x
Convex Datacenter
Página 9 de 18 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415161718 ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 212
  • #97
    Usuário
    Entrada
    12/11/2009
    Idade
    53
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0



    Agora uma pergunta de curioso:

    É possível sobrepor o volante do motor sobre a roda fônica?

    Entendeu a pergunta? tirar os parafusos, e sem tirar a roda fônica colocar o volante do motor por cima da mesma?

    Se isso for possível já tá resolvida a questão dos buracos, ficaria pendente só a questão do corte no capa seca.

  • #98
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    tudo bem

    Tudo bem Carlos,

    muito obrigado por nos prestigiar com sua presença e conhecimento.

    Realmente o carro ligava sim, e andava, para frente e para trás. Porém devarinho, muito fraco.

    Só que já me estressei bastante com o câmbio auto. Estou decididíssimo a colocar mecânico.
    Ontem dirigi uma dakota com MWM 2.8 de um amigo. Show de carro! Maravilha da natureza humana.
    Antes ela era automática / v6.

    Sobre os fios, pesquisei e constatei que as cores eram iguais. Então, fui lá na viatura a procura do sensor e acabei encontrando-o no chão, ou seja, quebrei na hora de tirar a caixa. Já providênciei outro no eBay (comprei 3, um para mim e 2 para vender, he he).

    Gostaria que você falasse mais a respeito deste sensor da caixa, que informa a ecm da pressão do óleo do câmbio. Eu vi há uns 3 meses, de toda a verdade, uma dakota adaptada. Motor original v6 + ecm original + câmbio t5 mecânico.

    Como ele informa a pressão antes de ligar? Lembro que estes dias, quando tinha acabado de instalar o câmbio automático na minha dodge, tinhamos colocado só uns 3 litros; demos a partida e aí sim fomos completando o resto. Ou seja, o carro ligou somente com 3 litros!


    Daniel


    Citação Postado originalmente por Carlos Feruti Ver Post
    Parceiro é o seguinte.

    A primeira coisa que te pergunto, seu carro ligava?

    Tó perguntando isso por que essa peça que você disse que parece um carvão é o Sensor de Rotação, sem ele o carro não liga, mas não liga por nada.

    Aqueles fios alí que estão cortados, me parecem justamente os fios do sensor, e se estão cortados o carro não pega de jeito nenhum, então volto a perguntar, o carro pegava?

    Outra coisa, essa adaptação que você quer fazer é muito, mas muito mais complicada do que você imagina e vou explicar por que.

    Essa peça a qual você perguntou se é a roda fônica, é isso mesmo, é ela quem transmite as informações da posição do eixo de manivelas para o módulo, se você olhar no perfil da mesma há 8 cortes, cada vez que um desses cortes passa no sensor de rotação, aquele do carvão o módulo recebe um sinal e libera a corrente para a bobina fazer a centelha, enfim, sem essa roda fônica, sem o carvão já era, não liga.

    Agora eu te pergunto, nesse volante do motor que você arrumou de um Dodge antigo, tem aqueles 8 buracos exatamente na mesma posição que a Roda Fônica? não tem. Na capa seca do câmbio Dodge tem o buraco para encaixar o sensor de Rotação? não tem também.

    Só com isso já viu que vai ter muita dor de cabeça, mas tem mais dor de cabeça, não acabou.

    O Câmbio Automático da Dakota é Eletrônico e se comunica com o módulo para várias coisas, entre elas ligar o carro, para isso existem dois sensores, um de posicionamento da alavanca do câmbio, a Dakota só liga no P e no N, em outra posição o carro não liga, esse sensor é até enganável colocando um botão no carro para pressionar na hora de ligar, mas o outro sensor não tem como pois o mesmo mede a pressão do óleo do câmbio para informar ao módulo que tá tudo ok, do contrário o carro também não liga, ou seja, esse não tem como enganar.

    Portanto para você colocar um câmbio manual em uma Dakota da forma que você quer, vai ter que abandonar o módulo original e instalar no carro uma injeção programável, para acabar com o problema da Roda Fônica os caras que vão preparar a injeção programável vão substituir o mesmo colocando uma outra Roda Fônica em outro lugar, possivelmente na principal polia na frente do motor.

    Ou seja, impossível não é, mas fica caro pra cacete e é trabalhoso pra cacete.

    Mas volto a perguntar, o carro pegava? se não pegava e o problema era esse, o defeito do seu carro é só a falta do sensor de rotação, veja a cor do plug do mesmo seguindo aqueles fios, pois tem dois tipos um com plug branco e um com plug preto, veja a cor do plug, pesquise no mercado livre, até facilitei sua vida Sensor rotação dakota em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. e compre a peça, coloque tudo que você tirou no lugar, com o câmbio automático mesmo, e veja se agora liga, tudo indica que seu defeito é só esse aí do sensor de rotação e mais nada.

    Antes que alguém fale algo me procura lá no Orkut da Comunidade da Dakota, eu tenho 4 Dakotas aqui em casa, sei tudo sobre o carro, das 4 duas eu desmontei completamente para reformá-las, então eu sei onde tá cara parafuso do carro e para quê servem.

    Em tempo, ví que a que a sua é uma RAM, se a sua possuir o câmbio hidráulico (sem sensor de pressão eletrônico) é mais fácil, a única parte que terá que a adaptar é a roda fônica com o sensor de rotação, e botar um botão para pressionar para ligar o carro para enganar o módulo (como se estivesse no P ou N) pois aí o câmbio não se comunica com o módulo, dá uma olhada na plaqueta do câmbio se lá for 44RH ou 46RH é hidráulico mas se for 44RE ou 46RE o mesmo vai ter esses dois sensores que falei que não deixam o carro ligar.

    Abraços.

  • #99
    Usuário
    Entrada
    12/11/2009
    Idade
    53
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Outra coisa, olhando aqui com calma me parece que os fios cortados são os fios do Sensor Hall (distribuidor) veja se não é isso.

    Se for o carro também não pega por nada, pois o Sensor Hall é quem faz a distribuição de energia para cada um dos cilindros, sem ele o carro também não pega.

    Agora chega.

  • #100
    Usuário
    Entrada
    12/11/2009
    Idade
    53
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Olha só, existem Dakotas V6 (3.9) originais com câmbio Manual, e Dakotas V6 (3.9) com câmbios automáticos.

    Em ambos os casos o chicote do motor/câmbio é diferente na parte que vai para o câmbio e o módulo também é diferente, pois o câmbio da Manual não faz a leitura desses dois sensores.

    Seria possível, em tese, colocar um câmbio de uma Dakota V6 Manual em um motor V8, é plug and play e em tese é possível utilizar o chicote do motor V6 para utilizar no V8, exceto com algumas adaptações, basicamente são alguns fios que precisam ser alongados pois o motor V8 é mais comprido, e adicionar os 2 fios positivos com os plugs para os dois bicos injetores (7 e 8) eu até tenho a pinagem disso aqui em casa pois acompanhei uma adaptação de um V6 para V8, mas com câmbio automático, enfim, até o chicote daria para ser aproveitado.

    O único problema é que não existe Dakota V8 com Câmbio Manual, logo não há como se obter um módulo para gerenciar tudo.

    Eu acompanhei em um fórum gringo DodgeForum.com várias tentativas de adaptar um câmbio manual no lugar do automático, e sempre os caras esbarram no problema do módulo.

    Sei que existe Dodge RAM V8 com o mesmo motor 318 com câmbio Manual, dessa forma, utilizando-se o módulo, câmbio manual e chicote da RAM seria a melhor opção, talvez a única, pois já ví gente tentando usar o chicote da Dakota Manual V6 adaptada para V8 com o módulo da RAM V8 Manual, mas o carro não liga pois a pinagem é diferente.

    Então no seu caso existe uma opção, mas seria a meu ver, arrumar um Câmbio de RAM Manual, com chicote e módulo da RAM manual, é difícil mas não é impossível.

  • #101
    Usuário
    Entrada
    12/11/2009
    Idade
    53
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Agora garanto que não é impossível colocar um motor Magnum em um câmbio Manual e vou de dar a prova.

    Veja o vídeo.



    Isso é um Charger com Motor de Cherokee 5.9 e câmbio de Dakota Manual, mas o cara tá usando uma Injeção programável tenta contato com ele para pegar detalhes, pois certamente ele sabe tudo que foi feito.

  • #102
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    CArlos, o lance da roda fônica é o menor dos problemas.

    É perfeitamente possível instalar uma roda fônica na polia dianteira para assumir o papel daquela que fica no volante ou no flex plate como o caso dos automáticos.

    Basta acertar a posição das marcações.
    Por outro lado, basta ver como são essas marcações no volante da V6 e verificar como pode ser adaptado no volante para o V8. Na pior das hipóteses, esse flex plate pode ser montado junto com o volante, que tal tentar colocar um sobre o outro????

    Quanto a questão do seletor do câmbio, isso também é tranquilo, mantendo o seletor na posição necessária para mandar corrente ao arranque, ou mantendo o seletor escondido em algum canto, ou fazendo uma chave específica, não resulta em problema algum. Em compensação tem mais coisas a se duvidar desse problema. Minha dakota que é V6 quando apresentou problemas no módulo, ela ganhou um da cherokee LX, v8 5.9. Teoricamente tem todo esse lance do câmbio etc e tal mas funciona normalmente. Existe compatibilidade entre vários módulos.

    Tem algum tempo, um amigo meu tinha uma Ram 95 cujo câmbio auto foi pro espaço. Retirou o automático e adaptou um da F250 e anda com ela até hoje normalmente. Não sei ao certo o que foi feito, mas já tem um bom tempo isso.

    Abraços a todos

  • #103
    Usuário
    Entrada
    12/11/2009
    Idade
    53
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Renato as adaptações são possíveis sim, só não é tão simples, não é uma coisa do tipo tira um, encaixa outro e tá resolvido, tem mais coisa envolvida que apenas isso, isso que eu quis mostrar.

    Claro que há como enganar o módulo, pois o sensor de pressão nada mais é que um interruptor, então é certo que um botão ou chave em algum lugar, ou mesmo um sistema alimentado por relé quando virar a ignição resolve.

    Eu creio que é possível também usar o volante sobre o flexplate sem problema, só é preciso colocar um sobre o outro para ver se o flexplate não vai ficar empenado ou forçado, isso inclusive eu gostaria que nosso parceiro aí tentasse pois essa adaptação é uma das coisas que eu gostaria de fazer, eu gostaria muito de ter uma Dakota V8 com câmbio manual, por isso eu já leio sobre esse assunto há muito tempo.

    Quanto à adaptação de seu módulo, é possível sim, mas tudo depende de vários fatores, por exemplo, se a Cherokee que doou o módulo tinha câmbio automático com final RH ou seja hidráulico, o módulo não se comunica com o câmbio por isso não faz diferença se é manual ou automática que ele aciona o motor independente de pressão de óleo do câmbio e tudo mais; outra coisa, o módulo da Cherokee gerencia 8 cilindros, como você só tem 6 no seu carro o módulo vai acinar os 6 e dois pinos que corresponderiam ao 7º e 8º bicos ficam sem função alguma pois não há esses bicos no carro; mas o contrário não funciona, não dá para fazer um módulo de V6 fazer funionar um motor V8 pois no módulo V6 esses dois pinos do 7º e 8º bicos estão desativados no chip do módulo.

    Eu tenho aqui um Volante do motor de uma V6 se quiser eu tiro fotos para vocês verem como são os cortes no mesmo (equivalmente ao Flexplate) só que no caso da V6 a posição dos cortes é diferente, e são obviamente em 6 pontos, ou menor, são na verdade 9 cortes, pois no caso das V6 os cortes são intercalados em sequências de 1 e 2 cortes, ou seja, o primeiro corte é um só, o segundo são 2 cortes, o terceiro é um novamente o quarto são 2, o quinto é um e o sexto são 2.

    Olha aqui nesse fórum que o assunto é o mesmo, e repare que o cara até colocou um flexplate sobre um flyweel para ver como ficava, acho que a idéia seria a mesma que nós demos, de sobrepor um sobre o outro, mas creio que vai ter que rolar alguma uzinagem na peça.

    5.9 Magnum MPI swap flywheel idea - For A Bodies Only Mopar Forum

    http://home.comcast.net/%7Efzmax/Tem...Flywheel_a.JPG

    http://home.comcast.net/%7Efzmax/Tem...heel_Hub_a.JPG

  • #104
    Usuário
    Entrada
    12/11/2009
    Idade
    53
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Aqui tem uma foto de um volante (flyweel) segundo o cara vendido no site da NAPA e nele há os cortes do sensor de rotação para o motor V8 repare só.

    http://partimages.genpt.com/partimages/773600.jpg

  • #105
    Usuário
    Entrada
    12/11/2009
    Idade
    53
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Aqui tem a foto de um flexplate de uma V6 a foto não é boa, mas dá para ver o que eu disse que são intercaladas marcações de 1 e 2 furos, repare nas bordas que vai perceber.

    Pioneer Inc. FRA477 - Flexplate 1994 Dodge Dakota | O'Reilly Auto Parts

  • #106
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pelas fotos que temos aqui dá pra ver que o negócio pode ser bem mais simples.

    Sobrepondo o o flex plate ao volante dá pra ver que ele tem o diâmetro igual à furação da embreagem.




    Entretanto existe um pequeno espaço entre as duas peças.



    Como o eixo piloto fica centrado no virabrequim e não no volante, é possível usinar um "espaçador" que permita o assentamento entre ambas as peças.

    Podem questionar até se o centramento ficaria comprometido, mas o espaçador pode perfeitamente ter um rebaixo para centrar ambas as peças ao virabrequim. É uma simples questão de usinagem.

    Mais simples ainda do que eu pensava.

  • #107
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    flexplate

    Carlos e Renato,

    o encaixe parece ser simples. É só comprar parafusos maiores e usinar a peça. Acho que até umas porcas grossas daria conta do serviço.

    O problema que bati foi que a ordem de instação seria: motor, roda-fônica, volante, disco, embreagem;
    O volante seria afastado em mais de uma polegada, mas o motor de partida ficaria na mesma posição, possivelmente não encontrando os dentes do volante. E agora? Será que vai prestar?

    Carlos, sobre os fios que você viu na minha foto, referem-se realmente ao sensor de rotação. Encontrei o mesmo no chão, foi quebrado na retirada da caixa automática.

    Vou postar mais informações aqui do desenrolar da história. A minha Dodge vai ter que ir para algum lugar, nem que seja para o fundo rio (se me der muita raiva).
    Esse negócio tem que sair legal... hoje encontrei uma Dodge ram inteira de lataria, cabine estendida, ano 96, linda, branca, pneus bons, documento só um ano atrasado, com motor, baratinha, só com um problema fatal: câmbio...
    Se eu resolver e ficar legal, vou acabar comprando outra he he..


    Daniel


    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Pelas fotos que temos aqui dá pra ver que o negócio pode ser bem mais simples.

    Sobrepondo o o flex plate ao volante dá pra ver que ele tem o diâmetro igual à furação da embreagem.




    Entretanto existe um pequeno espaço entre as duas peças.



    Como o eixo piloto fica centrado no virabrequim e não no volante, é possível usinar um "espaçador" que permita o assentamento entre ambas as peças.

    Podem questionar até se o centramento ficaria comprometido, mas o espaçador pode perfeitamente ter um rebaixo para centrar ambas as peças ao virabrequim. É uma simples questão de usinagem.

    Mais simples ainda do que eu pensava.

  • #108
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post

    O problema que bati foi que a ordem de instação seria: motor, roda-fônica, volante, disco, embreagem;
    ok, sequencia correta
    O volante seria afastado em mais de uma polegada, mas o motor de partida ficaria na mesma posição, possivelmente não encontrando os dentes do volante. E agora? Será que vai prestar?
    É tanto assim????

    O que dá pra fazer é usinar um pouco de cada parte e deixar o flex plate flexionar um pouco para amenizar essa diferença. Ou seja: Faz um espaçados mais estreito, usina um pouco o volante onde as bordas do flex plate encostam nele, tirpa um pouco do próprio flex plate e depois pode deixar um espaço de até 5 mm que o bichão deforma numa boa.

    O lance do Motor de arranque é bem plausível de ocorrer, mas na pior das hipóteses também dá pra reposicionar a cremalheira. Note que tem parede do volante sobrando...


    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. é Possivel um CJ5 Original com CATALIZADOR?
      Por Charles_Curitiba no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 05/08/2009, 09:39
    2. Respostas: 11
      Última resposta: 26/12/2008, 20:24
    3. Isso seria possivel?
      Por heartland no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 11
      Última resposta: 06/11/2008, 15:24
    4. Vendo Cambio Clark 240f e motor 4cc opala (possível alcool)!
      Por Gustavo Sobreiro no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 04/08/2005, 08:00
    5. Over Drive: opção no câmbio, seria a reduzida?
      Por saviocosta no fórum Outros
      Respostas: 37
      Última resposta: 20/02/2005, 15:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade