x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
  • #1
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0

    Seu Jota liga a ventuinha na estrada?




    Ola All, bele?

    Apenas por curiosidade, o Jota de voces liga a ventuinha para resfriar o motor mesmo voce estando a 80~100 km/h?

    O meu liga

    Queria saber se é normal ou nao! Meu motor é zero, nao tem nem 10.000 km a parte de cima esta com menos de 500 km, estou usando o etileno glicol (rosa, que me falaram que era o melhor por ser sintetico), tenhoo radiador "grande" e mesmo assim ele liga!!

    Estou pensando em tirar o radiador do ar condicionado (que esta sem gas e desligado)

    []s nao me conformando com isso!!
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #2
    Usuário Avatar de Augusto Braga
    Entrada
    20/02/2005
    Local
    Itaguai/RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,132
    Agradecimentos: 0
    Grd Ricardo, ate o meu que tem o filtro externo liga neste calorão bravo que ta fazendo. Se Vc faz trilha com lama, deve prestar atenção a limpeza do radiador, meu carro estava ligando demais a ventoinha e demorando a abaixar a temperatura; comprei 1/1;2 litro de desengraxante e pulverizei com bombinha de regar na colmeia de dentro pra fora, depois de esperar +- 1 hora , lavei com a mangueira aqui de casa: não saiu praticamente nada, levei no posto e dei uma grana pro lavador, orientando onde jogar a pressão de agua: saiu foi muito barro!

    Abrs
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

  • #3
    Aproveitando o tema, na cidade as ventoinhas do Jota ligam com muita frequência? Como só agora troquei os pneus, para uso onroad e offroad, ainda não tenho parâmetros definitivos, mas com base no que tenho lido, diria que meu Jota até que é comportado neste sentido. Trafegando nas Marginais Pinheiros e Tietê (SP) a 70 ou 80 KM/h as ventoinhas não ligam. E o único congestionamento que peguei com ele fiquei 1 hora e meia debaixo de um sol senegalês, para percorrer 20 KM (anda-e-pára, em 1ª marcha). Nestas condições, onde vários carros "Ciclo Otto" estavam encostando com super-aquecimento, o meu XUD ligava a ventoinha bem espaçadamente, quando o ponteiro do termômetro encostava na faixa vermelha. Primeiro liga uma ventoinha, em seguida outra, e em 30 segundos o ponteiro despenca para perto da faixa azul.

    Para mim, neófito em motores diesel, me parece uma boa performance. Mas ainda preciso pegar uma subida de serra para ter uma conclusão definitiva. Em tempo, tão logo peguei o jipe, 3 semanas atrás, mandei lavar totalmente o radiador, e colocar o aditivo da MWM. Segundo o mecânico o circuito estava bem limpo, denotando pouco uso do sistema.

    Abs

    Wagner

  • #4
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    1,894
    Agradecimentos: 0
    Salve Gallera,

    o meu jota sempre ligou a ventoinha, mesmo em estrada..até pq as estradas tem muitas subidas e descidas que nos não percebemos.

    mas, eu reparei que se vc manter a velocidade de 70 km/h no plano, o acionamento das ventoinhas diminuía muito e elas quase não eram acionadas. foi por isso que, quando o carro ferveu na minha viagem a bahia eu andei quase 800 km nessa velocidade.

    se bem me lembro das aulas de transferencia de calor, há um limite para que a velocidade do ar refrigere a água do radiador, isto é, se vc está a 70 o impacto do ar é o mesmo que a 100, sendo que a 100 vc está forçando muito mais o carro...vou ver se acho o porque disso e coloco aqui.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #5
    Nestas condições, onde vários carros "Ciclo Otto" estavam encostando com super-aquecimento, o meu XUD ligava a ventoinha bem espaçadamente, quando o ponteiro do termômetro encostava na faixa vermelha. Primeiro liga uma ventoinha, em seguida outra, e em 30 segundos o ponteiro despenca para perto da faixa azul.
    Fala Godoy,

    Posso até estar falando besteira, mas comparando com o meu jota, to achando que sua ventoinha tá acionando muito tarde. Cuidado com isso, pois qualquer problema vc não terá muito tempo para uma reação. Por exemplo, se sua ventunhia não acionar por algum motivo, a temperatura de seu motor já estará lá em cima, e o pior, se vc desligá-lo aí é que sobe mesmo.
    Se correr o bicho pega se ficar o bicho ferve. hehehehehe
    Um abraço.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #6

    Fala Godoy,

    Posso até estar falando besteira, mas comparando com o meu jota, to achando que sua ventoinha tá acionando muito tarde. Cuidado com isso, pois qualquer problema vc não terá muito tempo para uma reação. Por exemplo, se sua ventunhia não acionar por algum motivo, a temperatura de seu motor já estará lá em cima, e o pior, se vc desligá-lo aí é que sobe mesmo.
    Se correr o bicho pega se ficar o bicho ferve. hehehehehe
    Um abraço.
    Na verdade o ponteiro não chega a entrar no vermelho, em nenhuma situação (pelo menos até agora). Ele se aproxima da faixa vermelha ("uns 3 milimetros antes da mesma") e sempre neste momento a 1ª ventoinha liga. Dependendo das condições de tráfego o ponteiro ainda pode subir mais um pouco, mas em seguida despenca, e sem chegar no vermelho. Pelo que já li, os XUD/JPX tem este comportamento, portanto não achei estranho quando peguei meu jipe. Não há sinais de superaquecimento, o comportamento é "redondo", mas sempre dirijo com um olho no tráfego e outro no termômetro ... Em que momento, na escala do termômetro, que a sua ventoinha é acionada?

    Abs

    Wagner

  • #7
    Wagner,

    tb acho que a sua ventoinha está entrando tarde, a minha acionava quando o ponteiro passava um pouco da metade e jogava no azul.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #8
    Citação Postado originalmente por Martin Melcop
    Wagner,

    tb acho que a sua ventoinha está entrando tarde, a minha acionava quando o ponteiro passava um pouco da metade e jogava no azul.
    Hmmm, o que poderia ser feito, então? Trocar a cebolinha que aciona a ventoinha? Poderia a válvula termostática estar abrindo também mais tarde, provocando este comportamento? Algo mais?

    Abs

  • #9
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    O meu liga exatamente na metade do mostrador e desliga muito proximo do azul, tipo uns 2 miliometros

    Pelo jeito é normal....

    Alguem aqui tem Jota sem ar, ou seja, apenas o radiador de agua e a grade? gostaria de saber se da muita diferenca ))))
    ´

    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #10
    andando a 80km/h o meu não liga....se andar a 100km/h aí ela fica ligada direto, só desligando em alguma decida mais longa...
    acho que o funcionamento do jipe do wagner é o original de fábrica.....a ventoinha entra bem perto do vermelho mesmo.....
    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    ola Nerinei, beleza?

    O seu tem ar (A/C)?

    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #12
    Usuário
    Entrada
    02/02/2006
    Idade
    59
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Comprei o meu JPX, motor Peugeot, em dezembro último e apesar de estar muito bem cuidado resolvi dar uma atenção especial à refrigeração. Levei o carro a uma loja especializada em radiadores que considerou meu radiador eficiente: 3 CTMs e duas ventoinhas originais. Mesmo assim implementei os procedimentos abaixo:

    1) Revisão do radiador (teste no sistema e varetar), troca d´água e 4 litros de aditivo Valeo;
    2) Troca da ventoinha menor pela do Tempra;
    3) Troca do defletor original pelo do Tempra para melhor sucção de calor;
    4) Mudança do cebolão para acionar mais cedo, abre com 87° e fechar com 82°, no manual fala em 92° e 87°;
    5) Troca da válvula termostática por uma de 80°. No manual fala que a válvula abre com 83°;
    6) Revisão da parte elétrica:
    6.1) Segui orientação da JPX às concessionárias para girar um pouco as ventoinhas (Se a referência fosse um relógio, os plugs mudariam de 10 minutos para 20 minutos). Parece-me que evita acumular água e possíveis panes no sistema;
    6.2) Preventivamente, substitui os plugs do sensor de temperatura e das ventoinhas;
    6.3) Revisão geral da parte elétrica.

    Além disso, ainda providenciei:
    1) Escapamento sob-medida com cano de 2,5 “desde a saída do motor;
    2) Óleo sintético, Móbil SAE 20W50 (Mais tarde o Marcelo da Tecnodiesel e o mecânico aqui de Brasília, com curso de motores na Peugeot, desaconselharam o óleo sintético) e 400ml de Melitek para redução de atrito no motor;
    3) Uma luz vermelha no painel que fica acesa enquanto as ventoinhas estiverem em funcionamento (dica do César aqui de Brasília, JPX branco). Como a troca do cebolão provoca o acionamento precoce das ventoinhas, a luz no painel me possibilita gerenciar se, com a elevação da temperatura, bem antes de atingir o vermelho, as ventoinhas está sendo ativadas. Se não, eu troco o rele (tenho sempre um reserva) e faço uma inspeção mais detalhada.

    Resultado: as ventoinhas ligam a toda hora, mas o máximo que já aconteceu foi chegar próximo ao vermelho com ar condicionado ligado no máximo e subida forte, para em seguida retornar aos níveis normais.

    Por fim o mais importante: não passo das 3.500 RPM.

    Abraço,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade