x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/01/2016
    Local
    cabo frio rj/RJ
    Idade
    36
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    O que olhar na hora da compra de um jpx?




    AMIGOS estou pra fechar negocio amanha entre 2 jpx mas apesar de ja ter pesquisado bastante nao sei bem os pontos criticos desse carro...
    o que devo olhar em especial no carro?

  • #2
    Olá,

    Vendi meu JPX standard após 4 anos de uso. O meu era o modelo STANDART (modelo "básico" do J). Ele vem com painel reto em aço (no CD é um grande console em fibra) e sem forração (carpete) no assoalho e capota.

    Na minha opinião os pontos críticos são: Cambio (Peugeot ou Clark), bomba injetora (Lucas ou Bosch) e motor XUD. Creio que atualmente está muito difícil encontrar peças originais do motor XUD, do cambio Peugeot e da bomba Lucas por serem itens importados utilizados nas primeiras versões do JPX (1994 até 1996, se não me engano). Então prefira os jipes equipados com cambio Clark (nacional e também utilizado na GM S10) e bombas injetora da bosch. Esses dois itens fazem muita diferença no comportamento geral do carro.

    Outro problema são os eixos originais da marca Carraro (italianos). Aqui provavelmente vc vai ter dificuldade em encontrar peças de reposição como rolamentos e retentores. E se tiver problemas nos diferenciais.... Já era!!!! Por isso muita gente os troca pelos eixos da Rural. Ai começa a novela das eternas adaptaçõe$$$$$.

    O motor XUD definitivamente não presta!!! Defendi o meu até onde pude. Mas com a dificuldade crescente à época (2010) de encontrar peças, cheguei a conclusão que se tivesse mais algum problema optaria pela adaptação de outro propulsor. Na minha opinião NÂO vale a pena recuperar ou investir num motor XUD, nem na famosa transformação para o Super XUD.

    Com relação a mecânica, se sai fumaça preta é sinal de bomba fora do ponto. Se a bomba for a original Lucas acho que vc terá problemas. Se for a original Bosch basta fazer uma reforma completa que custa uns R$ 2.000,00.


    O problema do superaquecimento existe. Um radiador (de alumínio) de maior capacidade volumétrica, duas ventuinhas, e uma cebolinha de 75ºC (GM Chevette) aliviam o problema. O XUD esquenta, mas não ferve mais. Detalhe, o XUD utiliza uma junta de cabeçote metálica. É a única que aguenta o tranco. Essa junta é como cabeça de bacalhau: existe, mas provavelmente vc nunca vai encontrar. A opção é utilizar as juntas convencionais que não resistem. Consequentemente, pode ser comum queima da junta de cabeçote. Então, CUIDADO.

    Itens como turbina, câmbio e diferenciais são os de manutenção mais cara. Uma retífica de turbina custa uns R$ 1.500,00 e os demais de R$ 800,00 a R$ 1.500,00. Foi o que eu gastei quando fiz no meu em 2010

    De resto o JPX é um excelente 4x4. Eu rodava em média 2.200 km por mês no meu na cidade com consumo na casa dos 10 km/l. Fiz algumas viagens tranquilas (1200 km de SP a Brasília; 1.700 km de Brasília ao MT; Chapada dos Veadeiros/GO, etc.). A velocidade de cruzeiro é de 80km/h. Se tem o pé pesado esqueça o JPX com XUD!

    Não pretendo complicar sua compra, mas se não for um jipeiro nato não compre um JPX. Se for comprar cuidado com as adaptações feitas. Leve um mecânico de JPX (Não serve aquele mecânico de carro de passeio) para avaliar a viatura. O jipe possui muitas particularidades que só mecânicos que conhecem de JPX podem te identificar.

    Boa Sorte!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. duvida na hora da compra
      Por MIRRARY no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/05/2014, 22:41
    2. SOS na hora da compra!!!!
      Por Bercan no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 12/09/2011, 10:57
    3. O que checar na hora da compra
      Por THEO Jeep no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 10/03/2011, 12:40
    4. Dúvida na hora da compra...
      Por netoitj no fórum Picapes
      Respostas: 10
      Última resposta: 20/01/2011, 07:35
    5. Duvidas na hora da compra
      Por cromwell no fórum Toyota
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/08/2008, 12:56

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade