Quantos mil quilômetros ´metros roda um motor v8 ?
Citação:
Postado originalmente por
Sergio Rocha
Quanto dura um V8 ? Se bem cuidado dura a vida toda mais 6 meses.
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Oi gente ! Acho que me classifico como um mexicanico . Sempre gostei de motores desde adolecente e mexi em alguns , eu classificaria um motor v8 como uma versão muito mais potente de um motor CHT , usado no corcel ,escort , gol 1.6 no tempo da amizade Ford wolksvagem, porque penso assim ? O motor cht tem comando de válvulas na parte de baixo acionado por corrente coroa e pinhao , que por sua vez aciona as oito varetas que transferem o movimento para cima nos balancins , exatamente como o motor v8 da minha cherokee mais antiga ano 97 . Eu particularmente não gosto deste sistema tradicional , vamos dizer assim, apesar de duravel e confiavel , sao motores que nao suportam bem trabalhar em rotações altas, mas sao bons de torque , usando normalmente rodarao muitos milhares de quilômetros, mas se começar a dar pau neles e andar sempre com o pé em baixo vao estragar rapido , claro que todos motores são iguais em aspectos basicos , pistão bielas vilabrequim válvulas etc e todos vão estragar , no entanto os motores que tem o comando de valvulas no proprio cabecote como o AP acionado por corrria dentada , tem menos pecas , sem varetas sem balancins , o comando de valvulas aciona os tuchos que sao como pequenos pistoes encostados diretamente nas pontas das válvulas , para mim essa combinação moderna permite que o motor AP aguente aceleracoes altas por muito tempo , eu tambem confio mais na correia dentada , sendo de boa qualidade voce roda 50.000 km sem se preocupar, leva em qualquer oficina e o mecanico troca em meia hora , nao fica caro, (exceto se for um cabecote com 2 comandos e 16 válvulas ai fica 3 vezes mais caro ), tirando isto, sao mais 50.000 km de pé pesado ! No caso do cht ou v8 o conjunto corrente coroa pinhao roda 150 , 200 mil kilometros ou mais sem necessidade de troca , so que voce nao sabe como esse conjunto esta depois de andar 100 a 150 mil km , e como fica de acesso muito mais difícil , ( praticamente dentro do motor ) as pessoas vao andando andando sem saber como esta o desgaste do esticador da corrente e se apresenta folgas , ja nos motores com comando de valvulas em cima acionado por correia dentada rodou 50 mil troca e pronto! Por outro lado acho que o brasileiro apesar de amar carro são meio descuidado com a manutenção dos seus e também pela propria condição de brasileiros carros carissimos , manutenção o olho da cara ! Gostaria de mencionar também o motor v8 das cherokees a partir de 99 a popular cherokee bola com motor 4.7 litros mas que rende os mesmos 220 cavalos da irmã mais velha 5.2 220 cavalos tambem ! So que o v8 da bolinha possui comando de válvulas no cabeçote como o motor AP, mas com conjunto corrente pinhao e 2 coroas ,uma em cada cabecote , o que nao me agrada muito! Pois e mais difícil e caro fazer manutencao enquanto um conjunto coroa corrente pinhão de uma xeroca quadrada custa seus mais ou menos 380 reais o da bolinha com 2 coroa passa dos 1000 reais , claro que sao pecas paralelas (so para nos brasileiros , americanos tem pecas originais ou primeiríssima linha mais baratas ) eu acho que um motor v8 seria muito melhor mais resistente ao pé pesado do brasileiro se tivesse comando em cima do cabecote como as cheroke bola mas acionado por correia dentada ! Seria para mim o casamento ideal entre durabilidade e alta rotacao para o brasileiro que gosta de esguelar um motor , nao sei se esta palavra existe . Na minha opinião de mexicanico , o brasileiro seria mais agraciado se o motor v8 fosse com comando em cima do cabecote tracionado por correia dentada . Como os realmente resistentes AP . imagine você um ap em v com 8 cilindros! Desculpem minha intromissão no assunto e meus erros como mexicanico .