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  • #1
    Usuário Avatar de ALEXANDRE CERQUEIRA
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    Adaptação dos diferenciais no J




    PessoALL,

    Sei que já tem um tópico parecido e já pesquisei, mas não está atualizado e não mencionam com maiores detalhes os do troller, portanto, coloco novamente a discussão.

    Findi passado consegui detonar a caixa de planetária do dif traseiro. Quebrou em razão dos pneus muito grandes, em uma EROSÃO monstra numa subida, os pneus travaram no suporte superior das molas, acabei forçando, alguma coisa tinha que quebrar, pura estupidez. Como tenho uma reserva, vou substituí-la e espaçar um pouco mais as rodas do cubo. Mas já estou pensando na adaptação de novos eixos para depois do calango trophy em dezembro.

    Estou a ponderar quanto aos eixos novos da band. com flutuante, os da rural ou os do troller.

    Os da band acho que não encontro relação equivalente aos 8X43. Com o motor 2.4 gas, cambio clark e pneus com 34” de diâmetro, não posso alongar muito, ademais, o uso é para trilha pesada.

    Os da rural encontro mais baratos, mas é tanta adaptação (eixos flutuantes, discos de freio, revisão geral, munhões, etc), que vão ficar praticamente no preço dos outros. Sem contar que o material já estaria bem fatigado em razão dos anos de labuta, hehehehe.

    Acho que os do troller são os mais robustos, mas têm o problema da posição dos miolos, o dianteiro tem que inverter para a direita (o que não é difícil), o traseiro fica no meio, daí o cardã não ficaria alinhado, mas acho que não seria tão problemático, talvez trepide na arrancada e como não passaria de 110Km/h, não teria outros problemas, acho.

    Tem também os da hilux antiga, ainda com eixo rígido na frente, mas são difíceis de achar e não sei da manutenção, nem se teria bloqueio ou outras peças com facilidade, aí fica igual aos carraro.

    Já mandei duas mensagens para a ensimec para consultar se eles construiriam os eixos para o jota com dana 44 e carcaças da rural, mas eles sequer responderam.

    Peço ajuda aos colegas quanto a informações e experiências que possam fornecer.

    Tem que ser eixos mais largos, como da rural ou do troller ou da band, para caber bem os pneus grandes e não arrastarem, não servem os do CJ. Sabem informar as bitolas dos eixos?

    Desde já agradeço os comentários.

    Alexandre – Brasília - Caveirão

  • #2
    Ola Alexandre, dois caras aqui do forum que podem te ajudar são o Portugues o jpx dele tem eixos da hilux e o Afonso ja faz a adaptação dos eixos do troller em jpx ele e o dono da oficina tt4. valeu
    JOÃO RICARDO - Samurai 94 - X Crawler 4.16, bloqueio traseiro Kaiser, SPOA, pneus 31¨ VJ900, guincho Ramsey 9.5.

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Alexandre
    O mais fácil prá vc é trocar apenas o traseiro por eixo de Rural 4x4 , com flutuante ensimec(ou Enfer) , já coloca um bloc 100% e mantém a rel 8/43 , com isso poderá continuar usando o dianteiro Carraro.

    Descarto o flutuante de band pois a relação nacional mais reduzida é 9/37 (4,11:1) que é muito longa para sua configuração .Seria ideal para motor MWM.

    O eixo das picape Hilux japonesa , fora o traseiro centralizado, é fantástico. Tem bolas pequenas(enrosca pouco), é inquebrável, tem muitas possibilidades de bloqueios e tem uma largura excelente. Sua relação 4,56:1 (17% mais longa que a tua)ainda fica bom no teu carro .Mas , é 6 furo .

    O eixo Dana/Toyota(Troller 6 furos), além de central o traseiro,o dianteiro é do lado esquerdo e tem bola grande (enrosca os dois, por ser grande e desalinhado) . Tem o problema de ser 6 furos e é muito largo. Muito grande a possibilidade de relação e bloc.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #4
    Usuário Avatar de va69
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    se enteresar eu tenho um diferencial da rural trazeiro 4x4 bola deslocada com o miolo zero com relação 9x44, comprei para por no meu j , mas resolvi comprar os conjuntos novos para o eixo carraro.

  • #5
    Usuário Avatar de ALEXANDRE CERQUEIRA
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    Boa!!! Já teria iniciado a adaptação? Qual o valor vc tem em mente.

    Agradeço a ajuda dos demais colegas, é uma idéia ainda em desenvolvimento.

    Abraços,

    Alexandre - Brasília - Caveirão

  • #6
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    diferencial hilux

    ai vai uma foto de um dif de hilux instalado..abraços..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -27.jpg  

  • #7
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Olá Alexandre,


    Eu indicaria usar o Dana 44 de Rural com a mesma relação do dianteiro, se possível adaptando semi-eixos T-Rex Bone da Ensimec (flutuante), já que parece ser o componente mais crítico para o conjunto. Terás um eixo com pouca manutenção e compatível com teu eixo dianteiro (43x8), além de ser bem resistente.

    A Ensimec faz este serviço, mas creio que eles devem estar bem movimentados (por isso a demora na resposta), além do que o preço seria bem salgado.

    Abraço e sorte na solução



  • #8
    Usuário Avatar de ALEXANDRE CERQUEIRA
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    Valeu Portugues e Getúlio!

    Ainda estou ponderando as diversas possibilidades de adaptação dos eixos, obrigado pela ajuda. O eixo da rural é realmente uma ótima opção, o Joãoponeis já tinha mencionado essa. O Ney da ENSIMEC entrou em contato no sábado passado, mas pela idéia que deu, os preços realmente ficam um pouco além do imaginado. Eles até fariam eixos completos, ma$$$$... Talvez compre apenas a carcaça do eixo traseiro e vá adquirindo as peças devagar: o miolo já com bloqueio, a relação 8x43, os semieixos reforçados, etc. Acho que o kit do freio a disco que tenho já serviria. É bom poder contar com os comentários dos colegas. Não vou me precipitar.

    Abraços,

    Alexandre Cerqueira - Brasília

  • #9
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    Citação Postado originalmente por va69 Ver Post
    se enteresar eu tenho um diferencial da rural trazeiro 4x4 bola deslocada com o miolo zero com relação 9x44, comprei para por no meu j , mas resolvi comprar os conjuntos novos para o eixo carraro.

    Vc vende so a rela;cao 9x44? Tem dois casais dela? Eu interesso.

  • #10
    Usuário Avatar de va69
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    não so dif completo o miolo est zero

  • #11
    Usuário Avatar de ALEXANDRE CERQUEIRA
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    Scerca, mermão, que bom que entrou pro fórum.

    Bom, comprei o eixo traseiro do André, um dana 44 adaptado para o JPX, já com eixos flutuantes. Instalei o danado e, contrariando as recomendações do André, acabei colocando os cubos já velhos do jeep que ele me fornecera junto com o kit, pois meu meca havia afirmado que estavam bons. Na primeira trilha explodi os dois semi-eixos, pois os cubos não seguraram o ajuste e folgaram, daí foi uma lenha só.

    Depois de ponderar um pouco resolvi comprar tudo ensimec, com bloqueiro, kit de semi-eixos, mangas HD para pneus até 37, porcas de engenharia, cubos especias, etc.
    Já tinha feito duas trilhas razoáveis a título de teste do sistema e, ontem, participei do Lagartixa Trophi do Jeep Club de Brasília, foi pauleira, algumas baixas entre as viaturas, mas o J voltou pra casa sem problema algum, apenas muita lama e mais alguns arranhões.

    Agora posso falar que o teste do eixo equipado by ensimec foi feito e aprovado. O bloqueio é muito incômodo em razão do barulho e dos trancos, mas vou ter que acostumar, pois é eficaz nas trilhas e meu uso para o J é esse mesmo.

    Para esclarecer, mantive o eixo carraro na dianteira, com espaçadores de 5cm. A relação de ambos é o 8x43 e o motor é, 2.4 com câmbio clark e os pneus são os 285-75r16, com recapagem genius lodo, que dá 34" de diâmetro.

    Mas se fosse rodar com MWM, colocaria os eixos da toyota bandeirante, dos mais novos, já com flutuante e com as bolas deslocas para a direita para manter a t-case.

    Abraços,

    Alexandre Cerqueira - Brasília

  • #12
    Usuário
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    20/06/2009
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    Talking 'Novo' J

    Salve, brother!
    Agora que o novo eixo foi instalado, mande fotos!
    pura divers
    ão!

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