x
Convex Datacenter
Página 1 de 225 123456789101151101 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 2694
  • #1
    Usuário Avatar de alessandrossp
    Entrada
    26/09/2004
    Idade
    49
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Sportage fervendo




    Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações

  • #2
    Citação Postado originalmente por alessandrossp Ver Post
    Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
    Alessandro,
    Se a ventoinha que você colocou estivesse normal, você não conseguirira pará-la com o motor quente. Deve estar com defeito.
    Quanto ao líquido de aferrecimento, deve ser composto de pelo menos 40% de anticongelante e 60% de água. (Se colocar só água, vai ferver!).
    Experimente pegar aventoinha velha e trava-la. O carro não aquecerá. Pelo contrário, se estiver com o líquido certo e a válvula funcionando normalmente,
    ficará com a temperatura muito abaixo do normal.
    Você já levou num bom mecânico?

    Espero ter ajudado.
    Assero

  • #3
    Usuário Avatar de alessandrossp
    Entrada
    26/09/2004
    Idade
    49
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Assero Ver Post
    Alessandro,
    Se a ventoinha que você colocou estivesse normal, você não conseguirira pará-la com o motor quente. Deve estar com defeito.
    Quanto ao líquido de aferrecimento, deve ser composto de pelo menos 40% de anticongelante e 60% de água. (Se colocar só água, vai ferver!).
    Experimente pegar aventoinha velha e trava-la. O carro não aquecerá. Pelo contrário, se estiver com o líquido certo e a válvula funcionando normalmente,
    ficará com a temperatura muito abaixo do normal.
    Você já levou num bom mecânico?

    Espero ter ajudado.
    Assero
    Eu não levei a mecânico pois a troca é fácil. É tirar uma e colocar a outra. O que me entriga na questão é da peça ser nova e original e estar dando problema. Não entendo como essa ventoinha entende que a temperatura do motor esta alta. Sempre tive carros com ventoinha elétrica....

  • #4
    Citação Postado originalmente por alessandrossp Ver Post
    Eu não levei a mecânico pois a troca é fácil. É tirar uma e colocar a outra. O que me entriga na questão é da peça ser nova e original e estar dando problema. Não entendo como essa ventoinha entende que a temperatura do motor esta alta. Sempre tive carros com ventoinha elétrica....
    Imagine um fluido com propriedades térmicas acoplando e desacoplando engrenagens, é mais ou menos isso !!

    Como foi vc quem a trocou verifique se não vazou o gel ou a correia ficou frouxa, não custa conferir !

    P.S. Pode ser ainda o sentido de rotação da hélice !

    Boa sorte,
    Toyota Escorpião de Aço 2.8 TD,SPOA +3", Snorkel, Trepador 35", Work 12.000, Procomp ES9000, ProC 15x10, LSD, PX, M Crawler 4,70:0, Jumelo revólver !

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    62
    Posts
    511
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alessandrossp Ver Post
    Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
    Alessandro,
    Em que condições a viatura está fervendo, trânsito urbano, estrada ou em marcha lenta?
    Se o problema for com a ventoinha deve ferver somente no trânsito urbano, pois na estrada a ventoinha não tem função, uma vez que o vento é quem executa a tarefa da mesma e em marcha lenta pode aparecer aquecimento mas não deve atingir o ponto de fervura ou deve demorar muito.
    Verifique se há "ar" ou pressão no sistema da seginte forma: com o motor frio retire a tampa do radiador (observe se não está faltando água/liquido arrefecimento). Dê a partida no motor e mantenha uma acelereção em torno de 3000 giros e verifique se surgem bolhas de ar no movimento da água do radiador. Se isso estiver ocorrendo é possível que houve queima da junta do cabeçote ou empenamento do mesmo, sendo necessária passar por retífica.
    Se não houver movimentação de água, o problema está na válvula termostárica, que ao atingir uma temperatura em torno dos 88ºC não está abrindo e dando passagem de líquido.
    Outro ponto a ser verificado é a tampa do radiador, que deve ser trocada caso não sustente uma pressão interna em torno de 9bar.
    Espero ter ajudado.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    03/07/2007
    Idade
    64
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Fervendo...

