x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Tração dianteira ou traseira no 4x2




    Pessoal,
    Sou estreante no forum e mais estreante ainda no mundo 4x4, pois acabo de adquirir uma Sportage 2001 Turbo Diesel. Portanto, tenho todas as dúvidas possíveis e conto com a paciência de todos. Neste post gostaria de colocar apenas duas destas dúvidas:
    1 - A minha Sportage está com barulho no diferencial (tipo assobio). mesmo na opção 4x2. O Mecânico diagnosticou como rolamentos e talvez Pinhão e Coroa. Pois bem a coitada, tá lá na oficina agora desmontada para estes reparos. Ocorre que lendo uma revista 4 Rodas de Set/2002 eles informam que a tração da Sportage é dianteira no 4x2 e traseira + dianteira no 4x4. Pergunto. quem está errado, a revista ou minha Sportage?
    2 - Desculpem a minha total ignorância, mas o que é roda livre?
    Agradeço a paciência...

    Zé Roberto

  • #2
    Usuário Avatar de mbm4x4
    Entrada
    14/11/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    49
    Posts
    594
    Agradecimentos: 13
    Grande Zé
    Tração traseira em 4x2. Creio que a revista errou.
    Qdo em 4x4, 50% tração dianteira(se estiver funcionando) e 50% tração traseira.
    Boa sorte no conserto, de quaquer forma sempre é bom procurar uma segunda opinião, as vezes os orçamentos costumam variar muito em oficinas diferentes.
    []s
    Mateus
    Oo .·. oO
    TR4 4X4 2008 FLEX MT - 225/75R16 dunlop grandtrek at3
    Lift # dian.>molas blindadas tr4 >tras. molas Courier. Amortecedores KYB .

  • #3
    Roda livre: dispositivo que acoplado na ponta de eixo (dianteiro) permite que deixe LIVRE o giro da roda em relação ao eixo e demais componentes da transmissao.

    Ou seja, quando vc desengata o 4x4, fica tudo parado até ali na roda livre, economizando combustivel e reduzindo desgaste dos componentes qdo nao em uso.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #4
    Caros Nava e life´s a beach,

    Obrigado pela atenção.
    Deixa ver se eu entendi: sem o dispositivo roda livre, todas as peças (eixos, rolamentos, engrenagens) que estão entre a roda e o cambio ficam girando, enquanto que com o roda livre voce "desengata" a roda do eixo e estas peças ficam paradas, é isto?
    Neste caso, se eu tiver o roda livre ativado e quizer engatar a tração 4x4 eu preciso desativar manualmente o roda livre?
    Agradeço a paciencia.

    Zé Roberto

  • #5
    Risos...tava indo bem, mas no final embananou tudo...

    Se a roda livre for automatica ou a vacuo: vc engata a alavanca da tcase (a pequena) em 4x4 a roda livre acopla tudo sozinha. Qdo vc desengata, ela libera a roda.
    Se for manual: vc tem de girar uma borboleta na ponta da roda livre para acoplar e desacoplar o eixo. O sistema só funcionará ativando 4x4 dentro da cabine.

    Ok?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #6
    Boa Noite , Comprei uma Ranger XL 01/02 , 4x4 , mais não consigo ativar o modo 4x4 .
    Se alguém puder me da uma ajuda ficarei muito agradecido !
    Obrigado.

  • #7
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    52
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por leoguimaraes Ver Post
    Boa Noite , Comprei uma Ranger XL 01/02 , 4x4 , mais não consigo ativar o modo 4x4 .
    Se alguém puder me da uma ajuda ficarei muito agradecido !
    Obrigado.
    Seja bem vindo ao forum.
    O Nava tem uma ranger e provavelmente responderá sua pergunta.
    Essa sessão é sobre sportage, mas se quiser aprender um pouco mais sobre a ranger e tirar suas duvidas o lugar certo é esse http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=43 .

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    11/11/2012
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    48
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Amigos, boa noite!
    Estou precisando de uma dica!!!
    Hoje fui fazer uma revisão em minha SPT TDI 2001, que acabei de comprar e quando desmontamos a dianteira, na parte da roda, do 4x4, vimos que esta faltando a arruela e a presilha que prende o eixo ao sistema.
    Gostaria de saber se alguem sabe as medidas das arruelas e das presilhas.
    Obrigado e um grande abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade