x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38

Tópico: Supercharger?

  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/12/2006
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Supercharger?




    Alguém já analisou a viabilidade de substituir a turbina do XUD por um blower (supercharger)? Aparentemente haveria uma boa melhora em baixa rotação, melhorando um dos problemas mais criticos do motor.

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Elton... Ver Post
    Alguém já analisou a viabilidade de substituir a turbina do XUD por um blower (supercharger)? Aparentemente haveria uma boa melhora em baixa rotação, melhorando um dos problemas mais criticos do motor.
    Elton bem vindo, blower não é coisa facil de se achar, nem barato para comprar e instalar. Existem alguns tópicos aqui no fórum que algo sobre o assunto já foi comentado, em todo caso isso é coisa pro Thiago Rodeghel comentar.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/12/2006
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela saudação, José Augusto. Vou esperar a resposta do Thiago, então. Adianto q a minha idéia é usar o Eaton M-24 (o modelo que equipou a linha Ford 1.0), que, às vezes, é encontrado em desmanche por cerca de R$ 500,00 (novo custa 3k, na revenda Ford).

  • #4
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Elton, sei não, a do KA, para motor 1.0, acho que vai estrangular quando em rotações mais altas, afinal o XUD é 1.9 L.
    Mas vamos deixar o Thiago dar a opnião dele.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    01/12/2006
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Pois é... Acontece que, apesar da cilindrada maior, o XUD trabalha em rotação mais baixa (na prática, parece q ninguém passa dos 3.500 rpm). Como o blower pode rodar a até 14.000 rpm, seria possível estabelecer uma relação de até 4x1 (rpm do blower x rpm do motor), o que, no caso do M24, daria uma pressão superior a 0.7 Bar. Aí, se o incremento do torque for mesmo compensador, daria para diminuir a relação de transmissão, aumentando tbém a velocidade final ...

  • #6
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Elton, é o seguinte...

    O M24 alimenta motores até 1.4... Mais q isso esquece, infelizmente não dá.

    O M24, se vc conseguir, pode chegar a 1K de pressão, mas não vai dar capacidade volumétrica pro motor. Pressão vai ter mas volume de ar não.
    Exemplo... um motor 1.0 a 3500 giros consome Y de ar, agora um motor 1.9 a 3500 giros consome Z de ar.

    Pra mudar a pressão, só mexendo no diametro das polias.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #7
    Usuário
    Entrada
    01/12/2006
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Mas é justamente esse o ponto, Thiago. Se o M24 consegue levar o motor 1.0 a 6.000 rpm, então o volume de ar deve ser suficiente para fazer o XUD girar a 3.000, ou um pouco mais. O problema, é claro, é fazer a adaptação das polias, para que o blower gire de 3,5 a 4x mais rápido do que o motor (imagino que nos motores ford a relação das polias seja de 2:1, aproximadamente). O q vc acha?

  • #8
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Elton... Ver Post
    Mas é justamente esse o ponto, Thiago. Se o M24 consegue levar o motor 1.0 a 6.000 rpm, então o volume de ar deve ser suficiente para fazer o XUD girar a 3.000, ou um pouco mais. O problema, é claro, é fazer a adaptação das polias, para que o blower gire de 3,5 a 4x mais rápido do que o motor (imagino que nos motores ford a relação das polias seja de 2:1, aproximadamente). O q vc acha?
    Olha agora desse jeito, naum tenho certeza... tenho minhas dúvidas.

    Tô achando q chegaria no limite de giros do blower. Ou se caso ele conseguir gerar todo esse volume de ar, talvez ficaria comprometido o motor com toda essa pressão...

    Uma coisa q te pergunto, tem como colocar a borboleta do XUD antes do blower?

    O ideal pra vc mesmo seria um M45.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #9
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel Ver Post
    Uma coisa q te pergunto, tem como colocar a borboleta do XUD antes do blower?
    Motor diesel não tem borboleta. A aceleracão é controlada pela bomba injetora e não por volume de ar como nos motores de ciclo otto.

    Não sei dizer se o M24 seria capaz de fornecer o fluxo pro XUD, mas a comparacão com a cilindrada do motor otto que originalmente usa a peca não se aplica (dizer que M24 é de um FORD 1.0 - otto - e portanto pequeno para o 1.9 - diesel). Por exemplo, turbinas pequenas para preparacão de AP 1.8 para torque são do mesmo tamanho das de S10 2.5 diesel.

    Assim, o M24 pode até ter boa vazão para a demanda do diesel até "X" litros, X este maior que o do motor otto. Não tenho o menor conhecimento entretanto para chutar a respeito de quanto...

    A título de curiosidade já ouvi mais de um caso de pessoas que montaram AP 1.6 diesel com o M24 e segundo relatam fica muito legal.

    Saudacões,
    Gustavo.

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Eu não entendo, de motores a diesel...
    naum sabia dessa...

    Só de ver o tamanho de um filtro de ar de um motor a diesel, comparado com um a gasolina... vi q o diesel precisa de um filtro maior. Exemplo um GM V6 4.3 com um MWM 2.8 do mesmo veiculo (S10/Blazer)... Deve consumir muito mais ar o motor diesel do q a gasolina... eu acho, posso estar enganado

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Acho que dá para calcular a vazão e a pressão por comparação.

    Como a curva do blower deve próxima da linear se soubermos a pressão em determinada rotação, bingo.

    Vamos simplificar e supor que a 6000 rpm o blower gere uma pressão de 0.5 kgf/cm2 ou aprox. 0.5 bar, como pressão máxima que o blower pode gerar no fiesta.

    Então usando as informações disponíveis, temos como a rotação máxima prevista no XUD de 3500 rpm e consumindo 1.9 litros por rotação teriamos, 6650 litros por minuto.

    O motor do fiesta teria 1.0 litros, e supondo que chegue aos 6000 rpm teriamos, 6000 litros por minuto com 0.5 bar.

    Sem blower, na comparação direta, 6000/6650=0.90 ou 90%, isso significa que para rotações máximas o fiesta consome 90% da quantidade que o XUD tb em rotação máxima.

    Considerando o blower, supondo mudar o tamanho da polia para uma adequada, podemos dizer então que a pressão no XUD a 3500 rpm seria 0.90*0.5=0.45 kgf/cm2.

    Se os numeros utilizados forem corretos, esta pressão é baixa pois um motor diesel desse tipo trabalha a maior parte do tempo em rotações de 2000 rpm, e isso significa uma pressão de 2000/3500*0.45=0.25 kgf/cm2, turbinas pequenas do tipo do motor maxion HSD 2.5 podem chegar acima de 1.15 bar já nessa rotação e acima disso a válvula de alívio "corta" o excesso.

    Bem as contas estão aí, se alguem souber de algum "furo" ou números mais reais, favor corrigir.

    []'s curiosos

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Essa valvula de prioridade vai ter de ser diferente tbm...

    como o blower pressuriza desde a marcha lenta... a valvula vai ficar o tempo todo aberta... Ficando mais dificil pra acertar. E tô achando q chega no limite do blower...

    Minha opnião, ou caracol... ou um M45. Nunca vi blower em motor diesel... mas pela CC do motor, o M24 é pequeno
    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade