x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/11/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0

    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs




    Bom, vou postar um passo a passo para a troca das lampadas do backlight do quadro de instrumentos. As fotos não estão muito boas porque fiz de noite.

    Você vai precisar de
    * chave philips, preferencialmente uma média e uma "toco" ou uma pequena
    * chave de fenda
    * 4 lâmpadas tamanho T10, eu usei LED. Quem for usar lampadas LED, recomendo as com a lente 'oca', que espalha a luz para a lateral, como esta do link. Cuidado ao comprar os LEDs, tem umas que são meio grandes, talvez nao entrem no buraco.
    10x T10 Bulb 194 168 W5W White Car LED Wedge Inverted Rear Light Bulb Lamp Good | eBay

    Eu demorei cerca de 1h para fazer. Recomendo retirar o miolo da buzina, para evitar acionamento esbarrões.

    Pra começar, é necessário remover a moldura da parte central. Basta calçar com uma chave de fenda e alavancar com cuidado para soltar. Esta peça é presa por presilhas de metal.

    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050174.jpg

    Em seguida é preciso remover a capa da coluna de direção. Para isto solte os 3 parafusos localizados na parte de baixo, proximo a alavanca de ajuste de altura da direção. Depois de soltar os parafusos, coloque os dedos dentro do buraco por onde sai a alavanca do pisca e puxe para soltar os encaixes. É preciso fazer um pouco de força para soltar os engates.

    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050169.jpg [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050171.jpg [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050172.jpg

    Eu recomendo soltar os plásticos que ficam mais pra baixo escondendo as coisas (na imagem, abaixo do controle do espelho). Não precisa remover, apenas deixar com um pouco de folga para poder retirar a parte superior do painel.

    Em seguida, é preciso retirar os 2 parafusos que ficam na parte do quadro de instrumentos. Para estes é bom ter uma chave pequena. Atente para estes parafusos, eles são mais curtos que os outros.
    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050179.jpg

    Assim o painel fica preso apenas pelas presilhas. Agora é hora de retirar ele. Eu consegui retirar apenas usando as mãos. Desconecte os cabos que são ligados ao painel para ter acesso ao painel de instrumentos.

    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050180.jpg [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050181.jpg

    Agora é só remover os 4 parafusos que prendem o painel de instrumentos para ter acesso as lâmpadas. É possível trocar as lâmpadas sem desconectar os cabos, eu fiz assim na primeira vez que desmontei. Tive um problema, o velocímetro parou de funcionar. Tive que desmontar tudo denovo, desconectei os cabos, limpei, reconectei com cuidado, e voltou a funcionar.

    As lâmpadas de iluminação são as quatro maiores na parte mais do meio. Aproveite e passe um pano nos contados.
    Eu recomendo que seja marcado o negativo dos LEDs, já que eles tem polaridade, para evitar erros na montagem.
    Não me recordo qual lado dos contatos é + e -, eu testei com um multímetro, facilita bastante. Quem não tiver, é só seguir as trilhas e procurar a que liga no GND, nos parafusos, este é o negativo.
    Para substituir as lâmpadas, gire o soquete, ele ira soltar, remova a lâmpada e coloque a nova.

    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050182.jpg [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050185.jpg [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050186.jpg [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050188.jpg

    Agora começa a remontagem, reconecte os cabos do painel de instrumentos, e posicione ele no lugar. Ligue as luzes para ver se os LEDs foram corretamente instalados. Olhando nos furos por onde passa o eixo dos ponteiros é possivel ver a luz, caso a lampada esteja funcionando. Se houver alguma que esteja escura, o LED foi colocado virado (ou pode ser que não funciona mesmo)
    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050197.jpg

    Recomendo prender o painel e dar uma volta para ver se os instrumentos estão funcionando. Eu tive problema com o velocímetro, tive que refazer para mexer no conector.
    Para remontar, siga o tutorial ao inverso.

    E agora é só curtir! Bom proveito.
    [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050202.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos [Tutorial] Como trocar as lampadas do painel de instrumentos por LEDs-p1050174.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de gil9001
    Entrada
    30/08/2012
    Local
    Campo Limpo Paulista/SP
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Gostei, parece que fica muito bom. Acho q vou fazer.

  • #3
    show de bola....
    e no painel central é tranquilo de mudar as lâmpadas? tem duas queimadas na minha... se for fácil aproveito e coloco tudo branca...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    30/11/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    O painel central tu te refere aos botoes e aos comandos do ar?
    Os botões eu não cheguei a mexer, mas no do ar eu tentei e desisti.
    Pra desmontar aquilo tem que tirar as manoplinhas pra poder ter remover aquela tampa preta. Só que aquelas manoplinhas giram umas engrenagens de plástico que atua nos cabos dos comandos, achei complicado demais e desisti.
    Mas eu acho que sejam lâmpadas menores que as T10 do fundo do painel.

    Ao vivo fica mais bonito do que aparenta pela foto, minha câmera é uma pocket, não se sai bem tirando fotos no escuro.

    []s

  • #5
    Me refiro as lampadas dos botões do alerta e do desembaçador traseiro (o painel da minha é um pouquinho diferente do teu)
    Já fiz o mesmo trabalho em um corsa que tinha antes da sportage (dá outra vida no interior do carro)

    []s
    (esperando um final de semana com tempo livre pra desmontar o painel..heheheh)

  • #6
    Usuário Avatar de Luiz Gaucho
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Ficou muito bom.... vi que o link das lâmpadas é do ebay. Compraste pelo ebay ou encontraste similar aí no RS ? Quantas lâmpadas tu trocou e quanto gastou ?

    Valeu,

    Luiz Gaucho
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

  • #7
    Usuário
    Entrada
    30/11/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    São necessárias 4 lâmpadas para a iluminação. Acabei dando as que sobraram para um amigo meu.
    Eu comprei as T10 pelo ebay, US$1,99, coisa de 4 pila na época.
    Não comprei no BR porque as o custo do envio era muito caro, era 10 pila só do envio, fora as lâmpadas. Como não estava com pressa, comprei pelo eBay.

    No link abaixo tem por US$1,79
    10x T10 Car Auto 192 194 168 W5W White LED Light Lamp Wedge Inverted Side Bulb | eBay

    []s

  • #8
    Usuário Avatar de Luiz Gaucho
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Caro Lorpa,

    Seria possível fazer um tutorial de como comprar pelo eBay ?

    Valeu

    Luiz
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

  • #9
    Citação Postado originalmente por Luiz Gaucho Ver Post
    Caro Lorpa,

    Seria possível fazer um tutorial de como comprar pelo eBay ?

    Valeu

    Luiz
    A compra pelo ebay é simples, bem semelhante ao mercadolivre, precisa fazer um cadastro e depende apenas de um cartão de crédito internacional e de observar se o vendedor envia para o brasil. Claro que é bom verificar também a credibilidade do vendedor pra não correr riscos, e sempre há a possibilidade do produto ser taxado (essa parte eu desconheço pq sempre tive sorte, e nunca fiz nenhuma compre muito grande).

    []s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Substituicao de lampadas de cortesia (leitura) por leds gc ltd 2007
      Por MEDUSP no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/06/2013, 22:20
    2. Respostas: 3
      Última resposta: 21/01/2013, 02:01
    3. Como trocar lampadas do Painel do Troller 2002
      Por Mauro Lopes no fórum Troller
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/03/2012, 21:20
    4. painel de instrumentos como equipar
      Por Wargk no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/09/2011, 22:12
    5. Como trocar as lâmpadas do farol
      Por luizneto no fórum Troller
      Respostas: 10
      Última resposta: 15/11/2010, 11:11

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade