Postado originalmente por
VAZ
Fala Leo, eu to começando a instalar o AC no meu J agora. Como sempre, tomei meu tempo e fiz MUITA pesquisa pra não errar e nem gastar em dobro.
O que eu descobri é que são os radiadores do AC que ditam a potência, na frente, o condensador, não pode ser muito pequeno, e de preferencia que tenha uma ventoinha auxiliar. E na caixa, o condensador de gelo, quanto maior MELHOR. Eu fui atras de varias caixas, durante muito tempo, e descobri uma que tem um condensador massivo, que é a caixa nova do ZETEC da FORD. Não sei de que carro é, mas meo... o condensador em comparação com outras é muito grande. O lance é que ela não cabe em nenhum lugar, ou vc vai de gela-saco como o companheiro ai, ou vc "pica" a caixa e fabrica uma com os itens internos. No teto vai ficar uma gamba hein.
Eu to fazendo o seguinte, desmontei a caixa, são três itens a se considerar, o ventilador, a turbina de sucção do mesmo e o condensador.
A forma desse condensador do ZETEC é um paralelepípedo bem espesso e cabe PERFEITAMENTE dentro do painel do J, atras de onde é o porta-luvas, parece que foi feito para caber ali, e com um pequeno furo ali do painel para o cofre, os canos dele junto com a válvula saem pro cofre do motor resultando numa adaptação bastante limpa e funcional. Então temos o ventilador e a caixa de sucção do mesmo que cabe perfeitamente embaixo do porta-luvas, tem-se então, que se cobrir o condensador junto com a caixa do ventilador e puxar as saidas para os difusores. Estou fazendo isso, em FIBRA, mas é tão simples e quadrado que penso que possa ser possível usar apenas chapa. No final posto as fotos. Dá uma olhada na caixa e no tamanho do condensador de gelo. Comparei na mão com a caixa gela-saco e o condensador dessa é praticamente 2x maior.
Abs
Caio