x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/08/2004
    Idade
    44
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Prós e Contras do JPX




    Pessoal.
    Sempre fico namorando alguns Jotas para em breve ter o meu próprio.
    Mas estou com um pequeno problema e acredito que que deseja possuir um também o tenha.
    Cada pessoa fala uma coisa do Jota, uns gostam, outros não... uns chegam ao ponto de detestar.. outros de amar incondicionalmente...
    Devido a isso, gostaria de saber de vocês, experientes no assunto.
    Quais são os prós e quais são os contras de possuir um Jota?

    Muito obrigado...e abraços a todos

    Cristian Cesar Cunha

  • #2
    Usuário
    Entrada
    30/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    115
    Agradecimentos: 0

    pros e contras

    Prós:
    Suspensão muito boa, jipe bem confortavel compradado a toyota, jeep, entre outros
    contras:
    Motor original(xud 9) com problemas de arrefecimento

    atenciosamente

    murari

  • #3
    Cristian,

    dá uma olhada aqui no forum de JPX, já falamos muito sobre o carro.
    Sobre tudo, motor, suspenção, eixos, pneus, interior, etc, etc

    Qualquer dúvida fale com o Getúlio, que é um dos nossos gurus sobre o carro.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #4

    Re: Prós e Contras do JPX

    Citação Postado originalmente por cristian_cunha
    Pessoal.
    Sempre fico namorando alguns Jotas para em breve ter o meu próprio.
    Mas estou com um pequeno problema e acredito que que deseja possuir um também o tenha.
    Cada pessoa fala uma coisa do Jota, uns gostam, outros não... uns chegam ao ponto de detestar.. outros de amar incondicionalmente...
    Devido a isso, gostaria de saber de vocês, experientes no assunto.
    Quais são os prós e quais são os contras de possuir um Jota?

    Muito obrigado...e abraços a todos

    Cristian Cesar Cunha
    Cristian,

    Assim como você eu vinha querendo comprar um 4x4 ("queria porquê queria", sem um racional para suportar a decisão). Basicamente uma viatura 4x4 diesel (de preferência) para uso urbano esporádico e também chão de terra, nada pesado. No começo me inclinei pelo Jota, mas depois de ouvir falar dos problemas de aquecimento, comecei a me interessar pelo Javali. Era eu contra o mundo, pois o que descem a lenha neste jipe não é mole. Também cogitava um Niva, de preferência diesel, mas aí o problema é achar um inteiro, pois o pessoal detona a viatura russa até o talo. Eu não tinha pressa, apenas ia olhando o mercado, já tendo ouvido os prós e contras de cada jipe (e como você mesmo notou, para cada carro tem gente que adora e gente que detesta, cada um com seus argumentos). Aí no final de janeiro me deparei com JPX 96 à venda, com menos de 12 mil KM rodados. "Miragem" pensei, mas depois de checar o veiculo, seu histórico e tê-lo examinado pelo meu mecânico, realmente era peça rara e o comprei, mesmo sabendo dos problemas de aquecimento. Já faz um mês que estou com o veículo, e minha experiência tem sido muito positiva. É um veículo imponente e robusto, impõe respeito no trânsito e sabendo usar o acelerador, até que ele anda bem (é chocho até os 2000RPM dai vai encorpando e com 3000 o XUD rende o esperado). Agora, o termômetro é para quem não sofre do coração, pois o ponteiro sobe e desce que nem montanha-russa - mas não super-aquece, mesmo em condições de trânsito severo. Pretendo trocar a cebolinha das vetoinhas e válvulas termostáticas pelas do Chevette, para entrarem em ação em temperaturas mais baixas (as minhas ainda são originais), para tirar a pressão psicológica. Pelo que concluo, o problema de superaquecimento do XUD seria devido à sua incapacidade de trocar todo o calor gerado em condições mais severas (motor acima de 3000 RPM por longos períodos), pois as galerias de água não foram dimensionadas para este esforço e sobreaquecimento. Pelo visto os experts minimizam o problema com ventoinhas mais potentes, radiadores de maior capacidade e/ou mais colmeias, aberturas no capô, levantamento do carro, etc. Mas entendo que estes procedimentos vão apenas minimizar o problema básico, que é o motor não conseguir passar para o sistema de arrefecimento o excesso de calor gerado pelo uso turbinado.

    Em resumo, estou satisfeito com a aquisição, embora tenha uma listinha de coisas que quero fazer. Não o uso direto, pois tenho dois outros veículos, mas ele se incorporou à frota familiar plenamente.

    Um contra para a versão capota de lona: é um SACO em dia de chuva, arre ...

    Abs

  • #5

    Re: Prós e Contras do JPX

    Citação Postado originalmente por WGodoy
    Agora, o termômetro é para quem não sofre do coração, pois o ponteiro sobe e desce que nem montanha-russa - mas não super-aquece, mesmo em condições de trânsito severo. Pretendo trocar a cebolinha das vetoinhas e válvulas termostáticas pelas do Chevette, para entrarem em ação em temperaturas mais baixas (as minhas ainda são originais), para tirar a pressão psicológica. Pelo que concluo, o problema de superaquecimento do XUD seria devido à sua incapacidade de trocar todo o calor gerado em condições mais severas (motor acima de 3000 RPM por longos períodos), pois as galerias de água não foram dimensionadas para este esforço e sobreaquecimento. Pelo visto os experts minimizam o problema com ventoinhas mais potentes, radiadores de maior capacidade e/ou mais colmeias, aberturas no capô, levantamento do carro, etc. Mas entendo que estes procedimentos vão apenas minimizar o problema básico, que é o motor não conseguir passar para o sistema de arrefecimento o excesso de calor gerado pelo uso turbinado.
    Godoy,
    Antes de começar o calvário que quase todo dono de jpx passa pra tentar minimizar o problema de temperatura, vou dizer que fiz várias alterações no meu motor, mas de longe a que surtiu mais efeito foi a eliminação das mangueiras que recirculam água quente direto pra bomba de água sem passar pelo radiador..... ..... No meu existiam 3 mangueiras que faziam esse retorno da água....a jpx foi muito burra na tropicalização desse motor....
    caso queira um dia tomar uma gelada e conversar, frequentemente eu vou em SP nos fins de semana....
    a sim, meu marcador de temperatura original marcava muito errado tbm....um termometro de mercúrio dimininuiu minhas chances de ataque cardiaco...
    pra mim o jota tem dois problemas: aquecimento e falta de força, o primeiro eu consegui contornar, o segundo só trocando o motor.......de resto ele não deixa nada a dever, chegando a superar os 4x4 mais famosos e muito mais caros em diversos aspectos, como freios, estabilidade, conforto...
    Abraços

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/08/2004
    Idade
    44
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Caramba!!! Depois destas explicações quem terá dúvidas?
    Não é a toa que este fórum é o melhor, uma vez que os associados são também os melhores.
    Agradeço muito pela atenção de vocês , e em nomes de todos que ainda não sabem o que fazer. Cada vez mais percebo que a melhor decisão é o Jota.
    Muito obrigado.
    Cristian

  • #7

    Re: Prós e Contras do JPX

    Citação Postado originalmente por nerinei
    Godoy,
    Antes de começar o calvário que quase todo dono de jpx passa pra tentar minimizar o problema de temperatura, vou dizer que fiz várias alterações no meu motor, mas de longe a que surtiu mais efeito foi a eliminação das mangueiras que recirculam água quente direto pra bomba de água sem passar pelo radiador..... ..... No meu existiam 3 mangueiras que faziam esse retorno da água....a jpx foi muito burra na tropicalização desse motor....
    caso queira um dia tomar uma gelada e conversar, frequentemente eu vou em SP nos fins de semana....
    a sim, meu marcador de temperatura original marcava muito errado tbm....um termometro de mercúrio dimininuiu minhas chances de ataque cardiaco...
    pra mim o jota tem dois problemas: aquecimento e falta de força, o primeiro eu consegui contornar, o segundo só trocando o motor.......de resto ele não deixa nada a dever, chegando a superar os 4x4 mais famosos e muito mais caros em diversos aspectos, como freios, estabilidade, conforto...
    Abraços
    Já tinho lido em algum lugar sobre as tais mangueiras, e vou adicionar isto à minha listinha. Valeu!

    Abs

  • #8
    Usuário Avatar de Augusto Braga
    Entrada
    20/02/2005
    Local
    Itaguai/RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,132
    Agradecimentos: 0
    Concordo com o Nerinei , colocar um marcador de temperatura mecanico é a primeira coisa que um dono de Jota deveria fazer, eu tenho os dois funcionando ( o Jota tem um sensor de temperatura desativado, Vc pode retira-lo e colocar o sensor do marcador mecanico no lugar) e, volta e meio o marcador de temperatura eletrico marca acima do real. Quanto ao by-pass , tem um tópico com foto que foi colocado aqui pelo Getulio, do mundo JPX , com fotos.

    Abrs
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

  • #9
    Usuário Avatar de anderson perim
    Entrada
    07/03/2006
    Idade
    55
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0

    novo no fórum e velho no jpx...

    tenho uma pickup 1995, sem ar.
    as modificações feitas em seu motor foram as seguintes:
    1 - troca do radiador (lógico) por um maior;
    2 - instalação de um radiador nas mangueiras que recirculam a água (radiador de óleo do gol);
    3 - mantido a circulação de água para o filtro de óleo;
    4 - instalação de um intercooler (do motor s 10);
    5 - instalação de relógio de pressão do turbo no painel;

    E acreditem ou não, QUEIMOU A JUNTA do cabeçote, mas, tudo bem mais uma vez.
    Fiquei com ele parado durante dois anos, pensando no que seria melhor, trocar de motor, ou mais uma vez arrumar o XUD, arrumei, pego amanhã.
    Pretendo agora, pra resolver o problema de temperatura, instalar um marcador de temperatura com uma marreta embutida, toda vez que esquentar recebo uma marretada no dedão do pé direito.
    Agora resolvi meu problema de vez, diminui o peso do pé no acelerador, quanto mais acelera, mais mexe em seu bolso.
    De resto podem ficar com seus wyllis (já tive dois), bandeirante (tive uma) que estou satisfeito com o conforto que tenho com minha pickup, além de andar onde qualquer jeep chega.

    Uma pequena dica, lembre-se de andar na faixa dos 80 a 100 na estrada que irá longe com seu jota.

  • #10
    Anderson,
    tbm já vi que esse motor tem "mania" de afrouxar os parafusos do cabeçote, principalmente no recem feitos.....então fazendo seu motor recomendo que com 1500km de um reaperto......com no máximo 10000 outro.....30000 novamente e depois de 30k em 30k......
    isso não é exclusividade do xud, outros diesel sofrem do mesmo mau...
    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Eu tive este problema (apos 10k queirar a junta) de acordo com o meu mecanico o problema tambem foi a falta do reaperto as 3k, fiz apenas o de 1000km

    dancei com 2.7k por causa disso!

    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #12
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Fala Anderon,

    aprendi na pele esse negócio de andar entre 80 e 100...

    voltando da bahia em setembro, me distrai na velocidade e perdi a junta do meu cabeçote...

    vivendo e aprendendo.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Prós e contras, me ajudem.
      Por RNN no fórum Troller
      Respostas: 38
      Última resposta: 14/05/2008, 18:25
    2. Prós e contras, me ajudem.
      Por RNN no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/05/2008, 20:32

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade