x
Convex Datacenter
Página 1 de 13 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 152
  • #1
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7

    Sportage com Motor GM Opala 151




    Alguns vão me condenar pela mudança, mas vamos lá, vou partilhar mesmo assim, vai que pinta mais algum maluco por aí.

    Meses atrás tive o desprazer de ver o motor 2.0 16v gasolina da minha sportage abrir o bico em uma trilha. Como não era de meu interessa fazer a retifica do motor, o qual inclusive está desmontado dentro do porta malas do carro, resolvi partir para um outro coração para o veículo. Inicialmente pensei em um motor AP injeção, mas o custo, PARA MIM, não justificaria o investimento para um veículo que a utilização será apenas para trilhas e passeios aqui pela região. Sendo assim, como tinha na mão um motor GM 151 álcool zerado, resolvi instalar ele no veículo e compartilharei aqui algumas fotos das mudanças que vem sendo feitas.

    Vamos lá, o volante do motor opala é maior que a capa seca, portanto, não tem como usar ele e também não tem como aliviá-lo adequadamente para acomodar a cremalheira e embreagem da sport e para entrar na capa seca. O volante da sportage não batea furação com o virabrequim de opala e qqer mudança na furação, implicaria em um enfraquecimento da peça. A solução que encontramos foi usar volante de BF161 que tem uma massa maior que do opala e a furação bate com a do virabrequim do opala. Sendo assim, o volante foi aliviado e nele foi instalado a cremalheira e embreagem completa da sportage. Ficou um legítimo "cú de anú", mas vai funcionar. Ah, o arranque que será utilizado, também será o da sportage e, apesar de, nas fotos abaixo, ainda não estar aberto o espaço na flange para encaixá-lo, ele já está no lugar. De resto, fiz uma pequena alteração no suporte do motor, para não ter que mexer no suporte no chassi, a posição do suporte do motor opala é praticamente no mesmo lugar do motor original, por isso não foi dificil. Estou nos "finalmente" fazendo suportes do alternador, bomba da direção e compressor do ar.
    Algumas fotos.

    Volante original da sport

    Sportage com Motor GM Opala 151-463039d1400257819-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08058.jpg

    Abaixo, fotos da flange. Moro nos cafundós e aqui é complicado serviço de CNC, então preferi comprar a chapa em 3/8 e fazer ela com um camarada meu aqui na tornearia onde frequento.

    Sportage com Motor GM Opala 151-463042d1400258556-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08068.jpg

    Volante de BF já aliviado e instalado no motor, com a cremalheira e embreagem da sport e já com a flange, inclusive.

    Sportage com Motor GM Opala 151-463040d1400258013-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08066.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-463041d1400258191-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08072.jpg

    Observações e questionamentos quanto ao balanceamento do volante são desnecessárias, pois já tenho conhecimento de que será necessário balancear.

  • #2
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Encaixando motor no lugar, trampo só começando.

    Sportage com Motor GM Opala 151-463049d1400259374-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08075.jpg

    Não tenho fotos do suporte do motor, mas providenciarei. As seguintes são do alternador e bomba hidraulica no lugar. Com a hélice e radiador, para ter noção da distância e da posição do conjunto.

    Sportage com Motor GM Opala 151-463050d1400259583-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08107.jpgSportage com Motor GM Opala 151-463051d1400259866-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08108.jpgSportage com Motor GM Opala 151-463052d1400260393-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-dsc08109.jpg

    Logo posto mais.

  • #3
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Continuando, foi necessário deslocar a bucha grafitada do virabrequim 15mm para fora, para tanto, ela foi retirada e no torno fizemos uma bucha para acomodá-la na nova posição. O diâmetro interno da bucha grafitada é o mesmo da ponta do eixo piloto do cambio da sport.

    Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08133.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08136.jpg

  • #4
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Abaixo fotos da flange já com o espaço para acomodar o arranque.

    Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08120.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08121.jpg

    Infelizmente, na posição que deu certo para colocar o arranque, no mesmo local onde vai originalmente o arranque do motor opala, foi necessário também abrir espaço na capa seca.

    Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08124.jpg

    De resto, embreagem hidraulica, garfo, eixo piloto e posição do câmbio permaneceram como nas sport original, nada precisou ser alterado.

    Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08131.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08130.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08125.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Quanto ao motor, por um problema de espaço, bomba hidraulica teve que ficar embaixo e alternador em cima. O problema é que, como podem ver nas fotos, achei que a correia vai ter pouco contato com a polia da bomba hidraulica e é praticamente certo que quando forçar a bomba, ela vai cantar. De qualquer forma, vou tocar funcionar o motor e se realmente tiver esse problema, penso em alguma outra solução. Do lado direito do motor (lado da distribuição), não vai ter espaço, pois ali vai o compressor do ar e a mangueira do radiador atrapalha um pouco as coisas. Quanto ao suporte do motor, para facilitar as coisas, preferimos por fazer algumas alterações no original da sport mesmo.


    Fotos do motor e do suporte.


    Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08139.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08140.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08127.jpg

  • #6
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Não se assustem com as fotos, não to preocupado com beleza e sou meio desmanzeladão mesmo... kkkk
    Acredito que hoje o motor volta para o cofre e até o fds dê uma partida nele...
    Abs a todos...

  • #7
    Usuário Avatar de Luiz Gaucho
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    reslima, acredito que como eu, a maioria dos usuários do forum estão acompanhando de perto esta sua "saga". Ao final, depois de sua viatura estar devidamente funcionando, tente dar uma ideia de quanto gastou. Mesmo que alguns valores, como por exemplo, o custo de um motor 151, sejam diferentes, teremos uma ideia de quanto pode custar esta adaptação.
    Sou fã deste motor e, sendo viável, acho que é uma alternativa muito boa para nosso carro, em caso de quebra do motor original.

    Um abraço,

    Luiz
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

  • #8
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Luiz, tudo certo? bem, até agora o meu gasto foi apenas com a matéria prima para a flange, para o anel que foi instalado no volante do motor e alguns parafusos. O gasto maior com certeza é o motor, mas esse eu já tinha. Pode deixar que assim que terminar, posto o valor gasto.
    Ontem o motor voltou para o cofre, acredito que até o fds consiga funcionar ele.
    Abraço!
    Renato
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    campinas/SP
    Idade
    47
    Posts
    318
    Agradecimentos: 3
    Reslima, já pensou em colocar polias para correia poli V assim você pode passar a correia, por dentro na bomba Hidráulica e não por fora como esta agora, as polias do motor do Omega devem servir. Não sei quanto a custo

    Mais quando estiver andando, nos da um relato sobre como fico a viatura, (retomadas) fiquei bem interessado no seu projeto

  • #10
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Flavio, pensei nisso sim e até falei com meu amigo torneiro, pra que ele as fizesse em aluminio, mas em razão do custo aproximado que ele me passou, primeiro optei por ver como vai ficar essa mecânica no carro e, se realmente ficar a contento, faço a alteração, seja mandando confeccionar as polias, seja comprando as do omega que voce deu como dica agora e que eu nem tinha nem me ligado que serviriam, valeu aí!
    Então, quanto ao desempenho, conversando com um camarada meu, ele disse que, por conta do volante estar bem aliviado, o motor vai ficar bem esperto e vai subir de giro bem rápido, to ansioso pra ver como vai ser.
    Abraço!
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Abaixo algumas fotos do suporte do motor, como podem ver, com as alterações que foram feitas nele, o suporte ficou na mesma posição, nada foi alterado no chassi. Se alguém reparar na solda que existe em um dos suportes, no lado do motor, essa solda já existia ali, deve ter quebrado e o antido dono soldou, não foi realizada alteração nos suportes que ficam fixos ao motor.

    Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08142.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08143.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08144.jpg Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08145.jpg

    Abaixo, foto do motor. Agora é remontar tudo no lugar, acredito que hoje consiga adiantar bem o serviço. Depois é levar na elétrica e fazer uma limpa nesses fios ali.

    Sportage com Motor GM Opala 151-dsc08146.jpg

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/03/2014
    Local
    SAPIRANGA/RS
    Idade
    42
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Como ira ficar a parte legal desta adaptação?? tem como regularizar este motor nela??
    SPORTAGE GRAN TDI 99/00 1ª SAFRA..

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 26
      Última resposta: 26/06/2012, 17:04
    2. Motor Opala x Cambio Opala
      Por João Alberto Bottura no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 20/02/2009, 11:20
    3. Respostas: 23
      Última resposta: 11/12/2007, 01:19
    4. Motor 4cc opala com caixa de 5 opala !!!
      Por edvalespindola no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 23/09/2005, 01:27
    5. Motor Opala 4cc + Câmbio Opala, Aguenta?
      Por Ian Moreira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5
      Última resposta: 23/02/2005, 10:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade