x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    Post [MOTOR] Óleo 10W-40 Sintético




    Alguém já usou ou tem experiência? Efetuei a troca ontem e optei pelo Bardhal Syntheconomy 10W-40. O preço estava bom, R$17/L, e o óleo antigo, 25W-60, achei que estava matando um pouco a performance. Manterei o tópico atualizado conforme eu for rodando com o carro.


    Abraço.


    DR1V3R (Tiago)
    JPX. Uma questão de fé: "Tenho fé que nada hoje vai quebrar e rezo para isso todos os dias."

  • #2
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    Posso estar errado, mas se não me engano este oleo não é sintetico,

    é somente base sintetica, certo?

  • #3

    Post

    Bardahl

    "Óleo de composição sintética para cárter de motores a álcool, gasolina e GNV"

    Trecho retirado do site do próprio fabricante. Também desconfiei que seria apenas de base sintética e não totalmente. Pelo menos, superior ao antigo, acredito que seja. Mais alguém faz uso desse óleo ou dessa especificação?

    Abraço.
    DR1V3R (Tiago)
    4X4 Brasil
    JPX. Uma questão de fé: "Tenho fé que nada hoje vai quebrar e rezo para isso todos os dias."

  • #4
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por DR1V3R Ver Post
    Alguém já usou ou tem experiência? Efetuei a troca ontem e optei pelo Bardhal Syntheconomy 10W-40. O preço estava bom, R$17/L, e o óleo antigo, 25W-60, achei que estava matando um pouco a performance. Manterei o tópico atualizado conforme eu for rodando com o carro.

    Abraço.

    DR1V3R (Tiago)
    Olá Driver!

    Realmente este é um óleo apenas de base sintética. Os "full sintetic" começam geralmente em R$ 40,00 o litro...

    Os produtos da Bardhal são bons. Para saber se vai ser bom para a sua viatura, precisaríamos saber que motor está usando...

    Só não vá me dizer que está usando este óleo num motor diesel.

    Realmente um óleo muito "grosso" como o SAE 25W60 vai fazer com que o motor tenha mais dificuldade para receber a lubrificação adequada, especialmente se o uso se dá em climas mais frios, onde o óleo tende a ficar ainda mais viscoso. Um óleo mais "fino" facilita a lubrificação, mas dependendo do motor (desgaste x folgas) pode também apresentar os seus problemas na lubrificação correta do conjunto. Vale a pena ainda lembrar que, se for um motor turbinado, o ideal é utilizar um óleo que não tenha viscosidade acima do indicado no manual pois acarretará falha na lubrificação da mesma, ocasionando desgaste prematuro.

    Abraço,



  • #5
    Usuário
    Entrada
    10/04/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    885
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Qual a viscosidade de oleo mais adequada pro motor Xud turbinado do jota? Preferencia por alguma marca?

  • #6
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por eduvieira Ver Post
    Pessoal,

    Qual a viscosidade de oleo mais adequada pro motor Xud turbinado do jota? Preferencia por alguma marca?
    Edu et All,

    Viscosidade não é tudo em se tratando de óleos de motor...

    As caracterísiticas de lubrificação levam em conta diversas variáveis, entre elas o nível de proteção, desgaste dos componentes, limpeza, contaminação, etc.

    Os óleos de motores são classificados de acordo com suas características de lubrificação e viscosidade, a recebem um "certificado". As características de lubrificação são homologadas por diversos órgãos sendo o mais conhecido o API. Já as características de viscosidade mais conhecidas são homologadas pela SAE.

    O que primeiramente devemos SEMPRE ter em mente para motores diesel, é que devemos usar óleos multiviscosos, ou seja, óleos capazes de manter suas características de lubrificação mesmo com grandes variações de temperatura. Estes óleos são imprescindíveis para veículos turbinados.

    Simplificando bastante a conversa, para óleos multiviscosos (os que DEVEMOS UTILIZAR) a classificação SAE nos mostra 2 números: Exemplo: SAE 10W/40 - o primeiro indica a viscosidade sob temperaturas frias (grau inverno SAE 10W) - o segundo indica a viscosidade do lubrificante a altas temperaturas (grau verão SAE 40).

    Em conjunto com a classificação SAE temos a classificação API, que indica por uma sigla alfanumérica a aplicação do óleo (tipo de motor - ciclo/regime de trabalho). Ou seja, num óleo com classificação API CF-4, por exemplo, a letra "C" significa óleo desenvolvido para atender as especificações do ciclo diesel (motores diesel), a letra "F" indica o grau de tecnologia. Geralmente, quanto "maior" a letra (em relação à sequência alfabética) mais "moderno" é o óleo, suprindo as especificações mais recentes dos fabricantes de motores. Assim, um óleo API CF-2 é mais "antigo" do que um API CF-4 e ambos são mais "antigos" em relação ao API CG-4 ou CH-4.

    Lembro ainda que na classificação API a letra "C" representa os óleos para motores ciclo diesel enquanto a letra "S" indica óleos indicados para as especificações dos motores ciclo otto (gasolina/álcool).

    Não há problema em utilizarmos óleos mais "modernos" ou de especificações mais novas em veículos mais antigos, pois as novas especificações levam em conta as anteriores, aprimorando-as. O contrário, entretanto, não se aplica. Portanto, no mínimo devemos usar o lubrificante indicado no manual do veículo ou um mais moderno. Exemplo: num motor em que o fabricante especifica o uso de um óleo API CF-4, não haverá problema em usar um API CH-4...

    Na época em que os JPX foram fabricados, a Peugeot européia especificava óleo lubrificante classe API CD para o XUD-9A aspirado. Já a JPX do Brasil, em seus manuais, recomendava óleos API SF ou API CD (manual militar) e API CD ou API CE (manual civil), esta última mais correta, já que um óleo API SF, além de ser indicado apenas para motores à gasolina, já era obsoleta em 1994, ano em que os JPX foram oficialmente lançados no Brasil.

    Resumindo a ópera, o ideal para os XUD-9 ainda em uso hoje é utilizar óleos com especificações SAE 15W/40, 20W/40 ou até 20W/50 - esta última em ambientes de climas muito quentes (todos multiviscosos) e especificação API CF-4 ou superior (CG-4, CH-4 ou CI-4).

    Quanto ao fato de serem ou não de tecnologia sintética, particularmente, não há necessidade de óleos totalmente sintéticos para o Motor XUD-9. Há bons óleos nas especificações indicadas acima, com faixa de preço de até R$ 15,00-20,00 o Litro e tecnologia de "base" sintética, mais do que suficiente para suprir as necessidades de lubrificação daquele motor.

    A vantagem principal dos "full syntetic" sobre os outros óleos, no caso do diesel, é a menor formação de borras e consequente contaminação, o que, em tese, resultaria num maior intervalo entre as trocas de óleo. Pelo preço destes óleos, na prática, isso acaba não compensando.

    Pessoalmente sempre utilizo e recomendo o óleo Rimula X da Shell (embalagem preta). Também gosto dos Texaco Ursa Premium TDX.

    Ademais, recomendo sempre que JUNTO COM A TROCA DO ÓLEO seja também TROCADO O FILTRO DE ÓLEO!

    Perdoem o tamanho da mensagem!

    Abraço!



  • #7
    Usuário
    Entrada
    10/04/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    885
    Agradecimentos: 0
    Valeu, Getulio.
    Vc sempre nos dando uma aula de mecanica e jota.
    Obrigado pelas informaçoes.
    Abs

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/04/2013
    Local
    Castelandia/GO
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    usei no motor diesel 3.0

    Bom dia pessoal...

    Eu usei esse Bardahl MAXOIL SINTECONOMY 10w40 no motor da minha Hilux.
    Será que fiz cagada??
    O mecânico da super troca de óleo quem me indicou. Lembrando que o motor é Diesel 3.0.

    O que acham que devo fazer?

    Obrigado.
    4X4 Brasil
    L200 Triton HPE 3.2
    Hilux SRV 3.0

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/07/2009
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0

    Oleo motor Hilux

    Troquei recentemente oleo da hilux 2011 (coloquei o Top Turbo da Petrobras 15w40). Mas achei incrível, vi diferenças no carro começando pelo aumento do ruído do motor e sensível retardamento na troca de manchas (câmbio automático).
    Na próxima troca vou voltar a usar o 10w40 original da toyota, mesmo sendo pouco mais caro.

    Sugestão: Pelo menos para hilux 3.0 diesel automática USEM óleo 10w40.

  • #10
    Usuário Avatar de EDSONGALIZA
    Entrada
    07/09/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    386
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por heron Ver Post
    Troquei recentemente oleo da hilux 2011 (coloquei o Top Turbo da Petrobras 15w40). Mas achei incrível, vi diferenças no carro começando pelo aumento do ruído do motor e sensível retardamento na troca de manchas (câmbio automático).
    Na próxima troca vou voltar a usar o 10w40 original da toyota, mesmo sendo pouco mais caro.

    Sugestão: Pelo menos para hilux 3.0 diesel automática USEM óleo 10w40.
    Quando usei o 15w40 da móbil no meu carro notei o barulho alto do motor , principalmente de manhã com o carro frio , vc tem até medo de acelerar o carro achando que ele ta trabalhando sem óleo .
    Hoje eu uso esse oleo 10w40 só que dá móbil , estou gostando pela manhã o barulho diminuído .
    a toyota está mandando usar agora o 5w30 dela na Hilux .
    eu vou usar na próxima troca o 5w40 sintético da castrol magnatec .....depois posta aqui p vcs saberem o resultado .
    Edson Sw4 AT BF265 75 16r, triton gls MT 2013 ,ex Grand Vitara 2010 MT, ex Frontier 2012 LE MT, ex L200 2010,ex traker, ex gran sportage diesel

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/07/2019
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por EDSONGALIZA Ver Post
    Quando usei o 15w40 da móbil no meu carro notei o barulho alto do motor , principalmente de manhã com o carro frio , vc tem até medo de acelerar o carro achando que ele ta trabalhando sem óleo .
    Hoje eu uso esse oleo 10w40 só que dá móbil , estou gostando pela manhã o barulho diminuído .
    a toyota está mandando usar agora o 5w30 dela na Hilux .
    eu vou usar na próxima troca o 5w40 sintético da castrol magnatec .....depois posta aqui p vcs saberem o resultado .
    Olá amigo, eu tenho uma SW4 3.0 06, e estou na dúvida entre utilizar o SM 10w 40 ou 5w 30, como se comportou o 5w 30 no seu carro ?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade