Senhores ,
Sou novo proprietário de um Sptg Tdi 2001 Curta e estou recorrendo as experiências de vcs para que eu possa dar um jeito ou desistir desse carro que em tão pouco tempo me apaixonei e que tb em tão pouco tempo me trouxe muitos problemas.
Ja andei lendo e pesquisado o forum e percebi os tão famigerados problemas de superaquecimento que a mesma enfreta....
Pois bem,
Comprei o Viatura e logo percebi que a agua estava baixando e que havia muito vazamento de óleo. (tanto lubrificante como diesel) o estranho e que o diesel so se deu por 2 vezes e o lubrificate continua.
Era claro a perda de água (sem vazamento aparente) e o sistema se mostrava pressurizado e formando bolhas com a aceleração (teste copo)
-Identifiquei ao tentar consertar esse problema que a viatura esta sem valvula termostatica e com o sist de ventilacao travado (funcionando sempre)
Levei para a oficina e trocamos apenas a junta do cabeçote (QUE ESTAVA QUEIMADA), O cabeçote nao apresentava fissuras e so levou uma faceada.
Dai aparentemente o problemas com água foi resolvido, digo aparentemente pq o sistema não mais apresenta pressão e não forma bolhas mas surgiu um vazamento de agua apos a troca da junta num cano que não encontrei nem na concessionaria no Rio (estou esperando chegar de SP) para poder verificar com mais propriedade o item agua (que aparentemente este legal) pois rodei com o carro com um remedo de durepoxi no cano e este nao aqueceu acima do ponto do meio.
Bom..., outra coisa é o óleo vazando, o vazamento (oleo lubrificante) continua mesmo apos a troca da junta do cabeçote. só que aparentemente menor. Levei o carro para lavar debaixo e poder idenficar o vazamento melhor , ao fazer isso me deparei com o segundo vazamento de diesel na manha seguinte ao lavar embaixo do carro, o primeiro vazamento de diesel foi logo apos comprar o carro na manha seguinte ....
Gostaria de saber a opniao de vcs quanto a esses problemas
- O meca acha que o vazamento é no retentor do volante... vamos tentar identicar agora apos vazamento .... (vi em alguns posts que poder ser apenas mangeuiras ou filtros, certo ?)
- Mas e o óleo diesel ? (vi um post sobre a mangueira de retorno do diesel ? pode ser ?)
- Ja peguei o carro com junta queimada , ou seja , ele sofreu um problema de superaquecimento, correto ?
O meca achou tb que o motor ja havia sido mechido. Isso com apenas 87.000 km ??? Como pode fazer o motor 2 vezes com 87.000 km ??
- E quanto a ausencia da termostatica e ventoinha travada ? como pode ter superaquecido com o sistema desse jeito ?
- Por 2 ou 3 vezes nao consegui ligar o carro tb apenas no empurra ... nao dava nem sinal na chave .... nem um clique . isso se deu apos andar com o carro bem (nao parece bateria) pode ser motor de arranque ? QUe parte ? vi que anguns fusiveis estao armengados... muito estranho... o eletricista nao conseguiu identicar disse que tem de ver o problema.
Senhores , todas essas situações estão me deixando bastante preocupado pois empatei uma grana legal nesse carro. Principalmente o fato de ja ter feito o motor por 2 vezes ....
- Falando com 2 mecanicos (um que trabalha com bestas - kIa e outro que trabalha com vitara) estes foram enfaticos em me acomselhar para me livrar do carro e tentar desfazer o negocio pois os mesmos não tiveram boas experiencias com esse carro - dizem ter problema de aquecimento que não tem jeito..... ???!?!!!! isso sem eles saberem o historico desse carro apenas conversando.....
NEsse forum vejo que todos gostam muito do carro e eu mesmo tb me apaixonei em pouco tempo, mas é fato o problema de aquecimento do carro e o meu caso aparentemente se mostra muito nebuloso pois comprei o carro de uma agencia e nao sei nem quem foram os donos anteriores.
Gostaria muito de continuar com o mesmo por isso peço a opniao de vcs se acham que o mesmo pode ficar legal com base em casos anteriores.
Outra coisa : caso consiga levar adiante o carro
- acham que devo manter sem a termostatica e com a ventoinha travada ? ...apararentemente há opniões divergentes quanto a isso no forum....
Muito agradecido