x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Como evitar a ferrugem no chassis e carroceria?




    Todos os veículos Off-Road tem ferrugem em algum ponto, principalmente aqueles que rodam no litoral, mas como evitar? Pulverizar com óleo? Com Diesel? Óleo de mamona? Ou o quê? Meu mecânico disse que diesel pode prejudicar as borrachas existentes ao longo do chassis e suspensão. Esse tópico exclusivo está aqui à disposição, por favor, comentem.

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #2
    Olhe, na minha opinião de engenheiro , só existe uma solução pra evitar oxidação que é a proteção que ja vem de fábrica, o tal "zarcão" tinta fundo e tinta. Ainda podem haver outros tipos como a oxidação negra, cromo e demais, mas no caso de um apeça grande como um chassi, se torna inviável.

    O que acontece é que o chassi com o tempo, começa a fadigar nos pontos de solda, e isso vai abrindo a camada de tinta que vai se enrijecendo com o tempo e expondo o aço ao ar e ambiente iniciando a corrosão.

    Para tratar isso o ideal era eliminar a oxidação inicial e selar novamente com tinta.

    Existem ainda no mercado alguns produtos "covertedores" de ferrugem ou cromação a frio que são bons. Mas aind acredito que o ideal é lavar tudo e pintar o chassi, mais barato e eficiente que ficar passando diesel, que nao impede a oxidação, somente deixa tudo lambuzado e nao primeira lavagem ou trilha vc perde tudo.

    Abraço
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #3
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Todos os veículos Off-Road tem ferrugem em algum ponto,...Esse tópico exclusivo está aqui à disposição, por favor, comentem. Abraço
    Olá Júlio...
    Ferrugem nescessita de oxigênio para corroer.
    O ideal é que se jateie (jato de areia ou similar) as peças antes de se aplicar camadas impermeabilizantes de fundo (primer) e tinta.Esta operação seria o ideal mas é quase impossível para todo o carro.
    Existem vários tipos de diferentes qualidades de tintas para: chassi, partes que batem pedras, altas temperaturas, emborrachadas, acabamento, etc...
    Abraço...
    4X4 Brasil

  • #4
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    O que acontece é que o chassi com o tempo, começa a fadigar nos pontos de solda, e isso vai abrindo a camada de tinta que vai se enrijecendo com o tempo e expondo o aço ao ar e ambiente iniciando a corrosão.
    a pintura eletrostática reduz esse problema de descascamento da pintura... mas caso ja esteja enferrujado o jeito é jatear ou usar um daqueles convertedores de ferrugem mesmo... a propósito: alguem ja usou hammerite?

  • #5
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Todos os veículos Off-Road tem ferrugem em algum ponto, principalmente aqueles que rodam no litoral, mas como evitar? Pulverizar com óleo? Com Diesel? Óleo de mamona? Ou o quê? Meu mecânico disse que diesel pode prejudicar as borrachas existentes ao longo do chassis e suspensão. Esse tópico exclusivo está aqui à disposição, por favor, comentem.

    Abraço
    Fora as sugestões abaixo e outras que virão, há dois erros muito comuns:

    Erro 1:


    Muitos trilheiros têm o hábito de manter o carro sujo durante dias, talvez para que os demais vejam que o carro andou na lama . A sujeira retém a umidade, quanto mais tempo o carro ficar sujo, mais se está colaborando para que, a médio/longo prazo, a ferrugem ataque. Isto não acontece em um carro limpo (Sim, sei que isto é um sacrilégio, e que jipe limpo é contra as boas regras do 4x4 ), no qual a água irá escorrer, sem ficar retida.

    Erro 2:

    A maioria dos proprietários de carros, ao mandar lavar o carro por baixo, manda também pulverizar o chassis (muitas vezes, a sugestão parte do funcionário do posto de gasolina/lava-rápido. Esta pulverização NÃO deve ser feita com óleo mineral (derivado de petróleo), pois este ataca as borrachas, deve ser feita com óleos vegetais (a mamona, na maioria das vezes), pois estes não atacam as borrachas. MAS o piro é que, ao mandarem pulveriza o chassis logo após a lavagem, com o chassis ainda úmido ou molhado, estarão isolando a água que ainda não secou, impedindo a sua evaporação/secagem, o que, também a médio/longo prazo, irá causar a ferrugem.
    O correto é rodar com carro por uns dias, para que não só o chassis seque bem, como acumule alguma poeira. Depois, pode-se mandar pulverizar o chassis, sendo que esta poeira que, eventualmente, se acumulou no chassis, irá "chupar" o óleo pulverizado, ajudando a retê-lo por mais tempo.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #6
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Fora as sugestões...Muitos trilheiros têm o hábito de manter o carro sujo durante dias, talvez para que os demais vejam que o carro andou na lama ... óleos vegetais (a mamona, na maioria das vezes), pois estes não atacam as borrachas.
    Sou o "king" desses aí. Enquanto a cidade inteira não ver o barro...
    Boa dica do óleo.
    Valeu...

  • #7
    Entao, eu faço assim, 90 dias sujo...15 dias limpo..pode ser? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    E a economia de agua fica onde?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    21/02/2008
    Local
    Natal/RN/RN
    Idade
    72
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0

    Proteção Contra Ferrugem

    Esse assunto é polemico. Como proteger contra ferrugem? Eu tinha um toyota bandeirantes e apliquei uma poucas vezes o oleo de mamona. Estava satisfeito, quando um dia, me disseram que nãoa prestava. Pensei naquela apalicação que chamam batida de pedra, que vem em alguns carros. Assim foi tambem com a batida de pedra. Perguntei ao meu mecanico e ele me aconselhou lavar com agua.
    Afinal o que fazer?
    Acho que vou voltar mesmo pra mamona.
    Costa Junior

  • #9
    Citação Postado originalmente por Costa Junior Ver Post
    Esse assunto é polemico. Como proteger contra ferrugem? Eu tinha um toyota bandeirantes e apliquei uma poucas vezes o oleo de mamona. Estava satisfeito, quando um dia, me disseram que nãoa prestava. Pensei naquela apalicação que chamam batida de pedra, que vem em alguns carros. Assim foi tambem com a batida de pedra. Perguntei ao meu mecanico e ele me aconselhou lavar com agua.
    Afinal o que fazer?
    Acho que vou voltar mesmo pra mamona.
    Costa Junior
    O "bate pedra" realmente protege a pintura contra as pedras (o nome diz tudo...), mas tem um defeito: pode esconder a ferrugem, que só será descoberta, debaixo da espessa camada que este produto forma, quando já estiver em estado adiantado. É, portanto, uma faca de dois gumes: se, por um lado ajuda a proteger, por outro lado também pode ajudar a estragar
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10
    Cara, passa tinta spray nos pontos de ataque que ja vai melhorar muito. E outra né, o carro nao é pra durar a vida inteira...nada nada ja vai mais de decada de uso ne...

    O negocio é ir pra trilha que cura tudo isso...

    gente, achei um video no youtube muito irado: test drive sportage (extremo). sportage detonando as trilhas...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #11
    Nava,

    Esse video é de um amigo meu lá de Gaspar/SC, e membro (sumido) deste fórum. Atualmente essa é a Sportage dele.

    Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como evitar a ferrugem no chassis e carroceria?-.jpg   Como evitar a ferrugem no chassis e carroceria?-big-sportage-1.jpg   Como evitar a ferrugem no chassis e carroceria?-big-sportage-4.jpg   Como evitar a ferrugem no chassis e carroceria?-finalizando-motor.jpg  
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #12
    Que motor ele colocou? Nao é original...parece de toyota?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade