x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de HMoura
    Entrada
    11/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb Pedido de aXUDa - motor XUD9.




    Olá pessoal.

    Tenho em minhas mãos um motor XUD9 (o que tem turbo de fabrica) retirado de um JPX e preciso colocá-lo para funcionar. Ele já está parado a uns 2 anos, e segundo o proprietário, estava funcionando bem; mas o mecânico já havia sinalizado uma troca de anéis de segmento.
    Como meus jipes sempre foram a gasolina, um não conheço praticamente nada de motores a diesel. Por isso, peço a "axuda" de vocês. Meu objetivo final é instalá-lo no meu Niva.

    Quem tiver manuais e outros materiais técnicos deste motor e puder disponibilizar, eu agradeço.

    Estou na fase inicial, destacando componentes para revisão/reparo. Já tirei a turbina os coletores, o alternador, o motor de arranque e algo que me parece a bomba da direção hidráulica (depois vou postar uma foto para confirmar). tireia as correias e os esticadores tbm. Depois irei retirar a bomba injetora e o bicos.

    Quando esses componentes externos estiverem aptos, vou partir para remontagem e partida.

    Antecipadamente agradeço.

    Moura
    4X4 Brasil
    Meninas boazinhas vão pro céu...
    Meninas "malvadas" e Nivas...
    vão a qualquer lugar!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 2
    Caro HMoura,

    Não acho que valha a pena você recuperar este motor para instalar no Niva. Eu não tive, mas os relatos não são nada bons. Ele tem problemas de aquecimento, principalmente o turbo.

    Abs.

    Citação Postado originalmente por HMoura Ver Post
    Olá pessoal.

    Tenho em minhas mãos um motor XUD9 (o que tem turbo de fabrica) retirado de um JPX e preciso colocá-lo para funcionar. Ele já está parado a uns 2 anos, e segundo o proprietário, estava funcionando bem; mas o mecânico já havia sinalizado uma troca de anéis de segmento.
    Como meus jipes sempre foram a gasolina, um não conheço praticamente nada de motores a diesel. Por isso, peço a "axuda" de vocês. Meu objetivo final é instalá-lo no meu Niva.

    Quem tiver manuais e outros materiais técnicos deste motor e puder disponibilizar, eu agradeço.

    Estou na fase inicial, destacando componentes para revisão/reparo. Já tirei a turbina os coletores, o alternador, o motor de arranque e algo que me parece a bomba da direção hidráulica (depois vou postar uma foto para confirmar). tireia as correias e os esticadores tbm. Depois irei retirar a bomba injetora e o bicos.

    Quando esses componentes externos estiverem aptos, vou partir para remontagem e partida.

    Antecipadamente agradeço.

    Moura
    Fábio Heinzen
    JPX CD - AP 2.0 - 'Shrek'
    Ex - L200 TRITON HPE A/T

  • #3
    Usuário Avatar de HMoura
    Entrada
    11/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    Agradeço sua opinião Fabio, mas

    parece não haver consenso. Dois mecânicos daqui do Rio que trabalham com JPX com quem falei, disseram que este modelo especifico não dá problemas de aquecimento por ter sido projetado para trabalhar com turbina de fabrica. Desde que medidas sejam tomadas, como radiador de água e de óleo bem dimensionados, mangueiras, ventoinhas, etc.

    Então, vou continuar com o projeto; até porque gosto de mecânica e será um novo conhecimento adquirido.
    Afinal, o objetivo do tópico é esse.

    Citação Postado originalmente por HMoura Ver Post
    ...Quem tiver manuais e outros materiais técnicos deste motor e puder disponibilizar, eu agradeço...
    Moura
    Meninas boazinhas vão pro céu...
    Meninas "malvadas" e Nivas...
    vão a qualquer lugar!

  • #4
    HMoura,
    eu tenho um JPX com XUD9 funcionando muito bem (e sem aquecer), mas realmente alguns cuidados e trocas foram realizados. Por exemplo: Diminuição da taxa de compressão levemente usinando as cabeças de pistão, ajuste nas camisas, instalação de junta metálica e configuração do sistema de refrigeração (bypass) - além de muito provavelmente colocar uma válvula mais adequada.
    O meu radiador é grande e trabalha com duas ventoinhas. Se você procurar pelo tópico "SuperXUD" tem vários detalhes dessa adaptação.
    No que eu puder ajudar com o que conheço, mande msg em PVT que te respondo.
    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de HMoura
    Entrada
    11/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    Olá Andre.

    Obrigado pela disposição em ajudar.
    Se você não se opuser, peço que responda minhas duvidas aqui no tópico. Assim vamos enche-lo de informação técnica, na esperança que seja útil para outros no futuro.

    Já consegui o manual de metrologia XUD (da JPX, em português) e de serviços (da Peugeot, em inglês) e já comecei a tirar os apêndices (bomba d'água, turbo, bomba injetora, coletores. etc) para revisão. Também consegui uma girafa para tirar ele do chão. vou tirar o cárter e a bomba de óleo para depois pousa-lo na bancada.

    Mais tarde vou colocar algumas fotos da bagaça.

    Abç.
    Meninas boazinhas vão pro céu...
    Meninas "malvadas" e Nivas...
    vão a qualquer lugar!

  • #6
    Usuário Avatar de HMoura
    Entrada
    11/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    O processo de desmontagem já começou.

    Pedido de aXUDa - motor XUD9.-img_0003.jpg Pedido de aXUDa - motor XUD9.-img_0001.jpgPedido de aXUDa - motor XUD9.-img_0009.jpg

    Tirei a tampa do tucho e tive o primeiro ferimento. Se alguém tiver uma ou souber onde encontro, avise.

    Pedido de aXUDa - motor XUD9.-whatsapp-image-2019-07-07-10.14.51.jpg
    Meninas boazinhas vão pro céu...
    Meninas "malvadas" e Nivas...
    vão a qualquer lugar!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. pedido de desculpas
      Por tubino no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 12/02/2010, 17:44
    2. Pedido de Desculpas
      Por leovalle no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 10
      Última resposta: 21/08/2005, 02:08

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade