x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0

    Turbina Sportage TDI 2.0 2000/2001




    Bom dia,

    Alguém já realizou a adaptação de uma turbina nacional neste veículo?

    Ano passado mandei remanufaturar a minha e durou 1 ano e 2 meses, achei pouco tempo, visto que gastei 1.400,00.

    Alguém tem alguma ideia ou já fez esta adaptação? sei que a turbina da nossa sportage é de 0,85bar de pressão, seria apenas conseguir uma de 1 bar e instalar?

    Me ajudem.

  • #2
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    ReX
    Bom dia

    Aqui em SP me disseram que da para adaptar a da bongo k2500 que é a mesma da HR (garrett) que são bem parecidas e da para encontrar um pouco mais barato, contudo, não sei se isto vale a pena ou se elas sãos mais confiáveis.

    Se me permite relatar uma situação, a minha foi "retificada" pelo antigo proprietário e quando a levei no meca com 1 ano e alguns meses estava babando óleo, meu meca abriu e viu que a turbina estava bem desgastada, aparentava sinais de superaquecimento e havia folga no eixo, retentores enfim, conjunto rotativo estava bem ruim, troquei tudo ficando só a carcaça original. Contudo, quando o meca foi instalar verificou que a alimentação de água estava obstruída e a de óleo quase totalmente fechada. Ou seja, a turbina havia sido retificada anteriormente, mas, não estava refrigerando por isto em pouco tempo ela voltou para a retifica. Bom é apenas um relato para que possa pensar em mais possibilidades.

    Abs e boa sorte
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    ReX
    Bom dia

    Aqui em SP me disseram que da para adaptar a da bongo k2500 que é a mesma da HR (garrett) que são bem parecidas e da para encontrar um pouco mais barato, contudo, não sei se isto vale a pena ou se elas sãos mais confiáveis.

    Se me permite relatar uma situação, a minha foi "retificada" pelo antigo proprietário e quando a levei no meca com 1 ano e alguns meses estava babando óleo, meu meca abriu e viu que a turbina estava bem desgastada, aparentava sinais de superaquecimento e havia folga no eixo, retentores enfim, conjunto rotativo estava bem ruim, troquei tudo ficando só a carcaça original. Contudo, quando o meca foi instalar verificou que a alimentação de água estava obstruída e a de óleo quase totalmente fechada. Ou seja, a turbina havia sido retificada anteriormente, mas, não estava refrigerando por isto em pouco tempo ela voltou para a retifica. Bom é apenas um relato para que possa pensar em mais possibilidades.

    Abs e boa sorte
    Verdade, vou verificar a viabilidade de retifica mais uma vez verificando as entradas e água e óleo. Obrigado por expor sua experiência. Creio que não somente eu, mas outras pessoas também devem ter pensado na mesma probabilidade de substituição da turbina, assim como já realizaram substituição de motor inteiro.

  • #4
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por ReX__ Ver Post
    Verdade, vou verificar a viabilidade de retifica mais uma vez verificando as entradas e água e óleo. Obrigado por expor sua experiência. Creio que não somente eu, mas outras pessoas também devem ter pensado na mesma probabilidade de substituição da turbina, assim como já realizaram substituição de motor inteiro.
    ReX, realmente muitas pessoas pensam em substituir muitas peças deste veiculo, inclusive o motor, mas, antes é necessário pensar no trabalho do meca.

    O motor da minha foi retificado pelo antigo proprietário por inteiro, tenho a nota fiscal e identificação da retificadora no cabeçote com a data do final de 2013 onde foram gastos R$ 12.000,00 (bloco, cabeçote, turbina, bomba, embreagem etc), contudo, toda a vez que desmontava algo o meu meca achava problemas, todos eles ocasionados por erro no procedimento de montagem / manutenção. Por exemplo alimentação de água e óleo da turbina obstruídos / semi-obstruídos, tentaram arrancar uma polia na força bruta (martelada mesmo) e danificaram a carcaça da bomba de óleo e lascaram a ponta do eixo do comando, retentores xing-ling, mangueiras de má qualidade ou não foram trocadas como havia informado (a do ar quentem estava prestes a romper), embreagem recondicionada, se for falar tudo fico horas aqui enumerando.

    O meca onde eu levo vive dizendo que esse motor não é ruim, mas, deve se manter o equilíbrio entre os componentes para não ter problemas, por exemplo turbina com mal funcionamento vai lhe dar superaquecimento, óleo sempre o recomendado pelo fabricante, aumentar a viscosidade pode comprometer a turbina uma vez que o seu eixo trabalha sobre um fio de óleo, bomba aberta vai castanhar mesmo, fechada, aquece a bomba, viscofan troca a cada 50.000 km não adianta querer prolongar a troca ou colocar só água no radiador etc e por ai vai....

    Trocar o motor por motor de opala ou o AP é uma alternativa, são bons motores e mecânica bem simples, tanto que até eu trabalho com esses motores e as peças vendem em qualquer lugar, mas vi relatos aqui de motor de opala fazendo 3 km/l, ai não da para mim (tive um opala 4.1 com comando nervoso que fazia 4,5 km/l e eu achava muito e era solteiro).

    Resumindo, o que quero dizer é, não olhe só a turbina, olhe o conjunto todo, assim poderá ter uma viatura por muito tempo para lhe dar muitas alegrias.

    Abs e feliz 2016
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    ReX, realmente muitas pessoas pensam em substituir muitas peças deste veiculo, inclusive o motor, mas, antes é necessário pensar no trabalho do meca.

    O motor da minha foi retificado pelo antigo proprietário por inteiro, tenho a nota fiscal e identificação da retificadora no cabeçote com a data do final de 2013 onde foram gastos R$ 12.000,00 (bloco, cabeçote, turbina, bomba, embreagem etc), contudo, toda a vez que desmontava algo o meu meca achava problemas, todos eles ocasionados por erro no procedimento de montagem / manutenção. Por exemplo alimentação de água e óleo da turbina obstruídos / semi-obstruídos, tentaram arrancar uma polia na força bruta (martelada mesmo) e danificaram a carcaça da bomba de óleo e lascaram a ponta do eixo do comando, retentores xing-ling, mangueiras de má qualidade ou não foram trocadas como havia informado (a do ar quentem estava prestes a romper), embreagem recondicionada, se for falar tudo fico horas aqui enumerando.

    O meca onde eu levo vive dizendo que esse motor não é ruim, mas, deve se manter o equilíbrio entre os componentes para não ter problemas, por exemplo turbina com mal funcionamento vai lhe dar superaquecimento, óleo sempre o recomendado pelo fabricante, aumentar a viscosidade pode comprometer a turbina uma vez que o seu eixo trabalha sobre um fio de óleo, bomba aberta vai castanhar mesmo, fechada, aquece a bomba, viscofan troca a cada 50.000 km não adianta querer prolongar a troca ou colocar só água no radiador etc e por ai vai....

    Trocar o motor por motor de opala ou o AP é uma alternativa, são bons motores e mecânica bem simples, tanto que até eu trabalho com esses motores e as peças vendem em qualquer lugar, mas vi relatos aqui de motor de opala fazendo 3 km/l, ai não da para mim (tive um opala 4.1 com comando nervoso que fazia 4,5 km/l e eu achava muito e era solteiro).

    Resumindo, o que quero dizer é, não olhe só a turbina, olhe o conjunto todo, assim poderá ter uma viatura por muito tempo para lhe dar muitas alegrias.

    Abs e feliz 2016
    Muito obrigado pelas informações

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/05/2015
    Local
    Teutônia/RS
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Eu tive problema com vazamento de oleo na turbina que estava bastante gasta ai comprei somente o conjunto rotativo novo da turbina e montei em casa mesmo , parou o vazamento e ganhou um significado aumento de potencia

  • #7
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por DAR-VON Ver Post
    Eu tive problema com vazamento de oleo na turbina que estava bastante gasta ai comprei somente o conjunto rotativo novo da turbina e montei em casa mesmo , parou o vazamento e ganhou um significado aumento de potencia
    Olá
    O Conjunto rotativo você comprou novo? usado? retificado?
    Sabe dizer aonde comprou e quanto foi?
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #8
    Usuário
    Entrada
    29/05/2015
    Local
    Teutônia/RS
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Olá
    O Conjunto rotativo você comprou novo? usado? retificado?
    Sabe dizer aonde comprou e quanto foi?
    Comprei novo no mercado livre Marca Altech ,valor 980,00 vendedor do RS

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/10/2014
    Local
    Maceió/AL
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Olá
    O Conjunto rotativo você comprou novo? usado? retificado?
    Sabe dizer aonde comprou e quanto foi?
    Também estou pensando em comprar o conjunto rotativo novo para realizar a substituição também e se mesmo assim não durar ao menos 2 anos irei adaptar uma turbina, pelo que pesquisei bastante, turbo tem que ser novo, as retíficas geralmente não duram mais que 1 ano

  • #10
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por ReX__ Ver Post
    Também estou pensando em comprar o conjunto rotativo novo para realizar a substituição também e se mesmo assim não durar ao menos 2 anos irei adaptar uma turbina, pelo que pesquisei bastante, turbo tem que ser novo, as retíficas geralmente não duram mais que 1 ano

    ReX qual vc adaptaria? A da l200? Bongo? Conseguiu alguém que já fez e conseguiu sucesso? E a um bom custo, claro.

    A minha esta boa ainda, mas, no futuro, quem sabe.

    Em outro tópico o Viana que trocou o motor diesel dele por um de opala pode estar vendendo a dele, veja se sim e talvez possa valer a pena para vc.

    Vlw
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #11
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Mas porque adaptar outra turbina?
    A turbina da sportage nova é relativamente barata comparada de outras camionetes diesel. Chega custa metade do preço de uma do troller por exemplo, ou da hillux 3.0.

    Pra adptar vai ter que modificar coletor, mangueiras, e etc... talvez o conjunto não case bem.

    Agora se for adptar para ter um desempenho melhor ai eu concordaria,
    no caso a sugestão que me deram é colocar um caracol quente menor no caso das parati turbo e manter a parte fria da sportage (pra manter a pressão de 0.85).

    No caso a melhoria é ganhar torque embaixa, enxendo em 1300rpm
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #12
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Mas porque adaptar outra turbina?
    A turbina da sportage nova é relativamente barata comparada de outras camionetes diesel. Chega custa metade do preço de uma do troller por exemplo, ou da hillux 3.0.

    Pra adptar vai ter que modificar coletor, mangueiras, e etc... talvez o conjunto não case bem.

    Agora se for adptar para ter um desempenho melhor ai eu concordaria,
    no caso a sugestão que me deram é colocar um caracol quente menor no caso das parati turbo e manter a parte fria da sportage (pra manter a pressão de 0.85).

    No caso a melhoria é ganhar torque embaixa, enxendo em 1300rpm
    Duran, Bom dia

    Na minha opinião a adaptação seria necessária caso a turbina da SPTG mostra-se frágil, veja eu retifiquei a minha pouco tempo e não tenho parâmetros ainda, contudo o ReX retificou a dele e durou pouco tempo (claro que temos que levar em consideração a qualidade do serviço e dos materiais, além de possíveis problemas externos a turbina, como foi identificado na minha antes da instalação, onde a refrigeração de água estava obstruída). No meu entendimento a adaptação só seria vantajosa se houvesse custos menor, aliado a maior durabilidade da original, ou como vc disse para ganhar maior desempenho / rendimento, caso contrário seria trocar seis por meia dúzia.

    E concordo com você a turbina da SPTG tem um custo bem acessível se comparado as outras, as Toy tem um preço mais que absurdo e se tiver que comprar uma nova é um verdadeiro assalto.

    Finalizando, a adaptação de sugeriram a você par que a turbina enchesse a 1.300 rpm não iria estrangula-la na alta? Digo ela encheria muito rápido o motor vai ganhar arrancada boa, mas e quando atingisse uns 2.500 rpm ela estaria com os 0,85bar neste caso perderia o final, correto? Ou viajei?
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pente na TURBINA da Sportage Grand 2001
      Por Gustavo Lopes no fórum Kia Sportage
      Respostas: 6
      Última resposta: 12/12/2014, 20:16
    2. Turbina Sportage 2000
      Por Montez no fórum Kia Sportage
      Respostas: 13
      Última resposta: 10/12/2014, 10:26
    3. Vendo Sportage 2000/2001 TDI Branca Completa
      Por galliez no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 14/06/2011, 22:39
    4. Sportage TDI 2000/2001 - Prata (Curta)
      Por comenale no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 21/06/2009, 19:03
    5. Sportage - Td 2000/2001
      Por BESTA NEGRA no fórum Kia Sportage
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/03/2007, 20:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade