x
Convex Datacenter
  • #2593
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57



    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Senhores, acho que ainda tenho trauma do cabeçote da minha ex Sportage.
    Explico: ontem à tarde parei a Pajero numa rua com média inclinação (descida).
    Ao voltar à viatura duas horas depois e chegar nela pelo lado da frente percebo um líquido pingando no chão, numa posição entre o radiador e a frente do motor.
    Meu coração parou, a barriga gelou, e a cueca se perdeu.
    Não acredito! Viatura com dois meses de idade comigo e aparece isto?
    Abri o capô, olhei tudo em volta do motor e nada.
    Olhei o vaso expansor: nível normal; tirei a tampa do radiador: nível normal.
    Pensei: dá pra ir embora.
    Quando fui baixar o capô e fixar a vareta do mesmo percebo no canto esquerdo água pingando.
    Era excesso de água no reservatório do limpador do pára-brisas!!!
    Simplesmente pingando pela tampinha plástica.
    PELAAMORDEDEUS!
    Que susto.
    Passou tanta coisa pela cabeça.
    Enfim. Traumas mal curados.
    Segue a vida!
    KKKKK é amigo Glaicon, cachorro mordido por cobra.....

    Eu também terei que consultar um analista muito em breve, todos os dias tenho que olhar a água do radiador da minha, uma vez cheguei no trabalho e parei no estacionamento em um local que está um pouco sujo de óleo, pensei comigo "se vazar não vou conseguir ver no chão por conta deste excesso de óleo", pois, bem fui até o canto do estacionamento peguei areia e terra com as mãos mesmo e joguei embaixo do motor, bati as mãos para limpar e sai andando, eis que eu encontro o diretor da fabrica me olhando (ele é muito sarrista) e me pergunta da seguinte forma:

    "quando a sua jaboticabeira que acabou de plantar crescer e seu carro for lá para cima como vc vai fazer para ir embora?"

    Veja o quanto os nossos traumas nos fazem passar por cada situação....

    segue o jogo.....
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2594
    Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Idade
    53
    Posts
    52
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    KKKKK é amigo Glaicon, cachorro mordido por cobra.....

    Eu também terei que consultar um analista muito em breve, todos os dias tenho que olhar a água do radiador da minha, uma vez cheguei no trabalho e parei no estacionamento em um local que está um pouco sujo de óleo, pensei comigo "se vazar não vou conseguir ver no chão por conta deste excesso de óleo", pois, bem fui até o canto do estacionamento peguei areia e terra com as mãos mesmo e joguei embaixo do motor, bati as mãos para limpar e sai andando, eis que eu encontro o diretor da fabrica me olhando (ele é muito sarrista) e me pergunta da seguinte forma:

    "quando a sua jaboticabeira que acabou de plantar crescer e seu carro for lá para cima como vc vai fazer para ir embora?"

    Veja o quanto os nossos traumas nos fazem passar por cada situação....

    segue o jogo.....
    kkkkkk, É isso mesmo amigos... tenho trauma também.
    olho embaixo do motor todos os dias e tenho que abrir o capô sempre. O último cabeçote novo que coloquei foi em nov/2015 e já fiz reaperto 2 vezes de lá prá cá... sem falar outros cuidados e observações constantes enquanto dirijo.
    Mas possuir uma SPORTAGE 1ª GERAÇÃO é só prá quem gosta desse tipo. Alguns amigos me perguntam, - porque você não vende esse carro e compra outro. Então meio grosseiro respondo, -não comprei prá revender e sim porque foi esse que me encheu os olhos e agora sou apoixanado por ele.

    Segue o jogo da vida... isso mesmo. Quem não tem problemas na vida!!!!!?????
    Sportage 2001 - TDI

  • #2595
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Amigos, boa noite.

    Acabo de pegar a viatura, fizemos a instalação completa do vaso de expansão, mas, para a minha tristeza continuou perdendo agua.....

    Mas, pelo menos agora esta fácil de reparar, sabem aquele joelho onde vai a válvula termostática? O meu está com uma pequena trinca onde passa o parafuso, bom, retirei, apertei cola, coloquei cola no parafuso, mas, não tem jeito, esta vasando, enfim, alguém tem um joelho daquele sobrando?

    Acho que este eh exclusivo das SPTGs, acho que nunca vi em outro motor, se alguém já o substituiu por um de outro motor poderia me dizer qual usou?

    Valeu e vamo indo....
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2596
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Sobre o sensor, prefiro fixado ao cabeçote ou bloco sem contato com a água, pois a leitura é mais rápida, o metal é que aquece e passa calor para água e não o contrario, se for instalar acho melhor saber a temperatura do metal/cabeçote que é o que vai pro vinagre primeiro, penso que o sensor de nível no vaso de expansão também só funcione no sistema selado, senão no sistema ''aberto'' o motor/radiador pode estar seco que o vaso expansor continua cheio e a água só baixara com o vácuo quando o motor já estiver frito e frio.
    4X4 Brasil
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #2597
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    ...sabem aquele joelho onde vai a válvula termostática? O meu está com uma pequena trinca onde passa o parafuso...
    Dependendo de onde for da pra soldar.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2598
    Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Idade
    53
    Posts
    52
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Amigos, boa noite.

    Acabo de pegar a viatura, fizemos a instalação completa do vaso de expansão, mas, para a minha tristeza continuou perdendo agua.....

    Mas, pelo menos agora esta fácil de reparar, sabem aquele joelho onde vai a válvula termostática? O meu está com uma pequena trinca onde passa o parafuso, bom, retirei, apertei cola, coloquei cola no parafuso, mas, não tem jeito, esta vasando, enfim, alguém tem um joelho daquele sobrando?

    Acho que este eh exclusivo das SPTGs, acho que nunca vi em outro motor, se alguém já o substituiu por um de outro motor poderia me dizer qual usou?

    Valeu e vamo indo....
    Domingues, eu esquecí de falar, mas a minha também continua perdendo água, pelo menos está trabalhando com a temperatura dentro da normalidade. Eu já desistí de procurar pra onde vai a água, só tenho cuidado para garantir que não está indo pro circuito do óleo. A minha perde 1,0Litro por semana (considerando que rodo dentro da cidade uns 200Km, entre as idas e vindas para as duas escolas que trabalho).
    Sportage 2001 - TDI

  • #2599
    Usuário Avatar de JcPará
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Parauapebas/PA
    Idade
    53
    Posts
    52
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Sobre o sensor, prefiro fixado ao cabeçote ou bloco sem contato com a água, pois a leitura é mais rápida, o metal é que aquece e passa calor para água e não o contrario, se for instalar acho melhor saber a temperatura do metal/cabeçote que é o que vai pro vinagre primeiro, penso que o sensor de nível no vaso de expansão também só funcione no sistema selado, senão no sistema ''aberto'' o motor/radiador pode estar seco que o vaso expansor continua cheio e a água só baixara com o vácuo quando o motor já estiver frito e frio.
    Arildo, sua preferencia em fixar no bloco com certeza é melhor porque de fato o que aquece primeiro é o metal, então isto te dá uma margem de segurança maior, mas não esquecendo que o referencial de temperatura de todos os motores é sempre no circuito de água que é fechado e não troca calor com o meio, já o metal, dependendo de onde fixe o sensor pode haver leitura errada, pois o metal dissipa calor pro meio ambiente.
    Bom! todos agem conforme observam. Eu estou falando com base na Engenharia, mas a engenharia também erra.
    Quando instalei o meu (ver fotos) não atentei pra alguns detalhes, então o Eduarte me mostrou algo que eu não percebí.
    Sportage 2001 - TDI

  • #2600
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    O melhor é colocar direto no cabeçote, em contato com o metal.
    A variação de temperatura é diferente em contato com a agua,no metal a temperatura é mais alta,no meu caso que esta no cabeçote, a temperatura varia entre 95 e 110º, tem caso que a variação chega a 120º ou mais.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2601
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Dependendo de onde for da pra soldar.

    []s
    (DU)
    Eduardo, boa noite

    É bem na base de um dos parafusos, em uma área curva, deve ter trincado por excesso força nos apertos ao longo do tempo.

    Pensei na ideia de soldar mesmo, acho que é a solução, porque achar outra vai ser um desafio.

    Tentei silicone de alta temperatura por dentro e por fora e só diminuiu o vazamento.

    De qualquer forma valeu pela ajuda.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2602
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Mfdomingues, tente com Araldite profissional de cura longa 24/48h, não esqueçam de observar o selo mecânico da bomba d'água, geralmente ele fica comportadinho e só vaza quando exigido.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #2603
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    não esqueçam de observar o selo mecânico da bomba d'água, geralmente ele fica comportadinho e só vaza quando exigido.
    Arildo, bom dia

    Só não entendi a questão do selo mecânico da bomba d'água. O vazamento é no suporte da válvula termostática em uma trinca da peça de alumínio.

    Até acredito que a trinca começou a vazar porque instalei o vaso de expansão com pressão de 1,4 bar com o aumento da pressão a trinca que estava "camuflada" resolveu aparecer, imaginei que coisas do tipo iria acontecer como aconteceu com o nosso amigo do Sul que agora não me recordo do nome, mas após pressurizar o sistema teve que voltar para o original, pois, surgiam vazamentos N nas mangueiras, conexões etc.

    Mas me ajuda ai com a primeira dúvida (bomba) realmente eu boiei agora.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2604
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Me referi ao sumiço inexplicado da água que o Jcpara falou, as vezes a água vaporiza por algum lugar ou vaza pelo selo no eixo da bomba, cai sobre algum local quente e some, se precisar use um aditivo/corante pra funcionar como marcador e achar aonde esta o mister M do arrefecimento e não abuse da pressurização do sistema.
    4X4 Brasil
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade