x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Novato de Sportage




    Olá a todos. Acabo de me registrar no Fórum. Tenho uma Sportage 97, gas. que um cara mais doido que eu quis trocar na minha velha Scenic.
    Enfim o sonho de ter um 4x4, mas não tenho nem ideia de como usar o câmbio. Vou para o sítio e tenho ladeiras de terra em boas condições. Gostaria de ter algumas dicas de como começar a utilizar a tração e quais as combinações para trilhas bem leves. Outra coisa seria um bom mecânico para manutenção na zona sul.
    Obrigado e sorte a todos.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/02/2008
    Local
    Itapetininga/SP
    Idade
    76
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Novato de Sportage

    Renato,
    Tive uma Sportage 98, gostei tanto que fiquei c/ela durante 5 anos. Hoje tenho uma XTerra. Quanto as dúvidas: Deve ter colado no Quebra Sol, ou no Manual as instruções de uso do 4x4 e reduzida. Se sua Sportage não tiver nada disso, passo detalhes abaixo. O sistema original de acionamento do 4x4 da Sportage é por vácuo. Muitas já foram "mexidas" e não estão mais originais, pois o sisterma é muito sensivel e sujeito a falhas. Recomendo fazer um teste para ver se o 4x4 e a reduzida estão funcionando, antes de botar numa trilha, mesmo leve. Se não estiver operando, vc vai se aventurar e pode passar apertos. O modo mais mais simples de fazer o teste é levar o carro a qualquer oficina que tenha elevador de braços, levantar até as rodas sairem do chão; verificar se a alavanca da tração está na posição 2H(tração normal como qualquer outro carro), ligar o motor engatar a 1ª marcha (vão girar somente as rodas traseiras); após, acionar a alavanca do 4x4 que estava na posição 2H(tração normal 2 rodas) para 4H(tração nas 4 rodas) e ver se todas estão girando. A posição N(neutro) neutraliza o cambio e o carro fica sem tração, mesmo engatado em qualquer marcha(é usado somente para rebocar o veiculo). A posição 4L é a reduzida, que faz o motor trabalhar com mais força, para vencer, por exemplo, uma ladeira muito forte. Só deve ser acionado ou desativado com o carro parado e pisando na embreagem. Normalmente a reduzida não dá pane e pode ser testada em qualquer outra ocasião. O cambio funciona normalmente em 2H , 4H ou 4L, sendo que em 4H vc vai sentir em manobras, uma resistencia do volante de direção. Em 4L o carro vira um trator. Espero ter ajudado. Abraço

  • #3
    Usuário
    Entrada
    27/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Demais, Sergio! Agradeço muito seu tempo em responder. Ajuda inestimável. Parabéns ao Fórum.


    Citação Postado originalmente por sergio tozzi Ver Post
    Renato,
    Tive uma Sportage 98, gostei tanto que fiquei c/ela durante 5 anos. Hoje tenho uma XTerra. Quanto as dúvidas: Deve ter colado no Quebra Sol, ou no Manual as instruções de uso do 4x4 e reduzida. Se sua Sportage não tiver nada disso, passo detalhes abaixo. O sistema original de acionamento do 4x4 da Sportage é por vácuo. Muitas já foram "mexidas" e não estão mais originais, pois o sisterma é muito sensivel e sujeito a falhas. Recomendo fazer um teste para ver se o 4x4 e a reduzida estão funcionando, antes de botar numa trilha, mesmo leve. Se não estiver operando, vc vai se aventurar e pode passar apertos. O modo mais mais simples de fazer o teste é levar o carro a qualquer oficina que tenha elevador de braços, levantar até as rodas sairem do chão; verificar se a alavanca da tração está na posição 2H(tração normal como qualquer outro carro), ligar o motor engatar a 1ª marcha (vão girar somente as rodas traseiras); após, acionar a alavanca do 4x4 que estava na posição 2H(tração normal 2 rodas) para 4H(tração nas 4 rodas) e ver se todas estão girando. A posição N(neutro) neutraliza o cambio e o carro fica sem tração, mesmo engatado em qualquer marcha(é usado somente para rebocar o veiculo). A posição 4L é a reduzida, que faz o motor trabalhar com mais força, para vencer, por exemplo, uma ladeira muito forte. Só deve ser acionado ou desativado com o carro parado e pisando na embreagem. Normalmente a reduzida não dá pane e pode ser testada em qualquer outra ocasião. O cambio funciona normalmente em 2H , 4H ou 4L, sendo que em 4H vc vai sentir em manobras, uma resistencia do volante de direção. Em 4L o carro vira um trator. Espero ter ajudado. Abraço

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/01/2016
    Local
    Matinhos/PR
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    alguem teria o manual da sportage 98/99?
    obrigado

  • #5
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por matinhense Ver Post
    alguem teria o manual da sportage 98/99?
    obrigado

    Seja bem vindo.
    Entra no site da KIA, na opção de SAC/Fale conosco faz a solicitação do manual, passando o número do seu chassi, e o seu endereço.
    Nisso eles te enviarão por correios o manual ou copia de graça.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/01/2016
    Local
    maringa/PR
    Idade
    43
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Ola stp amigos tenho umma sptg 2002tdi com a junta do cabeçote queimada ja li em alguns posta que vcs recomendam junta de aço e se tiver problemas o cabeçote tbm não. he por dificuldades. de localizar e por ficar com pe atras sobre peças do ml alguem ai pode me indicar um contato de peças mais em comta e com qualidadw de serviço

  • #7
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por francel Ver Post
    Ola stp amigos tenho umma sptg 2002tdi com a junta do cabeçote queimada ja li em alguns posta que vcs recomendam junta de aço e se tiver problemas o cabeçote tbm não. he por dificuldades. de localizar e por ficar com pe atras sobre peças do ml alguem ai pode me indicar um contato de peças mais em comta e com qualidadw de serviço
    Francel, boa tarde, as melhores juntas para sptg são da AJUSA, sem sombra de duvida.

    Quanto a serviços de qualidade na sua região, creio queno Duran, o Djalma e o Nava, apesar de não ter mais SPTG podem ajudar.

    Boa sorte
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #8
    Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    608
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por francel Ver Post
    Ola stp amigos tenho umma sptg 2002tdi com a junta do cabeçote queimada ja li em alguns posta que vcs recomendam junta de aço e se tiver problemas o cabeçote tbm não. he por dificuldades. de localizar e por ficar com pe atras sobre peças do ml alguem ai pode me indicar um contato de peças mais em comta e com qualidadw de serviço
    Serviço e peças da uma ligada na FujiCar aqui em Curitiba 41 3332-1871
    Fale com o Ednilson, nunca vi ninguém que entende mais que ele em peças de sportage e besta. Ele foi chefe de oficina da KIA antigamente...
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #9
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Boa dica Duran!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 29/09/2013, 17:33
    2. Novato - sportage dlx 2.0 gasolina - 1999
      Por balestra no fórum Kia Sportage
      Respostas: 5
      Última resposta: 17/09/2009, 08:33
    3. Novato na área - Sportage MDRI (com fotos)
      Por gold_black no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/08/2009, 13:04
    4. novato na area com duvidas sobre a SPORTAGE
      Por Anderson Fernando no fórum Kia Sportage
      Respostas: 4
      Última resposta: 06/05/2008, 22:01
    5. novato
      Por wendell no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 14/01/2005, 01:30

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade