x
Convex Datacenter
Página 3 de 363 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121353103 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 4351

Tópico: Kia sportage

  • #25



    Olá pessoal,

    Hoje por curiosidade fui atrás da antiga página do ---Koreano aguenta...
    Ela está na página 6 do SUV e a última mensagem é de Abril de 2005. Isto significa que os administradores já devem estar quase acabando a separação das mensagens e logo deverão disponibilizá-las dentros dos tópicos que criados recentemente. Tem também diversas mensagens avulsas sobre o Sportage soltas dentro da área SUV. Acho que seria interessante realocar essas mensagens também. O que vocês acham?

    []s

  • #26
    Alexander,
    As molas do omega 6c são maiores que a do omega 4c, com as molas do 4c ja fica num tamanho bom pra quem ñ quer levantar muito. O Fernando havia feito a observação de pegar as molas do mesmo lado, ele optou pelas molas direitas pq eram um pouco menores que as esquerdas.

    Quando o "koreano aguenta" for encaixado em cada topico vai ser muito bom! Muitas informações, o topico tinha + de 30 paginas. Vão crescer bastante alguns topicos.

  • #27
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    César

    Também notei várias mensagens sobre Sportage soltas por aí,acho boa a idéia de juntarmos todas aqui nos novos tópicos.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #28
    Boa noite pessoal,

    Vocês estão falando tanto em molas que acabei me lembrando de um detalhe importante. Inclusive li há pouco tempo uma nota técnica sobre molas no BestCarWebSite. Toda mola tem uma contante (K) própria que faz com que a mola crie uma força de reação extamente igual e oposta à força aplicada. No caso, a força aplicada é o peso do carro na diversas situações dinâmicas do veículo. Isso significa que cada carro tem uma mola adequada ao seu peso e esforços dinâmicos previstos para o trabalho da suspensão. Algumas molas (formato de Barril) tem uma constante elástica (K) variável em função do esforço aplicado.

    Portanto eu acho que a gente deveria ter mais cuidado com a troca de molas do Sportage. Se colocarmos uma mola mais longa de um carro mais leve, ela vai elevar o carro, mas ao mesmo tempo vai estar submetida a uma contração maior do que aquela para a qual foi projetada, podendo chegar à fadiga antes do tempo. Uma mola mais longa e mais dura (maior K para um carro mais pesado) vai deixar o carro muito mais duro. Vai transmitir direto toda a vibração para todo o carro, o que pode também causar fadiga antes do tempo. Se bem que ao levantar o carro, é desejável que ele fique um pouco mais duro para compensar as oscilações laterais nas curvas, causadas pelo centro de gravidade mais alto.

    Não sei. Esse tema é complexo e talvez eu esteja sendo excessivamente perfeccionista, mas acho que deveríamos procurar molas um pouco mais longas mas de carros com peso aproximadamente igual ou pouco maior que o do Sportage. Acredito que isso seria uma solução mais confiável no longo prazo.

    []s

  • #29
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    César

    Por isso é que sou pelo calço, já que usamos a mola original adequada ao peso do carro.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #30
    César,

    Concordo com o que vc. disse, suspensão é coisa séria e assunto de profissionais. A indústria automobilística gasta incontáveis horas e recursos para projetá-las, então somente alguém com conhecimento equivalente deveria alterá-las.

    Citação Postado originalmente por Cesar Boschetti
    Isso significa que cada carro tem uma mola adequada ao seu peso e esforços dinâmicos previstos para o trabalho da suspensão.
    []s
    Isso é verdade, em parte, mas não há somente "a mola", uma única peça que exclui qualquer outra . Há outras variáveis envolvidas, como o modo de trabalhar desejado para a suspensão (mais macia, mais dura?) que resulta no conforto do motorista, ou a altura do solo, essencial no off-road ou em nossas ruas esburacadas. Isso significa que um mesmo carro poderia ter vários tipos de suspensões projetadas pela fábrica (e várias molas). Mas dentre várias opções, somente um projeto foi escolhido.

    Como nem sempre esse projeto original agrada a todos os gostos, só resta a nós, pobre mortais inconformados, tentar melhorar o carro para uso próprio, já que não temos os R$R$ para comprar um carro original com todas as características desejadas já prontas de fábrica, sem necessidade de alteração, tal como Land Rover. Tais alterações devem ser feitas com muita cautela.

    No caso da nossa querida Sportage, tenho a impressão de que, sendo original, é um gigante com pés de barro, ou seja, é um off-road excelente, mas com pneus pequenos e baixa altura do solo. Quanto às molas traseiras, os engenheiros da Kia cometeram um grande erro, só servem para uso na cidade. Foram claramente subdimensionadas!! São quase idênticas às do Monza, que tem 400 Kg a menos!

    Já li relatos de molas de Sportage quebradas em trilhas leves, e até de molas que "pularam" fora em erosões, deixando o motorista na mão, prova de que nem sempre o "original" é o melhor! Na melhor das hipotéses, o balanço excessivo em trilhas só contribui para desestabilizar o carro.

    Em resumo, se fosse problema só de altura, eu tinha usado só o calço mesmo, mas a meu ver, a prática (e não a prancheta) provou que a mola original é que é inadequada.

    Apenas como paralelo, em carros adaptados para GNV, que têm um aumento aprox. de 100Kg permanentemente, a prática provou que não basta só "calçar" a suspensão para compensar o abaixar do carro pelo peso adicional do cilindro, pois as molas sofrem fadiga. Sabendo disso, os fabricantes de molas criaram molas reforçadas para carros com GNV, que não só recuperam a altura original como suportam a carga extra.

    Citação Postado originalmente por Cesar Boschetti

    Não sei. Esse tema é complexo e talvez eu esteja sendo excessivamente perfeccionista, mas acho que deveríamos procurar molas um pouco mais longas mas de carros com peso aproximadamente igual ou pouco maior que o do Sportage. Acredito que isso seria uma solução mais confiável no longo prazo.
    []s
    Concordo plenamente. Usar as molas dianteiras do Ômega foi uma idéia que copiei do pessoal do tópico antigo, que parece ter sido testada com êxito. Alguns relataram trilhas usando molas de parati e até de opala 6cc, mas só as do Ômega aguentaram o tranco na prática, então acho que passaram no teste. Não são apenas mais altas, mas também mais duras, o carro para de "dançar", tornando mais agradável de dirigir na estrada e dando mais confiança no off-road. Apenas ressalvo o centro de gravidade mais alto, reduzindo a inclinação lateral.

    Quem sabe alguém mais paciente não teste outras molas e nos passe a receita de uma melhor.

    Abraço.

  • #31
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Fernando/ César

    A argumentação de ambos é válida, eu só opto pelos calços por ser mais barato e não alterar o "conforto" da viatura, como já disse, rodei bastante tempo com a suspensão "calçada" sem nenhum problema de estabilidade ou dirigibilidade, só com o carro lotado, 5 + bagagem é que chegou no batente; quando levantar a minha vou fazer o mesmo, só quero colocar os prolongadores nos amortecedores, pois acho que faziam falta na 97.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #32
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Desculpem, mas este assunto deveria estar em outro tópico.

    Abraço, feliz páscoa a todos,.
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #33
    Boa noite

    É verdade! O Amostardeiro tem razão.Deverímaos estar falando de molas e lift no tópico "Pneus, Rodas e Suspensão"

    Amanhã farei uma trilha em Sampa.

    Boa Páscoa para todos

  • #34
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Começamos a trabalhar no "Aguenta" mas os assuntos contidos nele vão se entrelaçando e no fim o tópico vira uma coisa só, tem muitas mensagens em que os participantes tratam de dois ou mais assuntos juntos e não tem como separar!!!

    A melhor solução encontrada foi a seguinte: Fizemos uma pequena faxina no tópico retirando algumas mensagens repetidas ou que estavam fora do contexto, trancamos para que os novos posts sejam direcionados aos novos tópicos e o voltamos pro fórum aqui na área SUVs...

    O link é http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18389

    []'s...

  • #35
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Luiz Claudio

    Realmente, era um "pouco" confuso o tópico "Aguenta", acabei de dar uma olhada tem de tudo um pouco, portanto concordo com a solução adotada.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #36
    Usuário
    Entrada
    24/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    62
    Posts
    511
    Agradecimentos: 0
    Luiz Claudio,

    Também estive dando uma passeada pelo "novo" Tópico "Aguenta..." e achei que a arrumação ficou muito boa.

    Por mim tá aprovado!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Grand Sportage ou Sportage, o tamanho atrapalha muito o desempenho?
      Por alvaroarchanjo no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/01/2016, 15:42
    2. Kia Sportage, V/M
      Por Pingo Sul no fórum Kia Sportage
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/05/2012, 21:41
    3. 4x4 do sportage
      Por gukampos no fórum Kia Sportage
      Respostas: 23
      Última resposta: 29/09/2011, 15:46
    4. sportage 96-97 R$ 17.000,00
      Por rogerio alexandre no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/01/2011, 19:20
    5. Sportage 4x4
      Por Sandronei no fórum Kia Sportage
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/03/2008, 12:14

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade