Bom dia pessoal!
Estou chegando agora, tanto no Fórum, quanto no 4X4!
Há aproximadamente 3 anos, saí de Sampa para morar no interior, não muito distante, mas o suficiente para ter uma qualidade de vida mais aceitável.
Após todo este tempo, já me sentindo meio que um bicho do mato, pensei na copra de um 4X4 que atendesse as minhas necessidades de deslocamento local e viagens corriqueiras para visitar os parentes deixados em Sampa, além das viagens esporádicas é claro.
Tomada a decisão fui buscar as informações sobre Pajero, Jeep, Rover, Toyota, e porque não Mahindra, Kia, Hyundai e outros que apareceram pelo caminho.
Acabei optando por uma Grand Cherokee 5.7 2005, na qual instalei imediatamente um kit GNV de 5ª geração com 36m³ ao custo de aproximadamente 6 mil.
O kit acabou pesando na suspensão traseira, cujo conjunto de amortecedores já não estava muito em dia. Como resultado, em buracos mais expressivos, saídas de lombadas e entradas em valetas, ocorre a batida de fim de curso, ou de elos de molas, ainda não parei para analisar.
Fato é que fica claro que existe a necessidade de troca dos componentes, tanto amortecedores quanto molas, de preferência mais resistentes que as normais.
Andei cotando as peças e ao custo nacional, pelo menos na Della Via, é impraticável. Sem instalação e sem as molas, o orçamento dos caras bateu nos 5 mil.
Já com importadores independentes, sem as molas, os orçamentos ficaram na casa dos 3 mil a 3.800 mil.
A troca dos amortecedores, respectivos coxins e batentes, serão trocados de qualquer forma. Mas ainda preciso pegar mais alguns orçamentos. Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço.
Quanto as molas, estou na dúvida sobre a sua substituição, ou instalação de um kit air lift. Tudo dependerá da relação custo por benefícios. Se tiverem alguma informação/indicação de onde conseguir um custo razoável, também agradeço.
O conjunto de buchas será trocado ao longo do tempo por outras em silicone. Há diversos kits disponíveis, mas também estou aberto a sugestões e/ou indicações.
Quanto ao carro em si, o que posso dizer é que é um ogro!
As concessões para o conforto ficam limitadas ao espaço interno, a maciez da suspensão e o piloto automático. No mais é tudo pé na lama!
Neste carro não há ar digital automático, acendimento automático de faróis, de limpadores de para brisa, travas automáticas, on touch em todos os vidros, telas nas janelas traseiras e outros. Talvez tenha sido uma opção mais barata do modelo.
Em relação ao Kit GNV, os 36m³ dão uma autonomia de aproximadamente 250 km em percurso misto, mas acredito que possa chegar aos 300 km em estrada e dentro dos limites.
Não senti perda de potencia por conta da instalação, mas admito que com a instalação do kit eu esperava isso. Toda a cavalaria está lá, a disposição.
Autonomia, pelo menos no meu caso, é fundamental, muito embora outros aspectos do carro tenham pesado bastante na escolha, como espaço interno e robustez, por isso mesmo o próximo passo será testar um kit HHO de pelo menos 1,5 l/m. Se alguém já fez alguma experiência nesse sentido, seria interessante obter um feed back sobre o assunto.
O carro foi carinhosamente apelidado de Ogro porque com tamanha cavalaria, sem não pisar com calma ele passa por cima e ainda leva o dono à falência financeira e o dono do posto à viagens mais constantes de férias na Europa.
Obrigado pelo espaço e me desculpem pelo texto "só um pouquinho" extenso.
Abraço a todos.