x
Convex Datacenter
  • #1225



    Trojão.
    Trepidava em 4x2 ou 4x4?

  • #1226
    Sera que trepidava somente com a tração engatada..
    Já que a tração é traseira..
    Herbert Lima
    UNIMOG 2t OM 352, TROLLER 3.0 2008, SUZUKI SAMURAI JABURANGA AP 2.0i, SPLASH 4X4

  • #1227
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Caros Marcsport e Herbert,

    Os primeiros sinais a trepidação se dava entre 60 e 100 km/h, claro que somente 4x2, mas a cruzeta foi se desgastando, na trilha percebi barulho de engrenagem seca igual a manivelas velhas, isso em 4x2, 4x4 alta e reduzida, mas não trepidava porque a velocidade era reduzida, andei achando que poderia ser a roda livre ou até mesmo homocinéticas. O difícil foi identificar o que era realmente, fui à luta, entrei debaixo do carro e com uma chave de fenda grande fui especulando todo o cardã (os sintomas eram de cardã desbalanceado também), quando chequei o cardã dianteiro, logo na cruzeta que sai da caixa, onde tem o pino de graxa da luva, percebi que não estava firme como as outras, aí foi fácil, levei no meca, retiramos todo o cardã dianteiro, são somente 4 parafusos de cada lado, com o cardã nas mãos dava pra perceber claramente a folga.
    Detalhe; não se deve trocar a cruzeta na base do martelo, melhor é colocar na prensa, tem uns roletes internos que são bastante sensíveis, e qualquer pancadinha eles vão pro espaço, e a capa destes roletes é mais sensível ainda. A cruzeta nova veio com um pino de graxa, a antiga era blindada (mas roda é seca mesmo), agora minha sport tem 5 pinos, kkkk, cabrita branca com um pino a mais.


    Forte abraço a todos!
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #1228
    Trojão.
    O estranho é que em 4x2 o cardã dianteiro está parado e não provocaria a trepidação.
    Vc olhou as buchas e terminais de direção?

  • #1229
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MarcSport Ver Post
    Trojão.
    O estranho é que em 4x2 o cardã dianteiro está parado e não provocaria a trepidação.
    Vc olhou as buchas e terminais de direção?
    Caro MarcSport,

    Que seu 2008 seje bem melhor que você imagina!!!!

    Trepidava em 4x2 e muito, o cardã dianteiro gira em 4x2 também, em 4x4 o que aciona é a roda livre que prende as rodas dianteiras. Todas as buchas e suportes foram checados, troquei apenas as buchas da barra de direção e que são 4, duas maiores e duas menores, usei as buchas do corsa picape, 15 merréis as 4, no mais todas intactas. O problema era realmente a cruzeta, que agora tem lubrificação também.


    Forte abraço!
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #1230
    Até onde eu sei, o cardã fica "parado" em 4x2, a não ser que as rodas livres estejam acionadas (mas posso estar enganado).
    Sua roda livre é original? Será que não está acionada direto? Para saber se está acionada é só levantar uma roda dianteira e girá-la com a mão, se o cardã girar, significa q a roda livre está acionada, no meu carro que tem RL manual é isso que acontece.
    Abraços e Feliz Ano Novo a todos.

  • #1231
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Bem, na minha o cardã dianteiro gira direto, independente de estar 4x2 ou 4x4, minha roda-livre é automática original da viatura, funciona perfeitamente e geralmente nem tenho que dar ré para desengatar.
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #1232
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5

    Question Cardã dianteiro!!!

    Citação Postado originalmente por Trojão Ver Post
    Caro MarcSport,

    Que seu 2008 seje bem melhor que você imagina!!!!

    Trepidava em 4x2 e muito, o cardã dianteiro gira em 4x2 também, em 4x4 o que aciona é a roda livre que prende as rodas dianteiras. Todas as buchas e suportes foram checados, troquei apenas as buchas da barra de direção e que são 4, duas maiores e duas menores, usei as buchas do corsa picape, 15 merréis as 4, no mais todas intactas. O problema era realmente a cruzeta, que agora tem lubrificação também.


    Forte abraço!
    Robson

    Acho que o cardã dianteiro deve ficar parado quando a tração não estiver acionada, eu estava usando as rodas livres travadas, posso dizer que trepidava pkct, pois o "trem" dianteiro trabalha sempre, em velocidades + altas era bem chato..., incomodava bastante, talvez as tuas rodas livres estejam travadas ou só uma.

    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #1233
    Usuário
    Entrada
    03/01/2008
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde amigos do forúm.
    Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se podem ajudar.
    Adquiri um sportage 97 2.0 gas automática a +ou- 2 meses.

    1- Qual o consumo do veiculo? Já vi alguns aqui falarem em 10, 9 km p/ l mas a minha ta fazendo 5,5 na cidade e 7 na estrada. Consultei dois mecanicos (um da kia) que me disseram que é o consumo normal, mais ainda tenho dúvidas.
    2- Quando estou andando em estrada de paralelepipedo ele está fazendo um barulho na parte dianteira parecendo que tem algo solto, mas quando piso levemente no pedal do freio o barulho diminui muito. O que poderia ser?
    3- Os vidros elétricos estão bem fraquinhos, as vezes da uma agonia para fecha-los. Com o carro desligado e os quatro vidros abaixados leva quase 2min. pra fechar todos, é um saco. Isso é normal ou tem algo que poderia fazer para melhorar?
    4- Quanto a parte de aquecimento já estou tranquilo pq o radiador já rachou (o sensor de temperatura não saiu do meio) e a bomba d'agua estourou, e ganhei outros novos da revenda que comprei o carro.
    O único problema é que agora, quando o motor está frio (acho que foi retirada a valvula termostática) o câmbio simplesmente não engata a 4ª marcha (vale lembrar que é automático) não importanto a rotação que o motor está. Isto realmente é um incomodo em descida de serra.
    Bem espero que alguém possa me ajudar.
    abraços.

  • #1234
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
    Entrada
    03/08/2007
    Local
    Belzonte UAI/MG
    Idade
    53
    Posts
    1,022
    Agradecimentos: 0
    Caros Antônio e MarcSport,


    Si o cardã dianteiro não gira em 4x2, pra que serve então a roda-livre?

    Forte abraço!
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #1235
    O cardã dianteiro gira se o 4x4 estiver engatado e se a roda livre estiver engatada, o carro estará com todas as rodas tracionadas.
    Se o 4x4 estiver engatado e a RL não, todo o sistema trabalhará como se estivesse em 4x4, porém o carro não terá tração nas rodas dianteiras.
    Se o 4x4 estiver e a RL estiverem desengatados, o cardá ficará parado.
    Se o 4x4 estiver desengatado e a roda livre estiver acionada, as rodas transferirão movimento ao diferencial dianteiro e este ao cardã, porém este estará "desacoplado" do cambio através da caixa de transferência.
    A função da RL é fazer com que todo o sistema que transfere a tração da caixa de transferência às rodas fique "parado", economizando combustível e poupando as peças.
    No meu carro tenho RL manual e quando levanto o carro, as rodas dianteiras giram "levinho", se acionar as RLs fica mais pesado pois está havendo transferência de movimento das rodas para o cardã, passando por homocinéticas, semi-eixos, diferencial dianteiro...
    []s
    Marcelo



    Citação Postado originalmente por Trojão Ver Post
    Caros Antônio e MarcSport,

    Si o cardã dianteiro não gira em 4x2, pra que serve então a roda-livre?

    Forte abraço!

  • #1236
    Usuário
    Entrada
    04/01/2008
    Idade
    54
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Novo no pedaço.

    Buenas pessoal!

    Algumas dúvidas postadas pelo camarada citado abaixo também tenho. Comprei recentemente uma Gran Sportage 1999 Gas. Man. e a primeira média de consumo foi de 8km/L (misto, cidade/estrada/terra com 4X4), estou feliz por enquanto.
    Já instalei o kit AVM nas rodas dianteiras, dica dos própios técnicos KIA de POA e atualmente estou brigando com os vidros elétricos (muito lentos).
    Agora penso em levantar um puco suspensão e trocar os pneus, gostaria de dicas. Obrigado.

    Fedafla



    Citação Postado originalmente por jean.justino Ver Post
    Boa tarde amigos do forúm.
    Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se podem ajudar.
    Adquiri um sportage 97 2.0 gas automática a +ou- 2 meses.

    1- Qual o consumo do veiculo? Já vi alguns aqui falarem em 10, 9 km p/ l mas a minha ta fazendo 5,5 na cidade e 7 na estrada. Consultei dois mecanicos (um da kia) que me disseram que é o consumo normal, mais ainda tenho dúvidas.
    2- Quando estou andando em estrada de paralelepipedo ele está fazendo um barulho na parte dianteira parecendo que tem algo solto, mas quando piso levemente no pedal do freio o barulho diminui muito. O que poderia ser?
    3- Os vidros elétricos estão bem fraquinhos, as vezes da uma agonia para fecha-los. Com o carro desligado e os quatro vidros abaixados leva quase 2min. pra fechar todos, é um saco. Isso é normal ou tem algo que poderia fazer para melhorar?
    4- Quanto a parte de aquecimento já estou tranquilo pq o radiador já rachou (o sensor de temperatura não saiu do meio) e a bomba d'agua estourou, e ganhei outros novos da revenda que comprei o carro.
    O único problema é que agora, quando o motor está frio (acho que foi retirada a valvula termostática) o câmbio simplesmente não engata a 4ª marcha (vale lembrar que é automático) não importanto a rotação que o motor está. Isto realmente é um incomodo em descida de serra.
    Bem espero que alguém possa me ajudar.
    abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade