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  • #1
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    Motor MWM para o Jota




    Olá pessoal,
    estou mais uma vez aqui perguntando sobre motores.
    Vejo vários anuncios do Jota com diversas motorizações, e como pretendo ter um logo, logo, quero aprender mais sobre.
    Então, voltando ao assunto, sei que o motor MWM Sprint é imbatível, mas vi um modelo da MWM chamado D229-4 e TD 229-EC-4. 4 cilindros, 3.9, 90cv para o aspirado e 122cv para o turbo.
    Parece que ele é mais barato, vi um cara vendendo um Sprint por 9500 lts, e o próprio recomendou este modelo (D 229-4) por 6500.lts..
    Alguém conhece alguém que tenha usado este tipo?
    Pois o que percebo é que as vezes possam haver restrições quanto ao tamanho e peso. Apesar que o peso do aspirado é "apenas" 390kg.
    Um grande abraço a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Cristian,

    Eu tenho um JPX com um MWM Srinter e um Javali com um MWM229 TD, apesar do 229 ser um dos melhores motores a diesel ja fabricados ele e realmente muito pesado e grande para o JPX, te aconselho a colocar um Sprinter.

    qualquer duvida e so falar

    rgds,

    Marcelo

  • #3
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Caro Cristian,

    Conforme o Marcelo falou, o MWM 229 é uma geração mais antiga e bem mais pesada que os Sprint... Ele é confiável e robusto mas fuja dele para o JPX pois além de muito pesado é também bem maior que os Sprint, o que inviabiliza totalmente sua instalação no Jota.

    Saudações,



  • #4
    Cristian, boa noite

    Estou terminado a reforma de um Jota, esta equipado com um MWM Sprint 2.8 Turbo.
    Estou intercoolando agora, mas c/ o propósito de economia e durabilidade do motor.
    Acho que o mais importante é:
    Vai precisar trocar a caixa de velocidade, juntamente c/ o motor.
    A sobre-caixa é excelente não troque.
    Agora os eixos??????
    Digo, o conjunto Coroa e Pinhão se acabaram.
    Troquei por Dana 44 é o suficiente.
    Principalmente pela gama de relações oferecidas.

    Este motor precisa que o restante do conjunto seja redimencionado.
    Boa sorte...

  • #5
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    Caros amigos,
    Não tenho muita experiencia, mas caso troque o motor por um MWM sprint turbo não terei problemas com os eixos, diferencial, cambio, reduzida e o próprio peso do motor com relação a suspensão (molas, amortecedores, etc.)
    E qual é a solução para que tudo isso seja compativel e com um custo relativamente baixo.

  • #6
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Marcelo,

    Um motor como o MWM Sprint ou Maxion HS 2.5 irão exigir a troca do câmbio, caso ele seja o original Peugeot, apesar de muita gente continuar usando este câmbio mesmo depois da troca do motor (até moer, é lógico).

    Os eixos Carraro, originais, por serem muito reduzidos, também obrigarão numa troca de motor, a pensar em outra alternativa de eixo para o novo conjunto. A escolha para este caso recai nos Dana 44 por terem robustez e durabilidade suficiente, além de peças de reposição e da grande gama de relações de diferencial disponível para eles.

    A caixa de redução original do JPX talvez seja a única coisa "francesa" do jipe que presta. Não incomoda, é muito robusta e compacta. Basta adaptar o câmbio a ela.

    Quanto ao peso, você vai "ganhar" uns 80 quilos na frente com o novo motor, o que te obrigará a alterar as molas e amortecedores dianteiros, além de erguer o veículo uns 10-12 cm, mas nada que um bom profissional não resolva.

    Quanto ao custo e compatibilidade, basta criatividade, uma pitada sorte e um mecânico bom e que não seja ladrão...

    Saudações,



  • #7
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    Amigo,
    Sou novo no forum e gostaria da ajuda de vcs. Tenho um Jota com motor AP 2.0 injetado e quero trocar por um a diesel. Estou na dúvida entre o Maxion 2.5 Turbo e o MWM 2.8 Turbo. Tenho cx clark 5 marchas e diferenciais dana 44 canela fina com semi eixo flutuante da Ensimec.
    Com qq das 2 opções de motor terei de trocar a cx de marchas clark por outra? Qual? E quanto aos eixos dana? Qual a melhor opção entre os 2 motores diesel acima citados?
    Obrigado,
    Eduardo Vieira
    BH/MG
    eduvieira2005@yahoo.com.br

  • #8
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Eduvieira, como vc já tem cambio clark CL2215A e eixos de rural , já está meio caminho andado.
    Motor melhor para vc será o MWM 2.8 Sprint da linha chevrolet, pois é P&P neste cambio. Terá que trocar os dois casais por 45:11 ou proximo disto. terá que levantar a carroceria em 2" tb.

  • #9
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    João,
    O Maxion HS 2.5 não seria mais adequado pra esse cambio clark? O conjunto não ficaria com menos risco de quebra, inclusive os diferenciais? Me disseram que com o MWM 2.8 Sprint eu teria de trocar o cambio e teriam mais adaptações a fazer. Alem do investimento que seria muito mais caro. O que vc acha disso? Com o Maxion o Jota teria bom desempenho tamém e seria um bom conjunto?
    Eduardo

  • #10
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Eduvieira
    Esse conjunto é bom, tv um up grade no eixo dianteiro com homocinetica de band, etc...
    Vc deve ter no seu 8:43 , vai ter que alongar. No D44 isto não é problema.
    Quanto a 2.5HS e MWM 2.8 sprint da linha chevrolet, fique com o 2º que no CL2215A é P&P. Motor muito leve , compacto.
    29 kgfm x 34 kgfm ?? Ambos poderiam quebrar algo, mas, apenas se muito mal utilizados.

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
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    Pode preparar o bolso!
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #12
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    É pessoal,

    Tô vendo que no final das contas a brincadeira acaba saindo muito caro, alem do que se pretende gastar em um JPX, o problema maior é que no final de tudo isso você tem uma super máquina e na hora de vender já viu, ninguem paga o que vale.

    Mesmo assim agradeço pela dica.

    Um abraço.

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