x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/05/2015
    Local
    Nova Prata/RS
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    Question roda livre demora engatar?




    então pessoal recentemente meu 4x4 me deixou na mao, então comecei do 0, e fui revisando itens, então sistema de vacuo esta ok,
    o diferencial esta ok, tudo ok aparentemente mas o bicho nao engata na hora que mais preciso, hoje de manha desmontei as rodas livres e estavam repletas de graxa, nao sei se é normal, mas limpeis elas e pus um pouco de graxa, verifiquei o diafragma do vacuo e esta ok, montei de novo tudo certo, então macaquiei a camionete roda por roda (apenas as dianteiras) mas reparei que ao engatar a traçao 4x4 eu tive de girar o pneu para os lados tipo uma meia volta pra ca e uma meia volta pra lá, para sentir que a roda livre acoplou e travo, no outro lado, mesmo esquema!
    então galera, voces que tem mais experiencia, o 4x4 da sportage deve ser ativado antes de entrar em um terreno que possivelmente atolará?
    ou isso é um defeito da minha, pois creio que deveria acoplar de imediato sem precisar girar o pneu, no caso se eu chegar de atolar então nao fará diferencça engatar 4x4 por que a roda dianteira nao vai se movimentar, logo nao engatará, é isso mesmo gente?


    abraços


    sportage "curta" 2001 TDI

  • #2
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    O ideal é você engatar antes de entrar em um terreno que apresenta dificuldades, a sua esta normal, e quando desengatar ande pelo menos uns 2 m de ré para ter certeza que desacoplou!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    08/05/2015
    Local
    Nova Prata/RS
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    O ideal é você engatar antes de entrar em um terreno que apresenta dificuldades, a sua esta normal, e quando desengatar ande pelo menos uns 2 m de ré para ter certeza que desacoplou!
    obrigado pelo esclarecimento djalma!

  • #4
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por cipriani Ver Post
    obrigado pelo esclarecimento djalma!

    Isso mesmo, a roda livre, não importa se é a mecanica com dentes, ou a vacuo ou manual ela precisa que as 2 RODAS girem pelo menos meia volta para o acoplamento total. Depois que ta atolado já era, dificilmente vai conseguir acoplar,

    Outra coisa, não se usa graxa em nenhum tipo de roda livre.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/05/2015
    Local
    Nova Prata/RS
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Outra coisa, não se usa graxa em nenhum tipo de roda livre.
    amigo rduran, quando desmontei as minhas rodas livres, elas estavam entupidas de graxa té transbordar, não sei que mecanico fez o serviço, que experiencia tinha na area, pelo jeito pouca, quando desmontei-as, limpei tudo e ao montar eu coloquei um pouco de graxa, mas tipo um dedo de graxa cada uma, sera que fiz mal?

  • #6
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Não se coloca "muita" graxa nas RLs a vacuo, nas manuais coloca graxa sim Rodrigo, esse papo da AVM em colocar apenas óleo é pra estragar mais rapido...rsss
    As RLs estão girando constantemente, isso espalha o óleo e faz ela trabalhar seca.
    Eis um exemplo, ja peguei varias assim, e nesse caso a limalha da RL misturou com a graxa do rolamento e o resultado foi que moeu os rolamentos e o cubo de roda tendo que trocar tudo, sem salvação, por sorte não caiu a roda como aconteceu comigo.
    Ja era pra ter postado isso no grupo mas sempre esqueço.

    roda livre demora engatar?-img_20151116_185758_000.jpgroda livre demora engatar?-img_20151116_185805_477.jpg
    []s
    (DU)
    4X4 Brasil
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #7
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Quando recuperei as minha coloquei graxa somente o necessario pra lubrificação, ta show agora!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    08/05/2015
    Local
    Nova Prata/RS
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    galera, seguinte, cansado de sempre que precisar do 4wd ele me deixar na mão, ( ontem tive de ser puxado por uma pampa)
    hj cedo botei a mao na massa e fiz o seguinte, abri a roda livre original a vacuo ( a minha é uma tdi 2001 ) e simplesmenteinverti a posição da mola, ou seja, a roda livre esta sempre travada
    eu sei que isso acareta em maior consumo d ecombustivel e sei que todo o conjunto esta sempre rodando
    agora,
    que mal isso pode fazer, eu jamais ando em 4wd em terrenos onde n posso usa-lo
    apenas estradoes de terra ou pedra solta
    tem algum mal grave em andar assim?
    digo, posso quebrar algo do meu sistema?
    a modificação é provisoria, pois dentro de no maximo 60 dias estarei com as avm, agora de momento não posso compra-las
    posso quebrar a caixa central? as pontas de eixo? o cubo? a caixa?
    ou nao devo me preocupar tanto?
    fiz o teste apos a modificação e me senti como uma criança com um brinquedo novo, subia em tudo o que era barranco, estradas íngremes dignas de um 4x4

  • #9
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cipriani Ver Post
    galera, seguinte, cansado de sempre que precisar do 4wd ele me deixar na mão, ( ontem tive de ser puxado por uma pampa)
    hj cedo botei a mao na massa e fiz o seguinte, abri a roda livre original a vacuo ( a minha é uma tdi 2001 ) e simplesmenteinverti a posição da mola, ou seja, a roda livre esta sempre travada
    eu sei que isso acareta em maior consumo d ecombustivel e sei que todo o conjunto esta sempre rodando
    agora,
    que mal isso pode fazer, eu jamais ando em 4wd em terrenos onde n posso usa-lo
    apenas estradoes de terra ou pedra solta
    tem algum mal grave em andar assim?
    digo, posso quebrar algo do meu sistema?
    a modificação é provisoria, pois dentro de no maximo 60 dias estarei com as avm, agora de momento não posso compra-las
    posso quebrar a caixa central? as pontas de eixo? o cubo? a caixa?
    ou nao devo me preocupar tanto?
    fiz o teste apos a modificação e me senti como uma criança com um brinquedo novo, subia em tudo o que era barranco, estradas íngremes dignas de um 4x4
    Boa noite Cipriani entao assim voce pode e deve usar a 4x4 em terrenos de baixa aderencia ex; estrada de terra em geral , lama , pedregulho , gelo , neve , porem como a spt nao tem diferencial central voce nao pode rodar no asfalto , em especifico asfalto seco , se rodar corre o grande risco de quebrar as omocineticas .

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/05/2015
    Local
    Nova Prata/RS
    Idade
    31
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Correto Alexandre eu so uso onde realmente posso usar
    Mas minha dúvida em si é se existe algim problema maior em andar no dia a dia em 4x2 porem com as rl ttavadas sempre
    Eu sei que todo o conjunto da caixa dianteira estará rodando mas isso dara problema a curto ou longo prazo?
    Abraço galera
    Ah oitra dúvida
    Pra meu iso que n faço trilhas
    Apenas volta e meia me atolo em alguma grama lisa
    As svm automaticas seriam uma boa??

  • #11
    Usuário Avatar de garboggini
    Entrada
    25/05/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    76
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Cipriani:
    Se você pesquisar no fórum, verá que ainda não há consenso em deixar ou não as rodas livres originais sempre ligadas e trafegar em 4X2. Uns dizem que sim, outros que não. Os argumentos falam em aumento de consumo e desgaste prematuro dos componentes do diferencial dianteiro. As minhas estavam travadas há mais de 02 anos e nunca tive problemas. Agora uso a AVM manual, que é recomendada pela maioria dos foristas. Mas vamos ouvir os mestres do fórum, que podem falar com mais propriedade e conhecimento.
    Jeep CJ5 1961 - Sportage Grand 1999 Gas/GNV - MP Lafer 1971

  • #12
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    O unico inconveniente em deixar engatado direto é o degaste prematuro de todos os componentes da tração dianteira, desde as homocineticas até a t-case, ou seja, homocineticas, coroa e pinhão, rolamentos do diferencial e t-case, cruzetas do cardã e corrente da t-case, fora isso... sem problemas.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cubo de roda c/rolamento timken ranger 98/2000 roda livre
      Por LeoLeone no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 24/06/2015, 15:45
    2. Cubo roda dianteiro com roda livre
      Por josé antonio netto no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 02/08/2013, 19:31
    3. Barulho na roda livre ao engatar a tração
      Por Annibal no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 31/12/2010, 20:09
    4. Respostas: 9
      Última resposta: 22/09/2008, 15:47
    5. Calota do cubo de roda dianteiro - sem roda livre
      Por Mauricio Mei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/03/2004, 10:33

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade