x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/01/2015
    Local
    Limeira/SP
    Idade
    44
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Unhappy Grand Sportage 2001 - Fundiu motor.... e agora???




    Boa Tarde a todos!

    Infelizmente hj recebi a noticia do meu mecânico que o motor da minha Sportage fundiu!
    O 2 cilindro está com a camisa toda estragada e o pistão trincado.
    ele me passou um valor aproximado de R$10.000,00 para fazer a usinagem, peças, e M.O.
    Ela está nos 350.000 km muito bem rodados e estou passando por um momento difícil de $$$ não sei
    se valeria a pena fazer o serviço ou vende-la como está!!
    Alguém tem alguma dica ou sugestão pra me passar?

  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    A primeira coisa é procurar outros orçamentos para retífica, porque esse parece estar bem acima da realidade.
    A segunda opção é procurar em desmanche por um motor de carro batido, que deverá ser analisado por um mecânico antes da compra.
    É uma decisão que tem que ser tomada depois de muita pesquisa, caso contrário algum oportunista vai lucrar com o seu desespero.

  • #3
    Usuário Avatar de j andré
    Entrada
    04/05/2017
    Local
    Alvorada/RS
    Idade
    46
    Posts
    42
    Agradecimento: 1
    Amigo.
    Muita calma. E muita pesquisa. Se é só um cilindro o valor será bem menor.

  • #4
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Olhe normalmente o serviço nao é só de 1 cilindro.
    Já que vai desmontar tudo, se verifica tudo, qualquer coisa fora da medida é bom conferir e fazer os devidos ajustes.

    Trocaria o jogo de pistão, por originais os paralelos não tem jetcooler

    no cabeçote trocaria as válvulas, as antecâmaras por de inox... Isso se o cabeçote estiver bom. Cabeçote de aluminio "não existe retifica" pra diesel não fica bom, se tiver ruim vale a pena comprar novo. (amc, mando, ou original)

    Junta de cabeçote você vai ter que trocar, procure da marca ajusa. sportage só existe uma medida.

    Ajudaria muito se você mostrar aqui o que contempla esse valor de R$10000... dependendo o que for, não está caro.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #5
    Usuário
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Idade
    56
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Companheiros!

    Vai minha experiência no assunto, pois tive que fazer o motor de minha Grand Sportage com 220.000 kms apenas por que estourou a mangueira de água que vai pro radiador do ar quente, a água foi-se e o amigo que estava com o carro na estrada chegando em Belo Horizonte, não viu. E eu havia mandado substitui TODAS as mangueiras do sistema. Mas não trocaram essas. O detalhe é que o estrago foi só na junta de cabeçote. Importei o cabeçote na Coreia e o mecânico conseguiu fundir o motor dentro da oficina depois de pronto.

    Recambiei o carro para outra oficina (o dono é ex-mecânico da Kia) em Contagem e o orçamento do motor ficou em R$ 7.000,00 reaís à época, incluindo outro cabeçote. Acabei importando outro cabeçote e exigi todas os componentes da Metal Leve. O resultado disso foram dois anos e o carro nunca saia da oficina. Sempre dava problema de cabeçote e superaquecimento. Por fim, carro entregue funcionando e pé na estrada para Governador Valadares. Na primeira serra mais "braba" chegando em João Monlevade o carro superaqueceu e começou a cuspir água, um claro sinal de junta novamente queimada. No local constatei a falta da válvula termostática, uma gambiarra muito comum utilizada pelos "engenheiros" meXânicos.

    Liguei injuriado ali mesmo pro dono da mecânica e relatei o fato e que queria voltar com o carro. Ele amuou e desse pra prosseguir pra GV da forma que fosse e que me mandasse o número da conta que ele devolveria todo o dinheiro pago pra que eu pudesse resolver por lá mesmo. Aceitei na hora e parti com fé, coragem e muita água no bagageiro. Afinal a serra maior havia sido vencida em Bela Vista de Minas.

    Consegui chegar em GV e levei o carro pra oficina de minha confiança e como não podia deixar de ser o diagnóstico foi mesmo junta queimada pela enésima vez. Nesse meio tempo fui reembolsado do serviço do motor, que agora contava com a parte de baixo tudo novo. Importei outro cabeçote e depois de muita pesquisa aqui e ali, notei que no orçamento não constavam os parafusos e pino guia do cabeçote. Indagado, a resposta do mecânico é que não precisava, iriam suar os mesmo. Bingo! Estava ali toda a explicação do porquê motores diesel nunca mais são os mesmos depois da primeira junta queimada (geralmente por descuido ou falta de atenção).

    Esses parafusos, assim como o pino-guia tem propriedades elásticas e só devem ser instalados com torquímetro e com conhecimento do torque correto para o modelo. Não podem sequer ser desenroscados se tiver excedido o torque. Parafusos usados nem pensar. E isso vale pra qualquer modelo de motor e combustível. Nos modelos a diesel o problema é exacerbado devido às altas compressões do motor e turbina, se for o caso.

    Minha Sport hoje tá uma moça. Motor redondinhdo, não esquenta com nada! Recentemente troquei os elementos dos bicos e agora vou mandar equalizar o sistema e alimentação em um bombista capacitado. Muito econômica. Chegou a fazer 16 km/l na estrada. Pega igual gonorreia! Só acho que o motor é subdimensionado pra ela, ainda que turboalimentado. Parece um carro mil. No entanto, força tem de sobra. Mas sou suspeito pra falar, uma vez que tenho uma Rexton II 2011 4X4 Awd TOD com um Mercedes Benz common rail 2.7 turboalimentado e aí é inevitável e injusta a comparação.

    Se puder, compre os componentes originais na Coreia, através do aliexpress.com, globalsources.com ou outro site de importação confiável, ou mesmo em lojas especializadas no país, como a jpimports.com.br

    A Kia HG aqui em Governador Valadares tem me dado um ótimo suporte. Já comprei muito componente lá, original, com nota fiscal e garantia, não raro, mais barato que usados, que estão com preços à beira da morte.

    O contato da BR411 Peças aqui é o Geciene Ferreira (peças@kiahg.com.br) ou 33 3202-9100. Através do número do chassi ele rastreia os modelos dos componentes que precisa. Porém, segundo ele, a Kia não informa a disponibilidade de peças e que caso esteja disponível, chega ao Brasil entre 12 e 15 dias. O pagamento é antecipado e se, após efetuado o pedido, eles recebem uma planilha com previsão dos componentes e caso o prazo for superior a 120 dias, pode-se cancelar o pedido e ter o valor pago restituído. Ou aguardar.

    No meu caso sempre foi muito rápido e componentes como o cabeçote, foram entregues no endereço que eu estipulei, diretamente na oficina. Os faróis de neblina chegaram em 10 dias. Pra se ter uma ideia custaram R$ 127,00 em janeiro de 2018. No MercadoLivre está a R$ 226,00.

    Namastê, irmãos de luz!

  • #6
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Show de relato Claudinho, pequenas coisas devem ser sempre observadas!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #7
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Ótimo relato, mas qquer mecânico que se preze sabe que os parafusos do cabeçote devem ser subsistidos sempre que tirar o cabeçote, o mesmo serve para o torque e sequencia de aperto e desaperto.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Idade
    56
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Esqueci um outro detalhe crucial e hábito comum dos "engenheiros meXânicos": tirar a válvula termostática! E minha probrezinha Sport saiu da oficina sem ela e com parafusos usados! Alta compressão do motor, parafusos "frouxos" e água que não resfria por que não existe dispositivo que a impeça de permanecer no radiador pelo período necessário previsto pela fábrica, pra ser resfriada pelo vento ou pela ventoinha é superaquecimento na certa!

    Ainda que não haja superaquecimento da água no ponto de fervura, a motor (leia-se carcaça) passa a trabalhar com temperaturas acima da média e aí vem outro agravante: o óleo que tem propriedades químicas e físicas elaboradas pra manter suas propriedades de lubrificação numa determinada faixa de temperatura, passa a aquecer em demasia, podendo perder suas propriedades lubrificantes. Dependendo do calor, vira uma gosma preta. Pior ainda é quando não se usa aquele especificado pela fábrica.

    Junte tudo isso e voìlà! Motor fundido.

    Altamente recomendável: Uso do Militec-1. Essa coisa é a 8ª maravilha do mundo! E quase que ninguém conhece. Pode-se perder todo o óleo do cárter que não vai acontecer nada no motor. Pelo menos em situações normais e por quilômetros. O ADG da High Torque em BH deu a volta na lagoa da Pampulha com um Honda Civic sem óleo algum no cárter e não houve dano algum em lugar nenhum. E só só troco o óleo de 20 em 20.000 km, quando acrescento nova leva de Militec-1. Detalhe: ainda com 20.000 km, o óleo sai novinho. Em carros a diesel só percebe isso quem conhece, mas pude verificar na minha Honda Transalp que rodei 10.000 km sem trocar o óleo. Estava como se tivesse colocado naquele dia! Deu até dó jogar fora. Isso conta muito num veículo que pegar 8 litros de óleo.

    Link do teste do ADG:




    Gran Sportage 2001 2.0 TDI 4x4
    Rexton II 2011 2.7 XDI\XVT 186 cv 4x4 Awd\TOD
    Fusca 1200 1963 Hebmüller conversível
    4X4 Brasil Razão: Erro de difitação

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Grand vitara 98 ou sportage 2001
      Por Williamwg no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 26/11/2016, 01:05
    2. Grand Sportage TDI 2001
      Por edumont no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 13
      Última resposta: 31/10/2008, 16:39
    3. "Meu Motor FUNDIU!!!! e Agora???
      Por ale_4x4 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/03/2008, 16:12
    4. SPORTAGE GRAND TB INTERCOOLER 2001
      Por RogerioPerez no fórum Kia Sportage
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/01/2006, 01:24
    5. Sportage grand 2001
      Por felipesimon no fórum Kia Sportage
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/07/2004, 10:43

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade