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Convex Datacenter
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  • #1

    [Projeto Nightmare]




    Boa tarde, pelo horário local, a todos os joteiros e jipeiros. Mais um novo usuário/jipeiro entrando pra "família", mais especificamente dos sofredores... cof... joteiros.

    Bom, minha estória começou em 1996 quando meu pai adquiriu o veículo novo 0km. Com o tempo, apenas as manutenções rotineiras foram feitas, somado a falta de mão de obra especializada os problemas mais graves começaram a aparecer aos poucos. Soluções paleativas foram adotadas pela falta de conhecimento específico sobre o jota. Conforme fui pesquisando na internet encontrei várias referências e mais tarde soube do grave estado do projeto comm seus erros de design, etc... Bom não quero entrar no mérito de reclamar, muito pelo contrário. Como todos aqui quero na verdade encontrar soluções definitivas para poder, aos poucos, ter um carro confiável. Bom pulando todo o resto vamos a configuração atual:

    Motor XUD-9A (não intercoolado)
    Pneus originiais Pirelli Scorpion R16 AT em rodas de aço.
    Suspensão original.
    Parte elétrica orginal e sistema de arrefecimento tb.
    Escapamento direto sem abafador. 8-) (Acho que a maioria aqui nunca deve ter ouvido a barulehira infernal que o XUD produz sem abafador.)
    Alternador de Vectra. (O original foi pro saco ainda em 1996.)
    Fltro de ar esportivo duplo-fluxo (Em forma de furacão.)
    Cabeçote novo. (O antigo teve que ir para o Sul para ser feito a revisão devido a problemas constantes de superaquecimento o que levou a uma fissura no mesmo.)
    Troca de óleo do motor e filtro de óleo feita a menos de 200Km. (Praticamente ontem. Também foi adicionado ao óleo um aditivo Pro-Longa, para motores com mais de 50.000Km.)
    Trooca da junta por uma nova feito junto a troca do cabeçote. Estou usando a Taranto de 1.7mm.
    Vidros elétricos.
    Alarme Positron. (Desperdício de dinheiro.) :/


    Problemas atuais:

    1- Superaquecimento, pra variar.
    2- Shimmi/Shimy/Tremedeira/Trepidação/Convulsão/ sei-lá... Muito forte atualmente.
    3- Suporte da mola dianteira direita empenado para trás. (Grave)


    Bom o que foi citado acima é um breve resumo do "resumo" para começar. Assumi oficialmente a administração do veículo a menos de um mês pois meu pai já não aguentava mais gastar dinheiro e estava prestes a vender.

    Continua...

  • #2
    Bom, como não connsegui editar o primeiro post. Aqui vão mais alguns detalhes.

    - O cebolão instalado é de chevete a ácool. Armando a ventoinha a 80c.
    Só que recentemente percebi que a 2a ventoinha. A da direita que deveria armar depois não esta armando. Ela começa a girar mas para logo em seguida, ou seja, num calor infernal o carro roda com apenas uma ventoinha. O carro está no eletricista para uma revisão geral de toda parte elétrica.)

    - Quanto ao shimmy, alguém pode me dar uma luz? Olhando o eixo dianteiro existem 3 barras horizontais conectadas as pontas. Uma delas se não me engano é o amortecedor da direção. As outras duas não tenho a menor noção. Estou pensando em trocar as 3 barras, mais os rolamentos das rodas. Visto que o carro já é meio velhinho? Estou viajando ou deve resolver o problema?

    - Quanto ao radiador. Alguém pode me indicar algum profissional que possa conefeccionar um de 5 colméias todo em alúminio e de maior volume? Estou pensando também em trocar as ventoinhas originais por 2 de 14" de 2780cfm cada. Sera que ajuda ou são mais fracas que as atuais?

    - Será que o superaquecimento tem haver com a tal da válvula termostática? Poderia troca-la por uma alternativa para que o motor funcionasse mais frio?

    - Existe uma mangueira no motor por onde escapa uma fuamaça. Se eu não me engano, acho que é o respiro do óleo. É normal esse comportamento?

    - Quanto ao reservatório? É possível troca-lo por outro tranasparente ao invés de preto? Mancada do design da JPX mas deixa isso pra lá...

    - Quando retirei o intercooler a um tempo atrás, percebi que tanto ele quanto as mangueiras estavam sujos de óleo, tipo oléo do motor. É normal ou o turbo foi pro saco?


    Entendo que são muitas perguntas e o texto se torna chato, ainda mais em dois posts seguidos, é que não aguento mais os problemas e o prejuízo contínuo. Pretendo finalizar o jipe o quanto antes já que eu preciso e gosto muito do veículo. Bom estou a disposição do pessoal do forum. Qualquer coisa é só enviar uma MP ou postar no tópico. Forte abraço, muitras trilhas e barro para todos.

  • #3
    Usuário Avatar de Augusto Braga
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    Oficina MGC

    DR1,

    Liga p/ o Gustavinho: 2595-7303, sabe td de JPX e é Jipeiro, pode confiar!

    Abrs e Boa Sorte!
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    mande no Gustavo da MGC que é fera. O Jota é muito bom , mas é tinhoso.

  • #5
    Usuário Avatar de Andrejur
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    Bota não de quem gosta e conhece a fundo. Gustavinho.

    Abs.
    Andrejur

  • #6

    Talking

    Já que é para o bem estar geral e felicidade da nação, digo que vou contacta-lo. Obrigado a todos e espero postar boas novas o quanto antes. Forte abraço.

  • #7
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
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    DR1, sabemos como vc se sente, mas, tenha paciência. Tenho certeza de que vc vai encontrar uma pessoa q irá resolver todos os problemas do seu j como o indicado pelos colegas acima. Quando isto acontecer, vc verá q tem uma viatura altamente confiável. Digo isso com conhecimento de causa porque possuo um J ano 94 cd, já modificado, que ñ me deu uma única dor de cabeça desde qdo o adquiri, há quase dois anos. Uso-o no dia a dia, faço viagens constantes por estradas precárias puxando um reboque de dois eixos às vezes até com 800 kg de carga e essa viatura nunca me deixou na mão. Corrigindo os erros de projeto, o j é um senhor jipe.

  • #8
    Usuário Avatar de leogc
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    Salve DR1V3R,

    seja bemvindo ao forum....

    realmente o gustavinho pode resolver a maioria (se não todos) esses problemas....mas mesmo assim vou deixar meus 0,000002 cents de contribuição.

    Radiador: A Radimec (acho que é esse o nome), em São Cristóvão tem uns radiadores gigantescos (tem de 4 e de 5 colmeias) para o JPX, eles foram desenvolvidos pelo gustavinho enquanto MGL, mas depois eles fecharam. O único senão é que acho que o de 5 colmeias não cabe junto com o ar condicionado.

    Ventoinhas: não vale a pena ficar consertando. compre logo novas. eu até tenho duas para "vendar" (um misto de vender e dar), mas se quiser comprar novas, eu to usando do santana 98 completo. comprei as ventoinhas em sao cristovão e a carenagem na autorizada vw (o único lugar que tem)...é legal ligar com a carenagem pois dificulta que ela puxe ar lateral.

    Intercooler: pelo pouco que sei (o meu não está instalado ainda), o intercooler tem que ser lavado de vez em quando, principalmente quando o respiro de óleo está ligado.

    válvula termostática: muitos aqui rodam sem, eu rodei sem durante muito tempo. hoje, com tudo trocado (radiador, ventoinhas e parte elétrica) eu coloquei-a novamente. ela faz com que o motor, enquanto não atingir uma temperatura X (determinada pelo tipo de válvula) mantenha a água em circuito fechado (facilita atingir essa temperatura).

    shimmy: quando aconteceu comigo era o amortecedor de direção....foi só trocar e tava resolvido.

    o cebolão do chevette força demais o rele das ventoinhas (elas trabalham quase que direto), além de deixar o motor trabalhar mais frio. é uma questão de o quanto vc confia no seu sistema. também já tive, mas como meu motor tá todo mexido e arrumado, hoje rodo com a original (92ºC).

    fora isso e a paciencia necessaria para conviver com o carro...é só levar para a trilha que vc rapidinho desiste de vender.

    abs e boa sorte
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #9
    Usuário Avatar de leogc
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    Corrigindo.

    Radimek Radiadores Ltda Tel: (21) 2580-5551 mais telefones

    Rua do Bonfim, 350
    São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20930-450

    mapa | info | torpedo
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #10

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    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    Corrigindo.

    Radimek Radiadores Ltda Tel: (21) 2580-5551 mais telefones

    Rua do Bonfim, 350
    São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20930-450

    mapa | info | torpedo
    Fala Leonardo! Foi como eu disse. O lance da válvula eu já resolvi me livrando dela. Prefiro motor frio a junta queimada. Nesse exato momento meu JPX não está nem em condições de sair da garagem. O sistema de arrefecimento está com um problema sério. As ventoinhas armam a primeira vez e depois não estão mais armando. O carro ferve. Chamei o eletricista de autos agora para resolver esse problema. To na merda.


    Abraço.
    JPX. Uma questão de fé: "Tenho fé que nada hoje vai quebrar e rezo para isso todos os dias."

  • #11
    Usuário Avatar de felipejpx
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    Sobre o "treme-treme", meu Jota tem tremido bastante..

    A ultima vez e balanceei, o cara me disse que "não dava balanceamento" 100%.. é normal isso? O carro ficou parado bastante tempo, e pode ter danificado os pneus... Isso pode ser a causa do "treme-treme"?
    Percebo que essa vibração é bem forte próximo aos 80km/h. Mais alguém experimenta isso?

    Ficam duas perguntas:
    1) Caso o problema seja pneu, qual vocês indicam? Uso 90% estrada/cidade... Aumentar o diâmetro do penu, diminui a velocidade final??
    2) Pode ser balanceamento do Cardam? ou problema na Cruzeta?


    Abraços a todos!

  • #12
    Usuário Avatar de leogc
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    Citação Postado originalmente por DR1V3R Ver Post
    Fala Leonardo! Foi como eu disse. O lance da válvula eu já resolvi me livrando dela. Prefiro motor frio a junta queimada. Nesse exato momento meu JPX não está nem em condições de sair da garagem. O sistema de arrefecimento está com um problema sério. As ventoinhas armam a primeira vez e depois não estão mais armando. O carro ferve. Chamei o eletricista de autos agora para resolver esse problema. To na merda.


    Abraço.
    fala dr1v3r, acho que esse é o melhor caminho para resolver os problemas. ajeite a parte elétrica das ventoinhas, de uma conferida em todos os fios e no cebolão de temperatura (meu carro tinha um sério problema de armar as ventoinhas e não desarmar mais...aí a bateria ia pro brejo)....qdo tudo estiver ok, aí vá ver o arrefecimento (radiador, mangueiras e etc)....

    boa sorte, qq dúvida tamos aí.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

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