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Hybrid View

  • #1

    Dificuldade na partida pela manhã




    Bom dia,
    Sei que já existem tópicos com o mesmo assunto, já li boa parte deles mas ainda não encontrei nada semelhante ao meu caso. Se o local do tópico não for aqui peço desculpas a pesar de acompanhar o fórum a quase 2 anos ainda não havia postado.
    Ainda não apresentei a SPTG no fórum, mas para conhecimento geral é uma Sportage TDI 2001 curta.

    Tenho o carro a pouco mais de um ano e desde então não tive nenhum problema sério.
    A algumas semanas tenho notado certa dificuldade no primeiro arranque do dia, preciso esperar o sistema de aquecimento ligar duas ou três vezes e ainda assim o carro liga e fica falhando por uns 30 segundos,(Abaixo dos 800 rpm normais da lenta) depois normaliza.

    Troquei recentemente as velas aquecedoras acreditando que resolveria o problema e na verdade não houve nenhuma alteração a pesar de estar com uma delas queimada. Junto com as velas aquecedoras também foi trocado o filtro de diesel.

    Informações relevantes: Motor com aprox 120 mil KM, praticamente não baixa óleo, coisa de menos de 500 ml por troca, água também não baixa. Testes de compressão tb já foram feitos por mim e pelo mecânico, nada constatado.

    Motor de partida foi reformado a menos de 6 meses, também acredito que o problema não seja dele.

    Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Seja bem vindo filipe!
    Tem puxado o botão do avanço para dar a partida? (debaixo do painel á esquerda junto ao abridor do capô).
    É obrigatório principalmente aí no sul.
    As velas novas são de que marca/origem?? Tem muita porcaria no mercado.
    Também atenção a qualidade do filtro diesel e sua fixação.
    Caso tenha a certeza de que as peças que colocou estão boas (velas novas com defeito/queimadas pode ocorrer), veja se não tem entrada de ar no sistema.
    Se a viatura tem ficado enclinada durante a noite, pode haver retorno de diesel para o tanque e dá falta ao ligar de manhã até o sistema encher de novo.
    Abraço.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #3
    Tenho utilizado o avanço mas não notei diferença também, nos ultimos dias tem feito calor, então creio que o problema de aquecimento não deva influenciar tanto. vou verificar o filtro de combustível pois depois da troca realmente piorou um pouco. Minha garagem é bem plana tanto em casa quanto no trabalho.

    Quanto a origem das velas, não lembro a marca mas sei que são intermediárias, nem das mais baratas nem das mais caras. Achei muito caras as que o mecânico me ofereceu (60,00 cada bosh) e como estava sem tempo de pesquisar foram as paralelas mesmo, também vou verificar novamente as velas, a final hoje em dia até carro novo dá defeito...

    Obrigado pelas dicas!

  • #4
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    OK, veja se o cabo do avanço esta ligado na bomba...velas originais são caras mas funcionam anos sem dar trabalho.
    Filtro bom é Fram e Mann.
    Abras.
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    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #5
    Usuário Avatar de gutors
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    eu coloquei velas "alternativas" e foi a mesma coisa que por dinheiro fora. pense no caso de comprar as originais na autorizada e não terá mais problemas. abraço, boa sorte.

  • #6
    Obrigado pelas dicas,
    Vou verificar o avanço e o filtro e não tendo resultado vou ter q trocar mesmo as velas. Qual seria o melhor custo benefício? preço bom, qualidade e durabilidade? algum site que venda pq aqui é complicado encontrar mecânico e peças para sportage.

  • #7
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Velas aquecimento só originais.
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    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #8
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Velas aquecimento só originais.
    Olá amigos, acabei de ter problema com as velas de aquecimento, simplesmente não ligam. Alguém tem o manual elétrico da sportage turbo diesel 2002 ?

  • #9
    Usuário Avatar de alexandrodorner
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    Citação Postado originalmente por rpetrucci Ver Post
    Olá amigos, acabei de ter problema com as velas de aquecimento, simplesmente não ligam. Alguém tem o manual elétrico da sportage turbo diesel 2002 ?
    Ai amigo belesa?
    Petrucci , nesses dias tive um problema paricido a brarnquinha simplesmente nao ligava o painel de istrumentos velocimetro , contajiros , ar-codicionado e etc... , cheguei em e fui da uma anlisada e bingo fusiveis .
    Em resumo da uma olhada nos fusiveis , pode ser fusivel de comando ou de alimentaçao.
    Valeu um abraço.
    Alexandro Dorner

  • #10
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Ai amigo belesa?
    Petrucci , nesses dias tive um problema paricido a brarnquinha simplesmente nao ligava o painel de istrumentos velocimetro , contajiros , ar-codicionado e etc... , cheguei em e fui da uma anlisada e bingo fusiveis .
    Em resumo da uma olhada nos fusiveis , pode ser fusivel de comando ou de alimentaçao.
    Valeu um abraço.
    Alexandro Dorner
    Oi Alexandro ... pois é, ja revirei os fusiveis e estão tudo 100%

    Na verdade coloquei um motor novo no meu carro, o antigo quebrou e consegui um zero na caixa por 10mil, então troquei ...
    Acho que o cara que montou comeu bola na fiação, só que o problema é que não consigo conferir pois não tenho nenhum manual que mostre como deve ser feito.

    O ar condicionando não funciona, antes não ligava dai arrumei, agora liga e não desliga mais chega a congelar, o cara do ar disse que é problema no termostato.
    As velas de aquecimento funcionavam 100% depois que o indio montou o motor novo não funcionam mais...

    Se alguem tiver o manual de oficina do motor 2.0 TD agradeço em muito.

  • #11
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    Olá pessoal.

    Recentemente troquei as velas de aquecimento por novas originais, e pela manhã cedo no frio o carro ligava logo nos primeiros giros. Passou alguns dias e voltou a demorar para ligar, verifiquei as velas e estão funcionando bem, um sintoma que noto é que quando consigo ligar (infelizmente geralmente no tranco) sai muita fumaça bem branca do escape uma névoa e depois para e não sai mais durante o resto do dia e ela liga rápido depois disso, mas é só parar ela por mais de 4 horas e acontece denovo mesmo em dias que não está tão frio. Isso é vapor d'água?

    Poderia ser a válvula termostática que deixa passar água mesmo quando o motor tá frio? Água no óleo?
    Se alguém já viu isso me dê uma luz.
    Valeu galera.

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