porque na minha funciona direto.
    Isto significa um problema a menos? Ou não??????
    Voce quer adaptar mais uma ou substitur a original?

  • #3
    Olá CarlinBC,

    Na verdade, ventoinha direta deixa o motor "gelado" (num motor diesel isso é péssimo), além de tirar uns "cv" de potência devido ao atrito da ventoinha com o ar em altas rotações. Faça uma geral no sistema de arrefecimento e use uma ventoinha nova original, pode-se trocar apenas o "miolo" da hélice (o mesmo da Besta), que é o que está com problema. Não se preocupe, com o sistema de arrefecimento ok, não vai superaquecer.

    Nava,

    Sobre o barulho na ventoinha, é muito estranho isso, troquei a ventoinha faz uns 8 meses e mesmo com o calor de 42º ela faz barulho apenas por alguns segundo e o motor não superaquece, sempre foi assim, será que a sua hélice é original? Em outro tópico você comentou que sua viatura estava superaquecendo, não seria aquele problema no radiador ainda? O radiador pode estar entupido, aí exige mais da ventoinha para refrigerar o motor.

    Abraço
    4X4 Brasil
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #4
    Então, a minha ta acoplando certo. Na cidade ela liga funciona um pouco e desliga. Agora na trilha quando o bicho pega, meu, parece um aviao pra decolar...

    Descobri o problema do aquecimento: aterramento...tipo barro mesmo na frente do radiador...kkkkkkkkkk..de onde será? kkkkkkkkkkkkkk

    A ideia é achar algo que refrigere mais e que seja mais silenciosa. Quero colocar uma eletrica tb na parte da frente. Na trilha vou deixar ela ligada direto. Qdo a gente dá aquela parada básica ela fica lá gelenado o radiador e qdo o motor funcionar de novo vai puxar a agua fresca...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #5
    Fala Nava, blz, será que não cabe outra igual a do ar condicionado?
    Pelo menos na minha viatura, nunca medi, mas parece que ela pega metade do radiador.

    Falow.
    Grand Sportage 99 - Jabiraca
    V.T. / AVM 460 / LIFT DE SUSPENÇÃO (by Eduarte) / Colossus Armadillo 235/75/15

  • #6
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Moçada,Tenho visto vários veiculos qu utilizam de acoplamento viscoso, como ranger, vitara, samurai, pajero, toyota, defender....e todos eles quando acoplados fazem 40% do barulho que a ventoinha da sportage faz...Estou procurando uma ventoinha qualquer, de preferencia nacional, que se adapte a furação original do miolo da sportage.Farei testes para ver qual se adapta melhor e faz mas efeito refrigerante e menos barulho...
    Olá Nava...O assunto ventoinha está bombando noutro tópico então resolví te repassar algo que julguei ser interessante p/ voce. O Comenale disse uma coisa muito certa sobre ventoinha elétrica e se entrar com ela ligada, dentro d'água, a casa cai. Reveja seus projetos sobre este tema.
    Dê uma lida no tópico "Motor e transmissão..."
    Abçs...

  • #7
    Essa questão de quebra é bem relativa...a quebra é mais susceptivel em rios. Poças é dificil.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    10/11/2009
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Ventoinha despedaçada!!!

    Não sei se ja aconteceu com alguem, mas hoje de manha ao sair com minha sportage 2.0 td 01, antes de engatar a segunda, escuto um estouro, abro o capô e tenho a surpresa: o suporte que prende a ventoinha no motor se quebra e ela se desprende se esbagaçando toda, e ainda machuca o radiador, (nem sei se furou). Será que gasto muito?
    Vou levá-la no mecânico segunda-feira.

  • #9
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por edu.sport Ver Post
    Não sei se ja aconteceu com alguem, mas hoje de manha ao sair com minha sportage 2.0 td 01, antes de engatar a segunda, escuto um estouro, abro o capô e tenho a surpresa: o suporte que prende a ventoinha no motor se quebra e ela se desprende se esbagaçando toda, e ainda machuca o radiador, (nem sei se furou). Será que gasto muito?
    Vou levá-la no mecânico segunda-feira.
    Edu, lamento pelo problema.
    Mas, para ajudar o tópico, acompanhe todo o serviço e bata algumas fotos, tentando identificar se foi desgaste normal do eixo, do seu fixador ou algo na ponta da própria ventoinha que, quebrando, pode ter atingido o eixo.
    Boa sorte.

  • #10
    Se for só a helice eu tenho uma zero bala aqui...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    10/11/2009
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Bem amigos está quase tudo resolvido, comprei todas as peças novas e estou esperando o radiador ficar pronto pra montar.
    peças: suporte helice do radiador (besta 2.2) R$ 210,00
    helice (besta 2.2) R$ 130,00
    polia viscosa (besta 2.2) R$ 210,00
    02 correias alternador R$ 44,00
    correia do ar R$ 22,00
    correia da direção R$ 28,00
    conserto do radiador R$ 140,00
    mão de obra R$ 50,00
    total: R$ 834,00

    Ps.: o mecanico falou que o motivo da quebra do suporte, foi uma gambiarra feita na polia viscosa, qndo ela deu pau (gel não prestou mais)o cara furou e colocou 4 parafusos deixando ela rodar direto. Esses parafusos deixaram ela mais pesada e desbalanceada, forçando o suporte ate qebra-lo.

  • #12
    Edu, ta bem caro esse conserto heim....pelo jeito quebrou tudo.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade