x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1

    questões elétricas




    Muito bem - isso aqui tem a ver com outros tópicos mas mesmo assim melhor resumir tudo por aqui.

    Depois de uma série de pequenos problemas, fiz uma varredura hoje. (Veja Fumaça Preta). As velas de pré-aquecimento estão boas, mas o relé está fornecendo apenas 10 V. Pode ser o relé ou pode ser o cabo. Como testar o relé ? não sei...ainda vou ver isso, mas os cabos são velhos e alguns estão bem oxidados. Pretendo limpar tudo e depois eu vejo. Alguém tem o esquema elétrico do relé ? não consegui identificar muito bem como funciona.

    Bateria: tem 12,4 V desligado. Muita oscilação depois de ligado. POde ser cabo. Não acredito que seja o alternador, mas em todo o caso pretendo desmontar o alternador e dar uma olhada. Ainda não descobri como folgar o tensionador da polia do alternador....mas farei isso.

    Conta-giros: nunca funcionou desde que comprei o carro e tambem não estava muito preocupado com isso. agora decidi arrumar. Bem...tirei fotos e confirmei ! não há terminal W (!). Só tenho o fio da bateria ligado no B+ mais o que vai para o motor de partida. Tem um fio laranja saindo de um terminal " D" que se se bem me lembro das aulas de elétrica só serve para motores a gasolina.

    Gostaria de saber se alguém me indica como fazer para puxar o terminal W do enrolamento. Não estou afim de pagar MO para eletricista mercenário fazer isso. Tenho noção suficiente para não destruir por completo o alternador. Mas nunca fiz isso de puxar o terminal dos enrolamentos.

    Alguém me ajuda ?
    Abraços

  • #2
    já estou de olho no temporizador (relé) e não estou encontrando indicação de substituto. Alguém indica ? algo me diz que é ele (não poderia estar fornecendo apenas 10 V e o fio está aquecendo demais !).

  • #3

    Thumbs up

    Fala Andre!

    Como sempre no mesmo barco que eu: faça você mesmo. Heheheheh Tive o mesmo problema que o seu. Meu eletricista trocou o relê. Vou ver daqui a pouco o modelo, acho que da DNI, e retorno aqui no tópico. Ok? Abraço.




    DR1V3R (Tiago)
    JPX. Uma questão de fé: "Tenho fé que nada hoje vai quebrar e rezo para isso todos os dias."

  • #4
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    guarulhos/SP
    Idade
    67
    Posts
    469
    Agradecimentos: 2
    ANDRE
    uma solução rapida é ligar direto sem rele, como nos caminhões antigos, liga um interruptor, conta 10 segundos e pronto........esse tabajara não passa voltagem menor, e se tiver pouco frio conta só 5s. quando estava com xud chegava a contar 30, 40 e só ai pegava.
    abraços.........

  • #5
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    guarulhos/SP
    Idade
    67
    Posts
    469
    Agradecimentos: 2
    Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida.

  • #6
    Pois é..estava pensando em fazer um bypass e controlar melhor o tempo disso. Alguém sabe me dizer quanto custa esse temporizador ? não consegui ainda identificar para onde vão os 4 fios que saem dele (Imagino que sejam dois para a chave e dois para a lâmpada no painel).

    Mais alguém pode indicar também o lance do bourne W do alternador ?
    Abraços

  • #7
    Citação Postado originalmente por DR1V3R Ver Post
    Fala Andre!

    Como sempre no mesmo barco que eu: faça você mesmo. Heheheheh Tive o mesmo problema que o seu. Meu eletricista trocou o relê. Vou ver daqui a pouco o modelo, acho que da DNI, e retorno aqui no tópico. Ok? Abraço.




    DR1V3R (Tiago)
    Pois é..hehe falta $$$ e estou realmente chateado com a porcaria de mão de obra desqualificada que temos. Além da economia, estou querendo fazer eu mesmo porque pelo menos garanto a qualidade do serviço.
    Se puder me passa a marca que verei por aqui.
    Abraços

  • #8
    Tiago, mais uma coisa - no outro tópico - vc eliminou o radiador de óleo no sistema de arrefecimente ?
    André

  • #9
    Usuário Avatar de TTJPX
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    283
    Agradecimento: 1

    Terminal "W"

    André,
    O alternador do seu jota não é mais original?
    Se não for, para retirar uma derivação para o contagiros, basta você soldar um cabo (fio) em uma das saidas do estator do alternador.
    O estator do alternador tem 3 saidas que entram na placa de diodos. Você deve soldar o cabo antes dos diodos. Dessa forma, você pega a tensão alternada e consequentemente a frequência do alternador.

    Caso você tenha dificuldade, me avise que dou um jeito de abrir um alternador e tirar umas fotos. No meu jota, eu instalei um do Palio e tive que fazer essa derivação.

    Com relação ao relé temporizador das velas, pelo valor de tensão informado (10V) não está muito fora do padrão, ja que, as velas tem tensão especificada de 11V. Se você medir essa tensão com o motor em funcionamento verá que será maior.
    O relé, pela descrição, não parece ter problema. Os problemas mais comuns com relés são o "colamento" de contatos e a queima da bobina, o que não é o caso.
    Só mais um detalhe. A corrente das velas aquecedoras é um pouco alta.
    Em alguns casos chega a 30A o que provoca a queda de tensão citada.

    abraço
    Wander

  • #10
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Muito bem - isso aqui tem a ver com outros tópicos mas mesmo assim melhor resumir tudo por aqui.

    Depois de uma série de pequenos problemas, fiz uma varredura hoje. (Veja Fumaça Preta). As velas de pré-aquecimento estão boas, mas o relé está fornecendo apenas 10 V. Pode ser o relé ou pode ser o cabo. Como testar o relé ? não sei...ainda vou ver isso, mas os cabos são velhos e alguns estão bem oxidados. Pretendo limpar tudo e depois eu vejo. Alguém tem o esquema elétrico do relé ? não consegui identificar muito bem como funciona.

    Bateria: tem 12,4 V desligado. Muita oscilação depois de ligado. POde ser cabo. Não acredito que seja o alternador, mas em todo o caso pretendo desmontar o alternador e dar uma olhada. Ainda não descobri como folgar o tensionador da polia do alternador....mas farei isso.

    Conta-giros: nunca funcionou desde que comprei o carro e tambem não estava muito preocupado com isso. agora decidi arrumar. Bem...tirei fotos e confirmei ! não há terminal W (!). Só tenho o fio da bateria ligado no B+ mais o que vai para o motor de partida. Tem um fio laranja saindo de um terminal " D" que se se bem me lembro das aulas de elétrica só serve para motores a gasolina.

    Gostaria de saber se alguém me indica como fazer para puxar o terminal W do enrolamento. Não estou afim de pagar MO para eletricista mercenário fazer isso. Tenho noção suficiente para não destruir por completo o alternador. Mas nunca fiz isso de puxar o terminal dos enrolamentos.

    Alguém me ajuda ?
    Abraços
    Andre

    Quanto ao fio para o conta giros abra o alternador e na ponte de diodos puxe um fio de qualquer diodo e ligue no conta giros que ira funcionar.

  • #11
    Olá Wander e Pereira,

    obrigado pelas dicas. Vou aproveitar o feriado para tirar o alternador fora e fazer isso. Não me pareceu nada complicado. Eu acho que o vai e vem da tensão e outras coisas nada mais é do que sujeira e cabos velhos. Vou revisar isso e mudar alguns cabos que sei que estão velhos. Impressionante o que apenas R$ 8,00 (o custo do metro de um bom cabo de 12 mm) não faz de diferença nesses probleminhas.

    Respondendo a anterior - sim, o alternador não é original ! essa foi uma grande burrada do antigo dono. A bateria arriava toda hora e um eletricista picareta convenceu ele que era o alternador...colocou um de fusca com 55 A apenas (!) Resultado - continuou arriando a bateria, simplesmente porque ele não usava o carro. Ainda sofro com algumas coisas que são reflexo do carro ter ficado parado por dois anos praticamente.

    Vou passar muito em breve a bateria para a caixa traseira, atrás da roda esquerda. quero ter espaço para mexer na elétrica. Vou trocar praticamente toda a fiação dele. É apenas uma questão de "tempo livre" meu para fazer isso tudo.
    Postarei fotos.

    Abraços

  • #12
    Usuário Avatar de TTJPX
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    Betim/MG
    Idade
    50
    Posts
    283
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por andre_belem Ver Post
    Olá Wander e Pereira,

    obrigado pelas dicas. Vou aproveitar o feriado para tirar o alternador fora e fazer isso. Não me pareceu nada complicado. Eu acho que o vai e vem da tensão e outras coisas nada mais é do que sujeira e cabos velhos. Vou revisar isso e mudar alguns cabos que sei que estão velhos. Impressionante o que apenas R$ 8,00 (o custo do metro de um bom cabo de 12 mm) não faz de diferença nesses probleminhas.

    Respondendo a anterior - sim, o alternador não é original ! essa foi uma grande burrada do antigo dono. A bateria arriava toda hora e um eletricista picareta convenceu ele que era o alternador...colocou um de fusca com 55 A apenas (!) Resultado - continuou arriando a bateria, simplesmente porque ele não usava o carro. Ainda sofro com algumas coisas que são reflexo do carro ter ficado parado por dois anos praticamente.

    Vou passar muito em breve a bateria para a caixa traseira, atrás da roda esquerda. quero ter espaço para mexer na elétrica. Vou trocar praticamente toda a fiação dele. É apenas uma questão de "tempo livre" meu para fazer isso tudo.
    Postarei fotos.

    Abraços
    André,
    Esse alternador tem a capacidade muito pequena. 55A é muito pouco para o jota devido à carga requerida pelos ELETROVENTILADORES.
    Eu coloquei um de 90A.

    abraço
    Wander

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade