Depois de sofrer com a roda livre automatica de minha sportage 97 diesel, pois quando precisava ela fica pulando e não tracionando, ate comprei um par usado onde uma estava quebrada, mas precisava de uma mesmo, portanto fiquei com um jogo reserva (quebrado). No travesseiro e cabeça estudando uma forma de modificar a original automatica em manual, uma luz se acendeu.
Posto então uma adaptação simples:
1- retirar a roda livre ( os seis parafusos medida 10 mm)
2- retirar o automatico que esta dentro do cubo na roda ( deixando a porca que aperta a roda nos rolamentos, e conseguir uma contraporca rosca igual. No meu caso usei as porcas do meu segundo jogo de roda livre)
3- com a roda livre em mãos, retirar a trava central que prende a segunda parte do automatico, guardar se desejar pois não sera mais usado e nem a que retirou da roda.
4- roda livre em mãos, retirar um anel que prende a parte interna plastica á carcaça.
5- retirar a mola e guardar, pois sera usada, e retirar a engrenagem interna que faz a conexão da ponta da homocinetica com a carcaça.
6- para entender o funcionamento observar que quando a engrenagem que é uma peça móvel, esta no fundo, o sistema esta engatado, e quando sobe um centimetro, ela fica solta girando livremente.
7- entendendo o sistema passamos a adaptação. Levar a peça a uma oficina de usinagem, onde sera feito 3 furos e aberto rosca, em que sera utilizado 3 parafusos de 1/4 rosca fina de aço para uso de chave allen 2,5 mm. A ação desse parafuso não exerce força portanto não precisa ser grande. ( no meu caso sugeri parafuso maior, mas o usineiro acabou colocando 3 pequenos.
8- o peça plastica que fica presa pelo anel, deve ser retirada e fazer um de aço. Esse anel parecido com uma arruela grande, vai ser recolocada pressionando a mola que estava empurrando a engrenagem movel para o fundo. Os parafusos que são 3, dispostos equidistantes na carcaça, (abrir rosca na carcaça da roda livre conforme nos videos para a colocação dos parafusos)
9- o comprimento dos parafusos são de 20 mm. ( tentei deixar mais curtos mas não chega a deixar a engrenagem solta)
10- a colocação de 3 parafusos é para que a engrenagem se movimente internamente de forma igual. com um parafuso não consegue empurrar, forçando de forma irregular, e com dois parafusos pode ficar balançando de um lado ao outro,acredito que funcione, mas optei de 3 parafusos, pois são 3 pontos de apoio.

Tentei explicar, e acaba sendo longo, mas o funcionamento é simples. Montar com a engrenagem no fundo, observando a posição para não inverter. colocar a mola retirada, o anel (arruela) de aço feita e o anel de trava (esse anel ou arruela deve ficar justa e não apertada no centro) colocar um pouco de oleo de engrenagem e misturar um pouco de graxa. se usar só oleo pode vazar e secar e se usar graxa pode travar e a mola não conseguir empurrar a engrenagem quando soltar os parafusos.

Para montar, lembrar de travar a porca da roda e rolamentos. montar a roda livre como se retirou.
Os 3 parafusos da adaptação ficando totalmente fixo e apertado, a roda estara livre e quando precisar de usar a tração, descer a soltar os parafusos 10 mm . os 3 parafusos ficarão salientes. se for usar em locais de lama profunda ou barrancos pode bater e quebrar os parafusos, então caso vá acontecer, o melhor seria ter outro jogo, com 10 mm de comprimento e colocar no no local para tampar os furos que pode entrar residuos , lama etc. Tambem pode criar uma calotinha para tampar todo conjunto e não se preocupar com o barro.
(no caso dos outros sistemas, tambem se desce do carro para girar a borboleta. neste caso só soltar os e parafusos, demora só mais um pouco.

tentei anexar videos mas não consegui. vou providenciar fotos.