x
Convex Datacenter
Página 1 de 23 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 273
  • #1
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0

    Motor da sportage uma joia da mecanica




    Venho a este forun para faser justiça e ajudar as pessoas que tem tido muitos problemas com este carro o kia sportage.O RT2.0TDI da Mazda e´ um otimo motor a diesel a maior prova disso e´a longa vida utio que este motor tem no gm Tracker , chega 500;600mil kms porem na sportage isto nao acontesse, porque a kia nao fes a devida adequacao ao clima brasileiro (tropical) ,pra se ter uma idea spt nao tem recipiente de espançao , um erro grosseiro eque feis muita diferença.

    Um recado p/ quem tem este carro maravilhoso .Fassa um investimento no sistema de arrefecimento , mande reconstroir e melhorar todo o sistema ,ventoinha eletrica,recipiente de espançao , radiador 50% maoir , vauvola termoestatica 75graus e replanejamento de todo sircuito de mangueiras, vale apena .

  • #2
    Usuário Avatar de DouglasMac
    Entrada
    05/11/2008
    Local
    Béozonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    1,359
    Agradecimentos: 0
    Alexandro, seja bem vindo! Principalmente por trazer mensagem positiva.
    O seu relato tem fundamento, o meu TDI 2.0 comprado aos 25.000KM a sete anos, segue normal e sem manutenção, hoje esta com 200.000KM sem ter manutenção alguma em motor/bomba/turbo e todo o restante da mecânica. Tudo original e em perfeito funcinamento. Velas aquecedoras trocadas por originais a dois anos.

    O que ocorre é que apesar de insistentemente informar que a KIA resolveu o problema com soluções simples, poucos usam os recursos, que são:
    -Usar válvula termostática de dois estágios ORIGINAL e, na mesma, retirar o estágio pequeno deixando um furo de aproximadamente 4mm;
    -Tampa sempre revisada e trocada a cada 40.000KM com 0,9b;
    -Água destilada com aditivo a 50% no mínimo;
    -Acoplamento (ventuinha) não é eterno, trocar a cada dois/tres anos ou 70.000KM;
    -Mangueiras também não são eternas, trocar e usar Gates ou Good Year.
    Acredite, tem mexanicos que colocam a hélice invertida, travam o acoplamento e por aí vai...

    Viajo em velocidades de 100 a até 140KM, carregado, ar ligado, sol, serra...de qualquer jeito!! Nada de efeito "fervura".
    Tenho um relógio digital auxiliar de temperatura que não passa dos 90 graus.

    Abraço.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #3
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=DouglasMac;1748320]Alexandro, seja bem vindo! Principalmente por trazer mensagem positiva.
    O seu relato tem fundamento, o meu TDI 2.0 comprado aos 25.000KM a sete anos, segue normal e sem manutenção, hoje esta com 200.000KM sem ter manutenção alguma em motor/bomba/turbo e todo o restante da mecânica. Tudo original e em perfeito funcinamento. Velas aquecedoras trocadas por originais a dois anos.

    O que ocorre é que apesar de insistentemente informar que a KIA resolveu o problema com soluções simples, poucos usam os recursos, que são:
    -Usar válvula termostática de dois estágios ORIGINAL e, na mesma, retirar o estágio pequeno deixando um furo de aproximadamente 4mm;
    -Tampa sempre revisada e trocada a cada 40.000KM com 0,9b;
    -Água destilada com aditivo a 50% no mínimo;
    -Acoplamento (ventuinha) não é eterno, trocar a cada dois/tres anos ou 70.000KM;
    -Mangueiras também não são eternas, trocar e usar Gates ou Good Year.
    Acredite, tem mexanicos que colocam a hélice invertida, travam o acoplamento e por aí vai...

    Viajo em velocidades de 100 a até 140KM, carregado, ar ligado, sol, serra...de qualquer jeito!! Nada de efeito "fervura".
    Tenho um relógio digital auxiliar de temperatura que não passa dos 90 graus.

    Abraço.[/QUOTE

    Douglas gostei da resposta , porem voce e´esseçao porque voce cuida da manutençao de forma muito minuciosa e diciplinada.Por outro lado a maioria das pessoas nao sao assim , para essas pessoas o sistema de arrefecimento deveria ser mais comfiavel , mais resistente ex:Muitas pessoas nao sabe que tem que trocar o acoplamento viscoso a cada 70000kms rodado.
    Na minha branquinha (spt) eu reconstrui todo o sistema de arrefecimento ,melhorei e modernisei , investi 3500rs porem nao gasto 10000rs para refaser o motor , ando tranquilo ,subo serras, sem preocupaçao com fervura do motor.
    Douglas tenho feito melhorias costanti com o obijetivo de prolongar a vida utio e diminuir o gasto com manutençao corretiva. Estou desenvouvendo uma melhoria no auternador ,vou subistituilo por outro da bosch o mesmo que e usado nos motores maxon2.5(da ranger,sprinter.s10).
    Douglas um abraço ate´.

  • #4
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
    Entrada
    03/04/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Idade
    70
    Posts
    112
    Agradecimento: 1
    [QUOTE=alexandrodorner;1748582]
    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Alexandro, seja bem vindo! Principalmente por trazer mensagem positiva.
    O seu relato tem fundamento, o meu TDI 2.0 comprado aos 25.000KM a sete anos, segue normal e sem manutenção, hoje esta com 200.000KM sem ter manutenção alguma em motor/bomba/turbo e todo o restante da mecânica. Tudo original e em perfeito funcinamento. Velas aquecedoras trocadas por originais a dois anos.

    O que ocorre é que apesar de insistentemente informar que a KIA resolveu o problema com soluções simples, poucos usam os recursos, que são:
    -Usar válvula termostática de dois estágios ORIGINAL e, na mesma, retirar o estágio pequeno deixando um furo de aproximadamente 4mm;
    -Tampa sempre revisada e trocada a cada 40.000KM com 0,9b;
    -Água destilada com aditivo a 50% no mínimo;
    -Acoplamento (ventuinha) não é eterno, trocar a cada dois/tres anos ou 70.000KM;
    -Mangueiras também não são eternas, trocar e usar Gates ou Good Year.
    Acredite, tem mexanicos que colocam a hélice invertida, travam o acoplamento e por aí vai...

    Viajo em velocidades de 100 a até 140KM, carregado, ar ligado, sol, serra...de qualquer jeito!! Nada de efeito "fervura".
    Tenho um relógio digital auxiliar de temperatura que não passa dos 90 graus.

    Abraço.[/QUOTE

    Douglas gostei da resposta , porem voce e´esseçao porque voce cuida da manutençao de forma muito minuciosa e diciplinada.Por outro lado a maioria das pessoas nao sao assim , para essas pessoas o sistema de arrefecimento deveria ser mais comfiavel , mais resistente ex:Muitas pessoas nao sabe que tem que trocar o acoplamento viscoso a cada 70000kms rodado.
    Na minha branquinha (spt) eu reconstrui todo o sistema de arrefecimento ,melhorei e modernisei , investi 3500rs porem nao gasto 10000rs para refaser o motor , ando tranquilo ,subo serras, sem preocupaçao com fervura do motor.
    Douglas tenho feito melhorias costanti com o obijetivo de prolongar a vida utio e diminuir o gasto com manutençao corretiva. Estou desenvouvendo uma melhoria no auternador ,vou subistituilo por outro da bosch o mesmo que e usado nos motores maxon2.5(da ranger,sprinter.s10).
    Douglas um abraço ate´.
    Boa tarde!

    Douglas e Alexandro; acho que os argumentos de ambos têm fundamento. A manutenção deve ser feita de forma criteriosa e nos mínimos detalhes.

    Acho, também, que nossas viaturas não foram projetadas para climas onde a temperatura varia, em média, acima de 25ºC.

    Há dois anos troquei a ventuinha de aclopamento viscoso por uma elétrica (do Meriva), instalei um marcador de temperatura auxiliar (a base de mercúrio) e instalei um vaso expansor e não tive mais problema, mesmo fazendo manunteção criteriosa e nos mínimos detalhes, como antes das adaptações, de queima de junta (4 vezes), dois cabeçotes trincados e dois eixos de comando com desgaste excessivo, devido ao superaquecimento.

    Agora, vale lembrar que só uso a viatura para trilha pesada, onde é muito exigida. Nunca quebrou nada na suspensão, caixa, etc.
    O único problema era o superaquecimento, que foi resolvido conforme relatei.

    Abraços a todos.

  • #5
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=Luiz Roberto Coura Paiva;1749974]
    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post

    Boa tarde!

    Douglas e Alexandro; acho que os argumentos de ambos têm fundamento. A manutenção deve ser feita de forma criteriosa e nos mínimos detalhes.

    Acho, também, que nossas viaturas não foram projetadas para climas onde a temperatura varia, em média, acima de 25ºC.

    Há dois anos troquei a ventuinha de aclopamento viscoso por uma elétrica (do Meriva), instalei um marcador de temperatura auxiliar (a base de mercúrio) e instalei um vaso expansor e não tive mais problema, mesmo fazendo manunteção criteriosa e nos mínimos detalhes, como antes das adaptações, de queima de junta (4 vezes), dois cabeçotes trincados e dois eixos de comando com desgaste excessivo, devido ao superaquecimento.

    Agora, vale lembrar que só uso a viatura para trilha pesada, onde é muito exigida. Nunca quebrou nada na suspensão, caixa, etc.
    O único problema era o superaquecimento, que foi resolvido conforme relatei.

    Abraços a todos.
    Luis roberto obriguado por mandar esta menssagen positiva.
    Mais que positiva , o seu relato e´ a prova que:
    1) O sistema e´ falio e vai falhar mais sedo ou mais tarde.
    2) Com estas melhorias o sistema fica 100% confiavel e maior prova disso e´que voce coloco o carro na trilha pesada e nao quebrou (eu nao sabia que este sistema e´tao eficiente chou de bola).
    3) Justifica o investimento. Penci , voce investe de 3 a 4000rs poren nao vai mais gastar p/ refaser o motor o que seria um gasto de 10ooors , voce poupou de 6 a 7000rs.
    Luis roberto eu pesquiso este carro a mais de 3 anos (sou ferramentero) na minha opiniao , a kia perdeu uma grande oportunidade de faser historia no Brasil , se tivese corrijido 3 defeitos ,sistema de arrefecimento ,sistema de geraçao de enerjia(auterndor),cubo da roda dianteira. Se voce corrigir estes problemas , voce vai ter carrao , um carro no nivel de s10 ,ranger ,frontier e ate´de um troler , voce Luis ja comprovou a otima resistencia do conjunto de suspençao ,freios ,chassi,caixa de canbio (trilha pesada).
    Luis roberto um abraço ate´

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/08/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    60
    Posts
    91
    Agradecimentos: 0

    Satisfeito com o motor da Sportage

    Prezados,

    Venho aqui também a ratificar as opiniões dos colegas quanto ao motor do Sportage. Tenho um 2001 TDI, que após adquirir advinda de um dono anterior que não dava a devida manuntenção, quebrei a cabeça e $$$ com o Jipe, porém após este trabalho consegui deixar o Jipe redondinho, cheguei a desanimar confesso, más agora é só satisfação, quebrei a cabeça com peças e com mexânicos. Mantive a originalidade, apenas instalei um medidor de tempratura auxiliar e peças de boa qualidade, orientei-me também com a riqueza de dicas e de boa vontade em ajudar dos colegas aqui do fórum. Hoje fico "doido" pra completar a água do radiador e nada de baixar, a vareta do óleo idem, o ponteiro da temperatura às vezes dorme na temperatura ideal e às vezes até penso que está com defeito, ao abastecer conforme a km percorrida, sei exatamente a quantidade de combustível que caberá baseando nos seus 14KM/L de consumo. Confesso também que mantenho entre 2.000 a 3.000 giros, más para que mais além disso, pois é muita satisfação curtir este jipe com conforto de um carro de passeio. Este é o meu depoimento.


    Abraço a todos.


    Carlos Alberto
    Brasília-DF-

  • #7
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por CarlAlberto Ver Post
    Prezados,

    Venho aqui também a ratificar as opiniões dos colegas quanto ao motor do Sportage. Tenho um 2001 TDI, que após adquirir advinda de um dono anterior que não dava a devida manuntenção, quebrei a cabeça e $$$ com o Jipe, porém após este trabalho consegui deixar o Jipe redondinho, cheguei a desanimar confesso, más agora é só satisfação, quebrei a cabeça com peças e com mexânicos. Mantive a originalidade, apenas instalei um medidor de tempratura auxiliar e peças de boa qualidade, orientei-me também com a riqueza de dicas e de boa vontade em ajudar dos colegas aqui do fórum. Hoje fico "doido" pra completar a água do radiador e nada de baixar, a vareta do óleo idem, o ponteiro da temperatura às vezes dorme na temperatura ideal e às vezes até penso que está com defeito, ao abastecer conforme a km percorrida, sei exatamente a quantidade de combustível que caberá baseando nos seus 14KM/L de consumo. Confesso também que mantenho entre 2.000 a 3.000 giros, más para que mais além disso, pois é muita satisfação curtir este jipe com conforto de um carro de passeio. Este é o meu depoimento.


    Abraço a todos.


    Carlos Alberto
    Brasília-DF-
    Carlos Alberto seja benvindo ao fanclube da sportage.
    Amigo voce fas parte da quelas pessoas que cuida bem do carro ,e´diciplinado ,aplicado e tem condiçoes de manter a manutençao preventiva em dia .
    Poren na minha opiniao e´um carro caro p/ se manter a manutençao toda em dia , se voce puder subistituir sertos componentes por outros de melhor qualidade , voce gastara menos EX: Se voce trocar a ventoinha mecanica (acoplamento viscoso) , por um conjunto ventoinha eletrica voce vai gastar menos , pensi, a cada 3anos voce gasta 400rs com o sistema mecanico , poren p/ estalar sistema eletrico voce vai gastar 600rs e nao vai mais ter que trocar o sistema a cada 3anos ou seja , em 6anos o sistema eletrico tera si pagado, por este EX e outros que eu poderia sitar vale apena ivestir em melhorias neste carro porque paga o investimentos.

    Carlos Alberto um abraço ate´

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/04/2012
    Local
    duque de caxias/ES
    Posts
    202
    Agradecimentos: 0
    vocês que tem o historico de manutenção do carro e tals...
    vocês sabem como eu descubro se ta na hora de trocar as mangueiras..... e se é normal ela quando o motor atingi a temperatura de funcionamento... ficar dura feito madeira no sistema fechado da sportage 2001 diesel....
    e não menos importante.. troquei tambem a ventoinha e como eu faço pra saber se ela ta boa... normalmente eu escuto o barulho dela pela manhã quando o carro ta frio e depois não escuto mais.

  • #9
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André Fernandes Ver Post
    vocês que tem o historico de manutenção do carro e tals...
    vocês sabem como eu descubro se ta na hora de trocar as mangueiras..... e se é normal ela quando o motor atingi a temperatura de funcionamento... ficar dura feito madeira no sistema fechado da sportage 2001 diesel....
    e não menos importante.. troquei tambem a ventoinha e como eu faço pra saber se ela ta boa... normalmente eu escuto o barulho dela pela manhã quando o carro ta frio e depois não escuto mais.
    Obrigado Adre´pela credibilidade .
    Voce perguntou sobre quando esta na ora de trocar as mangueiras , as manqueiras sao feitas de borracha por este motivo elas nao tem km especifica mas sim um tempo de vida utio , estima-se de 5 a 7anos poren voce nao sabe quando o propietario anterior trocou as mangueiras , neste caso recomendo trocar todas ai sim voce tera uma referencia confiaveu.(trocar as abraçadeiras junto com as mangueiras)
    Voce perguntou se e´ normau as mangueiras ficaren duras (iguau madeira) o sitema de arrefecimento da spt nao tem reservatorio de espaçao por este motivo e´normau as mangueiras ficaren enrigecida , poren nao tao enrgecida como voce relatou , provavelmente o sistema esta com problemas ou na vauvola de escape junto a tampa do radiador ou na vauvola termoestatica.
    Voce quer saber se a ventoinha mecanica (acoplamento viscoso)esta boa ou nao para saber e´preciso faser 2 teste.
    T1 Pela manha com o motor frio e desligado mova a eli-se num sentido quauquer se a eli-se estiver um pouco pesada e nao se mover pela inercia (imbalo) indica que esta funcionando corretamente , poren se estiver completamente souta e continuar a girar pela inercia indica que esta danificado e deve ser subistituido imediatamente.
    T2 Com o motor quente e desligado gire a eli-se em quauquer sentido o correto e´estar praticamente travada e muito pesada , poren se estiver souta e girar pela inercia indica que esta completamente avariada e deve ser subistituida imediatamente.
    Adre´ espero que ajudei valeu um abraço.

    Alexandro Dorner

  • #10
    Usuário
    Entrada
    18/03/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Tenho uma TDI há quase 4anos e até agora nenhum problema com o sistema de arrefecimento. O que faço normalmente é verificar o estado das mangueiras e o nível d'agua. Por incrível que pareça, nunca precisei colocar água e o ponteiro do marcador de temperatura não passa do meio. Ví muitas dicas interessantes por aqui mas minha principal preocupação se e quando tiver problema é encontrar um mecanico confiável aqui no Rio de Janeiro. Se conhecerem de algum me informem por favor. Abraços a todos

  • #11
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    44
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jrousso Ver Post
    Tenho uma TDI há quase 4anos e até agora nenhum problema com o sistema de arrefecimento. O que faço normalmente é verificar o estado das mangueiras e o nível d'agua. Por incrível que pareça, nunca precisei colocar água e o ponteiro do marcador de temperatura não passa do meio. Ví muitas dicas interessantes por aqui mas minha principal preocupação se e quando tiver problema é encontrar um mecanico confiável aqui no Rio de Janeiro. Se conhecerem de algum me informem por favor. Abraços a todos
    Jrousso otima mençagen positiva e qui bom que sua tdi nao te deu dor de cabeça.
    Poren um concelho revise e melhore o sistema arrefecimento porque se ele falhar voce tera problemas serios.
    Estudo este carro maravilhoso a quase 3anos , e fis augumas descobertas :
    *Em 90% dos casos em que propietario teve que refaser o motor foi por causa de fervura.
    *A media de vida utio deste motor na spt entre 70.000 a 320.000km isto da uma media de 130.000km.
    *O gm trakcer ano 2001 que usa este mesmo motor , nao tem problemas de fervura.
    *A media de vida utio deste motor no tracker e 400.000 a ate´ 600.000km isto da uma media de 500.000km.
    *O sistema de arrefecimento do tracker e bem diferente e mais moderno em relaçao ao da spt.
    Em resumo nao sou nen um puxa saco do gm tracker poren verdade seja dita a gm caprichou bem mais que a kia em relaçao ao sitema de arrefecimento.
    Sou de Jaragua do Sul SC por isso nao posso indicar nenhuma oficina boa poren de uma olhada SP ,voce vai encontrar uma boa oficina.


    Se ajudei um abraço.
    Alexandro Dorner

  • #12
    Usuário
    Entrada
    18/03/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo depoimento Alexandre. Vi aqui algumas dicas que vc. deu a respeito de modificações no sistema de arrefecimento. Se tiver problemas com ele, claro que vou considera-las.Um grande abraço

    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Jrousso otima mençagen positiva e qui bom que sua tdi nao te deu dor de cabeça.
    Poren um concelho revise e melhore o sistema arrefecimento porque se ele falhar voce tera problemas serios.
    Estudo este carro maravilhoso a quase 3anos , e fis augumas descobertas :
    *Em 90% dos casos em que propietario teve que refaser o motor foi por causa de fervura.
    *A media de vida utio deste motor na spt entre 70.000 a 320.000km isto da uma media de 130.000km.
    *O gm trakcer ano 2001 que usa este mesmo motor , nao tem problemas de fervura.
    *A media de vida utio deste motor no tracker e 400.000 a ate´ 600.000km isto da uma media de 500.000km.
    *O sistema de arrefecimento do tracker e bem diferente e mais moderno em relaçao ao da spt.
    Em resumo nao sou nen um puxa saco do gm tracker poren verdade seja dita a gm caprichou bem mais que a kia em relaçao ao sitema de arrefecimento.
    Sou de Jaragua do Sul SC por isso nao posso indicar nenhuma oficina boa poren de uma olhada SP ,voce vai encontrar uma boa oficina.


    Se ajudei um abraço.
    Alexandro Dorner

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. CJ 1942 impecável, joia rara
      Por Edison - Mp3 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/09/2009, 08:31
    2. Vendo Jóia rara e Exclusiva
      Por Humberto Baldisseri no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 33
      Última resposta: 24/04/2008, 19:25
    3. Mecanica completa Sportage Diesel 2002
      Por Afonso Carlos no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 16
      Última resposta: 27/03/2008, 11:09
    4. Sportage - Mecânica
      Por Rubens Pereira Lopes no fórum Kia Sportage
      Respostas: 8
      Última resposta: 14/12/2007, 17:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade