x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 2

    JPX com direção instável




    Olá Pessoal,

    Acabo de adquirir meu primeiro JPX. Dei uma volta nele antes de fechar negócio, mas andei a baixas velocidades - 40 a 60km/h

    Ao trafegar acima de 80 aconteceu umas duas vezes dele começar a sacudir a direção, muito mais forte do que sinal de desbalanceamento, e só recuperei o controle do carro quando parei no acostamento.
    Não percebi nenhuma peça folgada, tinha óleo na direção hidráulica. A única coisa que percebi, foram os pivôs já bem gastos. Além disto, penso que pode ser também uma questão de alinhamento, pois lembro que ao rebocar uma gaiola acima de 80, acontecia algo parecido, e só resolveu quando fizemos a cambagem um pouco mais aberta. Alguém suspeita de alguma outra coisa?
    Ele está com motor AP 2.0

    Valeu.
    Fábio Heinzen
    JPX CD - AP 2.0 - 'Shrek'
    Ex - L200 TRITON HPE A/T

  • #2
    Usuário
    Entrada
    22/01/2011
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    232
    Agradecimentos: 3
    Bom dia, já passei por isso 2x com o meu tbm... numa das vezes quase capotei na estrada! Também não encontrei nada estranho, mas acho que após a segunda "balançada" está com folga excessiva na direção. O meu está com toda mecânica original.
    Fábio, chegou a verificar/encontrar a causa raiz?
    Mais alguém sabe o que pode causar isso?

    Valeu, abraço!
    Bora acelerar!!!
    VW AMAROK
    Ex- SX4, JPX, Grand Cherokee, Tracker, TR4 (onde começou a paixão pelo 4x4)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    12/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    35
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Opa, boa tarde!

    Já tive esse problema algumas vezes no J (inclusive agora voltei a ter agora), vou listar aqui embaixo o que fiz:

    1 - Mesmo sintoma apontado por vcs, direção começava a tremer muito quando atingia 80 km/h.
    Solução: Alinhamento e balanceamento

    2 - Depois de passado certo tempo a direção voltou a trepidar em alta velocidade:
    Problema: Quando fiz o alinhamento no item 1, não percebi que ao voltar o carro para a posição recomendada ficaram folgas grandes nos munhões de roda
    Solução: Trocar parafusos do munhão (são quatro por lado) e reapertar. Nesta oportunidade aproveitei para trocar as peças e engraxar as "cabeças de gato", que nada mais são que esferas na ponta dos eixos. Caso as cabeças de gato tenham ovalado (por andar muito tempo forçadas), é recomendado comprar novas.

    3 - Trocados os parafusos, engraxados os munhões eu não conseguia alinhar o carro porque os terminais de direção estavam com muita folga.
    Solução: Comprei terminais novos e instalei eu mesmo em casa, só que até hoje não alinhei o carro e imagino que seja este o motivo para que o carro esteja trepidando de novo, já que as principais peças foram trocadas.

    Enfim, sugiro a vcs que verifiquem o estado dos terminais de direção e também chequem se estão com folgas no munhão. Para fazer este último, levantem um lado do carro e balancem a roda suspensa para ver se tem jogo, tendo jogo provavelmente será preciso a troca dos parafusos.

    Espero ter ajudado.

    Abs
    JAPX 2.0 - Built not bought...

  • #4
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    a alguns atrás aconteceu comigo. foi só trocar o amortecedor de direção que resolveu. mas recomendo dar uma olhada geral em folgas nos terminais de direção e nos munhões. já resolve logo tudo de uma vez.
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    35
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    a alguns atrás aconteceu comigo. foi só trocar o amortecedor de direção que resolveu. mas recomendo dar uma olhada geral em folgas nos terminais de direção e nos munhões. já resolve logo tudo de uma vez.
    Você adaptou um amortecedor novo ou achou igual ao original? Qual modelo instalou?
    Estou pensando em fazer isso no meu.

    Abs
    JAPX 2.0 - Built not bought...

  • #6
    Usuário
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 2
    Ainda não resolvi o problema, na realidade ainda não pude verificar com mais detalhes. De qualquer forma, como acabo de adquirir, estou querendo fazer uma geral na suspensão. Os terminais de direção ainda são os originais. O Shrek só tem 75000km originais. Estão com as borrachas ressecadas, e já estava planejando substituir. Então pergunto, os terminais que você usou são os originais? Onde comprou? A graxa para o munhão, alguma específica? Também pretendo verificar as buchas dos triangulos flexíveis, preventivamente e verificar o amortecedor de direção. Vou inspecionar também as bieletas. Resumindo, pretendo revisar toda a suspensão para dar confiabilidade na VTR.

    Realmente é melhor substituir todas as peças antes do alinhamento, para fazer uma vez só.
    Assim que resolver, posto aqui.

    Valeu pessoal.




    Citação Postado originalmente por CaytoH Ver Post
    Opa, boa tarde!

    Já tive esse problema algumas vezes no J (inclusive agora voltei a ter agora), vou listar aqui embaixo o que fiz:

    1 - Mesmo sintoma apontado por vcs, direção começava a tremer muito quando atingia 80 km/h.
    Solução: Alinhamento e balanceamento

    2 - Depois de passado certo tempo a direção voltou a trepidar em alta velocidade:
    Problema: Quando fiz o alinhamento no item 1, não percebi que ao voltar o carro para a posição recomendada ficaram folgas grandes nos munhões de roda
    Solução: Trocar parafusos do munhão (são quatro por lado) e reapertar. Nesta oportunidade aproveitei para trocar as peças e engraxar as "cabeças de gato", que nada mais são que esferas na ponta dos eixos. Caso as cabeças de gato tenham ovalado (por andar muito tempo forçadas), é recomendado comprar novas.

    3 - Trocados os parafusos, engraxados os munhões eu não conseguia alinhar o carro porque os terminais de direção estavam com muita folga.
    Solução: Comprei terminais novos e instalei eu mesmo em casa, só que até hoje não alinhei o carro e imagino que seja este o motivo para que o carro esteja trepidando de novo, já que as principais peças foram trocadas.

    Enfim, sugiro a vcs que verifiquem o estado dos terminais de direção e também chequem se estão com folgas no munhão. Para fazer este último, levantem um lado do carro e balancem a roda suspensa para ver se tem jogo, tendo jogo provavelmente será preciso a troca dos parafusos.

    Espero ter ajudado.

    Abs
    Fábio Heinzen
    JPX CD - AP 2.0 - 'Shrek'
    Ex - L200 TRITON HPE A/T

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    35
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Sinceramente não sei de alguém que tenha os terminais originais a venda (e se existem, eu recomendaria que comprasse novos para não correr o risco terem as borrachas ressecadas.

    Eu comprei terminais novos NAKATA código 211 (os mesmos que cabem no Jeep Willys), a única diferença destes para os originais é a quantidade de fios de rosca, que no original é maior que a do Willys. Mas cabe sem problemas. Sobre a graxa já não consigo ajudar com o modelo, mas comprei tudo com o Tiago Pavese (dono da antiga MURARI, oficina especializada em J), qualquer coisa procura ele no Facebook.

    Se encontrar as buchas do trinagulo para vender me avisa que também tenho interesse!

    Abs
    JAPX 2.0 - Built not bought...

  • #8
    Pessoal,

    Essa área do Jota é muito parada, hehe...

    Mas aí resolveram dar uma agitada por aqui!

    A instabilidade na dianteira, tb conhecida como Shimmy, pode ser resultado de uma infinidade de coisas, desde amortecedor com pouca carga, a folga nos rolamentos, terminais, buchas, etc... Quanto maior a somatória de folgas, maior será o problema. Se não tem histórico do carro, o melhor a fazer é revisar tudo mesmo...

    Mas um item importante que deve ser analisado, é o terminal do triangulo dianteiro, aquele que prende o eixo no meio por cima. Ele que regula o cáster do eixo, não sei o angulo ao certo, mas entre 1° e 5° acho que é o que a maioria do Jipes pede...
    Isso para mim é uma das coisas fantásticas do Jota, um dos poucos jipes que se regula o cáster, sem ter que mexer em corte de munhão, calços ou troca por buchas descentralizadas...
    Esse pivô, ou melhor "...os terminais dos triângulos oscilantes da suspensão são os mesmos usados na ponteira de direção dosantigos caminhões Mercedes Benz 1313 ou 1418. Deve ser solicitado aquele com rosca direita (normal)."

    Já os terminais de direção; os do Jeep servem...

    As buchas dos triângulos o Tiago Pavase tem, procure por ai que acha ele.
    Eu tenho o contato dele, mas não gosto de ficar colocando por aqui sem o consentimento dele...

    As buchas dos tirantes, quando no chassis, são da F1000, com pequeno ajuste... O Tiago tem em PU, mas eu acho as de borracha mais macia, menos barulhenta e mais baratas...

    Segue uma imagem genérica do angulo do cáster, o primeiro a ser corrigido antes de alinhar...

    -alinhamento.jpg

    Espero ter ajudado!

    Boa sorte!

    T+

  • #9
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por CaytoH Ver Post
    Você adaptou um amortecedor novo ou achou igual ao original? Qual modelo instalou?
    Estou pensando em fazer isso no meu.

    Abs
    Cayo, foi adaptado. Se não me engano da Bandeirante. teve que mudar o pino de fixação.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #10
    Usuário
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    49
    Posts
    15
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Pessoal,

    Essa área do Jota é muito parada, hehe...

    Mas aí resolveram dar uma agitada por aqui!

    A instabilidade na dianteira, tb conhecida como Shimmy, pode ser resultado de uma infinidade de coisas, desde amortecedor com pouca carga, a folga nos rolamentos, terminais, buchas, etc... Quanto maior a somatória de folgas, maior será o problema. Se não tem histórico do carro, o melhor a fazer é revisar tudo mesmo...

    Mas um item importante que deve ser analisado, é o terminal do triangulo dianteiro, aquele que prende o eixo no meio por cima. Ele que regula o cáster do eixo, não sei o angulo ao certo, mas entre 1° e 5° acho que é o que a maioria do Jipes pede...
    Isso para mim é uma das coisas fantásticas do Jota, um dos poucos jipes que se regula o cáster, sem ter que mexer em corte de munhão, calços ou troca por buchas descentralizadas...
    Esse pivô, ou melhor "...os terminais dos triângulos oscilantes da suspensão são os mesmos usados na ponteira de direção dosantigos caminhões Mercedes Benz 1313 ou 1418. Deve ser solicitado aquele com rosca direita (normal)."

    Já os terminais de direção; os do Jeep servem...

    As buchas dos triângulos o Tiago Pavase tem, procure por ai que acha ele.
    Eu tenho o contato dele, mas não gosto de ficar colocando por aqui sem o consentimento dele...

    As buchas dos tirantes, quando no chassis, são da F1000, com pequeno ajuste... O Tiago tem em PU, mas eu acho as de borracha mais macia, menos barulhenta e mais baratas...

    Segue uma imagem genérica do angulo do cáster, o primeiro a ser corrigido antes de alinhar...

    -alinhamento.jpg

    Espero ter ajudado!

    Boa sorte!

    T+
    Fala pessoal!

    Não resolvi o problema ainda, mas ontem andei inspecionando melhor algumas coisas e percebi os terminais de direção ressecados e achei o amortecedor de direção sub-dimensionado, com exceção do comprimento da haste, tem as dimensões muito próximas de amortecedor de direção de moto. Vou adaptar os da Band. Além disso, vou trocar também as buchas do triângulo e verificar as folgas do munhão e trocar estes terminais de direção. Após isto feito, alinhar, com correção de cáster e cambagem. Provavelmente usarei as buchas de borracha nos triângulos.
    Devo fazer isso semana que vem, pois estarei de férias. Vou tentar fazer mais algumas coisas no Shrek, e testar logo no barro.

    Valeu pela ajuda.

    Abraços.
    Fábio Heinzen
    JPX CD - AP 2.0 - 'Shrek'
    Ex - L200 TRITON HPE A/T

  • #11
    Usuário Avatar de pastor fernando
    Entrada
    27/04/2012
    Local
    GUARAPUAVA/PR
    Idade
    37
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    amigo qualquer coisa me passa seu whats ! temos um grupo grande no whats que o pessoal tira duvidas !

    e sobre o assunto o meu tambem fez isto e do meu irmao tbm fez .... e nao foram poucas vezes !

    como os amigos ai falaram tive que apertam tudo e tambem apertei a cinta limitadora que tem na frente ! ai sim o carro firmo!

    abraço

  • #12
    Usuário Avatar de J.Ohia
    Entrada
    05/04/2013
    Local
    Registro/SP
    Idade
    55
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Não sabia que existia um grupo no whats específico para jpx, se puder me adicionar também no grupo eu agradeceria.
    Jorge 013-99755-4747

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 5
      Última resposta: 17/01/2023, 22:07
    2. Vitara instável
      Por bomberman no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/10/2010, 14:06
    3. Samurai instável
      Por Samambaia no fórum Suzuki
      Respostas: 35
      Última resposta: 27/10/2008, 17:51
    4. Marcha lenta instavel
      Por jovicassia no fórum Niva
      Respostas: 4
      Última resposta: 14/05/2005, 16:50
    5. Samurai instável
      Por Samambaia no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/03/2005, 13:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade