PESSOALL
Agradeço ao TROJÃO e ao MANO LÉO que passaram os detalhes e garantiram a viabilidade do projeto.
Preste bem atenção nos avisos abaixo. Tudo corre por sua conta e risco.
ESTA ADAPTAÇÃO É IRREVERSÍVEL.
ESTA ADAPTAÇÃO ANULA O SISTEMA À VÁCUO, PASSANDO A FUNCIONAR MANUALMENTE.
FUNCIONA APENAS NAS SPORTAGE QUE ESTÃO COM O SISTEMA ORIGINAL À VÁCUO.
A adptação é bem simples de fazer, para se ter uma idéia, gastei menos de 15 reais por tudo. O torneiro me cobrou 10 para fazer o furo e a rosca. É claro que fui eu que meti a mão na graxa para desmontar e montar as RL.(custo 0).
Primeiro voce deve retirar a RL(roda livre) da roda.
Com ela na mão, tem um anel(1) que trava o mecanismo todo dentro da carcaça da RL.
Com uma chave de fenda voce calça o anel em uma das pontas que tem um pequeno vinco e empurra ele pra fora .
voce vai retirar esse anel e todo o mecanismo vai sair de dentro da RL, ficando apenas a carcaça e um diafragma preto de borracha que fica preso no fundo. Com muito cuidado, puxe esse diafragma um pouco pra trás apenas para desencostar da parede do fundo para evitar de fura-lo qdo for fazer o furo na RL. O furo é feito de fora pra dentro.
Vá no torneiro e peça para ele fazer um furo(bitola do parafuso que voce vai usar) bem no meio da RL. Depois de fazer o furo ele faz a rosca neste furo.
Esta pronto.
Monte a RL novamente e recoloque na roda da viatura.
Sempre que voce quiser travar, retire o parafuso de 1 cm que faz a função de tapar o buraco apenas para não entrar sujeira e coloque o parafuso de 2cm pra travar. depois de usar a tração, voce faz o inverso.
O parafuso de 2 cm qdo instalado ele tem a função apenas de empurrar a engrenagem dentro da RL e mante-la assim travado. Por isso que não se aplica força. ele desliza macio e empurra o trem pra dentro(essa o Trojão vai gostar

Sempre que for colocar os parafusos, NUNCA, aperte em demasia, apenas para dar encosto.porque se apertar muito pode expanar a rosca.
Eu coloquei uma borrachinha ,daquelas que se troca qdo a torneira de casa fica pingando, no final dos parafusos encostado na cabeça de maneira que qdo apertado ele faz uma vedação melhor.
Coloquei algumas fotos para tentar exemplificar.
Abraço
Mateus
fotos 1 e 2 : esquema da RL
foto 3: furação no centro
foto 4: tamanho dos parafusos o maior é para travar e o menor é apenas para tapar o furo.
foto 5: parafuso que tapa o furo instalado.