x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 62
  • #37
    Usuário
    Entrada
    28/02/2017
    Local
    *.*/OUTRO PAÍS
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    O radiador imagino que foi varetado e sua vazão verificada, assim como a bomba d'água, correto?
    Olá MFDomingues,

    O radiador foi integralmente reformado na Zago, fabricante de radiadores de latão e cobre, de Porto Alegre. As colméias antigas (2) foram substituídas por novas (e maiores), e acrescidas mais duas. Os caixilhos desmontados e lavados. O radiador por todo pintado de preto, e revisadas todas as soldas e encaixes.

    Gastei cerca de R$ 900, em novembro último.

    O manual refere um total de 7,9 litros para o sistema (radiador, mangueiras, bloco, vaso expansor). Devo estar com cerca de 10,5 litros (não acompanhei o mecânico), mas foram 8 litros de desmineralizada mais 2,5 litros de Valeo concentrado.

    Com respeito á vazão, nada posso afirmar sobre se foi verificada. A bomba d´água o mec. assegurou estar íntegra.

    Possuo uma nova comigo, guardada.

    Essa camionete está comigo desde 2007. Não posso garantir que o radiador seja o original dela, de projeto, ou que já tenha sido trocado.

    Mas o fato é que numa viagem, em 2011, cheguei a colocar o máximo do motor, 160 km/h, em rodovia em trecho de reta, próximo à fronteira, sem sinal nenhum de fervura. Acredite quem quiser.

    O ponteiro só passa da metade, até pouco mais da quarta parte da escala (e depois retorna rápido ao normal) em trecho prolongado de serra.

    A questão é, o radiador pode ser uma caixa d´água com 500 litros. Se a água não passar com vazão rápida pelo bloco, ela aquecerá do mesmo jeito.

    Vou averiguar a bomba que disponho (que por sinal é indicada na caixa para a 2.2, mas a loja me garantiu que servia também para a 2.0) e a termostática. Atacarei estes dois pontos. Última cartada será o radiador, por um novo.

    O que os amigos acham ?
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    A bomba da 2.2 é a mesma da 2.0.

    O radiador sendo de maior capacidades, maior área de dissipação e novo como você disse não deve ser seu problema. Também não creio que seja a viscosa, porque em altas velocidades ela não tem efeito (ar forçado faz a vez dela).

    Rapaz, difícil hein.

    Concordo contigo que não adianta ter 100 litros de fluído la no radiador por que senão passar pelo bloco é inútil.

    Vou consultar um amigo que eh mecânico diesel (trabalha muito com mwm) para ver se ele tem alguma idéia.

  • #39
    Usuário
    Entrada
    28/02/2017
    Local
    *.*/OUTRO PAÍS
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    A bomba da 2.2 é a mesma da 2.0.

    O radiador sendo de maior capacidades, maior área de dissipação e novo como você disse não deve ser seu problema. Também não creio que seja a viscosa, porque em altas velocidades ela não tem efeito (ar forçado faz a vez dela).

    Rapaz, difícil hein.

    Concordo contigo que não adianta ter 100 litros de fluído la no radiador por que senão passar pelo bloco é inútil.

    Vou consultar um amigo que eh mecânico diesel (trabalha muito com mwm) para ver se ele tem alguma idéia.

    Aproveitando a deixa, no domingo fiquei uma boa meia hora olhando o motor, aqui e ali. Nenhum vazamento aparente. Motor seco.

    Mas aí, olhando o reservatório de expansão (modifiquei-o para ser selado, fotos anexas).

    Ocorreu-me que olhei a tampa. E esta indicava pressão de 1.0 bar. Essa tampa é valvulada (isto é, possui válvula interna que libera pressão acima da pressão estipulada) da linha Ducato, 2.8 ou 2.3 Multijet.

    Como sabemos, as Sportage diesel (e a maioria dos asiáticos) trabalham com 0.9 bar.

    Saí à procura de tampa rosqueada para a bitola do vaso expansor (que é linha Fiat - Siena), sem sucesso. E as tampas encontráveis são todas superiores a 1.0 bar, e/ou bitola mais larga.

    A idéia que faço é que se eu a mantiver, elevarei a pressão no sistema, o que, possivelmente, pode ser a causa da elevação da temperatura em trechos prolongados em subida de serra.

    Pergunta : Mantenho a tampa de 1.0 bar, mudo para um vaso expansor compatível com tampa de bar menor (0.7/ 0.6 bar - Mercedes Acello) ou volto com o sistema de vaso de expansão original Kia ?

    Foto 1
    -dsc02736.jpg


    Foto 2
    -dsc02732.jpg

    Foto 3
    -dsc02730.jpg
    4X4 Brasil

  • #40
    Algumas observações sobre o seu caso:

    1 - Sistema selado de refrigeração: o sistema original é suficiente - minha Sportage está indo para 170.000kms toda original ainda. Ela foi projetada assim e com uma pressão de funcionamento de 0,9BAR. Use uma tampa de boa qualidade e verifique se há alguma perda de pressão ou água pela tampa. Um pequeno teste com espuma de sabão é o bastante;

    2 - Não é normal que o ponteiro passe do meio (ou mesmo CHEGUE no meio). A razão é que o ponteiro não funciona de forma linear e para ele passar é necessaŕio que a temperatura normal de funcionamento exceda 20 graus. Isso levaria a temperatura da água a pelo menos 102 graus;

    3 - Verifique sempre o acoplamento viscoso. No meu caso, o ponteiro chegou ao meio, eu parei imediatamente e a temperatura voltou ao normal em menos de 1 minuto. Vi que era o óleo do acoplamento que estava perdendo a eficiência. Como não encontrei aqui no Brasil, comprei nos EUA um acoplamento "Heavy Duty" para o Suzuki Grand Vitara (segunda geração). A furação é idêntica; Depois da troca não observei nenhum problema. O ponteiro sempre está um traço antes do meio. Voltei anteontem de uma viagem de 1200km, subindo serra com vigor, claro que respeitando as limitações do motor e do carro.

    4 - Instale um sensor de temperatura do cabeçote. É muito simples, eu mesmo comprei um termostato TIC-17rgti, com um sensor para até 300 graus. Afixei usando um abraçadeira, com um parafuso M5, logo atrás da bomba injetora. A alimentação puxei do acendedor de cigarros, protegido com um fusível de 10A. Caso falte água, ele dispara um alarme quando chega a 100 graus (posição MUITO conservadora, já que o limite seria 120 graus);

    5 - Volte com a termoestática de 82 graus, que é a original do veículo. Não ande sem ela ou com a de 75 graus. A ovalização do primeiro cilindro é causado justamente pelo excesso de resfriamento, a água chega primeiro nesse cilindro e ele passa a trabalhar em temperatura inferior ao que foi projetado, com isso aumentado o desgaste, já que os componentes tem a dilatação calculada para a temperatura normal (projetada) de funcionamento;

    6 - O aumento de capacidade é benéfico, mas vejo que seja desnecessário, se forem seguidas as normas de manutenção;

    7 - Verifique o ponto, se está tudo ok. Se o motor funcionar atrasado, ele tem maior tendência a aquecer e fica sem força;

    8 - Qualquer emissão de fumaça não é normal, a não ser quando o carro é ligado, pois acontece nesse momento um maior débito da bomba para permitir que o motor seja ligado. E normalmente é uma fumaça negra, indicando a mistura mais rica.

    Então é isso. Precisando de ajuda, estamos aí.

    (Complemento) - Em alguns forums de motores que acompanho, há relatos que o desgaste em 72 graus é o DOBRO do que em 82 graus. Isso pode realmente explicar o maior desgaste do primeiro cilindro.
    4X4 Brasil

  • #41
    Usuário
    Entrada
    28/02/2017
    Local
    *.*/OUTRO PAÍS
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por robertoamv Ver Post
    Algumas observações sobre o seu caso:

    1 - Sistema selado de refrigeração: o sistema original é suficiente - minha Sportage está indo para 170.000kms toda original ainda. Ela foi projetada assim e com uma pressão de funcionamento de 0,9BAR. Use uma tampa de boa qualidade e verifique se há alguma perda de pressão ou água pela tampa. Um pequeno teste com espuma de sabão é o bastante;

    2 - Não é normal que o ponteiro passe do meio (ou mesmo CHEGUE no meio). A razão é que o ponteiro não funciona de forma linear e para ele passar é necessaŕio que a temperatura normal de funcionamento exceda 20 graus. Isso levaria a temperatura da água a pelo menos 102 graus;

    3 - Verifique sempre o acoplamento viscoso. No meu caso, o ponteiro chegou ao meio, eu parei imediatamente e a temperatura voltou ao normal em menos de 1 minuto. Vi que era o óleo do acoplamento que estava perdendo a eficiência. Como não encontrei aqui no Brasil, comprei nos EUA um acoplamento "Heavy Duty" para o Suzuki Grand Vitara (segunda geração). A furação é idêntica; Depois da troca não observei nenhum problema. O ponteiro sempre está um traço antes do meio. Voltei anteontem de uma viagem de 1200km, subindo serra com vigor, claro que respeitando as limitações do motor e do carro.

    4 - Instale um sensor de temperatura do cabeçote. É muito simples, eu mesmo comprei um termostato TIC-17rgti, com um sensor para até 300 graus. Afixei usando um abraçadeira, com um parafuso M5, logo atrás da bomba injetora. A alimentação puxei do acendedor de cigarros, protegido com um fusível de 10A. Caso falte água, ele dispara um alarme quando chega a 100 graus (posição MUITO conservadora, já que o limite seria 120 graus);

    5 - Volte com a termoestática de 82 graus, que é a original do veículo. Não ande sem ela ou com a de 75 graus. A ovalização do primeiro cilindro é causado justamente pelo excesso de resfriamento, a água chega primeiro nesse cilindro e ele passa a trabalhar em temperatura inferior ao que foi projetado, com isso aumentado o desgaste, já que os componentes tem a dilatação calculada para a temperatura normal (projetada) de funcionamento;

    6 - O aumento de capacidade é benéfico, mas vejo que seja desnecessário, se forem seguidas as normas de manutenção;

    7 - Verifique o ponto, se está tudo ok. Se o motor funcionar atrasado, ele tem maior tendência a aquecer e fica sem força;

    8 - Qualquer emissão de fumaça não é normal, a não ser quando o carro é ligado, pois acontece nesse momento um maior débito da bomba para permitir que o motor seja ligado. E normalmente é uma fumaça negra, indicando a mistura mais rica.

    Então é isso. Precisando de ajuda, estamos aí.

    (Complemento) - Em alguns forums de motores que acompanho, há relatos que o desgaste em 72 graus é o DOBRO do que em 82 graus. Isso pode realmente explicar o maior desgaste do primeiro cilindro.
    Prezado RobertoAMV,

    Realmente, muito elucidativa tua orientação.

    Hoje (15fev2018) fiz um percurso mais longo (deslocamento até a capital) no plano, com uma parada inesperada na rodovia (recapeamento), que gerou um anda/pára por alguns quilômetros, para uma temperatura externa por volta de 33o C.

    O ponteiro não passa do meio nesse regime.

    Porém, minha mística de elevação de temperatura somente em subida prolongada de serra foi desfeita.

    Por um trecho prolongado no plano, pouco acima de 80 km/h, ela também começa a sinalizar aumento de temperatura.

    Ou seja, não é possível passar de 80 km/h, nem ultrapassar, nem ficar com rotação elevada acima de 1900 rpm por muito tempo (lembrando que assim como sobe, desce rapidamente o ponteiro, bastando aliviar o pedal ou manter em ponto morto).

    Não está baixando óleo. Muito menos água. Não há som de borbulha quando desligo, tampouco som de chaleira.

    Voltarei para a termostática de 82o. C. Nessa região é difícil encontrar. Concessionária Kia não possui mais peças de Sportage. Conjuntamente verificarei a troca da bomba d´água.

    E por fim a possibilidade de que as válvulas estejam desreguladas, haja visto que, como já relatei, em velocidade estável é audível (com vidros fechados e rádio e ventilação desligadas) um som rajado do motor (como de palheta de copo plástico nos raios de bicicleta, quem lembra ?), em paralelo ao assovio da turbina, que vem me causando desconfiança.

    A última desconfiança é de que a retífica não tenha surtido muito efeito, da possibilidade de que deixaram passar algo, ou de que não foram suficientemente honestos comigo. Mas essa dúvida é desmentida pela reputação da mesma na região, uma das mais antigas do estado, com mais de 50 anos. Não sei ! Só sei que não tenho mais fôlego, paciência e/ou entusiasmo para nova retífica !

    Enfim, senhores, são muitas as possibilidades.

    Obrigado por mais essa !
    4X4 Brasil

  • #42
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,744
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por SPTGERS Ver Post
    Porém, minha mística de elevação de temperatura somente em subida prolongada de serra foi desfeita.

    Por um trecho prolongado no plano, pouco acima de 80 km/h, ela também começa a sinalizar aumento de temperatura.

    Ou seja, não é possível passar de 80 km/h, nem ultrapassar, nem ficar com rotação elevada acima de 1900 rpm por muito tempo (lembrando que assim como sobe, desce rapidamente o ponteiro, bastando aliviar o pedal ou manter em ponto morto).
    Putz!

  • #43
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    O sistema selado que fez no radiador tem retorno do reservatório pra parte inferior do radiador? Esta usando a tampa original do radiador com as duas valvulas mais a tampa do reservatorio?
    Ponto importante a ser observado e ja mencionado pelo robertoamv é o acoplamento viscoso, se a viscosidade estiver baixa não terá força pra travar a helice e puxar ar suficiente pra refrigerar o radiador com o giro do motor alto.
    Mais uma observação, até onde sei, nesses motores da mazda é normal a temperatura subir "um pouquinho" em regimes severos como subidas muito longas com giro baixo, mas baixando qdo volta a trabalhar em regime normal, mas não é normal subir a temperatura em transito lento nem em velocidade de cruzeiro, que indica ser problemas na ventoinha.

    []s
    (DU)
    4X4 Brasil
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #44
    Usuário
    Entrada
    28/02/2017
    Local
    *.*/OUTRO PAÍS
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O sistema selado que fez no radiador tem retorno do reservatório pra parte inferior do radiador? Esta usando a tampa original do radiador com as duas valvulas mais a tampa do reservatorio?
    Ponto importante a ser observado e ja mencionado pelo robertoamv é o acoplamento viscoso, se a viscosidade estiver baixa não terá força pra travar a helice e puxar ar suficiente pra refrigerar o radiador com o giro do motor alto.
    Mais uma observação, até onde sei, nesses motores da mazda é normal a temperatura subir "um pouquinho" em regimes severos como subidas muito longas com giro baixo, mas baixando qdo volta a trabalhar em regime normal, mas não é normal subir a temperatura em transito lento nem em velocidade de cruzeiro, que indica ser problemas na ventoinha.

    []s
    (DU)
    Prezado EDuarte,

    Afirmativo. Sistema selado com retorno para a mangueira que coleta a parte inferior do radiador.

    Negativo. A tampa do radiador teve removida a válvula (mola). A passagem de água é livre no bocal da tampa do radiador. Essa tampa tem função apenas de tampar o radiador. Não há vazamentos por essa tampa. Apenas a tampa do reservatório de expansão tem a função de regular a pressão, e é de 1 bar. Tampa de rosqueamento plástica de 0.9 bar somente uma, da linha VW Gol, e também para pressões menores, de 0.8/0.7 ou 0.6 bar (linha caminhões Mercedes e VW). Porém suas bitolas são maiores e teria de se modificar o reservatório pelos compatíveis a essas tampas. Ou voltar com o original, e abandonar o selado.

    Ventoinha viscosa é nova, assim como a hélice. A temperatura não sobe no trânsito urbano, ou anda-pára. Ela sobe em velocidade de cruzeiro prolongada (de forma muito lenta).

    Realmente é estranho.

    Vamos supor que o motor (todo retificado, peças novas em seu interior) esteja íntegro (pelo menos, é pra estar, foram rodados apenas 350 km até agora), o sistema de arrefecimento não está cumprindo com suficiência seu papel. Assim, surge a suspeita de que a viscosa, mesmo nova, não esteja atuando adequadamente.

    A tampa do reservatório, que é de 1 bar, aumenta a pressão no sistema, passando-o de 118o. para 121o. C. o ponto de sua abertura para despejo de água. Mas não foi o caso até agora, o que afasta ser esse ponto determinante.

    Outra questão é a bomba d´água. Li aqui em algum post, que, ainda que não tivesse vazamento, bastaria uma folga de menos de milímetro (o que levaria a uma impercepção e leitura equivocada pelo mecânico) para que perdesse sua eficiência.

    Outras questões :
    (1) Válvula PCV : - Se entupida, faz pressão no cárter, causa perda de lubrificante e influencia o desempenho;

    (2) Radiador do ar-condicionado : Está montado à frente do radiador, e cobre metade de sua frente.
    4X4 Brasil

  • #45
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Afirmativo. Sistema selado com retorno para a mangueira que coleta a parte inferior do radiador.
    -
    Negativo. A tampa do radiador teve removida a válvula (mola). A passagem de água é livre no bocal da tampa do radiador. Essa tampa tem função apenas de tampar o radiador. Não há vazamentos por essa tampa. Apenas a tampa do reservatório de expansão tem a função de regular a pressão, e é de 1 bar. Tampa de rosqueamento plástica de 0.9 bar somente uma, da linha VW Gol, e também para pressões menores, de 0.8/0.7 ou 0.6 bar (linha caminhões Mercedes e VW). Porém suas bitolas são maiores e teria de se modificar o reservatório pelos compatíveis a essas tampas. Ou voltar com o original, e abandonar o selado.
    -
    Ventoinha viscosa é nova, assim como a hélice. A temperatura não sobe no trânsito urbano, ou anda-pára. Ela sobe em velocidade de cruzeiro prolongada (de forma muito lenta).
    Realmente é estranho.
    -
    Vamos supor que o motor (todo retificado, peças novas em seu interior) esteja íntegro (pelo menos, é pra estar, foram rodados apenas 350 km até agora), o sistema de arrefecimento não está cumprindo com suficiência seu papel. Assim, surge a suspeita de que a viscosa, mesmo nova, não esteja atuando adequadamente.
    - Ja tive casos de ter que trocar o acoplamento por 3 vezes por não estar funcionando a contento, inclusive trocar de marca.
    Qdo a viatura aquece vc ouve o barulho de vento da helice?

    A tampa do reservatório, que é de 1 bar, aumenta a pressão no sistema, passando-o de 118o. para 121o. C. o ponto de sua abertura para despejo de água. Mas não foi o caso até agora, o que afasta ser esse ponto determinante.
    - O fato de vc estar usando a tampa de 1 bar não causaria aquecimento, é muito comum ver sportage rodando com tampa de 1.1 bar sem problema, o que pode acontecer é alguma mangueira estourar por não aguentar essa pressão.
    Por desencargo de conciencia, volte o sistema original, é um processo rapido e simples.

    Outra questão é a bomba d´água. Li aqui em algum post, que, ainda que não tivesse vazamento, bastaria uma folga de menos de milímetro (o que levaria a uma impercepção e leitura equivocada pelo mecânico) para que perdesse sua eficiência.
    - A bomba d´agua só perde a eficiencia se ficar com as pás danificadas, mas não acredito ser o seu caso, se fosse isso aqueceria muuuuuito rapido e ferveria.

    Outras questões :
    (1) Válvula PCV : - Se entupida, faz pressão no cárter, causa perda de lubrificante e influencia o desempenho;
    - Se for isso vai espirrar óleo pela vareta de medição.

    (2) Radiador do ar-condicionado : Está montado à frente do radiador, e cobre metade de sua frente.
    - só se estiver obstruido.
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #46
    Usuário Avatar de MAAT
    Entrada
    18/11/2006
    Local
    pelotas/RS
    Idade
    70
    Posts
    190
    Agradecimentos: 3
    acredito que seria bom retornar de novo a lo original nunca vai ficar certo trabalhando com esse expansor de agua,???

  • #47
    Usuário Avatar de MAAT
    Entrada
    18/11/2006
    Local
    pelotas/RS
    Idade
    70
    Posts
    190
    Agradecimentos: 3
    boa tarde Sr Eduarte

  • #48
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por MAAT Ver Post
    boa tarde Sr Eduarte
    Tudo bem Sr. Miguel?
    Faz tempo que não aparece por aqui.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 19
      Última resposta: 05/09/2015, 07:59
    2. Respostas: 4
      Última resposta: 15/07/2015, 14:02

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade