Em 1992 o bilionário empresário brasileiro Eike Batista criou a JPX, uma empresa que viria a produzir um jipe baseado no Auverland A-3, para atender a suas empresas no ramo de mineração e o mercado nacional. O resultado foi o JPX Montez (foto), um jipe 4×4 que foi produzido em Minas Gerais entre 1994 e 2001, quando Eike decidiu encerrar o empreendimento.
Mas esta semana Eike Batista anunciou que quer voltar a investir no setor automobilístico, e pretende criar uma fabricante brasileira em um prazo de até 12 meses, com tecnologia estrangeira, mas capital brasileiro. Há pouco tempo o jornal carioca O Globo anunciou que Eike estaria em negociação com a Gordon Murray para produzir o compacto T.25, desenvolvido pela empresa, no Brasil.
Ela faria parte de seu conglomerado, o EBX, que engloba vários tipos de indústrias, e terá “X” no nome como todas as empresas do grupo. Como fez em outras empresas, Eike irá injetar recursos próprios e vender as ações logo depois, para levantar mais recursos no mercado.
Fonte | O Globo