x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/02/2019
    Local
    Fafe/OUTRO PAÍS
    Posts
    5
    Agradecimento: 1

    Troca motor Sportage Tdiil




    Boas amigos,
    Sou de Portugal e tenho um Sportage 2.0Td motor Mazda.
    Comprei o com a junta do cabeçote queimada, troquei e voltou a queimar. Fui informado que o bloco deve estar rachado.
    Por isso queria perguntar se alguém aqui sabe que motor poderei trocar que seja fácil de adaptar, com poucas alterações e tendo em conta que o dinheiro não é muito, e que seja facil de encontrar cá em Portugal.
    Cumprimentos.

  • #2
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Olá Rffoliveira, seja bem vindo.
    Infelizmente nenhuma adaptação de motor é facil, não importa que motor escolha as adaptações serão as mesmas, flange, suporte, chicote...
    O fato de seu motor estar queimando junta não significa necessariamente que o bloco esteja empenado/trincado.
    Esse motor RF a parte de baixo é bem robusta, o cabeçote que é sensível, se ja tiver sido feito retifica provavelmente seja ele o problema, é o tipo de motor que só funciona bem com cabeçote novo, mas vale revisar a parte de baixo tbm.
    Lembrando que se faz necessário a troca dos parafusos e junta de qualidade, se não é trabalho perdido.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    15/02/2019
    Local
    Fafe/OUTRO PAÍS
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Será da junta então que voltou a queimar?
    O cabeçote é novo, a junta foi nova mas não devia ser da melhor qualidade. Voltou a queimar sem aquecer, porque nunca me passou do meio no termômetro, e quando lá chegava ligava a ventoinha, porque eu coloquei uma ventoinha elétrica com um radiador de maior curso de água.

  • #4
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Procure juntas da Taranto ou Ajusa.
    Os parafusos foram trocados?
    O torque de aperto e a sequencia precisam ser exatos.

    [ ]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #5

    Aproveite a infinidade de motores Diesel que tem na Europa!

    Citação Postado originalmente por Rffoliveira Ver Post
    Boas amigos,
    Sou de Portugal e tenho um Sportage 2.0Td motor Mazda.
    Comprei o com a junta do cabeçote queimada, troquei e voltou a queimar. Fui informado que o bloco deve estar rachado.
    Por isso queria perguntar se alguém aqui sabe que motor poderei trocar que seja fácil de adaptar, com poucas alterações e tendo em conta que o dinheiro não é muito, e que seja facil de encontrar cá em Portugal.
    Cumprimentos.
    Já que está em Portugal, você terá muitas opções de motores para substituir.

    Eu aproveitaria um VW 1.9 TDI que tem aos montes por aí.

    (Mas provavelmente o seu problema deve ser de arrefecimento. Terá que retirar o cabeçote e fazer o teste de estanqueidade. Isso feito, deverá fazer a plaina tanto do cabeçote quanto do bloco e colocar uma junta de boa qualidade.)

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/09/2016
    Local
    sorocaba/SP
    Idade
    64
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Olá. Tenho uma sportage motor 2.2 e ja sofri com problemas . Na primeira vez me queimou a junta por ser de qualidade inferior. Depois de encontrar junta de qualidade e aqui foi da Mahle ou seja Metal Leve, não tive mais problemas, mas como nosso amigo comentou, o bom seria um jogo de parafusos novos pois são elasticos e tem a forma certa de ajustes e apertos, e um cabeçote novo. O cabeçote tem um limite para plaina. Na duvida melhor trocar. E a opção de troca de motor com adaptação, esse 1.9 diesel da volks é otima opção. ja me comentaram. apenas não sei a durabilidade.
    espero que ajude.

  • #7
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Rffoliveira Ver Post
    Boas amigos,
    Sou de Portugal e tenho um Sportage 2.0Td motor Mazda.
    Comprei o com a junta do cabeçote queimada, troquei e voltou a queimar. Fui informado que o bloco deve estar rachado.
    Por isso queria perguntar se alguém aqui sabe que motor poderei trocar que seja fácil de adaptar, com poucas alterações e tendo em conta que o dinheiro não é muito, e que seja facil de encontrar cá em Portugal.
    Cumprimentos.
    Como o Duarte disse substituir o motor sempre é trabalhoso e inevitavelmente mais custoso a não ser que sua opção seja um motor pior, por exemplo aqui no Brasil o pessoal substitui pelo motor AP a volks que tem em muitos carros, por este motivo o custo de aquisição é muito barato e neste caso compensa o preço da adaptação, mas como é um motor de carro e passeio não fica bom, além e ser gasolina.
    Aqui vi duas adaptações que ficarm boas, foi e um toyota 3l 2.8, motor e caixa, mas é bem trabalhosa, porque tem que deslocar o suporte da bateria, fazer um body lift, fazer novos suportes etc. Uma um pouco mais simples que fi foi a adaptação do motor Kia J4 2.7 que equipa as Bongos as Vans, não prescisou deslocar o suporte a bateria e não foi necessário fazer body lift.

    De qualquer forma, fazer o motor original é mais barato e da menos trabalho, talvez o serviço que foi feito no seu na primeira vez não tenha ficado bom.
    Além da junta de boa qualidade e parafusos dentro da tolerancia correta faz necessário verificar as antecamaras (verificar quer dizer substituir) muitas vezes elas possuem micro fissuras que faz com que o motor aqueça demasiadamente, percebendo somente em rodovia.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/02/2019
    Local
    Fafe/OUTRO PAÍS
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    O cabeçote tinha sido colocado novo pelo antigo dono, apenas foi retificado agora.
    Se calhar vou tirar o bloco e testar para poder verificar tudo e assim já fica um bom trabalho.
    Vou encomendar uma junta da Ajusa como o amigo disse que não é muito mais cara que a que pus e trocar os parafusos. Quando puder dou notícias sobre o estado.
    Muito obrigado amigos, cumprimentos.

  • #9
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Muito cuidado com o torque no cabeçote, é um ponto muito importante.

    [ ]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    15/02/2019
    Local
    Fafe/OUTRO PAÍS
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Sim, eu sei. O cabeçote é apertado pelo mecânico com a chave dinamometrica, com a força e sequência corretas e adequadas.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/02/2019
    Local
    Fafe/OUTRO PAÍS
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Boas amigos.
    Decidi arriscar e repetir o processo.
    O cabeçote foi facejado, coloquei uma junta de boa qualidade e parafusos novos.
    Vim a descobrir que o mecânico deu mal o aperto do cabeçote, uma vez que tem que se dar duas vezes 90° e ele só deu uma. Desta vez fui eu que fiz tudo.
    Coloquei termoventilador com radiador de origem, válvula para acionar o ventilador. Até agora está perfeito, já fez cerca de 100km, a temperatura poucas vezes chega a meio, e se chegar a ventoinha liga e rapidamente desce.

  • #12
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Rffoliveira Ver Post
    Boas amigos.
    Decidi arriscar e repetir o processo.
    O cabeçote foi facejado, coloquei uma junta de boa qualidade e parafusos novos.
    Vim a descobrir que o mecânico deu mal o aperto do cabeçote, uma vez que tem que se dar duas vezes 90° e ele só deu uma. Desta vez fui eu que fiz tudo.
    Coloquei termoventilador com radiador de origem, válvula para acionar o ventilador. Até agora está perfeito, já fez cerca de 100km, a temperatura poucas vezes chega a meio, e se chegar a ventoinha liga e rapidamente desce.
    Amigo, está utilizando ventoinha (ventilador) elétrico e não mecanico na sua Diesel (embreagem viscosa), aqui no Brasil poucos usam porque a maioria não funciona adequadamente ou deve investir muito para substituir o radiador por um de maior capacidade.

    O torque do cabeçote sáo 2x 90, com espaço de tempo correto entre eles e se der folga volta e faz tudo de novo, tem que ser criterioso.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 4
      Última resposta: 26/04/2014, 18:26
    2. Sportage 4x4 diesel R$ 18.000,00 (ACEITO TROCA)
      Por Júlio C. A. Santos no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 11/08/2010, 20:57
    3. Troca motor SW4 98 GAS AUTX MOTOR MWM 2.8 TCE
      Por Francisco Jose Beust no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 13/07/2009, 20:23
    4. Troca da turbina Sportage
      Por valter.godoy no fórum Kia Sportage
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/01/2008, 23:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade