x
Convex Datacenter
  • #2605
    Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Idade
    53
    Posts
    52
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Me referi ao sumiço inexplicado da água que o Jcpara falou, as vezes a água vaporiza por algum lugar ou vaza pelo selo no eixo da bomba, cai sobre algum local quente e some, se precisar use um aditivo/corante pra funcionar como marcador e achar aonde esta o mister M do arrefecimento e não abuse da pressurização do sistema.
    Boa noite amigos, quando instalei o sensor eu fiz o T com um cano 1mm menor que o diâmetro do mangote e as abraçadeiras não garantiram 100% de vedação e escapava água exatamente em forma de vapor quando eu rodava acima de 100Km/h, lembro que fiz a viagem de 880Km de distância e a cada 200Km eu percebia a temperatura subindo então parava pra completar, pegava 1,5Litro de água. Então quando cheguei ao destino final fui à uma oficina de um amigo e ele viu as últimas gotinhas do condensado de vapor pingando. Troquei o cano e instalei o vaso de expansão, mas como ainda perco água vou atacar agora na bomba, quem sabe é o Sêlo da bomba.
    Caro Arildo, valeu pela dica. Só uma dúvida... essa bomba dágua é externa? porque eu já ví que aquele suporte que fixa a viscosa com os 4 parafusos não é no corpo da bomba como na maioria dos carros, é um suporte de base triangular fixado na frontal do bloco.

    Grato.
    Sportage 2001 - TDI

  • #2606
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Dependendo de onde for da pra soldar.

    []s
    (DU)
    Bom, tive uma ideia e aparentemente funcionou. Peço que segurem as risadas.....

    Retire o cotovelo que é de alumínio e vi a micro fissura na base do parafuso, então, lembrei das minhas de ciência na 5a Série, resolvi aquecer a peça para ela "dilatar" a fissura, coloquei no forno e e deixei esquentar mas não muito. Retirei a peça e apliquei silicone de alta temperatura na peça, apertei para dentro da fissura com força e deixei esfriando sob pressão com presilhas.

    Retirei o excesso e instalei colocando um pouco de silicone nos parafusos e junta.

    Bom, o vazamento cessou.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2607
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Bom, tive uma ideia e aparentemente funcionou. Peço que segurem as risadas.....

    Retire o cotovelo que é de alumínio e vi a micro fissura na base do parafuso, então, lembrei das minhas de ciência na 5a Série, resolvi aquecer a peça para ela "dilatar" a fissura, coloquei no forno e e deixei esquentar mas não muito. Retirei a peça e apliquei silicone de alta temperatura na peça, apertei para dentro da fissura com força e deixei esfriando sob pressão com presilhas.

    Retirei o excesso e instalei colocando um pouco de silicone nos parafusos e junta.

    Bom, o vazamento cessou.
    Ótima ideia pra uma emergencia, mas no motor ele tbm vai dilatar voltando o vazamento, tomara que eu esteja errado...rsss

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2608
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Ótima ideia pra uma emergencia, mas no motor ele tbm vai dilatar voltando o vazamento, tomara que eu esteja errado...rsss

    []s
    (DU)
    Pensei nisto, mas, a fissura foi dilatada e o gel penetrou e expandiu lá dentro quando secou, criando uma pressão maior ainda, o seja, quando a peça dilatar a fissura irá até certo ponto e o gel não irá se contrair (para isto precisaria esfria e não aquecer), ou seja, acredito que vá funcionar.

    Até agora mesmo com o motor quente está funcionando, claro que precisaria pegar o dia de verão para ter certeza, mas até lá já troquei por uma flange nova (espero).

    Valeu
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2609
    Usuário
    Entrada
    16/10/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Pensei nisto, mas, a fissura foi dilatada e o gel penetrou e expandiu lá dentro quando secou, criando uma pressão maior ainda, o seja, quando a peça dilatar a fissura irá até certo ponto e o gel não irá se contrair (para isto precisaria esfria e não aquecer), ou seja, acredito que vá funcionar.

    Até agora mesmo com o motor quente está funcionando, claro que precisaria pegar o dia de verão para ter certeza, mas até lá já troquei por uma flange nova (espero).

    Valeu
    Na Autopec, tinha essa peça, seria interessante ligar lá e ver com eles quando vai estar disponível, (19) 3241-5341
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

  • #2610
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Na Autopec, tinha essa peça, seria interessante ligar lá e ver com eles quando vai estar disponível, (19) 3241-5341
    Clairton, obrigado pelas informações quando a peça quebrou era na sexta feira anoite e tive que fazer esse MacGyverismo no sábado pela manhã.

    Mas ontem fuçando a net encontrei na Autopec e em uma loja aqui na Vila Maria, vou busca-la essa semana para instala-la assim que possível

    Valeu
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2611
    Usuário
    Entrada
    06/06/2014
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    41
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Prezado Eduarte,

    Sabe informar o fabricante e modelo de termômetro cujo sensor é instalado em contato direto com o bloco do motor?

    Grato,

    Gabriel

  • #2612
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por Gabriel 4x4 Ver Post
    Prezado Eduarte,

    Sabe informar o fabricante e modelo de termômetro cujo sensor é instalado em contato direto com o bloco do motor?

    Grato,

    Gabriel
    Gabriel, existem varios fabricantes de marcadores de temperatura, seja digital, analogico ou de mercurio,vai da sua preferencia e qquer um deles pode ser instalado direto no cabeçote ou em contato com a agua.
    Da uma pesquisada no ML que tem varios.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2613
    Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Idade
    53
    Posts
    52
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O melhor é colocar direto no cabeçote, em contato com o metal.
    A variação de temperatura é diferente em contato com a agua,no metal a temperatura é mais alta,no meu caso que esta no cabeçote, a temperatura varia entre 95 e 110º, tem caso que a variação chega a 120º ou mais.

    []s
    (DU)
    Caro Eduarte, boa noite,
    hoje furou uma mangueira de 5/8 que fica por tràs da turbina e vazou toda água. Realmente o sensor na água é um risco. Resolvi instalar na parte metálica.
    Você poderia mandar foto em qual local do cabeçote instalou?
    Desde já agradeço pela atenção..

    Att, Josivaldo
    Sportage 2001 - TDI

  • #2614
    Usuário
    Entrada
    16/10/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Bom dia colegas.

    A viatura do meu tio começou a esquentar, foi trocado mangueiras, bomba d'agua, e mesmo assim continuava esquentando, partiu então para troca de cabeçote, foi trocado cabeçote, junta, parafusos. Andando no transito urbano ela não esquenta, vi até a linha do meio do marcador e fica por ali, mas antes de chegar ela demora para atingir a temperatura. O teste para ver se esquentava foi uma subida de serra, e não deu outra, o ponteiro passou do meio, esquentou. Pegunta: a válvula termostática é original, ela possui duas válvulas, uma pequenininha que diz que abre aos 40º e a outra normal, maior, será que essa maior pode estar travada fechada, e apenas a pequenininha aberta, não deixando a circulação de água normal e levando a esquentar? Vi também que houve troca da tampa do radiador, a original de 0,90 bar por uma de 1,10 bar, tem algum problema essa mudança de pressão da tampa? Obrigado.
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

  • #2615
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Bom dia colegas.

    A viatura do meu tio começou a esquentar, foi trocado mangueiras, bomba d'agua, e mesmo assim continuava esquentando, partiu então para troca de cabeçote, foi trocado cabeçote, junta, parafusos. Andando no transito urbano ela não esquenta, vi até a linha do meio do marcador e fica por ali, mas antes de chegar ela demora para atingir a temperatura. O teste para ver se esquentava foi uma subida de serra, e não deu outra, o ponteiro passou do meio, esquentou. Pegunta: a válvula termostática é original, ela possui duas válvulas, uma pequenininha que diz que abre aos 40º e a outra normal, maior, será que essa maior pode estar travada fechada, e apenas a pequenininha aberta, não deixando a circulação de água normal e levando a esquentar? Vi também que houve troca da tampa do radiador, a original de 0,90 bar por uma de 1,10 bar, tem algum problema essa mudança de pressão da tampa? Obrigado.
    Clairton, bom dia

    Foi substituída a hélice? Como anda a turbina? Quantos bar ela está atingindo?
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2616
    Usuário
    Entrada
    16/10/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Clairton, bom dia

    Foi substituída a hélice? Como anda a turbina? Quantos bar ela está atingindo?
    A turbina foi retificada, no máximo a uns 2 meses, a hélice eu não sei, mas ela tá ligando e desligando, dá para ouvir, o mecanico tem marcado quando foi feita a troca da hélice a ultima vez, acho que não estava na hora de trocar ainda.
    Meu tio levou ela para dor o reaperto no cabeçote e pediu para verificar a válvula termostática.
    4X4 Brasil
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade