x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Tópico: História do JPX

  • #1
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2

    História do JPX




    Caros Colegas,

    Estou enviando para conhecimento geral, a história do JPX, um dos melhores e mais controversos veículos off-road já proiduzidos no Brasil...

    A JPX do Brasil foi criada para atender uma necessidade do grupo
    minerador EBX, que não encontrava substituto para os descontinuados Jeep Ford, visto que os demais 4x4 produzidos no Brasil não atendiam os quesitos de suspensão, bitola e esterçamento para trabalho em minas, qualidade e relação custo benefício necessários pela empresa.
    O grupo EBX então decidiu produzir um jipe no Brasil. Avaliando diversos modelos produzidos no mundo, encontrou no Auverland o melhor projeto de jipe "heavy-duty" (trabalho pesado e contínuo).

    Após negociações com Auverland, o grupo EBX adquiriu os direitos de
    produção destes modelos no Brasil, trazendo todo o projeto para montagem no país. Ou seja: o JPX é uma cópia do jipe Auverland.

    A produção comercial do JPX começou em 94 (existem raros 93) e foi reduzida drasticamente em 97 por questões de mercado. De 97 a 2001 foram produzidos poucos jipes, a maioria por encomenda.

    No total foram produzidos aproximadamente 2800 jipes, sendo que
    +- 500 foram modelos militares destinados às forças armadas (nosso Exército o utiliza, e com bons resultados). Alguns foram inclusive exportados, mas basicamente para importadores independentes em vários países.

    Os primeiros jipes tiveram o conjunto motriz (motor/câmbio) importado. Isto compreende motor (peugeot XUD9, incialmente importado da França e posteriormente da Argentina), cambio (peugeout, importado da França, porteriormente o Clark nacional, o mesmo da S10) e eixos Carraro
    (italianos) e caixa de transferência Auverland (único componente inportado do dono do projeto, e que servia de indicador para pagamento dos royalties pela escala de produção).

    As únicas peças realmente fabricadas na JPX eram chassi e carroceria, o
    resto era adquirido de fornecedores nacionais.
    Todo o resto do jipe era nacional, utilizando-se basicamente de peças
    existentes no mercado de outros veículos. Tem muita coisa do Uno, C10,
    F1000, Kombi, Ford Cargo, Caminhão Mercedes, Gol, etc.

    A JPX do Brasil parou a montagem de veículos por livre e espontânea
    vontade em 2002. Não faliu, não quebrou, não deve nada a niguém. Ela existe ainda juridicamente, mas a fábrica foi desativada e os equipamentos leiloados.

    Como a JPX do Brasil (que não fechou como falei acima) é obrigada por lei a manter o fornecimento de peças por "N" anos, ela nomeou uma empresa do RJ (Alpina 4x4) como distribuidora de peças, a qual ficou com o estoque então existente e com o cadastro dos fornecedores.
    Além da Alpina, vários fornecedores independente de peças continuam a
    importar, fornecer e desenvolver peças alternativas e mais baratas para o
    JPX, visto que boa parte da produção foi destinada a orgãos governamentais e militares, e que são considerados "bons clientes". Entre eles destacamos a Torque Máximo, Território 4x4 e Murari.

    Como você pode ver, os fornecedores de peças da JPX estão aí no mercado, com peças a disposição, para quem quiser pagar. Peugeot, Carraro, Eaton/Clark, Auverland etc, estão a disposição para atender este mercado. Nada falta para quem esta disposto a pagar por uma peça nova.
    Mas o que acontece hoje na prática é que o pessoal troca tudo por pelas
    peças usadas disponíveis no mercado na medida que dá algum problema mais grave (ou até antes de algum problema, para ter um jipe ainda melhor)... Se o dono está disposto, troca tudo por Hilux, (motor, cambio, cx e eixos) se for só o motor é substituído pelo Hilux, L200, Maxion 2.5, Kia, AP2000 gas, AP2000 Dielsel, etc...
    Os eixos já vi com os da Hilux, Toyota e Willys.
    O projeto possui bastante espaço e permite estas adaptações com facilidade, e que muitas vezes custam menos que uma manutenção mais complicada, principamente se considerarmos que muitas vezes a procedência destes componentes é duvidosa, em relação ao preço.

    O JPX possui inúmeras vantagens sobre os demais jipes disponíveis no
    mercado se compararmos jipes originais.

    - É um Jipe que serve como carro, e não um carro "travestido" de jipe
    - Custo "x" benefício
    - Diesel
    - Autonomia - mais de 800km por tanque (80L)
    - Baixo índice de roubos, devido a pequena frota, e a que o motor não é
    utilizado em outros veículos no Brasil
    - A melhor suspensão entre os jipes da categoria
    - Ótimo espaço interno
    - Boa ergonomia
    - Direção hidráulica de série
    - Nível de ruído e vibração aceitável
    - Muito mais bonito que os outros

    As desvantagens do JPX não vou citar, pois isto a oposição sabe da lista completa, até melhor que os próprios proprietários...
    Como jipe, o JPX ganha na comparação com qualquer jipe (ou SUV metido a jipe) desde que considerado o CONJUNTO.
    Individualmente ele perde em muitos dos quesitos (exceto suspensão),
    pois todos os jipes tem o seu ponto forte e fraco, mas o JPX tem boa
    pontuação em todos...
    É logico que existem os "Frankensteins" da vida, que são jipes ou SUV's
    totalmente descaracterizados do projeto original, onde foram investidos
    mais do que o dobro do valor do carro para deixá-lo impecável, mas isto não está em consideração. Cada um com seus problemas, já dizia o "Velho Ditado".

  • #2

    Dica de Compra

    Olá!

    Li seu texto sobre a "história do JPX" e me interessei ainda mais em comprar um jipe dessa marca. Mas, como marinheiro de primeira viagem, fico ainda questionando sobre se essa seria mesmo uma boa compra...

    Há pessoas que realmente são "inimigas" do JPX e falam que, entre outros problemas, o veículo apresenta o defeito de esquentar demais.

    É isso mesmo????

    Vc poderia me dizer de fato quais seriam os pontos negativos do JPX?

    Abraço,

    Artur

  • #3
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2

    Compra de JPX

    Caros Amigos,


    Primeiramente, desculpem pelo "sumiço" no segundo semestre mas a coisa tava "preta" e o tempo muitíssimo escasso por conta de vestibulares, concursos e trabalhos, por isso dei um tempo...
    Como o colega cita na sua mensagem, o JPX realmente possuía alguns problemas crônicos de projeto (na verdade de adaptação à realidade brasileira, uma vez que o veículo é praticamente um Auverland francês fabricado sob licença...) e por isso muitos tornaram-se inimigos mortais do Jota. Mas o jipe é excelente e no atual estágio, os veículos que encontram-se rodando já devem ter a grande maioria destes problemas sanados pelos seus proprietários.
    O principal problema do JPX era sem dúvida o superaquecimento, provocado por um conjunto de fatores: motor não projetado para trabalhar com turbo, radiador original de pequena capacidade, motoristas "pé-de-chumbo", falta de cuidado com a água do circuito de arrefecimento e outros... Como todos os problemas de qualquer veículo, os problemas do Jota (inclusive o superaquecimento) têm solução sim!
    Como dicas para compra de um bom Jota valem todas as boas regras para comprar qualquer jipe, mas cito primeiramente verificar o estado geral do motor e turbina, se possível levando-o a um bom mecânico de confiança. Verifique se ao dar partida o motor não lança muita fumaça no ambiente (branca ou preta). Depois, verifique o estado do chassi, se não tem soldas, trincas (coisa muito difícil), verifique o estado de eixos, caixas (câmbio e transferência), eixos e diferenciais e por último o estado dos freios (especialmente se estes puxarem um pouco para os lados ao frear bruscamente - neste caso os discos podem estar desgastados e eles são caros).
    Se puder optar, prefira um modelo mais novo (97 em diante) que já saíram de fábrica com muitos dos problemas iniciais já resolvidos.
    Apesar de ser meio suspeito para falar, os JPX são máquinas excepcionais e não deixam nada a desejar em relação a outros jipes.
    Visite nosso site: www.ninrod.com/mundojpx para conhecer mais detalhes do veículo.

    Saudações a todos,



  • #4
    Usuário Avatar de naldo.ap
    Entrada
    03/01/2004
    Local
    Macapá/AP
    Idade
    51
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0

    Re: Compra de JPX

    Citação Postado originalmente por gvogetta
    Caros Amigos,

    Se puder optar, prefira um modelo mais novo (97 em diante) que já saíram de fábrica com muitos dos problemas iniciais já resolvidos.
    Apesar de ser meio suspeito para falar, os JPX são máquinas excepcionais e não deixam nada a desejar em relação a outros jipes.
    Visite nosso site: www.ninrod.com/mundojpx para conhecer mais detalhes do veículo.

    Saudações a todos,

    gvogetta,

    Você é bastante convicente, não precisa dizer mais nada, o carro é referência. Dei uma visitada no teu site, e fiquei encantado com o jipe da Seção de Amigos, aquele prata, é um expetáculo! agora dá uma dica aí de quanto Lt$$$ custa um Montez ano 97, em bom estado. Que é pra eu ter uma base de quanto pagar por um quando eu sair a "campo".

    Saudações JPXizanas!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wf_01.jpg  
    Deus está no comando!
    Galeria de Fotos

  • #5
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Re: Compra de JPX

    Citação Postado originalmente por naldo.ap
    gvogetta,

    Você é bastante convicente, não precisa dizer mais nada, o carro é referência. Dei uma visitada no teu site, e fiquei encantado com o jipe da Seção de Amigos, aquele prata, é um expetáculo! agora dá uma dica aí de quanto Lt$$$ custa um Montez ano 97, em bom estado. Que é pra eu ter uma base de quanto pagar por um quando eu sair a "campo".

    Saudações JPXizanas!
    Naldo,
    Meu amigo daqui de RIbirão Preto, ontem, comprou um 97, já com radiador trocado, e pagou R$ 17.000.00
    []'s
    Gustavo

  • #6
    Usuário Avatar de naldo.ap
    Entrada
    03/01/2004
    Local
    Macapá/AP
    Idade
    51
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0

    Re: Compra de JPX

    Citação Postado originalmente por lassis
    Citação Postado originalmente por naldo.ap
    gvogetta,

    Você é bastante convicente, não precisa dizer mais nada, o carro é referência. Dei uma visitada no teu site, e fiquei encantado com o jipe da Seção de Amigos, aquele prata, é um expetáculo! agora dá uma dica aí de quanto Lt$$$ custa um Montez ano 97, em bom estado. Que é pra eu ter uma base de quanto pagar por um quando eu sair a "campo".

    Saudações JPXizanas!
    Naldo,
    Meu amigo daqui de RIbirão Preto, ontem, comprou um 97, já com radiador trocado, e pagou R$ 17.000.00
    []'s
    Gustavo
    Pôxa Gustavo :P:P:P,

    Um carro desses tava sob medida... o que me corta as forças é que por aqui não aparece uma dessas e considerando que estou ilhado do resto do Brasil, fica difícil eu aproveitar as oportunidades, quando surgem, mas fiquei animado pois vejo que não está longe do meu alcance....
    valeu amigo
    Deus está no comando!
    Galeria de Fotos

  • #7

    jpx

    Este prata esta lindo mesmo!!
    Estou com um video de um jpx montez em açao!!
    Infelismente nao estou conseguindo postar aqui Mas vou por na seçao de downloads!!

  • #8
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Salve, Getúlio! Tudo bem?!

    Gostei de ler o que você escreveu sobre o JPX. Há muito eu escuto coisas completamente fora da realidade sobre essa fábrica que, por sinal, eu conheço bem.

    Pois é, em 1994, fui chamado por um grande amigo meu que é fotógrafo publicitário, o Ayrton Camargo, para fazer as fotos do JPX. Como sou jipeiro há muitos anos e fotógrafo há mais tempo ainda acabei topando. Ficamos, nós e a equipe, hospedados por mais de um mês no Hotel Fernandão, que ficava ao lado da fábrica, em Pouso Alegre.

    Durante esse tempo lá, fiquei responsável pela escolha das locações e por pilotar os Jotas que posariam nas fotos, comigo dentro, é claro!
    Sim, eu sou aquele sujeito que aparece de óculos escuros dirigindo os JPX em praticamente todos os folhetos e cartazes da marca.

    Foi realmente muito divertido, apesar do cansativo trabalho que começava às 5h e terminava às 18h e que resultou em quase 3 mil cromos. Só em uma passagem de rio, mais precisamente em Baependi (próximo à Caxambu e São Lourenço), foram 256 entradas e saídas. Fiquei até com torcicolo.

    Já em outro momento, eu dava um cavalo-de-pau em frente à câmera. Nessa, foram 315 derrapadas e 315 fotos. Em uma delas eu quase acertei a máquina, chegando a ficar a uns meros 10 cm da mesma. O pior é que a dita cuja era uma suíça Sinar 4x5" de quase 40 mil doletas!

    Dentre algumas fotos legais, posso citar aquela que aparece na capa do manual do proprietário. Naquele dia, estávamos em uma fazenda produzindo algumas chapas com horti-granjeiros e algumas cabeças de gado ao fundo. Como eu sou jipeiro e, não, cowboy, as fotos ficaram uma "beleeeza".

    Quase no final do dia, pintou aquele pôr-do-sol. Aproveitamos, então, que o jipe já estava em um local estratégico e corremos para não perder o momento.

    Daí, o Ayrton me grita:
    - Acende um cigarro, Markito!
    - Cara, eu não fumo!!!
    - Dá um jeito, porr...!!!

    Acabei achando uma revista que estava jogada no jipe. Enrolei um pequeno pedaço de papel e acendi. Ele correu para o mato e começou a fotografar.

    Tudo estava perfeito até que...

    "Ai, ai, ai, que porra é essa na minha perna?", gritou o Ayrton.

    Não tive dúvida e respondei: "Cara, você está em cima de um formigueiro!!!"

    Nossa, nunca ri tanto em minha vida! Eu ali posando de "galã-malboro-fajuto-country" enquanto ele e a equipe saltitavam deseperados por causa das milhares de raivosas formigas vermelhas.

    Houve mais passagens hilárias, porém, acho que teria que fazer um testamento aqui e ninguém teria muito saco de ler.

    Ah, por causa desse trabalho, acabei descolando um bom desconto para comprar um Jota. Com isso, peguei um 95 com o qual eu ralei um bocado.
    O bichinho era valente que só. E como eu não sou pé-de-chumbo, ele nunca esquentou em, minha mão. Fotos dele? Acho que coloquei duas em meu álbum aqui no fórum.


    Abraços saudosos,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #9
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2

    JPX...

    Grande Markito,


    Salve! Então era você. Vi as fotos que falou, tenho várias de catálogos e de materiais publicitários da JPX da época de "ouro" do jota... Deve ter sido interessante...

    Histórias como estas é que dão gosto às nossas aventuras, sejam lá de que jipe for...



  • #10
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2

    Preço de JPX

    Caro Naldo,


    Quanto a preço de JPX é um pouco complicado, pois podem existir 2 jotas aparentemente iguais mas com preços completamente diferentes, principalmente devido à configuração de motor...

    Um jota 97, com motor original, vale em média algo em torno de R$ 18 mil a R$ 21 mil, dependendo das pequenas modificações promovidas pelo proprietário (amortecedores, pneus, rodas, etc.) e em função da presença ou não de ar condicionado. No eixo Rio - Sp -Minas existe grande oferta destes modelos, em grande profusão de cores e anos. Sugiro ficar atento e prestar muita atenção quanto à manutenção dada ao veículo e também quanto ao seu estado de conservação.

    Saudações,



  • #11
    Usuário Avatar de naldo.ap
    Entrada
    03/01/2004
    Local
    Macapá/AP
    Idade
    51
    Posts
    164
    Agradecimentos: 0

    Re: Preço de JPX

    Citação Postado originalmente por gvogetta
    Caro Naldo,


    Quanto a preço de JPX é um pouco complicado, pois podem existir 2 jotas aparentemente iguais mas com preços completamente diferentes, principalmente devido à configuração de motor...

    Um jota 97, com motor original, vale em média algo em torno de R$ 18 mil a R$ 21 mil, dependendo das pequenas modificações promovidas pelo proprietário (amortecedores, pneus, rodas, etc.) e em função da presença ou não de ar condicionado. No eixo Rio - Sp -Minas existe grande oferta destes modelos, em grande profusão de cores e anos. Sugiro ficar atento e prestar muita atenção quanto à manutenção dada ao veículo e também quanto ao seu estado de conservação.

    Saudações,

    Obrigado pela dica Getulio, pode ter certeza que vou atentar para esses detalhes.
    Deus está no comando!
    Galeria de Fotos

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Vou desenterrar esse tópico para que os novatos em JPX tenham uma idéia da maquina que eles têm nas mãos.
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. História dos 4x4... História do JEEP...
      Por Murillus no fórum Jeep Willys
      Respostas: 45
      Última resposta: 03/12/2023, 19:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade