x
Convex Datacenter
Página 2 de 21 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 246
  • #13
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Olá Pessoal!

    Estou com um problema, não sei ainda se é grave, mas me custou um fim de semana aqui na praia. Às vezes quando eu piso no freio, a roda traseira direita trava totalmente derrapando o veículo perigosamente na pista. Imagine isso acontecendo a 80, 100 Km/h, extremamente perigoso. Quando a roda trava, o veículo não sai do lugar de jeito nenhum, só se forçar muito na primeira marcha, andei alguns metros forçando a roda, chegou a queimar a tinta do tambor de freio, então descobri que dando uma ré de meio metro, a roda destrava. E tem um detalhe curioso, quando trava a roda, a alavanca de freio de mão fica totalmente dura, impossível de acionar. O que será? Coloquei a mão na massa, abri o tambor de freio e descobri que uma lona se soltou. E agora como posso fixá-la novamente? Não vão me dizer que preciso trocar as lonas? Putz!

    Abraço

    Júlio

    Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

    Oi Júlio,

    A lona deve estar travando todo o sistema, dá seu jeito e troca as lonas por novas, ganhará de brinde a tranquilidade e alguns finais de semana na praia.

    Boa lama!


    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #14
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Olá Pessoal!

    Estou com um problema, não sei ainda se é grave, mas me custou um fim de semana aqui na praia. Às vezes quando eu piso no freio, a roda traseira direita trava totalmente derrapando o veículo perigosamente na pista. Imagine isso acontecendo a 80, 100 Km/h, extremamente perigoso. Quando a roda trava, o veículo não sai do lugar de jeito nenhum, só se forçar muito na primeira marcha, andei alguns metros forçando a roda, chegou a queimar a tinta do tambor de freio, então descobri que dando uma ré de meio metro, a roda destrava. E tem um detalhe curioso, quando trava a roda, a alavanca de freio de mão fica totalmente dura, impossível de acionar. O que será? Coloquei a mão na massa, abri o tambor de freio e descobri que uma lona se soltou. E agora como posso fixá-la novamente? Não vão me dizer que preciso trocar as lonas? Putz!

    Abraço

    Júlio

    Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96
    O Trojão esta certo Julio, o correto é trocar mesmo, mas se as lonas estiverem boas, muuuuuito boas vc pode mandar colar denovo, mas como descolou uma, as chances de descolar outra é grande.
    Não vale o risco, não custam caras.
    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #15
    Julio, preciso fazer um alimpeza nas minhas. E dificil soltar o tambor?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #16
    Ok Nava, vamos lá.

    Após tirar a roda, vc deve soltar os quatro parafusos do centro do eixo, são apenas eles que seguram o tambor (primeira foto da esquerda pra direita). Em seguida note que há dois furos afunilados próximo aos quatro parafusos que vc tirou, e também há dois parafusos tipo “philips” próximo aos parafusos de fixação das rodas. Esses parafusos são fornecidos para usar como “sacador do tambor”. Vc precisa tirar eles do tambor e colocar nesses dois furos afunilados perto dos quatro parafusos. Mas no meu caso, com tanta ferrugem, não foi possível usar esses parafusos “philips”, pois o tambor nem se mexeu, tive que usar parafuros mais resistentes de aço 8.8 de chave alen para dar mais alavanca, um pouco de graxa nesses parafusos ajuda. E mesmo com os parafusos mais resistentes, não arrisquei forçar demais, tive que usar a força bruta com uma marreta e um pedaço de madeira. Agora que o tambor está quase solto, aperte gradativamente esses dois parafusos para empurrar o tambor para fora. Levei um susto quando abri esse tambor, pois tudo estava enferrujado e muito sujo. Lavei todo o sistema, depois passei um conversor de ferrugem (vendido em lojas de ferragens). E o principal: Vou pra oficina trocar as lonas, encontrei por R$ 160,00 sem mão-de-obra aqui em Santa Catarina.

    Abraço

    Julio

    Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage - Sistema de Freios-dsc01163a.jpg   Sportage - Sistema de Freios-dsc01163b.jpg   Sportage - Sistema de Freios-dsc01167.jpg   Sportage - Sistema de Freios-dsc01170.jpg   Sportage - Sistema de Freios-dsc01171.jpg  
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Ok Nava, vamos lá.

    Após tirar a roda, vc deve soltar os quatro parafusos do centro do eixo, são apenas eles que seguram o tambor (primeira foto da esquerda pra direita). Em seguida note que há dois furos afunilados próximo aos quatro parafusos que vc tirou, e também há dois parafusos tipo “philips” próximo aos parafusos de fixação das rodas. Esses parafusos são fornecidos para usar como “sacador do tambor”. Vc precisa tirar eles do tambor e colocar nesses dois furos afunilados perto dos quatro parafusos. Mas no meu caso, com tanta ferrugem, não foi possível usar esses parafusos “philips”, pois o tambor nem se mexeu, tive que usar parafuros mais resistentes de aço 8.8 de chave alen para dar mais alavanca, um pouco de graxa nesses parafusos ajuda. E mesmo com os parafusos mais resistentes, não arrisquei forçar demais, tive que usar a força bruta com uma marreta e um pedaço de madeira. Agora que o tambor está quase solto, aperte gradativamente esses dois parafusos para empurrar o tambor para fora. Levei um susto quando abri esse tambor, pois tudo estava enferrujado e muito sujo. Lavei todo o sistema, depois passei um conversor de ferrugem (vendido em lojas de ferragens). E o principal: Vou pra oficina trocar as lonas, encontrei por R$ 160,00 sem mão-de-obra aqui em Santa Catarina.

    Abraço

    Julio

    Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96
    Este forum deveria se chamar "maravilhoso 4x4brasil", ótima explicação Júlio, melhor ainda é saber que vc descartou as lonas velhas.


    Boa lama!

    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #18
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    49
    Posts
    594
    Agradecimentos: 13
    Parabéns Julio pela ótima explicação!!!
    Com certeza vai ajudar a todos que quiserem fazer a inspeção/manutenção "by yourself".
    Com fotos ainda, ficou dez.
    []s
    Mateus.

    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Ok Nava, vamos lá.

    Após tirar a roda, vc deve soltar os quatro parafusos do centro do eixo, são apenas eles que seguram o tambor (primeira foto da esquerda pra direita). Em seguida note que há dois furos afunilados próximo aos quatro parafusos que vc tirou, e também há dois parafusos tipo “philips” próximo aos parafusos de fixação das rodas. Esses parafusos são fornecidos para usar como “sacador do tambor”. Vc precisa tirar eles do tambor e colocar nesses dois furos afunilados perto dos quatro parafusos. Mas no meu caso, com tanta ferrugem, não foi possível usar esses parafusos “philips”, pois o tambor nem se mexeu, tive que usar parafuros mais resistentes de aço 8.8 de chave alen para dar mais alavanca, um pouco de graxa nesses parafusos ajuda. E mesmo com os parafusos mais resistentes, não arrisquei forçar demais, tive que usar a força bruta com uma marreta e um pedaço de madeira. Agora que o tambor está quase solto, aperte gradativamente esses dois parafusos para empurrar o tambor para fora. Levei um susto quando abri esse tambor, pois tudo estava enferrujado e muito sujo. Lavei todo o sistema, depois passei um conversor de ferrugem (vendido em lojas de ferragens). E o principal: Vou pra oficina trocar as lonas, encontrei por R$ 160,00 sem mão-de-obra aqui em Santa Catarina.

    Abraço

    Julio

    Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • #19
    Citação Postado originalmente por Trojão Ver Post
    Este forum deveria se chamar "maravilhoso 4x4brasil", ...
    Robinho

    QUE É ISSO FIOTE!?!? "MARAVILHOSO"!?!?!?

    ENTÃO QUER DIZER QUE O FÓRUM É MARA!!! QUE COISA MAIS MEIGA HEIN... SÓ FALTA VC QUERER QUE O SITE SEJA ROSA

    BRINCADEIRA. NÃO PERCO A PIADA, MAS TAMBÉM NÃO QUERO PERDER O AMIGO.

    ABRAÇOS E SE FOR PARA O FECHA PORTEIRA TE LIGO.

  • #20
    Julio,

    Encontrei as lonas originais aqui em Ctba na Fasa por 80 reais e as pastilhas por 90. Ta caro isso dae...pesquisa mais!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #21
    Cara, quase tombei a sportage ontem pois ela caiu do macaco de tanta força que fiz pra tirar um dos parafusos...torci duas chave cruz de roda e nada. do outro lado consegui tirar os parafusos e um ombro do lugar, menos uma unha do dedão na escapada da chave, mas depois o tambor nao saiu. A dica dos parafusos é boa, vou tentar isso na proxima.

    Agora faltou o passo-a-passo da troca das pastilhas, pois as minhas ja estão no osso.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #22
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    49
    Posts
    594
    Agradecimentos: 13
    Nava
    Também não consegui me conter e fui dar uma olhada nos tambores traseiros.
    Realmente é impossivel sacar os tambores com aqueles miseros parafusos tipo phillips.
    Corri então atras de dois parafusos para chave combinada com a mesma bitola e rosca dos "phillips"(levei um deles como modelo).
    Achei em uma oficina perto de minha casa. Expliquei o que queria e o mecanico de lá me deu dois parafusos usados para este propósito.
    Bastante desingripante no local e ai foi moleza sacar os tambores.
    Estava tudo certo, tenho lonas em meia vida ainda, dei uma limpeza com ar, botei um pouco de lubrificante nas molas e partes moveis e fechei novamente.
    Ratifico o que nosso amigo Julio falou. Concordo 100% com o sentimento exprimentado pelo NAVA.
    A dica de ouro é: Qdo for fazer o serviço, já venha com os parafusos(sacadores de tambor) certos que ai metade do trabalho já era.
    []s


    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Cara, quase tombei a sportage ontem pois ela caiu do macaco de tanta força que fiz pra tirar um dos parafusos...torci duas chave cruz de roda e nada. do outro lado consegui tirar os parafusos e um ombro do lugar, menos uma unha do dedão na escapada da chave, mas depois o tambor nao saiu. A dica dos parafusos é boa, vou tentar isso na proxima.

    Agora faltou o passo-a-passo da troca das pastilhas, pois as minhas ja estão no osso.
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • #23
    Opa! Cuidado Nava. Quando levanto a Sportage, sempre coloco três tocos quadrados de madeira maciça debaixo do eixo que estou levantando. Também uso esses mesmos tocos de madeira para calçar as rodas. Quanto ao parafuso “teimoso”, vc deve usar óleo desengripante. Não se preocupe em encharcar o sistema com óleo, após retirar o tambor vc vai perceber tudo precisa mesmo é de uma boa lavada. Hoje troquei as lonas, mas não fiz eu mesmo, preferi levar para um profissional. Pesquisei muito aqui em SC, mas não encontrei as lonas por menos de R$ 108,00 (cento e oito reais). Bom, o que importa é que o sistema ficou 10, o pedal ficou mais auto, o freio está muito mais potente.

    Abraço

    Júlio

    Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96
    4X4 Brasil

  • #24
    Não sei se vcs já perceberam, mas a manutenção da kia é 40% no minimo mais barato que suzuki e tão robusto qto!!!

    Comparem na proxima ida em uma autopeças.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade