x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Como retirar a trava da reduzida




    Amigos Joteiros, adquirimos recentemente um JPX 1996 militar todo original, e percebi porque todos acham o motorzinho XUD fraquinho. A relação da transmissão é bem longa e a 1ª marcha nem sempre dá conta de arrancar, porém basta reduzir para ter força de sobra, mas o velho sistema de travar a reduzida quando em 4x2 para salvaguardar o diferencial traseiro nessa hora atrapalha bastante. Tínhamos um Willys com motor AP diesel 1.6 turbo e a solução foi retirar a trava e alongar a alavanca da reduzida, daí ninguém percebia que eu reduzia sempre que necessário. Quero fazer o mesmo no JPX, mas desconheço essa T-case dele. Alguém saberia me dizer onde localizo a trava? No willys era um pino de aço que ficava entre os dois eixos dos garfos da reduzida e tração.
    Fica a sugestão, sabendo usar não quebra o diferencial traseiro e ajuda um monte a não queimar a embreagem a toa, sem contar que em certas situações que não se pode ligar 4x4 (terreno firme) ele deve ficar muito esperto em reduzida.

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Este motor realmente não tem muito torque em baixa, mas o maior problema é o cambio que tem uma 1º marcha muito longa, e cambio para carro e não para Jeep.
    Tambem já tive esta ideia de tirar trava da reduzida, mas segundo meu mecânico não seria tão simples assim, nesta caixa não tem pino são as engrenagens que travam.
    Conclusão estou em fase de adpatação de um cambio da S-10 2.2 a gasolina no meu J, só para tem uma ideia a 1º do J tem a relação de 3.592, e da S-10 4.682.

    Abs

  • #3
    Pois é, o militar usa câmbio clark, não sei se é a mesma relação. Se realmente não tem como retirar a trava, isso é uma péssima notícia... Vou avaliar "in loco". Obrigado pela dica.

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    O cambio clark original do JPX a 1º é um pouco mais reduzida em torno de 10%, relação 3.920, na minha avaliação ainda não é o ideal. É só fazer o teste, saia em 2º reduzida (4,345) e vera que fica bom, porisso a opção da troca de cambio.

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    guarulhos/SP
    Idade
    67
    Posts
    469
    Agradecimentos: 2
    o meu é pik up e entra reduzida 4x2, não sei se foi mexido, mas parece que tem uma esfera ( não a dos garfos ) abaixo dos garfos que é a responssavel por essa trava.
    abraços.......

  • #6
    Usuário Avatar de MARCOS AFONSO
    Entrada
    20/03/2008
    Local
    guarulhos/SP
    Idade
    67
    Posts
    469
    Agradecimentos: 2
    dá uma verificada nos manuais (manual oficina ) disponiveis que tem essa descrição, se não quiser baixar os manuais, o MAURICIO de lindoia fornece impresso/encadernado.
    abraços...........

  • #7
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    no caso das clark, não dá para trocar a relação por outro cambio 2215? talvez tenha algum mais reduzido...

    eduardo, essa história da caixa da s10 mexeu com meus duendes....

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    no caso das clark, não dá para trocar a relação por outro cambio 2215? talvez tenha algum mais reduzido...

    eduardo, essa história da caixa da s10 mexeu com meus duendes....

    abs
    Fala Léo,

    O unico cambio da familia 2205/2215 com relação mais curta é o Chevette Junior, mas a quinta tambem é mais curta (0,900) ai desiste dele.
    Falando no da S-10, até o entalhado do eixo piloto é igual a embreagem original, foi só tornea-lo deixando no mesmo comprimento, portanto nada de adaptação, vou usar emgreagem original. Agora só falta a parte traseira.

    Abs

  • #9
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    entendi...mas não dá para trocar só a primeira?! (pergunta de leigo mesmo)...

    eu imaginava isso, por isso te perguntei naquele dia...por isso que eu admiro as coisas da GM...tudo igualzinho...uma maravilha para aqueles que gostam de construir franksteins...

    quem sabe um dia não troco motor e cambio por um da s10.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    entendi...mas não dá para trocar só a primeira?! (pergunta de leigo mesmo)...

    eu imaginava isso, por isso te perguntei naquele dia...por isso que eu admiro as coisas da GM...tudo igualzinho...uma maravilha para aqueles que gostam de construir franksteins...

    quem sabe um dia não troco motor e cambio por um da s10.

    abs

    Léo, tambem já tive esta ideia de trocar a primeira, mas me informaram que não tem como.

  • #11
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    entendi....

    uma outra idéia também era trocar a engrenagem da reduzida, que nem o pessoal de suzuki e hilux....o joão disse que era relativamente fácil fazer isso e no meu caso, já me atenderia.
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #12
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    834
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    entendi....

    uma outra idéia também era trocar a engrenagem da reduzida, que nem o pessoal de suzuki e hilux....o joão disse que era relativamente fácil fazer isso e no meu caso, já me atenderia.
    Pelo que andei lendo sobre estes kits, só no caso do Samurai é que reduz tambem a marcha normal, no caso do JPX continuaria 1:1.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade