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Hybrid View

  • #1

    Cambio MANUAL da Cherokee SPORT




    Amigos,

    Gostaria de algumas informações a respeito da Cherokee Sport que é equipada com cambio manual:

    - Este cambio é parrudo ou quebra "facil"?
    - Empurra pneu 33 numa boa?
    - Existe peças de reposicao no Brasil?
    - O conjunto de embreagem aguenta bem a "estupidez" do motor? A Caixa de transferencia é igual da automática?
    - Existe algum outro carro no Brasil que utilize este mesmo cambio?

    Se possivel, gostaria que os proprietarios ou conhecedores de Cherokee Sport com Cambio manual colocassem aqui alguns comentarios a respeito desta configuraçao que é pouco comentada. Dei uma pesquisada no forum e nao encontrei nada a respeito.

    Obrigado pela atencao de todos!

  • #2
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    19/12/2007
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    Exclamation Sport com cambio mecânico

    Carlos, depois de duas Chekaas auto, fiz uma 95 mecânica e trilhei com ela cerca de 01 ano com 31 e depois com os 33mud.
    Os eixos, pelo menos o traseiro é original dana 44, mais robusto que as automáticas.
    Na realidade o que tens que te dar conta que um carro feito para rodar originalmente com pneus bem menores e com banda de rodagem bem mais finas, ao mudares a configuração para pneus maiores em diâmetro, com maior peso e com uma largura maior de atrito ao solo e consequente tração irá forçar e muito todo o sistema se suspensão, fixação da mesma, carcaça dos eixos, mioleira dos eixos (pinhão/coroa), cardâns, amortecedores, freios, motor, etc.etc.
    tendo isso presente e se queizeres minimizar em partes esses efeitos nocivos ao desempenho para quais estas peças foram projetadas pelo fabricante te prepara para grandes investimentos ou trocar de carro em curto espaço de tempo, cerca de 12 meses de trilhas pesadas.
    Quanto a comparação da caixa automática e a mecânica, vou dar minha opinião de leigo e usuário, sem muito compromisso com a verdade absoluta:
    - A caixa automática tem o dobro da capacidade de esforço que uma mecânica, parece que a AT tem capacidade de esforço de 1.500kg e a mecanica 900kg;
    - A embreagem da mecanica será o grande cancer do carro, apresentando fadiga, desgaste prematuro, além de "sujar" pelo acesso de agua e barro, diferente da automática em que a embreagem fica banhada em óleo constantemente;
    - Na minha opinião a caixa AT é muito mais fácil de levar na maioria das trilhas HARD, principalmente aquelas que precisamos de muito controle de tração;
    - Na Cherokee o maior problema que vejo nas caixas automaticas é a falta de 1 marcha. Quando vais subir alguma duna em que entras em velocidade, mesmo na posição 2, ela quase na saida irá chamar a primeira marcha e atolando. Isso pode ser resolvido com um pequeno esquema elétrico que possibilita uma chave seletora a ser instalada no console que permite fixar a 1 marcha; Esse esquema copiei de um forum de um site gringo sobre Cherokees, procura aqui no forum tópico AJUDA DOS EUA que postei, dai fica animal, quase completa;
    - para terminar arrisco a dizer que se fizeres a instalação bem feita da elevação dos supiros das caixas e diferenciais, trocares as relações por mais curtas, tu nunca vai mexer na caixa AT e vais trocar mais de uma embreagem por ano na caixa mecânica.
    Era isto, espero ter ajudado. Badia

    Citação Postado originalmente por carlosee Ver Post
    Amigos,

    Gostaria de algumas informações a respeito da Cherokee Sport que é equipada com cambio manual:

    - Este cambio é parrudo ou quebra "facil"?
    - Empurra pneu 33 numa boa?
    - Existe peças de reposicao no Brasil?
    - O conjunto de embreagem aguenta bem a "estupidez" do motor? A Caixa de transferencia é igual da automática?
    - Existe algum outro carro no Brasil que utilize este mesmo cambio?

    Se possivel, gostaria que os proprietarios ou conhecedores de Cherokee Sport com Cambio manual colocassem aqui alguns comentarios a respeito desta configuraçao que é pouco comentada. Dei uma pesquisada no forum e nao encontrei nada a respeito.

    Obrigado pela atencao de todos!

  • #3
    Badia! Obrigado pelas dicas...

    No caso, estamos falando em uma cherokee com eixos D44 do Troller (moderno, 6 furos, flutuante e disco nas 4) e Lift Procomp de 8".

    Nao estou pretendendo este carro para trilhas "Hard" ... talves uma trilha média, facil, ou um simples passeio no FDS. E durante a semana, o uso seria cotidiano.

    Sei das inumeras vantagens do cambio automatico... ja tive contato com todos os tipos (antigos e ultimos modelos) apesar de nunca ter testado um cambio automatico na trilha. Porém, o meu gosto ainda ainda fica em cima dos mecanicos. A minha principal duvida, é a respeito de peças de reposição para este... e alem disto, se existe outro veiculo no mercado que utilize este mesmo cambio. Me disseram que a Dakota V8 é equipada com o mesmo cambio da Cheroka manual... alguem sabe se esta informação é correta!??? Desgaste de embreagem eu sei que existe... porém, se o conjunto de embreagem custar quase 1/8 do carro e tiver de ser trocado a cada 365 dias... neste caso o assunto começa a ficar complicado.

    Estou procurando uma XJ para comprar. Será um veiculo que na minha mão, nao irá rodar mais de 1500 km por Mês... salvo uma viagem esporadica em um feriado prolongado, ou final de ano... Por este motivo, estou tentando colher todas as informações possiveis para nao ter arrependimento e surpresas posteriores...

    Aguardo mais sugestoes dos amigos!

    Um abraço a todos,

  • #4
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    19/12/2007
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    2,249
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    Exclamation Cherokee em trilhas Hard

    Sou fã deste carro por vários motivos a começar pelo custo benefício. Visita o tópico que postei sobre Kit de suspensão, aqui na nossa lista, que usamos aqui no sul e dos testemunhais de vários foristas sobre os problemas de rachaduras no monobloco, exatamente onde são fixadas as suspensões.
    Eu nunca tive este tipo de problema nas 3 sport que fiz, mas dei-me conta que nunca trilhei mais de um ano com elas, talvez por isso não tenha convivido com este grave problema.
    Volto a te afirmar, se tiveres opção, vai de cambio AT. BADIA

    Citação Postado originalmente por carlosee Ver Post
    Badia! Obrigado pelas dicas...

    No caso, estamos falando em uma cherokee com eixos D44 do Troller (moderno, 6 furos, flutuante e disco nas 4) e Lift Procomp de 8".

    Nao estou pretendendo este carro para trilhas "Hard" ... talves uma trilha média, facil, ou um simples passeio no FDS. E durante a semana, o uso seria cotidiano.

    Sei das inumeras vantagens do cambio automatico... ja tive contato com todos os tipos (antigos e ultimos modelos) apesar de nunca ter testado um cambio automatico na trilha. Porém, o meu gosto ainda ainda fica em cima dos mecanicos. A minha principal duvida, é a respeito de peças de reposição para este... e alem disto, se existe outro veiculo no mercado que utilize este mesmo cambio. Me disseram que a Dakota V8 é equipada com o mesmo cambio da Cheroka manual... alguem sabe se esta informação é correta!??? Desgaste de embreagem eu sei que existe... porém, se o conjunto de embreagem custar quase 1/8 do carro e tiver de ser trocado a cada 365 dias... neste caso o assunto começa a ficar complicado.

    Estou procurando uma XJ para comprar. Será um veiculo que na minha mão, nao irá rodar mais de 1500 km por Mês... salvo uma viagem esporadica em um feriado prolongado, ou final de ano... Por este motivo, estou tentando colher todas as informações possiveis para nao ter arrependimento e surpresas posteriores...

    Aguardo mais sugestoes dos amigos!

    Um abraço a todos,

  • #5
    OK!

    Obrigado pelas dicas Badia. Quase tudo esta me levando a comprar uma XJ AT Original... a unica coisa que ainda nao me deixar 100% a vontade é o fato de ser AT.

    Porém, apesar de uma coisa ou outra, tenho interesse em saber mais a respeito da Cheroka com cambio manual... a Automatica ja foi e ainda é bastante discutida aqui no forum, porém creio que seria do interesse de todos maiores informações a respeito da Manual... entre elas peças de reposição, custo de manutenção e peças de outros carros que servem nela e diferenças entre um carro e outro. (Ainda estou curioso pelo que comentaram a respeito do cambio da XJ Manual ser Igual ao da Dakota V8.) O cambio da XJ a gasolina é o mesmo da Diesel?

    Por favor, todos aqueles que tiverem qualquer tipo de "relaçao" com uma XJ com este tipo de mecanica/configuração, postem aqui comentarios.

    Um abraço a todos!

  • #6
    Usuário
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    31/08/2008
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    Sapucaia do Sul/RS
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    34
    Agradecimentos: 0
    Também tenho uma XJ 97 4.0 com cambio manual e estou interessado em saber se existe um cambio nacional ou outro veiculo com peças similar.
    Aproveitando, fiz a troca de óleo em um posto na minha cidade, o caro disse que o filtro de óleo e o mesmo do Fiat uno esta correto?

  • #7
    Usuário
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    11/03/2013
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    Chapeco/SC
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    80
    Agradecimentos: 0
    Reabrindo a discussão AT,s vs MT,s então,vamos supor que eu quisesse colocar um manual na minha GC 5.2 teria de começar por qual caixa ?Dakota V6 dá certinho a capa seca ?Outra coisa,Dakota é 4x2, como faz com a CT então ?Outra coisa, hoje fui engatar a reduzida,só arranhou e não engatava,desliguei engatei,e por 2 vezes quando iria engatar a marcha,escapava a alavanca da reduzida,tem óleo separado na reduzida?Onde vejo esse nível ?Obrigado.

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