    Pede p/ alguém dar uma lieve acelerada, naum precisa passar dos 2500 R.P. M. naum, e vc vai lá atrás no escapamento e veja se sai uma fumaça esbranquiçada, ou excessivo gotejamento de água! Se as acelerações forem intermitentes, nada de uma aceleração constante naum, vc vai notar um ligeiro aumento na fumaça esbranquiçada na desaceleração. Se positivo, troque a junta do cabeçote, e nesse caso leve o cabeçote em uma retífica de confiança para verificar a necessidade de dar um "passe" ou não! Evite fazer isso, portanto, só se necessário. Verifique ainda no cabeçote, já que vai estar aberto mesmo, se as guias de válvulas estão devidamente ajustadas e as sedes sem vazamentos de compressão, e o pior de tudo: trincas... Só no olhômetro naum dá, tem que passar pelo raio X se houver alguma trinca, duas escolhas: a péssima é tentar recuperar por solda e reparo as trincas, fica uma m****, a correta, dói no bolso paca7, troque o cabeçote por um novo!
    Agora, o que é mais comum mesmo, e absurdamente comum é a reposição de água no radiador, principalmente quando passa por "mecânicos" em que só é colocado água, sem o aditivo... Aí é inferno direto!
    Experimente, caso no primeiro teste vc naum constate respingos de água no escape, e esvazie inteiramente a água do radiador, retirando a mangueira da parte debaixo, e em seguida adicone água com aditivo na proporção indicada no manual, compre uma tampa de radiador nova, custa em geral menos de R$ 15,00, naum valendo á pena economizar em algo taum barato, e depois dê umas voltas e verifique se o problema acabou.
    Eu tenho ficado escorneado com minha ventoinha, pois assim que desligo o motor eu consigo girar as pás, mas com um certo arrastro, ou seja, uma certa pressão para que ela gire. É ainda viável utilizá-la, e o pior dos casos, vc compra uma nova e ela acaba agindo do mesmo jeito. Mas tem umas mais "brabas"que sob calor travam no eixo mesmo! Estas saum mais confiáveis, mas prepare-se com o preço delas ok?

  • #7
    So seguir a dica e os conselhos do pessoal, esse topicou uniu muitas informações e dicas pra que esta sendo atormentado pelo aquecimento.

    Abraços

  • #8
    Citação Postado originalmente por alessandrossp Ver Post
    Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
    Cara , não pude deixar de te responder ,hoje eu tenho uma Xj 98, mas meu carro anterior era igual ao seu, e eu tive o mesmo problema. Até o cabeçote eu cheguei a abrir e o problema era a VENTOINHA. E ACREDITE SUBSTITUÍ A VELHA POR OUTRA COMPRADA NA CONCESSIONÁRIA E O PROBLE MA SE MANTEVE,A SORTE É QUE MEU MECA INVOCOU COM O ESTADO DA EMBALAGEM E ME MANDOU DEVOLVER NO MESMO DIA. O CARA DA SEÇÃO DE PEÇAS NEM RETRUCOU, MANDOU VIR OUTRA DE SÃO PAULO E DOIS DIAS DEPOIS , COM A NOVA NA MÃO O PROBLEMA ACABOU. Ela funciona com acoplamento a GEL, será que estes caras não trabalham com recondicionamento ,ou algum lote com defeito que eles tentam empurrar e se não cola eles substituem ? Nunca confiei na assistÊncia da KIA .

  • #9
    Usuário Avatar de Mud & Roots
    Entrada
    28/07/2007
    Idade
    52
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Muito bem pessoal, este é meu primeiro post, apesar de ser novato no Forum já tenho alguma experiência no assunto, minha Grand 00/99 TDI já passou por uma fervura braba e alguns alarmes falsos, então vou colocar aqui o que observei/aprendi, esperando ser corrigido se estiver errado:

    > Motor diesel esquenta mesmo, é melhor estar preparado quando acontecer.

    >Deve-se conferir o radiador no mínimo semanalmente, completando o nível de fluido quando necessário, principalmente na estrada (é totalmente normal a viatura "suar" um litro a cada 300 km +-)

    > Apenas fluido anticongelante e água DESMINERALIZADA dentro do reservatório (água de poço, com seus íons e sais minerais, provoca reações eletroquímicas totalmente indesejáveis) na proporção 60% água -40% fluido (no meu radiador fica em 3l de fluido e 4.5l de água). Acredito que o monoetilenoglicol não evapora então, on the road, costumo completar com água destilada pura, corrijam-me se estiver errado.

    >O ponteiro da TEMP deve ficar abaixo do risco do meio, se ela encostar no risco é um sintoma claro que a viatura já "suou" mais de 1.5l e deve ter o radiador completado.

    > Comigo, o tal ponteiro já subiu várias vezes até 3/4 e até chegou na marca HOT e não aconteceu nada, mas é melhor abrir os ouvidos quando ele sobe, barulho de chaleira fervendo (SSSSSSSSSS) denuncia o rompimento da mangueira do radiador, pare e desligue o motor antes que o preju suba no telhado.

    >É uma boa instalar sensores de temperatura de água e óleo para monitorar melhor, vou ver se instalo uns Cronomac este mês.
    É isso, abraços a todos e boa lama.

  • #10
    Citação Postado originalmente por alessandrossp Ver Post
    Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
    Oi Alessandro,
    Eu também tive Sportage Gasolina 2.0 MRDI 99 e o problema de aquecimento também foi a ventoinha. Usei de tudo. Fluido anti-aquecimento, troquei as cebolinhas etc e etc e etc. Vai por nós, o aquecimento deve ser realmente da ventoinha. Sabe como eu testei? Soltei a bixinha e amarrei em dois dos 4 parafusos arames segurando nas hélices. Resultado? Batata, parou de aquecer. Acho que vc pode fazer o mesmo teste sem estragar esta novinha que vc colocou no carro.
    Abçs
    Daniel Krabbe

  • #11
    Usuário Avatar de Mud & Roots
    Entrada
    28/07/2007
    Idade
    52
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0

    Opa

    Citação Postado originalmente por Mud & Roots Ver Post
    Muito bem pessoal, este é meu primeiro post, apesar de ser novato no Forum já tenho alguma experiência no assunto, minha Grand 00/99 TDI já passou por uma fervura braba e alguns alarmes falsos, então vou colocar aqui o que observei/aprendi, esperando ser corrigido se estiver errado:

    > Motor diesel esquenta mesmo, é melhor estar preparado quando acontecer.

    >Deve-se conferir o radiador no mínimo semanalmente, completando o nível de fluido quando necessário, principalmente na estrada (é totalmente normal a viatura "suar" um litro a cada 300 km +-)

    > Apenas fluido anticongelante e água DESMINERALIZADA dentro do reservatório (água de poço, com seus íons e sais minerais, provoca reações eletroquímicas totalmente indesejáveis) na proporção 60% água -40% fluido (no meu radiador fica em 3l de fluido e 4.5l de água). Acredito que o monoetilenoglicol não evapora então, on the road, costumo completar com água destilada pura, corrijam-me se estiver errado.

    >O ponteiro da TEMP deve ficar abaixo do risco do meio, se ela encostar no risco é um sintoma claro que a viatura já "suou" mais de 1.5l e deve ter o radiador completado.

    > Comigo, o tal ponteiro já subiu várias vezes até 3/4 e até chegou na marca HOT e não aconteceu nada, mas é melhor abrir os ouvidos quando ele sobe, barulho de chaleira fervendo (SSSSSSSSSS) denuncia o rompimento da mangueira do radiador, pare e desligue o motor antes que o preju suba no telhado.

    >É uma boa instalar sensores de temperatura de água e óleo para monitorar melhor, vou ver se instalo uns Cronomac este mês.
    É isso, abraços a todos e boa lama.

    Esqueçam tudo isso ae... anteontem a viatura me deu outro susto, soltando fumaça branca (vapor) pelo capô, fui checar, radiador vazando água, intercooler vazando óleo quente (q derreteu a mangueira inferior do rad), blablablá... de volta ao estaleiro, maiores informações no decorrer do período.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    30/09/2007
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    376
    Agradecimentos: 0
    Bom dia rapaziada! me perdoem o mal jeito mas é que hoje estou naqueles dias. Acabei de comprar uma sport tdi 2001 (um mes mais ou menos) e a bichinha parecia um camelo, bebia bastante água. Entao troquei a tampa do radiador, por uma original da kia, e agora o sintoma mudou, em vez de "consumir água" (antes sumia tanto do radiador como do expansor), agora quando subo uma serra ela enche o expansor de água, esvaziando o radiador. Tudo isso ocorre com a temperatura marcando um pouquinho menos que o meio do relógio original no painel. Dai depois que esfria quando eu abro a tampa do radiador, é só assoprar naquele caninho de respiro que tem no bujao expansor que a água retorna para o radiador e fica tudo no nível normal de novo, tanto o radiador quanto o expansor. Claro que se eu andar bastante sem olhar daí vai jogando água fora pelo respiro. Já me falaram que é junta do cabeçote, cabeçote, ventoinha, válvula, a tampa original que nao presta, entre outras causas... Eu particularmente acho estranho pq um mecânico de confiança fez aqueles testes de compressao do motor e do sistema de radiador e constatou que está tudo dentro do normal, inclusive sem vazamentos aparentes. Por isso o que me intriga é que quando troquei a tampa do radiador a água parou de sumir, ela é expulsa para o expansor e nao volta para o radiador. Antes de eu trocar a tampa ela sumia, secava o expansor e um pouco do radiador também.

    Estou nervoso pq ninguém me esclarece o que é, alguém já passou por isso?

    Fico desde já muito agradecido se puderem me ajudar...

    Abraços
    Edusao.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade