x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/04/2008
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0

    Dúvida de Dimensões e Molas




    Ola pessoal,

    Primeiramente desculpa por estar criando outro tópico sobre molas, mas realmente não encontrei nenhuma informação concreta sobre o assunto e gostaria de unificar as opções que já encontrei.

    Estou precisando trocar as molas que estão bem arriadas. Eu uso a viatura tanto on-road como off-road, é meu carro do dia dia, além de fazer viagens, por isso gostaria que ele ficasse não tão duro mas também não tão mole. Não sou nenhum conhecedor do assunto, mas pelo que estudei vou tentar resumir aqui.

    Estou usando o motor MWM 2.8, e sei que precisa de molas mais reforçadas na frente, pois há sobrepeso de mais 100kg do motor, uns 100kg da mesa para o guincho, etc. Ou seja, talvez um pouco mais de 200kg só na frente. Estou ainda com eixo carraro, mas pretendo colocar dana mais para frente. Meus amortecedores são originais, porem provavelmente irei trocar ou Procomp ou Rough Country, já que vou viajar para fora. A traz não tenho nada de mais, mas acredito que estaria levando sempre uma sobrecarga de parafernálias para trilha de + ou – de 150kg, porem não sei se isso entraria no calculo.

    Como não faço trilhas tão absurdas tipo campeonatos e tal, estou seguindo a linha das molas originais, porem não queria que arriassem sempre. Sei que cada um tem sua configuração ou está procurando a sua, e como pretendo trocar por agora, gostaria de algo mais concreto pois como estou sem $$ não queria ficar fazendo tantos testes.

    Pelo que pesquisei, acredito que a mola militar traseira instalada na dianteira seria a indicação mais certa para o conjunto, porém teria que encomendar ou usar outra configuração como as da F100 traseira ou outra. Também fiquei na dúvida se não daria para utilizar as molas da Marrua, já que são bem parecidas com as militares.

    Eu só consegui encontrar as dimensões das molas traseiras “Segundo os catálogos, estas molas têm as seguintes dimensões: 528 mm de altura livre, 134,60 mm de diâmetro externo e 14,14 mm de espessura de fio, com 11,80 espiras. O único inconveniente dessas molas é que costumam "arriar" com o uso. Existem ainda as chamadas molas militares dos JPX de uso das forças armadas, que têm como diferença apenas o fio de 17 mm de espessura, tornando-as mais resistentes e também mais "duras".” Vi alguns dizendo ainda que as molas militares ficam melhor com fio de 15mm, outros de 16mm e ainda li em algum lugar que as molas militares mudam de dimensão para as civil. Por isso fica minha dúvida.

    Sei de algumas configurações que tem sido utilizado, mas não vi nenhuma resposta concreta.
    Molas da F1000, muito grandes e duras.
    Molas da F1000 cortada, parece que fica melhor, mas não vi tanta firmeza.
    Molas da F100 são duras na traseira.
    Molas duplas desconhecidas, vi alguém utilizando molas duplas em cada roda, e falou que ficou muito bom, porém não encontrei quais eram as molas.
    Molas da Engesa parece que ficam boas, mas não sei se são fáceis de encontrar.
    Molas da Marrua, são praticamente das mesmas dimensões, mas parece que ficam um pouco duras, porém não arriam. R$180 latinhas cada na concessionaria.
    Molas Tigre fabricadas sobre encomenda, é exatamente o que quiser, porem não sei ao certo, e eles não me informaram o que já tinham feito para o JPX. R$380 latinhas o par + envio.

    Então fiquei na duvida de qual utilizar. Como não estou encontrando molas militares, estou pensando em utilizar as 4 molas da Marrua, porem estou com medo de ficar duro demais.
    Alguém tem alguma sugestão mais concreta?

    vlw...

  • #2
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Acredito que a mola dianteira do marruá (alguém aqui na lista informou que é igual a mola militar traseira do jipe que por sua vez dizem que é igual à mola traseira da pick up jpx) não cabe na dianteira. Essa tem que ser menor. Tentei colocar a militar na dianteira e não coube.

    Uso mola traseira militar e a original traseira do jipe civil coloquei na dianteira. Apesar do fio da mola dianteira ser da mesma espessura da traseira, essa não arriou com o peso do mwm pq tem mais elos.
    Vamu que Vamu !

  • #3
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Caros,

    Creio que as molas do Marruá fiquem boas na traseira, pois já vi um guri aqui em CWB usando no jota dele e ficou bom atrás (para meu gosto). No mesmo jota ele usa as molas traseiras do jipe Montez civil, igual ao Léo, pois segundo ele a frente havia ficado muito dura... Detalhe que a mecânica dele não é a MWM e sim Hilux 3.0.

    Outra coisa: o MWM náo dá 100 Kg de diferença sobre o XUD, pela minha pesagem foram 70 Kg! E essa mesa de guincho então 100 Kg deve ser super hiper mega blaster reforçada !!!

    Abraço!



  • #4
    Citação Postado originalmente por gvogetta Ver Post
    Caros,

    Creio que as molas do Marruá fiquem boas na traseira, pois já vi um guri aqui em CWB usando no jota dele e ficou bom atrás (para meu gosto). No mesmo jota ele usa as molas traseiras do jipe Montez civil, igual ao Léo, pois segundo ele a frente havia ficado muito dura... Detalhe que a mecânica dele não é a MWM e sim Hilux 3.0.

    Outra coisa: o MWM náo dá 100 Kg de diferença sobre o XUD, pela minha pesagem foram 70 Kg! E essa mesa de guincho então 100 Kg deve ser super hiper mega blaster reforçada !!!

    Abraço!
    Pelas minhas contas deu uns 80 Kg de diferença
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #5
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Martin Melcop Ver Post
    Pelas minhas contas deu uns 80 Kg de diferença
    Olá Martin,

    Eu pesei o XUD-9A completo retirado do meu jipe na época em que fiz a reforma. Mais tarde pesei um MWM Sprint 4 cil 2.8, completo (periféricos) e a diferença foi esta: 70 Kg (na verdade foi um pouquinho menos - arredondei os "quebrados" pois era balança do tipo mola, de oficina).

    Já para o International HS 2.5 (Maxion), que equipa o meu jipe atualmente, a diferença para o XUD-9A é de 83 Kg, ou seja, 13 Kg a mais que o MWM, também pesado som todos os periféricos (motor de arranque, polias, bomba injetora, mangueiras e etc.), sem contar os aparatos do intercooler (cuja tubulaçáo, no meu caso, é toda em aço inox).

    Abraço,



  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/04/2008
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    Valew pessoal,
    Eu tinha entendido que as molas que colocavam na dianteira eram militar...
    Besteira minha. Seria então a mola da Pampa 1.8 com ar, correto? Com isso teria que colocar um calço de diferença de 1’ atrás, pelo que estou vendo nos tópicos para alinhar a viatura, mas só na hora pra ver.
    Eu não consegui encontrar nenhuma informação sobre as dimensões das molas dianteiras do J, por isso achei que eram as mesmas. Alguém sabe me informar qual é as dimensões das molas dianteiras?

    Em relação ao peso, eu estimei pelas informações que encontrei na net. O MWM 2.8 tem 203kg o bloco e se não me engano pesa +ou- com os periféricos 250kg. O XUD, encontrei apenas uma informação de 148kg, por isso os 100kg arredondados... não era 100 exato, mas era bem próximo, quem pesou sabe mais sobre isso.
    O guincho eu peguei o peso de um guincho de 9000 é de uns 35kg a plataforma do guincho é a original do J com os protetores de faróis, acredito que é bem pesada, mas não pesei, acredito que deve dar uns 40kg, e além dos periféricos. Os pesos que coloquei foram aproximados, não tive como medir o peso de cada um e joguei pra mais. Não acredito que uma diferença de 30 kg venha fazer tanto efeito na frente, pois se fizer estaria bem no limite dos esforços.
    Eu fico bastante em duvida em relação ao peso atrás em relação ao motor, mas por isso minha dúvida. Eu vi que alguém estava usando a mola do Marruá na traseira, mas com o tempo ele queria trocar e não vi mais resposta. Ele também informou que é mais dura que a mola militar, embora tenha as mesmas dimensões. Não vi ninguém mais usando estas molas. Esperava que alguém já tivesse usando elas.

    Vou levar o J para revisão e vou ver se coloco as molas ainda este mes, mas tenho que encomendar as molas que demora 10 dias para chegar.

  • #7
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Eu acho que vc vai jogar $$ fora comprando essas molas da pampa. Li uns relatos aqui no forum que elas são boas para samurai... motor de dentista...
    Vamu que Vamu !

  • #8
    Usuário
    Entrada
    08/04/2008
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    entao nao entendi, o ideal nao seria colocar as molas originais da traseira na frente? as molas traseiras nao é a mesma da pampa? ou ela continua sedendo muito? estava pensando no conjunto (se tiver certo) as da pampa na frente e a da marrua a traz. se nao for assim, ou terei que recondicionar minhas molas traseiras para colocar na frente, ou mandar fazer um par de molas com o fio um pouco mais grosso das mesmas medidas para que nao arriem muito.
    mas valew pelo toque...

  • #9
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Popous, essa informação das molas traseiras do J civil serem iguais às dianteiras (tem um lado específico, acho que é o direito) da pampa com ar p/ mim é novidade!

    Olha um relato aí ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=22195&page=30 ):

    pressao de molas e amorteceodores, por enquanto nao me preocupei, até pq já montei dois samurais usando molas dianteiras de PAMPA e ficaram muito bons. Melhores inclusive que as minhas sob medida que estao no meu samurai a 5 anos.
    Molas sob medida é loteria, vc pode dar sorte de no primeiro jogo ficar otimo, como pode ter que mandar fazer 2, 3, 4 jogos até conseguir a calibraçao ideal... eu já tive problemas com molas sob medida em outros samurais que montei.. hj cheguei a conclusao que p/ jipes de até +/- 1200kg as molas de pampa ficam perfeitas. nao tem melhor custo x beneficio já que custam 300,00 o jogo 0km.
    se o seu jipe for bem mais pesado, dai pode ser que nao fiquem boas mesmo..


    Eu ACHO que não se trata da mesma mola - jota x pampa.

    Abs.
    Vamu que Vamu !

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/04/2008
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Léo_Babiski Ver Post
    Popous, essa informação das molas traseiras do J civil serem iguais às dianteiras (tem um lado específico, acho que é o direito) da pampa com ar p/ mim é novidade!

    Olha um relato aí ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=22195&page=30 ):

    pressao de molas e amorteceodores, por enquanto nao me preocupei, até pq já montei dois samurais usando molas dianteiras de PAMPA e ficaram muito bons. Melhores inclusive que as minhas sob medida que estao no meu samurai a 5 anos.
    Molas sob medida é loteria, vc pode dar sorte de no primeiro jogo ficar otimo, como pode ter que mandar fazer 2, 3, 4 jogos até conseguir a calibraçao ideal... eu já tive problemas com molas sob medida em outros samurais que montei.. hj cheguei a conclusao que p/ jipes de até +/- 1200kg as molas de pampa ficam perfeitas. nao tem melhor custo x beneficio já que custam 300,00 o jogo 0km.
    se o seu jipe for bem mais pesado, dai pode ser que nao fiquem boas mesmo..


    Eu ACHO que não se trata da mesma mola - jota x pampa.

    Abs.
    Leo, vc teria uma outra opção para as molas dianteiras?
    a outra opção que falarm que seria interessante seria a mola
    da F100 traseira e não F1000 na frente, parece que fica macia e nao cede de jeito nenhumas.
    hoje vi que minha mola trazeira ou escapou, ou quebrou de fadiga...
    realmente terei que troca-las de imediato...

    vlw...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    08/04/2008
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    fala pessoa,

    vi a mola da marruá e tirei as medidas...
    fiquei muito em dúvida na aquisiçao dela, já que as dimensoes nao parecem com as que encontrei
    na "relaçao de peças adaptaveis para o J".
    Marruá molas dianteiras (sao as maiores)
    40.5cm de altura, 13.4cm de largura externa e o fio de 15mm e +ou- 8.8 espiras.
    com isso, eu teria que fabricar batentes em tecnil de 12.8cm para que fique da altura da mola do J.
    nao sei, mas isso pode infuenciar na forma de trabalho da suspensao?
    falando com o waldemar, ele comentou que com a molas traseiras do J na dianteira,
    ele teve de fabricar um calço de +ou- 20cm para deixar da altura certa. se alguem que estiver usando estas
    molas puder da um alo e comentar sobre isso... achei monstro este calço.
    será que vale a pena fezer 1 ou 2 calços para colocar esta mola com +ou- 30cm de altura?
    pensei em fazer 2 calços por mola (nao sei se é prudente fazer isso) um em cima e outro em baixo se for o caso.
    ou será que deveria partir para outra opçao?

    depois de algum tempo eu recebi uma proposta de uma fabrica de molas, a Randra, com as especificaçoes
    528mm de altura
    141,4mm de diâmetro externo
    11,8 espiras
    15mm de espessura do fio.
    o preço foi de R$98.00 por mola + frete , ela esta me mandando as especificaçoes de esforços,
    mas como nao entendo quase nada, queria saber se alguém teria as especificaçoes das molas em esforços para
    nao fabricar 1000 molas ate acertar. achei mais interessante que as molas Tigre pois lá o par está 380 latinhas.
    nao sei se alguem tem interesse, mas também pedi um orçamento para uma quantidade de entre 10 e 20 pares,
    para comprar em conjunto com quem quiser. ela ainda nao me deu uma resposta desta, mas acho que so irei para
    frente com este pedido maior se tiver estas especificaçoes de resistencia que tem que ter a mola, e se o grupo quiser.
    vlw..

  • #12
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
    Entrada
    07/07/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    1,130
    Agradecimentos: 0
    Eu uso a mola civil original da traseira na frente e a mola militar na traseira, não é necessário fazer nenhum calço, o J fica plano, sem a bunda caída.

    Não sei se vc já viu uma mola militar, ela além de maior é mais espessa.

    Mola nova pro J a 98,00 está com preço muito bom, nas militares usadinhas paguei 200,00 o par.
    Vamu que Vamu !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade