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Boa noite pessoal, pois é Leonardo concordo com você são inúmeras configurações possíveis e tudo funciona, se não funcionou ainda é porque ainda não terminou. Aproveito para falar mais um pouco da adaptação, creio que esta semana termine, afinal já fazem três meses e meio. Abaixo a foto do motor com o corte a ser feito no flange, volante montado do eixo, motor instalado no cofre.
Anexo 522442Anexo 522443Anexo 522446
Os suportes de motor, ficaram as borrachas da própria Sportage e suporte que prende as borrachas no chassi sem modificação, fizemos mudanças nos suportes do Opala.
Anexo 522448Anexo 522450
Como já era esperado o cárter do motor interferiu com o diferencial, fizemos um pequeno amasso e ficou perfeito, mas para isso o motor foi novamente retirado e também retirado o pescador da bomba de óleo e fomos amassando ao poucos.
Anexo 522451Anexo 522453Anexo 522454
Passamos ao ajuste da embreagem, logo vemos que o colar não atingiu as molas do platô, então como não tem na Sportage o ajuste de distância foi necessário alongar o encosto do garfo, retira motor, instala motor, retira motor, instala e finalmente embreagem perfeita.
Anexo 522455Anexo 522456
Montagem do alternador e bomba hidráulica, a princípio queria que fosse feito idêntico à adaptação do RsLima, mas meu mecânico tinha opiniões diferente, como é ele que está no comando cedi, mas não arrependi, ficou muito bom, não tivemos que alterar nenhuma tubulação de óleo hidráulico.
Anexo 522457Anexo 522458
Mas ainda tenho a preocupação da correia patinar quando for exigido maior potência do alternador, mas após a montagem notei que é possível elevar o alternador para que a polia do mesmo fique acima da polia da bomba d'água, com isso teremos mais partes da polia do alternador sendo acionada pela correia, essa dúvida ainda vou ter que esperar para verificar, após uns três dias de muito monta, desmonta, solda, corta, lixa, testa, ficou pronto, montamos o radiador, o aumento do chicote do alternador foi necessário pois o alternador da Sportage é do lado direito.
Anexo 522459Anexo 522460
A essa hora a ansiedade de ligar o motor era tanta que quase convenci o GATO, (GATO é o apelido do mecânico) a ligar o motor sem a descarga mas não, então iniciou a adaptação da descarga, de cara retiramos o silencioso da Sportage e jogamos fora, ele tava impregnado de óleo de motor, pois a "merda" do motor original tava jogando óleo pela turbina, colocamos um silencioso quase que direto, mais uns dois dias e o resultado esta mostrado abaixo
Anexo 522461
Outra preocupação é a proximidade da saída da descarga com o motor de arranque, mas vamos providenciar uma placa deflectora para não ter incidência direta da radiação da descarga sobre o arranque. E finalmente chegou o grande dia, chave no contato, mamadeira de gasolina, o tanque ainda tem óleo diesel, e funcionou o motor, só alegria, resultado 130% do esperado, testes efetuados: arrancada com arraste de pneus, arrancada em morro forte, passar segunda marcha em morro forte,
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Bom, após esse testes o mecânico disse que iria desmontar tudo novamente e avaliar o volante, embreagem e disco, de cara fiquei meio decepcionado queria era rodar mais nesse carro, mas depois achei muito prudente a decisão e assertiva, pois o disco de embreagem estava pegando no arrebite e marcou o volante, enviamos o volante para a usinagem que retirou um pouco da pista para as lonas e montagem novamente, entramos na semana do carnaval, aí tudo para! retornei hoje de viagem visitei a oficina tudo montado novamente, e o Gato iniciando a adaptação do compressor do ar condicionado.
Esta prometido para sábado dia 20 um teste real em trilha, postarei os resultados.
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boa noite Valdir Viana, gostaria de saber se vc usou o platô e disco de embreagem do chevette, pois comprei uma sport que esta com cambio do chevette 5m, mas o disco de embreagem, que é do chevette, não está aguentando e degola, o meca disse que o motor da sport é muito forte pro disco, mas a meu entender, o motor do opala é mais forte que o motor da sport.
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Boa noite, estou usando somente o volante e o platô do chevette o disco e da sport. A proveitando, sábado a sportage vai rodar. assim que puder farei os comentários.
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Olá Valdir.
Como está a máquina?
Gostaria de saber como está se comportando, pois pretendo fazer algo parecido na minha Grand.
Abraço.
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Boa noite companheiros, Alexandre ontem depois de um longo tempo de expectativa demos um passeio na Sportala, mas andamos somente em estrada e algumas trilhas leves e hoje a primeira prova de fogo fui em uma trilha média para pesada, aqui em Itabirito local chamado como morro dois irmãos, o que eu posso dizer é somente elogios à minha viatura, ficou simplesmente excelente, agora o carro tem força, velocidade, motor silencioso, diga-se de passagem o ruido do motor original é pra lá de irritante, e outra o motor de opala pode ser antigo, sem tecnologia mas é muito simples até eu sei por para funcionar, digo isso pois tive um pequeno problema com falta de combustível no carburador, de tempos em tempo estava apagando, acredito ser a bomba de gasolina com defeito, pois o motor estava muito tempo parado. como você mencionou que vai transformar sua Sportage, eu aconselho e garanto que vai ficar muito satisfeito, o que precisar e eu puder ajudar pode contar comigo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...226_181209.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/at...226_181157.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/at...312_143629.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/at...312_143640.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/at...312_184723.jpg
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Valdir, obrigado pelas informações.
Ainda não montei o cabeçote novo na minha, mas perdi a confiança no motor e não pretendo rodar muito mais com ele, ou troco de motor ou toco de carro. Estou vendo outras possibilidades, pois como vou precisar pagar um mecânico pra fazer todo o serviço (não tenho espaço pra deixar ela durante a adaptação), acredito que o valor fique inviável pra mim.
Mas continue postando as atualizações da viatura e comportamento dela com a nova máquina.
Forte abraço.
Alexandre
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Parabéns Valdir! Agora é aproveitar o carro!
Abs.
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Bom tarde pessoal, RsLima o carro ficou ótimo, quero agradecer a todos que me ajudaram no projeto e principalmente a você pois só animei a executar a transformação depois que li seus posts. Até então nunca havia postado nada mas agora vejo como é importante o canal e pretendo continuar postando as dúvidas e soluções. Como você sabe um jeep nunca fica pronto tem sempre algo a melhorar ou consertar, o meu passo seguinte é a substituição do sistema de ignição pretendo colocar um modelo alemão chamado distribuidor HEY.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524836&stc=1Esse distribuidor somente recebe o 12volts e sai os cabos para as velas, o problema é que não vem de fabrica para 4cc, o modelo de 6cc custa em média 600 reais, mas para usar em 4cc é preciso fazer uma modificação, é trocada uma engrenagem e faz uma atualização do firmware, tem uma empresa que faz e da garantia mas o preço sobe para 1500,00, aí fica salgado demais, muito dinheiro numa peça lacrada, e se estragar "ferrou", talvez alguém tenha uma solução melhor, estou também pesquisando um modelo de ignição DIS e também tem um sistema da ingniflex que elimina até o eixo do distribuidor e usa uma disco na polia do eixo virabrequim , mas esse modelo tem muitos inconvenientes um deles é o ajuste do ponto, não dá para fazer com o motor funcionando. Mas ainda não me decidi espero que os leitores do canal possa me ajudar. Abaixo fotos do ingniflex e DIS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524837&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524838&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=524839&stc=1
até a próxima.
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Eu ia te falar exatamente isso, esse tal disco nada mais é que uma roda fônica, sistema muito superior ao distribuidor... Eu não sei se utilizaria o tal igniflex, mas iria por este caminho de roda fônica, injeção programável e aproveitaria pra utilizar bobinas individuais logo e matar os cabos de vela, assim você tem um sistema mais confiável e com centelha mais forte. Depois disso é só alegria e não mexe mais... Agora o ideal é você catar algum preparador de motor pra montar e fazer o acerto fino pra você não ficar tendo problemas! =)
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Pessoal,
Muda alguma coisa a instalação do opala 6cc? Vi algo sobre deslocamento do cambio po conta do tamanho do motor, mas no meu caso retirei ar condicionado, será que cabe?
Abs
Thiago